acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 27 de junho de 2017

Maturidade com qualidade de vida; Natal ganha espaço para pessoas acima dos 50

Espaço Marias chega para atender população madura que busca incrementar projetos de vida, convívio social e ocupar a mente com o chamado ócio criativo

Quando se chega à fase da vida madura, em que os filhos já estão adultos, cuidando da própria vida, a aposentadoria batendo à porta, surge a fatídica pergunta: e agora? A pergunta costuma vir acompanhada do medo da velhice, de ficar sozinho, de não ter mais um projeto de vida. Esta combinação pode resultar em depressão e outras doenças associadas. Mesmo que saudável física e mentalmente, muita gente nesta situação acaba se isolando e envelhecendo mais rápido do que se mantivesse a vida social mais ativa.

É com foco neste público, que cresce a cada ano, dado o aumento da longevidade da população brasileira, que o Espaço Marias, que abre na segunda quinzena de julho, foi pensado. O empreendimento visa subsidiar pessoas a partir de 50 anos para a realização de novos projetos de vida, com base no conhecimento, na arte, na convivência e qualidade de ocupação do tempo, favorecendo o desenvolvimento dentro de cada fase da vida.

A iniciativa do projeto, pioneiro em Natal, é da assistente social e administradora Patrícia Vasconcelos, que fundamentou a abertura do negócio em pesquisa sobre o envelhecimento da população natalense. De acordo com o estudo, a proporção de idosos se apresenta elevada em bairros como Petrópolis e Lagoa Seca, ambos em torno de 20%, e Tirol, 18%. Nestes bairros verificou-se forte presença feminina (respectivamente, 14%, 12% e 11%) o que sugere a ocorrência da “feminização” da velhice.

Ou seja: a longevidade das mulheres é maior que a dos homens: há mais idosas acima de 80 anos (10%), em comparação aos homens (5,5%). Os idosos com renda maior que 10 salários mínimos estão nos bairros de Petrópolis, Tirol, Areia Preta, Capim Macio, Barro Vermelho, Ribeira, Candelária, Lagoa Nova e Ponta Negra.

“Também tomei como referência minha área de conhecimento na perspectiva da subjetividade e comportamento do indivíduo em ambientes sociais, assim como minha própria experiência familiar com a realidade pós aposentadoria dos meus pais”, aponta Patrícia Vasconcelos.

O Espaço Marias oferece dois tipos de serviço: o “Day Use”, com atividades oferecidas ao longo do dia, que inclui reflexões, oficinas de trabalhos manuais e de beleza, rodas de conversa, alongamentos, cursos de informática e redes sociais, massoterapia, yoga, entre outras.

O outro serviço são as atividades abertas aos que não optam pelo “Day Use”, como os grupos de ajuda mútua, onde são discutidos temas como relações familiares, relação conjugal, medo de envelhecer e vivência do Mal de Alzheimer; academia na qualidade de vida; palestras; atividades laborais e o que mais a pessoa se interessar em fazer no Espaço. Também serão oferecidas refeições e a área é aberta para encontros sociais.

“Pretendemos subsidiar a reconstrução de projetos de vida na idade madura, de forma que essas pessoas possam romper os estigmas de dependência, de falta de qualidade de vida e   falta de perspectiva”, pondera Patrícia. [por assessoria de imprensa]

Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template