acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 10 de outubro de 2010

Cozinha Sertaneja

Texto extraído da coluna do jornalista Woden Madruga deste domingo(10) na TN

Estou de boca cheia dágua e alma lavada, vendo, lendo e acariciando o livro de Ana Rita Dantas Suassuna, Gastronomia Sertaneja – Receitas que contam histórias, que foi servido agora pela Editora Melhoramentos, de São Paulo. Um banquete duplo: pelo que está escrito e pelo cardápio gráfico. Belo projeto gráfico. Desses livros que a gente tem vontade de guardar na cristaleira,  entre as louças e os cristais herdados da bisavó. Uma joia.

Joia porque está ali a verdadeira cozinha sertaneja do Nordeste. O nosso maior traço cultural. O mais famoso chef  brasileiro, o Alex Atala, paulista, escreve na contracapa: “Fico impressionado como talvez uma das regiões mais rústicas,  simples e, na melhor expressão da palavra, pobres do Brasil pode gerar uma das gastronomias mais inebriantes e ricas da nossa colcha de retalhos que é a cozinha regional brasileira”.

Ana Rita Dantas Suassuna nasceu em Taperoá, Paraíba, é prima-irmã de Ariano Suassuna e de Manoel (Manelito) Dantas Vilar. É licenciada em Línguas Neo-Latinas, pela Universidade do Recife, foi professora em Campina Grande e mora hoje em Brasília.

O livro tem prefácio de Ariano Suassuna, mais um texto de Luciano Suassuna, filho da autora, seguidos de uma apresentação da própria Ana Rita, no qual cita as fontes que alimentaram suas pesquisas: Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, Josué de Castro, Nelson Chaves, Rachel de Queiroz, Oswaldo Lamartine de Faria, João Morais de Souza, e ainda antigos cadernos de receita guardados em suas gavetas.

Ana Rita ensina umas 150 receitas, bolos, biscoitos, doces, comidas à base de milho e de farinha de mandioca, carnes, galinhas (sarapatel de galinha!) peixes, caças, caldos, farofas (ah, a farofa de bolão!), pirões (pirão de cuscuz!), ensopado de cabrito, ensopado de jerimum, maxixada, arroz-doce, umbuzada, queijos e queijos, as comidas das festas de fim de ano. Ah, meu Deus do Céu! Mais: o texto de Ana Rita, acompanhando as comidas e as bebidas, é um manjar tipo  docinho de coco.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template