acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 16 de março de 2011

Chulé: Mau cheiro em pés e sapatos tem solução

Dermatologia explica que cuidados simples podem afastar o chulé e dar mais conforto a quem usa sapato fechado todos os dias

Muito comum entre estudantes, o chulé não é preocupação só para crianças e adolescentes. Quem trabalha com o sapato fechado o dia inteiro está sujeito a ter mau cheiro nos pés, popularmente conhecida como chulé. O mau cheiro geralmente em pés e sapatos é provocado pelo excesso de suor em contato com fungos e bactérias comuns em partes poucos arejadas do corpo.

Segundo a dermatologista do Hospital Federal de Ipanema, Márcia Senra, o problema, apesar de desagradável, tem solução, começando por evitar calçados fechados em locais de muito calor. O problema é que muitas pessoas precisam usar esse tipo de sapato por causa do trabalho. Então, a dermatologista aconselha: “o ideal é secar bem o local dos pés, usar talcos antissépticos e substâncias desodorantes a base de cloreto de alumínio. Fazer compressa dos pés com permanganato de potássio. Tudo que você possa eliminar bactéria".

O funcionário público Eduardo Nascimento precisa trabalhar com sapato fechado todos os dias. Para driblar esse desconforto, ele conta que toma cuidados com a higiene no dia a dia e garante que consegue ficar longe do mau cheiro nos pés. "Eu uso sempre meias limpas. Todo dia eu tento trocar de meia. Lavo bastante os pés, principalmente entre os dedos. Antes eu usava uma pomada, mas agora estou só usando um desses pós antissépticos."

Márcia Senra ainda alerta que os materiais sintéticos nas meias e sapatos podem aumentar o calor nos pés. O controle do estresse e da ansiedade, segundo a médica, também pode contribuir para diminuir os efeitos do excesso de sudorese nos pés. [Confira reportagem produzida pela Web Rádio Saúde]



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template