acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 30 de julho de 2011

No lugar do Umbu, o Kiwi; e da Pitomba, o Morango

Por Albimar Furtado*
Jornalista

Foto pesquisa Google/divulgação  
Outro dia uma amiga aqui da casa chega em visita e  traz consigo dois cachos de pitomba. Uma surpresa, porque, pra mim, foi uma coisa incomum. A pitomba já foi coisa muito nossa, estava nos quintais (quando as casas, todas,  tinham quintais) ou nos balaios dos vendedores que faziam ponto nas feiras ou nas esquinas das ruas mais comerciais. Lembrei disso e de outras coisas que eram bem nossas e que o mundo, mutante que é, e seus avanços, leva tudo feito um tsunami.

Eram nossas as lojas e seus nomes, como a Sertaneja, as Casas Régio, Formosa Síria e Duas Américas (apesar dos nomes); os cinemas Rio Grande, Nordeste, Rex, São Luiz, São Pedro. Aí, chegou a globalização e a província foi inundada pelas poderosas e conhecidas marcas nacionais. Mais recentemente foram as nossas maiores construtoras que, diante das lições do passado agregaram-se às grandes que chegavam de fora e permaneceram no mercado. Lamentos? Não. As lojas facilitaram os créditos, os cinemas ofereceram mais conforto, as construtoras avançaram em tecnologias. O passado é lembrança e história.

Tem também as frutas, o que anotei lá em cima. Não era apenas a pitomba que facilmente estava ao nosso alcance em todo lugar. Os vendedores, ambulantes ou em esquinas fixas, tinham em seus cestos as azeitonas, umbus, jabuticabas, cajás, mangabas, vendidas em latas de óleos improvisadas em litros. Hoje, já não é tão fácil encontrá-las. Claro, quem procura acha, mas já não estão  perto de nós. Próximas da gente estão as que vieram de longe e  antes eram consideradas exóticas. Agora, já se incorporaram à rotina alimentar de muitas mesas.

Os vendedores não são mais os ambulantes ou os que faziam ponto nas esquinas e nas feiras. Estão nos supermercados ou nos meninos que nos abordam nos cruzamentos das ruas, quando os sinais de trânsito estão fechados. Seus nomes são bem diferentes pois algumas delas, como o kiwi e caqui vem da China. Tem ainda o morango e a ameixa. Tudo coisa boa. Mas juro que a jabuticaba, a pitomba e a mangaba tiradas ali do pé plantado no quintal era mais prazeroso , acrescentava ao sabor.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template