acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Ouvidor: MS realizou 3,6 milhões de atendimentos em 2011

O Dia do Ouvidor é comemorado nacionalmente na sexta-feira, 16 de março. A Ouvidoria do Ministério da Saúde recebe manifestações pelo telefone 136, pela internet, por carta ou pessoalmente. Em 2011, foram recebidas 3,6 milhões de manifestações. “O trabalho do ouvidor é fazer a mediação entre o cidadão e o Estado brasileiro. Sempre que o usuário tiver algo a reclamar, sugerir, denunciar, bem como para solicitar informações relativas à saúde, deve utilizar este espaço”, explica diretor do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, Luis Carlos Bolzan.

Além de ser um espaço de cidadania, a ouvidoria é também um instrumento que contribui com a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). “A importância do ouvidor é inegável. A gestão da Saúde seja municipal, estadual ou federal, não pode atender cada brasileiro pessoalmente. A ouvidora é este canal. Cabe ao ouvidor receber a manifestação, tratá-la, tipificá-la, dar o trâmite processual e encaminhar às áreas técnicas responsáveis para obter a resposta. E também cabe ao ouvidor encaminhar a resposta a quem se manifestou”, esclarece o diretor.


Para aumentar a comunicação direta com os usuários do SUS e avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública ou unidades conveniadas, o MS começou a distribuir a Carta SUS. “A carta serve para darmos mais transparência e visibilidade às ações do SUS, aprimorando a fiscalização da população sobre a gestão da saúde e qualificando o acesso da população aos serviços”, frisa.

Bolzan cita a Ouvidoria Itinerante Fluvial, projeto que iniciou esta semana, como um trabalho pioneiro do MS, que permite ao ouvidor chegar ao cidadão mais isolado. “Temos trabalhado para apoiar ouvidorias itinerantes em saúde. O projeto piloto começou às margens do Rio Madeira e tem foco nas populações ribeirinhas”, conta.

A partir de abril, o Ministério da Saúde também vai realizar contatos telefônicos com as mulheres que tiveram filhos em hospitais públicos, com perguntas sobre qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto e pós-parto. A pesquisa, que será implantada em todo o território nacional, também teve início em um projeto piloto realizado pela Ouvidoria Geral do SUS, em novembro do ano passado. [por Ana Paula Ferraz/Ascom MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template