acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 7 de março de 2018

Projeto de Extensão “Mulheres na TI” quer aumentar a representatividade feminina na área

Em abril de 2017, um grupo de professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) iniciou debates a respeito da inserção da mulher na área de Tecnologia da informação. Essas discussões foram amadurecendo e deram início a um projeto de extensão com o objetivo de desmistificar o papel da mulher na área de Tecnologia da Informação e aumentar a representatividade feminina como profissional de TI na comunidade local. O projeto foi aprovado no final de fevereiro de 2018 e realizará a sua primeira ação na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Para embasar a submissão do projeto, foram levados em consideração, entre outros fatores, alguns dados que apontam para a grande discrepância na quantidade de homens e mulheres na área de TI. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, apenas 17% dos profissionais de TI no Brasil eram mulheres, ganhando 30% a menos que homens nos mesmos cargos, com mesma escolaridade.

Trazendo esses números para a realidade local, no âmbito da UFRN, em um trabalho realizado na disciplina de Tópicos Especiais, do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do IMD, sobre “Análise de Dados Educacionais”, foi identificado que o número de alunas ingressantes no BTI tem aumentado proporcionalmente ao número de alunos, permanecendo baixo, em torno de 15%.

Nesse contexto, o projeto de extensão “Mulheres na TI” pretende organizar múltiplas ações de atração e estímulo às mulheres na área de Tecnologia da Informação com foco em dois públicos: meninas que cursam ensino médio e alunas de graduação em computação. A estratégia é mostrar que jovens mulheres têm atuação destacada como estudantes universitárias e que as mulheres têm papel de destaque no mercado de trabalho e comunidade acadêmica.

Fazem parte do projeto de extensão as professoras Isabel Dillmann Nunes (coordenadora), Iris Linhares Pimenta, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro Rodrigues e os professores William Brenno dos Santos Oliveira e Cesar Renno Costa. Para auxiliar nas ações, o projeto conta com um grupo de discentes voluntários e bolsistas: Elma Ramá dos Santos Rocha, Thayrone Dayvid dos Santos, Joicy Daliane Silva Oliveira, Sarah Raquel de Lima Ferreira, Soraya Roberta dos Santos Medeiros.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Aproveitando a data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher e enfatizando o contexto no qual o dia foi criado, em prol das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto, o projeto de extensão “Mulheres na TI” vai promover, nesta quinta-feira,  dia 8 de março, às 13, no hall de entrada do CIVT (prédio principal do IMD) uma Roda de Conversa, coordenada pela professora Mônica Magalhães Pereira (DIMAp). NO dia seguinte (9/03), serão realizados mais dois eventos: a palestra “Level UP – Desvendando o Universo Game”, e a oficina “Game Designer – Construindo Mundos”, a partir das 14h, na sala A402 do CIVT.

Todas as mulheres do Instituto Metrópole Digital e interessadas no tema estão convidadas a participar dessa programação. Para os eventos do dia 9 há um limite de 40 pessoas, a ser preenchido por ordem de chegada. [ASCOM-IMD/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template