acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 25 de junho de 2017

Tradição: O Boi Calemba

BOI CALEMBA

O folguedo se apresenta cantando cantigas do século XIX, saudações, louvações e benditos. O Boi  Calemba é composto por dezessete participantes, geralmente divididos em grupos, os Enfeitados e os Mascarados.

O folclorista Deífilo Gurgel informa no livro Manual do Boi Calemba a função de cada grupo: Compõem o primeiro grupo o Mestre da brincadeira, os Galantes e as Damas, responsáveis pelo lado sério do espetáculo. ... Os mascarados provêm a parte cômica do espetáculo. São três. Mateus, Birico e Catirina. Declamam loas, como os Galantes, entretanto, gaiatas; representam pantominas e parodiam os compenetrados Galantes, em suas antigas e atitudes.

O Boi Calemba, conforme diversos estudiosos das danças folclóricas, é a versão dos potiguares do bumba-meu-boi nordestino. Vivo na memória do natalense, este folguedo expressa riqueza da cultura norte-riograndense. Em Natal, Boi  Calemba é sinônimo de Manoel Marinheiro (Manoel Lopes Galvão), que construiu ao longo de sua vida um polo de resistência da cultura popular.

Hoje sem a presença do Mestre Manoel, a comunidade de Felipe Camarão, ainda, vinvencia as lições de amor aos folguedos ensinada por Marinheiro. Na Rua Silva, 262, transversal da Rua Rainha do Mar, encontramos um lugar de folclore, a antiga residência do Mestre Bio Calemba.

Finalmente, o Boi Calemba é um dos folguedos mais tradicionais de Natal. Há relatos desta “brincadeira” como parte de várias festas populares-religiosas, tendo como ponto alto os festejos natalinos do início do século XX. [Fonte: Cultura do RN*]

*Com post na página do Jornal Zona Sul
Foto: Adrovando Claro
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Bosco,
    O endereço bardeferreirinha.blogspot.com.br foi excluído da plataforma do Google, sem maiores explicações, exceto a de que teríamos violado a sua política de uso.
    Não houve detalhamento desta violação.
    Enviamos um pedido de reconsideração, porque há milhares de textos produzidos pelos editores e colaboradores, que dizem respeito à cultura do povo de Caicó e do Seridó.
    Muitos destes textos viraram livros, com enorme repercussão na cena cultural norte-rio-grandense.
    De calças curtas, e atendendo a milhares de apelos enviados via whatsapp e telefone, reativamos o blogue Bar de Ferreirinha noutro endereço: www.novobardeferreirinha.blogspot.com.br
    Enquanto isso, providenciaremos o registro de um domínio próprio do Bar que nos dê garantia da propriedade e integridade do conteúdo que eventualmente for publicado.
    A frase 'Não existe almoço grátis' atribuída ao economista americano Milton Friedman revelou-se por inteiro neste episódio.
    O Google não cobra nada pelo uso da sua plataforma, mas também não dá maiores satisfações aos usuários quando resolve excluir uma conta.
    Agradecemos a compreensão, e, quando puder, altere o link no seu blogue.
    Um abraço,
    Roberto e Pituleira
    Editores

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, e no que se representa o livre arbítrio, ainda mais no mundo virtual em que estamos vivendo, lamento profundamente o ocorrido na página dos amigos e conterrâneos caicoenses, Pituleira e Roberto Fontes. O Bar de Ferreirinha se tornou uma referência para a cidade seridoense, hoje com quase 60 anos, e a página criada, se não estou enganado, nos cinquenta anos do estabelecimento, em 2009, é consequência dessa tradição, no melhor contexto de irreverencia e bom humor, preservando a cultura socioeconômica e religiosa da região. A página está sendo renovada em novo endereço, mas é notório o prejuízo em si tradando do arquivo de imagem e documental.
    Realmente, estamos todos de calças curtas!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template