acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Seridoense Joaquim Úrsula deixa saudades nos bastidores da política

Foto pesquisa Google/Divulgação
Sepultado no final da tarde desta segunda-feira (28), no cemitério de São João do Sabugi, o corpo do seridoense Joaquim Úrsula, após ser trasladado de Natal com acompanhamento de familiares e amigos. Ele deixa viúva Maria do Socorro Medeiros e seis filhos: Júnior (Engenheiro), Andréia (Administradora), duas jornalistas Maisa e Úrsula Katerine, e duas advogadas Thais e Denise. Joaquim Úrsula era odontólogo e exerceu a profissão na região da Grande Natal, Brasília e Goiânia.  

Na verdade, Joaquim Úrsula vivia 24 horas de política, bem informado, sabia tudo dos bastidores da política, fosse na capital federal, Natal ou na sua querida São João do Sabugi, de onde disputou por duas vezes a Prefeitura, perdendo por um voto em 1968 e na outra em 1988 para Aníbal Pereira, o atual prefeito. Também chegou na Assembleia Legislativa como suplente de deputado em 1970 e 1974. Ferrenho aluizista, foi um dos fundadores do então MDB no RN.

Aliás, o advogado e jornalista Revil Alves, amigo e parceiro de velhas datas foi o motorista e locutor da campanha dele em 1968, quando Joaquim Úrsula perdeu por um voto para o ex-deputado Augustinho Brito. Atualmente, o sonho dele era impulsionar o projeto de restabelecimento da mina de sheelita Quixeré, na propriedade da família e descoberta nos anos 1940, que gerou riqueza na região.   

Joaquim morreu ontem, aos 72 anos, de parada cardiorrespiratória, na Policlínica de Natal, onde estava internado ultimamente e sofria de câncer há mais de seis anos. Que descanse em paz na Glória de Deus Pai!


Nota da governadora do RN

Em nota divulgada, a governadora Rosalba Ciarlini comentou: “Ele era um torcedor fervoroso pelo desenvolvimento do nosso Estado. Profissional que soube devolver o sorriso de muitas pessoas, Joaquim Úrsula foi um grande companheiro e pai exemplar, constituindo uma família honrada, ética. Que Deus traga conforto a todos neste momento de extrema tristeza”.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Não tive a oportunidade de conviver tão bem com Ursula, quantos os conterraneos de São João do Sabugi e amigos de Caicó, mas pelo pouco que convivi com ele, em encontros casuais, senti o quanto ele era tão simples, educado e afetuoso. Um grande seridoense...

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template