acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 27 de novembro de 2010

Baia Formosa: Advogado denuncia racismo e crime ambiental em Sagi

Luciano Falcão fez cinco filmes para provar o crime que vem sendo cometido contra os índios Trabanda

O advogado Luciano Falcão, coordenador da ONG Social Advocacia Popular (SAP), denunciou, baseado em filmagens que fez um crime ambiental e racial no município de Baia Formosa. "É com muito pesar e revolta que solicito apoio na divulgação dos crimes praticados pelo prefeito de Baía Formosa, José Nivaldo de Araújo Melo, contra os moradores da Comunidade Indígena de Sagi, a Trabanda, última praia do litoral sul próxima a fronteira com a Paraíba", denunciou.

Luciano Falcão fez cinco filmes para provar o crime que vem sendo cometido contra os índios Trabanda e reclama de que, mesmo sendo notificado pelo Idema, para não despejar mais lixo na comunidade, o prefeito solicitou apoio da Polícia Militar para continuar a praticar o crime.

"Sem dúvida uma ironia, porque a PM não tinha conhecimento da decisão do Idema", disse Falcão. Os policiais, desprovidos de qualquer ordem por escrita, reconheceram o equívoco e voltaram com os caminhões de lixo.

Denúncia

“Na manhã desta quarta-feira, 24, às 9h30, recebi ligação de um morador da praia de Sagi, que se identificou como Paulo, que, muito agitado, relatou o grave problema pelo qual vem passando a comunidade, bem como, do ato público que seria realizado em instantes. De acordo com ele, a Comunidade Indígena de Sagi, a Trabanda, é vitima, há pelo menos dois meses, do crime ambiental praticado sob ordens direta do Prefeito Jose Nivaldo de Araújo Melo”, relatou o advogado.

Ainda de acordo com Luciano Falcão, com a interdição do lixão de Baía Formosa, a solução encontrada pelo prefeito foi a de deslocar todo lixo produzido pela sede do município para aquela comunidade indígena. “Segundo vários moradores, que filmei, tal conduta vem sendo praticada há dois meses, o que foi responsável por quadruplicar a população de moscas varejeiras pela comunidade”, enfatizou Falcão.
 
Abaixo os links dos filmes/denuncia:

 
Mais informações e entrevistas: Luciano Ribeiro Falcão
(84) 9655 1414 e 9988 9668
Agência Eco de Notícias


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template