acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 2 de março de 2011

Representante do RN da Federação de Agricultura no desfile da Sapucaí

Presidente da Faern/Senar, José Vieira fará parte da grande comitiva de representantes do agronegócio no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel que homenageia a agricultura brasileira

Defile na Marquês de Sapucai (Rio): arquivo web
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, acompanhado de sua filha, Flávia Vieira, participa na próxima segunda-feira (07), do desfile da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, no Carnaval do Rio de Janeiro. Nesse ano, a agremiação irá homenagear a agricultura brasileira. A escola de samba levará para o sambódromo o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores”, contando a história e a importância do campo ao longo dos séculos.

A homenagem aos produtores de alimentos conta com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que levará para a avenida a presidente da instituição, senadora Kátia Abreu, e os presidentes de federações de todo o Brasil. De acordo com José Vieira, que irá acompanhar o desfile no carro da diretoria, essa homenagem no Carnaval 2011 será a prova definitiva que a agricultura e os que fazem dela o seu meio de vida, é fundamental para o Brasil. “Acredito que todos os presentes ficarão maravilhados com o enredo, com os carros alegóricos, mas principalmente: ficarão felizes em saber que o Brasil tem uma agricultura forte e bem administrada por produtores rurais que sabem do seu papel na sociedade contemporânea”, ressaltou Vieira.

De acordo com Flávia Vieira, que desfilará na avenida do samba, a emoção será única e importante para todos da escola. “Será um evento bonito e bem feito. Uma parábola da luta e das conquistas dos produtores rurais do país. Estou ansiosa, mas alegre em ver esse reconhecimento da escola de samba com os produtores”, explicou.

Mocidade Independente vai contar na avenida todas as etapas da história do setor rural. O início desse processo é marcado pelo derretimento do gelo que predominava sobre o planeta Terra, permitindo a libertação do homem e o surgimento das primeiras sementes, que ao longo do tempo se transformaram em vegetação abundante e fartura de alimentos, cujas colheitas eram celebradas como o grande acontecimento do ano.

Também serão feitas referências aos orixás e deuses que simbolizavam a agricultura e a pecuária na antiguidade, além da descoberta da vocação agropecuária no Brasil e o crescimento da atividade. Tudo associado à fartura das festas e eventos tradicionais nas cinco regiões brasileiras, resultado do trabalho do homem do campo. Por fim, o encontro do passado com o presente na maior festa popular do planeta: o Carnaval, que surgiu como forma de celebrar justamente as boas colheitas em séculos passados.

Samba enredo


“Parábola dos Divinos Semeadores”
Uma luz no céu brilhou, liberdade!
Meu coração venceu o medo
O que era gelo se tornou felicidade
A esperança se espalhando pelo chão
A natureza tem mistérios e magias
Rituais, feitiçarias, deuses a me abençoar
Levado pela luz da Estrela Guia
Eu vou por onde a semente germinar
O que eu plantei, o mundo colheu
Um milagre aconteceu
A vida celebrou um ideal
E a fartura se transforma em festival
Festa de Ísis, a farra do vinho
Em Roma a semente foi brotar
Mudaram meu papel, oh Padre Miguel!
Hoje ninguém vai me censurar
O baile da máscara negra
Até a nobreza teve que engolir
Meu Brasil, de Norte a Sul sou manifestação
Aonde vou arrasto a multidão
De cada cem só não vem um
Vou voltar, um dia ao espaço sideral
E reviver o meu ziriguidum, em alto astral
Tá todo mundo aí? Levanta a mão
Quem é filho desse chão
Chegou a Mocidade fazendo a alegria do povo
Meu coração vai disparar de novo

Com reportagem de Paulo Correia
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template