acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Secretaria de Saúde do RN apresenta mapa de vulnerabilidade da transmissão da dengue para 2011

Em entrevista coletiva realizada na manhã de sexta-feira (14), na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a coordenadora Estadual do Programa de Combate a Dengue, Kristiane Fialho, e a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, apresentaram o mapa de vulnerabilidade do Rio Grande do Norte para a transmissão do vírus da dengue em 2011. O mapa faz parte de uma Nota Técnica, produzida segundo critérios do Ministério da Saúde, e já encaminhada para todos os municípios do estado. O documento contém recomendações aos secretários municipais de saúde para ajudar na construção de seus relatórios sobre a doença, permitindo assim a identificação das áreas de risco e o planejamento de ações de combate. A elaboração do mapa utilizou os critérios de incidência de dengue de 2000 a 2010, Índice de Infestação Predial (IIP), Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) e densidade populacional.

Ao comentar sobre o papel do estado no combate à doença, Juliana Araújo disse que a dengue não é somente um problema de saúde pública, mas envolve também a limpeza da cidade, com uma coleta de lixo eficiente, além da educação e conscientização da população. “O papel da Sesap é capacitar os profissionais de saúde, monitorar os casos da doença e supervisionar o trabalho feito pelos agentes de saúde dos municípios. No Nordeste 80% dos casos de focos do mosquito estão em ambientes residenciais. A população também precisa fazer sua parte”, frisou a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Um percentual de 52% dos municípios do estado – o que equivale a 87 cidades – apresenta situação de Risco Alto (36 municípios) e Muito Alto (51 municípios) para ocorrência de dengue. Em Natal, quatro bairros registram 40% do número de casos do município: Quintas, Felipe Camarão, Cidade da Esperança e Cidade Nova.

Durante a entrevista coletiva a coordenadora do Programa de Combate a Dengue, Kristiane Fialho, destacou que dos 20 municípios prioritários no combate a dengue, duas cidades podem ser tomadas como exemplo na prevenção da doença: Açu, que apresenta risco moderado e Apodi, que não apresenta risco de epidemia de dengue.

Histórico da doença

Em 2010 foram registrados 8.468 casos de dengue no RN, com 16 óbitos. Os tipos do vírus que circulam no estado atualmente são o 1 e 2, ainda sem registro de casos do tipo 4. [com Eufrásia Ribeiro da Assessoria de Imprensa/Sesap]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template