acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 23 de março de 2012

Painel de Athos Bulcão na Biblioteca do MS no roteiro turístico e cultural do DF

Única obra assinada pelo artista, o painel colocou o edifício-sede do Ministério da Saúde no roteiro turístico e cultural da capital federal


Foto:Divulgação

Desenhado especialmente para o Ministério da Saúde, o painel do artista Athos Bulcão colocou o edifício-sede no roteiro turístico e cultural de Brasília. A obra foi agregada à Biblioteca do MS em 2002, após a reforma do espaço dedicado à pesquisa, aos estudos e à leitura. A obra do carioca, que desistiu do curso de Medicina para dedicar-se às artes visuais, foi doada pela Fundação Banco do Brasil. “Athos veio pessoalmente, de cadeira de rodas, conhecer onde seria exposto o painel”, conta a coordenadora da Biblioteca, Shirlei Rodrigues Gonçalves.

Até então, Athos nunca havia colocado sua assinatura em uma obra. “Foi um processo de convencimento bastante longo, visto que ele entendia sua obra integrada à arquitetura”, afirma Shirlei. A letra cursiva, de contornos quase infantis, é a única com o registro do nome do artista em toda sua obra.


Os relevos em madeira laqueada em amarelo e marrom, trabalhados em formas geométricas, também incluíram a biblioteca em roteiros turísticos especializados em atender deficientes visuais graças ao potencial tátil. “Em uma visita, organizada no ano passado, alguns visitantes perceberam a obra como grãos de café”, lembra Shirlei.

A trajetória artística de Athos Bulcão não está reclusa em museus e galerias. Quem passeia por Brasília pode conferir a arte em azulejos na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Rodoferroviária, no Parque Sarah Kubitschek, no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, entre outros. O artista morreu no dia 31 de julho de 2008, aos 90 anos, no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.

A biblioteca do Ministério da Saúde é aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h. Conheça mais sobre Athos Bulcão em: http://www.fundathos.org.br/. [Fonte: Ascom MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template