acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Suplicy quer informações do CFM, Anvisa e MS sobre Auto-Hemoterapia

"Um profissional idôneo, com anos de experiência, humanista, que dedicou toda uma vida ao sacerdócio da Medicina." Esta a definição dada ao Dr. Luiz Moura, 85 anos, pelo Senador Eduardo Suplicy (PT/SP). Poderia ser um elogio a mais, não fosse o local aonde a declaração foi cravada: o Ofício n.º 00990/2010, de 5 de agosto corrente, destinado ao Senhor Presidente Roberto Luiz dÁvila, do Conselho Federal de Medicina - CFM, entidade que marcou para o próximo dia 13 o julgamento de um processo ético contra aquela mesma pessoa, por ter gravado um DVD sobre a auto-hemoterapia - técnica que aumenta a imunidade do organismo e cura doenças com o uso do sangue da própria pessoa.

Trata-se do terceiro ofício que o senador paulista envia ao CFM. Nos anteriores o CFM enviou respostas insatisfatórias, conforme afirma o senador. Diz o novo ofício que “Diante do posicionamento desse Conselho acerca da auto hemoterapia, reitero, respeitosamente, o pedido de considerável número de cidadãos que defendem tal prática, no sentido de responder às dúvidas restantes acerca da terapia em questão, conforme anexos”. Acrescenta que “Encaminho, ainda, uma amostra das mensagens que me chegam diariamente em defesa do Dr. Luiz Moura, às quais hipoteco meu apoio, por tratar-se de um profissional idôneo, com anos de experiência, humanista, que dedicou toda uma vida ao sacerdócio da Medicina”.

“Diante do acima exposto, submeto novamente o assunto a sua análise, na esperança de que possa prestar informações que subsidiem resposta aos interessados” afirma ainda o senador, que enviou ofícios sobre o assunto também ao Ministro da Saúde e ao Presidente da ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ele pede “especial atenção” ao presidente da ANVISA para questionamentos (de cidadãos defensores da auto-hemoterapia) que consideram não sanados nas respostas prestadas pelo CFM. O senador afirma que “não obstante a Nota Técnica n.º 1, de 13 de abril de 2007, publicada por essa Agência, relato a existência de considerável número de pessoas interessadas em pesquisas sobre a técnica em questão, razão pela qual submeto a sua análise as dúvidas restantes, elaboradas a partir da resposta daquele Conselho sobre a auto-hemoterapia, visando à prestação de informações que subsidiem resposta aos interessados”.

Para o Ministro da Saúde, Eduardo Suplicy encaminha documentação que contém correspondências expedidas pelo seu gabinete parlamentar ao Conselho Federal de Medicina, acerca da prática da auto-hemoterapia, para a qual pede também “especial atenção”. E diz que “Na oportunidade encaminho, ainda, mensagens que me foram enviadas por cidadãos que defendem tal prática, com questionamentos que consideram não sanados nas respostas prestadas pelo CFM”. E conclui: “Relato, portanto, a existência de considerável número de pessoas interessadas em pesquisas sobre a técnica em questão, razão pela qual submeto a sua análise as dúvidas que ainda permanecem, elaboradas a partir da resposta daquele Conselho sobre a auto-hemoterapia, visando à prestação de informações que subsidiem resposta aos interessados”

Enviado ao blog por Walter Medeiros
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template