acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 11 de março de 2012

Aleitamento materno

Paulo Tarcísio Neto
Medicina UFRN / paulo_tarcisio@hotmail.com

É conhecida de todos a intensa campanha feita pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria ao incentivo do aleitamento materno. O leite materno é hoje reconhecido, sem sombra de dúvidas, como o melhor alimento para o recém-nascido. Durante muito tempo, no entanto, acreditou-se que o leite humano fosse fraco e que o ideal seria alimentar as crianças com leite de outros animais, mais “nutritivos e fortes”.

As conseqüências de tal ideologia até hoje dificultam – e como! – o trabalho dos pediatras e médicos da família. No inconsciente coletivo da população ainda paira ideias da mítica existência de “leite fraco”
ou de que tal mãe não consegue dar leite, reforçada pelo fato de que crianças que se alimentam exclusivamente ao seio necessitam mamar muitas vezes durante o dia.

Isso ocorre, pois, o leite materno é tão bom, tão adaptado ao bebê que é rapidamente digerido, penetrando logo, logo no sangue e nas células do recém-nascido. Dar leite de vaca em tal fase da vida é o mesmo que dar uma feijoada pra criança: ela vai ficar quietinha, vai dormir a tarde inteira, mas não porque foi bem alimentada e sim porque está empanturrada.

O sistema digestivo do bebê não tem condições de digerir as proteínas do leite de vaca, que ficam “acumuladas” no estômago, fazendo com que a criança “se empanzine”. E, pra piorar, ainda se acreditava antigamente que criança boa era criança gordinha. Assim, além do leite de vaca, se dá aos recém-nascidos as piores “massas” que se pode imaginar. Mal sabem essas pessoas que uma criança cheia de “pneus” é tão saudável quanto o papudinho do bar.

O excesso de sais do leite de vaca pode sobrecarregar o rim da criança. Ele também é pobre em ferro de boa “biodisponibilidade” e em outros micronutrientes fundamentais pra uma criança saudável, de modo que, certamente, o que se faz é cultivar uma boa anemia a médio e longo prazo.

Não há como se discutir. O leite materno é o alimento perfeito para o recém-nascido. Seria de se estranhar se assim não fosse, se o Supremo Arquiteto do Universo tivesse errado na medida...

Todo recém nascido deve amamentar exclusivamente até os 6 meses de idade, iniciando outros alimentos gradualmente a partir de então até que possa acompanhar o cardápio da família. Mesmo que sua sogra tenha criado 8 filhos com leite de vaca, o pediatra certamente já criou mais de 1000 mil e talvez tenha um pouquinho mais de parâmetro pra falar do assunto...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template