acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Prisões no Rio recebem festival de cartuns sobre doenças sexualmente transmissíveis

Os cerca de 24 mil detentos das unidades prisionais do Complexo de Gericinó, na zona oeste o Rio de Janeiro, poderão, a partir do próximo mês, observar as obras do 1º Festival Internacional de Humor em DST/Aids. A mostra, que reúne 150 cartuns selecionados entre 300 trabalhos oriundos de mais de 50 países, está sendo lançada hoje (22) por meio de uma parceria entre o Centro Cultural do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Até o dia 2 de dezembro, a exposição poderá ser visitada no Centro Cultural SuperVia, na estação Central do Brasil. Após esse período, o projeto começa a percorrer as 24 unidades do Complexo de Gericinó, até dezembro de 2012. De acordo com a coordenadora do Centro Cultural do ministério, Jussara Fernandes Valadares, o objetivo é usar a arte para conscientizar a população carcerária sobre a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

“É uma grande ação que tem o objetivo de levar, de uma forma humorada, a conscientização e a reflexão sobre a prevenção, o tratamento e os direitos humanos do portador do vírus HIV”, destacou. Segundo ela, por meio de olhares diferenciados expressos por cartunistas de diversos países é possível chamar a atenção, ao mesmo tempo, de forma lúdica e impactante.

Ainda como parte da iniciativa, os detentos poderão participar do Concurso de Cartuns Humor em DST/Aids, que também será promovido nas unidades do complexo. De acordo com a coordenadora, a ideia é reforçar a ação, estimulando a participação dos internos. O concurso de cartuns vai seguir o mesmo cronograma da exposição.

O projeto também vai contar com cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos sobre sexualidade e DST. Ao todo, serão selecionados 12 vencedores, cujas obras serão publicadas em calendários produzidos e distribuídos pelo Ministério da Saúde. Além disso, os ganhadores serão contemplados com aparelhos eletrodomésticos. [por Thais Leitão, repórter da Agência Brasil/RJ, com informações da Assessoria de Comunicação do CCMS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template