acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Instituto inicia pesquisa genética sobre escoliose



Pesquisa envolverá 600 voluntários e tem como foco o processo de instalação e progressão da doença que deforma a coluna de crianças e adolescentes

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) iniciou uma pesquisa de suscetibilidade genética sobre escoliose idiopática. De causa indefinida, a doença que encurva a coluna vertebral, é o tipo mais frequente diagnosticado por ortopedistas. O estudo está em fase de coleta de saliva para análise do DNA e contará com a participação de 600 voluntários.

Intitulada “Estudo da suscetibilidade genética à escoliose idiopática em brasileiros”, a pesquisa é a primeira no Brasil que correlaciona diferentes formas de apresentação clínica da escoliose com o perfil genético de indivíduos brasileiros. O coordenador da pesquisa, o ortopedista Luiz Cláudio Schettino, explica que o estudo consiste em identificar fatores genéticos que influenciam no processo de instalação e de progressão da escoliose idiopática, que é mais prevalente em crianças e adolescentes em fase de crescimento.

“A escoliose idiopática representa 80% dos casos de escoliose diagnosticados por especialistas em coluna em todo o mundo. A causa é ainda um mistério. Queremos entender por que algumas pessoas apresentam a forma branda e, em outras, a doença evolui tão rápido”, explicou Schettino.

O tratamento da escoliose é baseado no comportamento e na forma natural que a doença se desenvolve. A previsão é que o estudo seja concluído em três anos. Após validar os resultados, a expectativa de Schettino é que o Instituto tenha condições de desenvolver no futuro um teste genético para identificar precocemente quais pacientes têm mais riscos de desenvolver a escoliose idiopática e poder atuar de forma preventiva na doença. [Fonte: Portal do Ministério Saúde]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template