acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Projeto Ecoando Agroecologia promove intercâmbio de saberes rurais no Alto Oeste potiguar

 Ação de convivência com o semiárido é desenvolvida pela OSC Seapac com recursos de edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) do BNB

O pojeto Ecoando Agroecologia no Rio Grande do Norte chega à fase de troca de saberes. Nesta quinta-feira, 27, os agricultores beneficiados com a iniciativa do Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), realizada com recursos do edital social Fundeci do Banco do Nordeste, visitam a comunidade Retiro, no município de São Miguel, para aprender com famílias que já vivem a experiência de integração de tecnologias sociais à produção agroecológica.

As trinta famílias selecionadas a partir de um diagnóstico social em comunidades quilombolas, assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais de Pau dos Ferros, Encanto, São Miguel, Venha-Ver, Coronel João Pessoa, São Francisco do Oeste, Ipanguaçu, Assú e Carnaubais participam do intercâmbio rural. O encontro é considerado a etapa central do projeto, iniciado em setembro, e proporciona a troca de saberes entre os agricultores contemplados.

No sítio Retiro, o grupo será apresentado a uma unidade integrada de tecnologias sociais, com cisterna, biodigestor, reuso de águas cinzas e secador solar. O quintal ecológico está em plena atividade, permitindo a observação de soluções concretas, que podem ser replicadas em qualquer ponto do semiárido potiguar para proporcionar a produção de ração animal e de alimentos saudáveis para as famílias do campo.

“Durante o intercâmbio, as famílias participantes terão um momento dedicado à troca de sementes crioulas, fortalecendo a circulação de saberes e o início do processo de ecoar a agroecologia por meio da partilha comunitária e da produção cultivada em cada quintal. Teremos, ainda, famílias e parceiros do Território da Cidadania Açu Mossoró”, relata o coordenador do projeto e agrônomo do Seapac, Fabrício Edino.  

Além do Banco do Nordeste, a iniciativa tem como parceiros as prefeituras, Emparn, Emater-RN, associações comunitárias e sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.  

“Estivemos em Assú por ocasião do lançamento do Ecoando Agroecologia e acompanhamos com atenção os projetos que recebem o apoio do Banco do Nordeste, por meio de nosso edital Fundeci. São recursos não reembolsáveis, mas o retorno às famílias de agricultores reforça a importância desse tipo de investimento social. E quem adota as tecnologias preconizadas pelo Seapac ainda vai contar com nossas linhas de financiamento”, explica o superintendente estadual do BNB, Jeová Lins.    

Serviço: 

Intercâmbio Rural - Ecoando Agroecologia

Data: 27 de novembro 

Hora: 8h30 

Local: Comunidade Retiro, São Miguel (RN) 

IMPRENSA - Banco do Nordeste

(84) 3220-5800 / (85) 9 9965-0339


©2025 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template