Uma das principais metas administrativas em 2011 na cidade de Assú é a questão da saúde pública, e com isso possibilitar que haja 100% de cobertura das ações do Programa Saúde da Família (PSF) em todo o território até o final de 2012. E, para este exercício de 2011, o órgão definiu como meta a criação de mais 4 núcleos do Programa, segundo antecipou a secretária municipal de Saúde, Lucianny Edja Guerra.
Segundo informação da secretária esta diretriz foi estabelecida pelo prefeito Ivan Júnior dentro do propósito de, em seu governo, universalizar a prestação de serviços de saúde a toda a coletividade. Atualmente, o aparelho de saúde pública municipal dispõe de 15 postos do gênero distribuídos em todo o município – setores urbano, suburbano e rural. Uma projeção feita pela própria Secretaria Municipal de Saúde indica que seria necessário para assegurar a cobertura plena do Assú um total de 22 núcleos de atendimento do Programa.
Lucianny Edja frisou que a disposição da administração é a de perseguir esta meta até o final próximo ano. A secretária reiterou que a ampliação do raio de ação do programa procura fortalecer mais ainda a atenção básica à saúde do município. Ela ressaltou que o PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Enfatizou que a determinação do prefeito Ivan Júnior é no sentido de expandir o programa até que todo o território do Assú esteja devidamente contemplado.
A secretária municipal de Saúde adiantou que outro passo significativo no setor para este exercício de 2011 será a instituição de uma unidade de pronto atendimento básico que funcionará 24 horas por dia. O órgão se localizará nas dependências do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. A unidade disporá de estrutura pré-hospitalar fixa e com integração às redes regional e estadual de atenção às urgências/emergências. Toda a sua estrutura foi definida no Projeto de Implantação do Pronto Atendimento Municipal que foi objeto de entendimento com a representação do Ministério Público Estadual da comarca. [Agência Eco de Notícias]
0 comentários:
Postar um comentário