O Ministério da Saúde está investindo na ampliação do tratamento de pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas no município de Ceará Mirim (RN). Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria do Ministério da Saúde que autoriza o repasse anual de R$ 384 mil reais para o município. Com os recursos, Ceará Mirim pode habilitar Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e ampliar a equipe de médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da Saúde Mental. Com a habilitação desses novos centros de atenção Psicossocial, o Brasil terá mais de mil e quinhentas unidades em funcionamento.
Segundo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, o atual número de centros só mostra o avanço da Saúde Mental no Brasil.
Segundo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, o atual número de centros só mostra o avanço da Saúde Mental no Brasil.
"Hoje nos temos no Brasil uma rede de atendimento de saúde mental que não tínhamos há oito anos atrás. Essa rede é formada por mais de mil e quinhentas serviços de saúde mental e nela trabalham mais de vinte e cinco mil profissionais. Esse é um grande avanço."
Ainda segundo o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, de 2002 a 2010, os investimentos na Política de Saúde Mental também aumentaram, cresceram 142%. Os Centros de Atenção Psicossocial, CAPS, desenvolvem atividades coletivas e individuais com pacientes, familiares e comunidade. O objetivo é a reabilitação e a reinserção social das pessoas com transtornos mentais, dependentes de crack, álcool e outras drogas. [por reportagem de Suely Frota]
0 comentários:
Postar um comentário