acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 24 de março de 2012

Criação de Biblioteca visa despertar nas crianças o hábito de ler


Foto:divulgação

A Comunidade do Velame, no município de Baraúna, será contemplada com a doação de um espaço dedicado à leitura e à pesquisa. A Biblioteca Comunitária Francisco Marques Soares funcionará no Conselho Comunitário Manuel Cosme da Silva. A abertura oficial será na próxima quarta-feira, 28 de março, às 16h. A inauguração será marcada por um recital de literatura de cordel apresentado pelas crianças da Escola do Velame II e por cordelistas da comunidade, preservando os costumes dos moradores da região.

A montagem da estrutura se tornou possível através de uma iniciativa da Fábrica de Cimento MIZU, que reformou toda a sede do Conselho em abril do ano passado. “A MIZU foi de grande importância. Foi ela que impulsionou a formação dessa biblioteca para as crianças da comunidade”, diz a coordenadora do projeto, Flor Marta Antero dos Santos, professora, formada em Letras Vernáculas e Dança, pela Universidade Federal de Sergipe.


Ela conta que viu no espaço a possibilidade de desenvolver um projeto social. A ideia ganhou impulso depois que a coordenadora visitou as escolas do Velame e verificou a ausência de um local adequado para a realização de trabalhos voltados ao estímulo da leitura.

“Toda a estrutura foi fornecida pela MIZU”, ressalta Flor Santos, acrescentando que a reestruturação contou com apoio da Prefeitura do município.

Além da reforma do prédio, a unidade industrial contribuiu com a doação de uma verba, destinada à aquisição de livros. A Fundação Vingt-un Rosado também colaborou com a doação de títulos da coleção.
A biblioteca é voltada para a comunidade escolar. O espaço conta com sala de leitura, que dispõe de clássicos da Literatura Infantil, Direito, História do Nordeste, memórias, artigos, livros para consulta, além de equipamento de som.

O local possui ainda uma sala de vídeo, onde os professores poderão desenvolver atividades que unam a leitura aos recursos audiovisuais. Além disso, foram adquiridos livros que ensinam a confeccionar fantoches, personagens com materiais recicláveis que auxiliam na contação de histórias.

A intenção é despertar nas crianças o prazer pelo hábito de ler. “A partir da leitura são abertas novas possibilidades”, argumenta Flor Santos.


Opa! Comunicação Integrada

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template