acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 4 de março de 2015

CFM agora chuta a esmo

Por Walter Medeiros*
[waltermedeiros@supercabo.com.br]

Depois de sete anos que publicou um parecer tendencioso, incompleto e falho sobre a auto-hemoterapia, o Conselho Federal de Medicina agora se superou e acaba de publicar, em 27 de fevereiro de 2015, uma nota em seu portal com o pretexto de reforçar que a auto-hemoterapia não teria eficácia comprovada. É esse mesmo o título da mensagem: “CFM reforça que auto-hemoterapia não tem eficácia comprovada”.

Eis o que diz a nota, que só pode desqualificar cada vez mais a entidade máxima dos médicos brasileiros: “O procedimento da auto-hemoterapia não tem efetividade científica comprovada e pode trazer danos. O alerta é do Conselho Federal de Medicina (CFM) que reforça a proibição da sua prática por médicos, pois tem recebido questionamentos e denúncias de pessoas leigas utilizando e divulgando a técnica”.

Para fazer um anúncio tão importante de que reforçava algo, era de se esperar que o CFM apresentasse alguma novidade. Mas simplesmente diz que a auto-hemoterapia não teria efetividade científica comprovada e isso eles tem repetido sem apresentar nada contra a técnica. Em seguida diz que “pode trazer danos” Mas não diz que danos nem porque. Seria obrigação de uma instituição séria apresentar a comprovação de qualquer dano, mas não apresenta porque nunca existiu dano no uso da auto-hemoterapia em mais de cem anos que é praticada.

Diz em seguia que “tem recebido questionamentos e denúncias de pessoas leigas utilizando e divulgando a técnica”. O CFM precisava apresentar esses questionamentos e denúncias, pois nada proíbe as pessoas de utilizarem e divulgarem a técnica. E o CFM por mais poderoso que seja perante os médicos, que amedronta ameaçando de cassação se usar a auto-hemoterapia, não tem o poder de censurar os cidadãos –inclusive inúmeros médicos - que relatam os inúmeros benefícios que vem conseguindo com a técnica.

Continuando, a nota afirma que “A auto-hemoterapia consiste em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo da própria pessoa como forma de tratar algumas doenças”. Pelo menos esta informação está correta. Lembra a nota que “Em 2007, o CFM emitiu o Parecer nº 12, ainda vigente, informando que ‘não existem estudos relativos à auto-hemoterapia desde a sua proposição como recurso terapêutico’ e que ‘não há evidência científica disponível que permita a sua utilização em seres humanos’. Aí simplesmente repete a cantilena de sempre, sobre o parecer que deixou de considerar bases de dados inteiras e ignorou trabalhos de pesquisa pelos simples fato de estarem “escritos em outros idiomas”.

Diz ainda que “A opinião é compartilhada pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) que em seu site divulga que a “auto-hemoterapia é adotada por leigos e é desaconselhada por, além de não ter nenhum benefício comprovado no campo da ciência, poder apresentar inúmeros riscos à saúde”. Neste caso, podemos afirmar que se trata de afirmação completamente mentirosa e irreal, na tentativa de tapar o sol com a peneira. O próprio CFM comprova a eficácia da auto-hemoterapia nos casos de Tampão Sanguíneo Peridural – TSP, e sabe dos seus efeitos no Plasma Rico em Plaquetas e muitas outras aplicações.

Por fim, mais um absurdo da citada nota; diz que “Pelo perigo e inconsistência científica, a auto-hemoterapia não pode ser usada pelos médicos.“Os médicos que a praticarem poderão sofrer penalidades que podem chegar ao registro profissional cassado”, afirma o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre. Esta afirmação ignora inclusive que os próprios médicos usaram a auto-hemoterapia por mais de 60 anos no Brasil beneficiando milhares de pessoas, sem qualquer reclamação.

*Jornalista
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. EFICÁCIA

    Os usuários da Auto-hemoterapia (AHT) estão publicando seus testemunhos no portal do CFM no facebook, provando ao CFM que a terapia é eficaz.

    Acesse o link e publique seu testemunho em favor da AHT também:

    https://www.facebook.com/conselhofederaldemedicina/photos/a.1419721984936536.1073741828.1419429351632466/1574828326092567/?type=1

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template