acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Soldado da PM é advertido por cumprimentar a tropa com um Bom Dia

Um fato inusitado, para não dizer bizarro, ou, quem sabe tolo, aconteceu esta semana em Natal, com policial militar em serviço de operação pelo rádio da corporação. Está no portal da Equipe Na Boca do Mundo, confira abaixo:  

Soldado da PM do RN é advertido por dar "bom dia"

Na manhã desta quinta feira, a Associação de Cabos e Soldados recebeu uma denúncia de assédio moral e abuso de poder na Polícia Militar do RN. O fato ocorreu quando o tenente-coronel Saulo de Tasso, via rádio "deu uma mijada" (forma como os militares chamam algum constrangimento ou humilhação) no Soldado Marcel, operador de rádio, de serviço no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O motivo para ser chamado atenção foi apenas o fato do soldado, ao assumir o serviço, dar "Bom dia" a todos os companheiros que se encontravam assumindo o serviço no teatro operacional e a cada companheiro que saia de serviço um "Bom dia e bom descanso, companheiro!". O Coronel Saulo de Tasso, entrou na frequência e proibiu o uso da expressão bom dia, alegando que a linguagem seria inadequada para uso militar. "Isso não existe, somos militares e não existe isso de bom dia via rádio", disse aos gritos o Tenente Coronel.

O soldado, muito disciplinado, cortês e educado, de acordo com AVS, procurou seu superior hierárquico, Major Rodrigues, Supervisor de Operações, para saber se haveria alguma determinação que proíba a expressão "BOM DIA" via rádio. O Major, considerado oficial exemplar, justo e equilibrado, informou ao subordinado que não existe legalmente nenhuma proibição do uso da expressão. No entanto, o tenente-coronel manteve a proibição do uso da expressão via rádio e usando das suas prerrogativas hierárquicas também chamou atenção do major Rodrigues.

“Isso ainda vai dar muito que falar. Pois está claro o abuso de poder e o assédio moral. Depois de saber do ocorrido, liguei para o Comandante Geral da PM, Cel Araújo, e perguntei se como subordinado poderia dar-lhe um bom dia e recebi como resposta: "Claro que sim". Quando lhe falei do ocorrido ele me perguntou se eu havia assistido o filme: Good Moorning, Vietnã!. Segundo o Cel. Araújo, no filme o comandante da tropa todo dia anunciava na frequência, que funciona como uma rádio comunitária, Bom dia, Vietnã, e que os soldados esperavam todo dia o cumprimento do comandante. A ACS já recebeu muitas reclamações da postura adotada, pelo Tenente Coronel Tasso, com relação aos subordinados. Espero que quando procurá-lo ele esteja num BOM DIA!”, afirma o presidente da ACS, Cabo Jeoás.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template