acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Assu homenageia patriarca Joaquim de Sá Leitão

Foto arquivo/reprodução
A Prefeitura de Assu homenageia o centenário de morte do patriarca da família Sá Leitão, Joaquim de Sá Leitão, que nasceu em 21/03/1844 e morreu em 22/11/1910, neste sábado, 20. Vários integrantes da família do homenageado, de várias partes do Brasil e do mundo estão chegando ao município para participar das comemorações, que começam com uma missa de ação de graças às 08h do sábado. Às 09h será afixada uma placa que dará nome a um trecho urbano com o nome do homenageado.

A programação prosseguirá às 09h30 com visita a residência onde viveu Joaquim de Sá Leitão, localizada na rua Moisés Soares, onde atualmente mora um dos descendentes dele, Denise de Sá Leitão. De acordo com informação do secretário de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra, outra placa comemorativa foi produzida pela prefeitura para ser colocada nesta casa, contendo a poesia:

Joaquim de Sá Leitão um nobre aracatiense
que se declarou assuense
ao chegar neste rincão
arraigou os Sá Leitão descendência proficiente
que se reuniu, no presente
pra homenagear seu patriarca
e aqui, perpetua sua marca
de alma, corpo e mente.

A placa acrescenta que o homenageado nasceu em Aracati (CE) e faleceu em Assu.

Projeto cultural

O secretário Ivan Pinheiro disse que a homenagem faz parte do projeto cultural “Preservando Nossa História”. Ele explicou que o projeto tem a finalidade de revelar as novas gerações aspectos históricos e bibliográficos de alguns antepassados e, também, na preservação de prédios históricos e fotografias antigas. [Com informações de Lúcio Flávio Medeiros da Fonseca Telefone (84) 9106-1440]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template