acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sexta-feira, 31 de julho de 2020

SAMU do RN recebe doação de álcool

A luta contra a disseminação do novo coronavírus no Rio Grande do Norte também tem o apoio do Boticário. A empresa fez nesta quinta-feira (30) a doação de 296 frascos de 100 mililitros de álcool líquido spray para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU-RN. O produto foi entregue na tarde desta quinta-feira (30).

De acordo com a diretora-geral do SAMU, Wilma Dantas, a doação da empresa de perfumaria vai possibilitar que recursos que seriam destinados à compra de álcool possam ser direcionados para aquisição de equipamentos de proteção individual, por exemplo. O álcool doado pelo Boticário será distribuído entre as equipes de socorristas.

 “A doação do álcool é um verdadeiro mimo para o funcionário socorrista e uma forma de proteção para a equipe. O álcool é um produto de necessidade constante em cada ocorrência e, estando no bolso fica sempre mais fácil”, disse a diretora do SAMU-RN.

Além do álcool líquido e também em gel, o governo estadual já recebeu uma série de doações de itens como colchões, máscaras, roupa de cama e alimentos, cedidos por diversas empresas. 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Saúde Pública

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Live Conexão Filantrópica, Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e Sorteio Casa Durval Paiva

CONEXÃO FILANTROPIA

“O novo normal da humanidade pelo 'olhar' de um cego”. Este é o tema da Live que acontece nesta quinta, 30/07, às 17h, com a participação de Fernando Campos, precursor da criação da Casa Durval Paiva.  A Live Conexão Filantropia é aberta ao público com temas relevantes para a gestão do Terceiro Setor e sua visibilidade na sociedade, sendo realizada gratuitamente pela Rede Filantropia, em parceria com a Social Profit e a Audisa Auditores Associados. Os participantes podem enviar suas perguntas em tempo real, pelo endereço: www.filantropia.ong/conexao

Fernando Campos além de jornalista é palestrante. Deficiente visual desde os dois anos, em decorrência de um câncer na retina, traz baseado em sua história, relatos motivantes e inspiradores, como a luta contra o câncer, os desafios da juventude e as alegrias da vida. Fernando apresenta um método em que a palavra "superação" é dividida em duas, tornando-se: SUPER-AÇÃO. Desse modo, mostra que cada indivíduo é capaz de se superar, através das super ações realizadas no dia a dia. 

CAMPANHA EDUCATIVA

O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de aumentar as chances da cura do câncer. Com intuito de conscientizar as pessoas e enfatizar que, através de pequenas mudanças de hábitos e atitudes, a doença pode ser evitada, foi criado o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, a ser lembrado na próxima terça, dia 04/08. A Casa Durval Paiva abraça a causa difundindo a Campanha do Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil que pode ajudar a salvar centenas de crianças e adolescentes. Conheça e compartilhe os principais sinais de alerta do câncer infantojuvenil. https://bit.ly/2CREYRT

SORTEIO DOACAP

Já está em vigência o período do segundo Sorteio Mapfre Doacap em prol da Casa Durval Paiva. O título custa 10 reais e pode ser adquirido pela internet até o dia 14/08, no site https://doacap.mapfre.com.br/casadurvalpaiva/. Além de concorrer ao prêmio de 100 mil reais, os participantes ainda ajudam as crianças e adolescentes na luta contra o câncer. 

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva

Assessoria de Comunicação

Sandra Cerqueira

Assessora de Imprensa

84 99981-3474/ 99622-4544

Imagens relacionadas à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

3° Curta Caicó anuncia filmes selecionados para mostra virtual em agosto

A ser realizado de 8 a 16 de agosto, festival irá exibir 115 curtas-metragens de todo o país

A organização do 3° Curta Caicó anunciou os filmes selecionados para as mostras competitivas e paralelas do festival, que será realizado em ambiente online, no período de 8 a 16 de agosto.

Ao todo, serão exibidos 115 filmes divididos em quatro mostras Competitivas (Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó) e seis Mostras Paralelas (Diversidade, Diálogos de Cinema, Cine Pax, Cine Rio Branco, Cine Alvorada e Cine São Francisco). Para esta edição, o Curta Caicó recebeu 662 inscrições de filmes de todo o país.

Toda a programação do festival é gratuita. Os filmes concorrerão a várias premiações especiais e prêmios da crítica especializada. Haverá também votação para escolha dos vencedores do júri popular. Os internautas terão acesso aos filmes, mediante um cadastro básico no website do festival: www.curtacaico.com.br.

Além das mostras de filmes, o Curta Caicó também realizará diversas atividades formativas, entre oficinas de cinema e outras programações no canal do CurtaCaicó no Youtube.

Realizado no interior do Rio Grande do Norte, o festival vem se consolidando como uma importante vitrine de exibição e fomento ao cinema nacional

O Festival de Cinema Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação. Patrocínio: Governo do RN, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Eletrocenter, Rende Gás, Slup. Apoio: Sesc, Sebrae, Morada da Paz, Inplarn, Replac. Apoio cultural: Místika, Elo Company, Centro Técnico Audiovisual, Cardume, ACCIRN, Canal Futura, Prefeitura de Caicó, UERN e IFRN.

Confira lista completa dos filmes selecionados:

https://www.curtacaico.com.br/confira-a-lista-dos-filmes-selecionados-do-3o-festival-de-cinema-curta-caico/

E a playlist de todas as mostras:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLlm1cDUv5W_0pM9TkrBw-2nF0YvmrkT6R

por assessoria de imprensa

imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Gestantes assistidas pelo programa Cidadão-Bebê recebem enxovais no enfrentamento da pandemia

A Legião da Boa Vontade – LBV, na capital potiguar, desenvolve no Centro

Comunitário de Assistência Social no Bairro Dix-Sept Rosado, dezenas de serviços as comunidades em vulnerabilidade social, entre eles, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Cidadão-Bebê, que assiste mulheres gestantes em situação de pobreza.

Em tempos normais, as gestantes participam de muitas atividades presenciais na unidade da instituição, como o desenvolvimento gestacional e infantil, como também a autonomia da mulher. A gestação chegando aos oito meses cada gestante é presenteada com um enxoval completo, doados por colaboradores.

Na última terça-feira, 28 de julho, 15 (quinze) gestantes receberam seus enxovais, composto por fraldas de pano e descartáveis; macacão; toalha de banho; meias; camisetas; conjunto de berço; manta; conjunto mijão; fraldas de tecido e descartáveis; além de kit de higiene para a mulher, e seu bebê.

Os serviços presenciais da LBV estão suspensos devido a pandemia, contudo a Instituição, com o apoio da sociedade brasileira e de Natal, estão em uma força tarefa de Solidariedade para suprir as famílias assistidas em seus serviços com cestas de alimentos e kits de material de limpeza.

A ação da LBV, antes da pandemia, era entregue diretamente a gestante participante do serviço da Instituição. Porém, com a situação atual, as gestantes fazem parte do grupo de risco, com isso, a LBV, pediu que cada uma enviasse um parente para ser seu portador.

Ana Clea Ferreira da Silva, com marido desempregado, conta com a ajuda da sogra, família e da LBV. Esperando seu quarto filho, ficou emocionada quando recebeu o presente para seu bebê. “Quando vi o presente foi uma felicidade imensa, em saber que o bebê vai ter roupinhas, fraldas e outros itens para usar é uma felicidade enorme. Quero agradecer a todos que colaboraram. Vocês recebam a nossa gratidão por ajudar uma mãe e um pai desempregado, com quatro filhos, só temos que agradecer pedindo a Deus muitas bênçãos a todos”, declara.

Nessa ação do Cidadão Bebê, a LBV, contou com a mobilização da advogada Rejane Galdino, que reuniu um grupo de amigos e arrecadaram os itens que compõem os enxovais. O Mesa Brasil, também apoia a iniciativa, contribuindo na doação de fraldas descartáveis.

"É difícil resumir em palavras, mas a sensação que tenho, é que fazer o bem, é muito bom e saber que de forma muito singela, contribuímos com a felicidade dessas mamães na construção de um mundo melhor para essas crianças, que estão chegando em um momento de pandemia. Feliz em poder colaborar com uma causa tão nobre. Me sinto agradecida a Deus por ser madrinha do grupo", declarou a advogada Rejane Galdino.

A engenheira Elisângela Lemos, amiga da advogada Rejane, se juntou a mobilização solidária e esteve presente na entrega dos enxovais. “Agradeço a Deus, por ter conhecido uma família tão séria e linda que é a LBV. A vida não ė só ganhar, faturar, guardar, até por que dela nada levamos. A vida se torna mais leve e feliz quando ajudamos ao próximo, sem nada em troca, quando arrancamos sorriso no rosto de alguém, e principalmente, quando fazemos o bem sem olhar a quem. Deixo esse relato, para que mais pessoas possam ajudar da melhor forma que puderem", afirma.

A Solidariedade não pode parar! Ela é fundamental para que mais pessoas se previnam desse vírus e tenham condições de enfrentarem com força e saúde.

Acesselbv.org e faça a sua doação, é rápida e segura, para que mais famílias possam ser assistidas com a sua generosidade!

A Sede da LBV em Natal/RN, está localizada à Rua dos Caicós, 2148 – Bairro Dix-Sept Rosado. Informações pelo telefone (84) 3613-1655.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos: Cidadão-Bebê

No Cidadão-Bebê da LBV, é um serviço que atende gestantes e mulheres com filhos de até 3 anos de idade, das comunidades Dix-Sept Rosado, Nazaré, Bom Pastor, Planalto. Ao promover atividades reflexivas sobre temas como “desenvolvimento gestacional e infantil” e “autonomia da mulher”, ajuda as atendidas a fortalecer os laços maternos e, consequentemente, a superar os desafios sociais durante o processo gestacional e após o nascimento do bebê. A iniciativa garante, dessa forma, os direitos da mulher e do bebê.

Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo e educador social. Além disso, a LBV conta com o apoio voluntário de especialistas que realizam apresentações e promovem debates sobre temas diversos, como: saúde, alimentação e direitos da mulher.

Ao final do serviço, todas as mães recebem um enxoval completo para elas e para o bebê; e aquelas que não têm condição financeira estável recebem cestas de alimentos mensais, enquanto participam das atividades propostas pelo serviço.

Enviado por Arivaldo Oliveira

arivaldoo@gmail.com

Foto: Kauã Roger

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

terça-feira, 28 de julho de 2020

Dioceses divulgam orientações para reabertura das Igrejas católicas no RN

Nas três dioceses potiguares os templos só serão reabertos no mês de agosto

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, publicaram um decreto, nesta segunda-feira, 27 de julho, sobre a reabertura dos templos da Igreja Católica, no Rio Grande do Norte. Junto com o decreto, os bispos da Província Eclesiástica de Natal, também publicaram um conjunto de orientações para os padres e fiéis, acerca da volta às celebrações presenciais.

Calendário

De acordo com o documento, cada uma das dioceses do Estado é autônoma para definir as datas da reabertura. Na Arquidiocese de Natal, o calendário será o seguinte: 10 de agosto – abertura das igrejas somente para oração pessoal; 15 de agosto reinício das celebrações das Missas nas Igrejas Matrizes, igrejas dos municípios que não são sede de Paróquias e capelas de Institutos Religiosos, e 19 de setembro – início das atividades celebrativas nas capelas que compõem a Paróquia. As celebrações deverão contar com número reduzido de fiéis, conforme o decreto assinado pelos bispos.

- Confira aqui o decreto e as orientações.

Mais informações:

. Cacilda Medeiros – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 99968-6507

. Valéria Bulcão – assessoria de comunicação da Diocese de Mossoró – (84) 98600-3715

. Lucinete Araújo – assessoria de comunicação da Diocese de Caicó – (84) 99677-3453

Pascom Arquidiocese de Natal

Foto arquivo Internet/Cláudio Abdon

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Restaurante reabre nesta sexta com novo cardápio

Cascudo reabre na próxima sexta-feira com novo cardápio

Na próxima sexta-feira (24), o Cascudo Bistrô reabre seguindo todas as normas sanitárias, de higiene e segurança determinadas por decreto e as orientações dos órgãos competentes e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O local que está com a fachada renovada e novidades no cardápio, estará atendendo apenas 50% da sua capacidade, para manter o distanciamento adequado entre as mesas, garantindo assim mais tranquilidade para os clientes.

Entre as novidades está uma maior diversidade de pratos para compartilhar que servem de 2 a 3 pessoas e novas opções para crianças. Neste novo cardápio o Chef Daniel Cavalcanti se inspirou no mar, no sertão e nas influências estrangeiras para a nossa rica gastronomia.

As entradinhas (para começar) são empadas, mix de pastéis, casquinha de caranguejo, paçoca crocante, dadinhos de tapioca com geleia de pimenta, bolinhos de bacalhau, steak tartare tostado, camarão crocante, filezinho Dijon, fornalha de polvo, verrine caprese de camarão, vinagrete de camarão e ceviche de peixe.

Já as opções de pratos individuais (Para comer sozinho) destaque para o “Lá de Nós”,  uma homenagem ao Seridó, em que o cliente escolhe uma carne (filé mignon, filé mignon de sol, bife ancho de sol, picanha, carré de cordeiro  ou magret de pato), um molho (ervas, roti, dijon, 3 pimentas, queijos brasileiros, funghi e rapadura) e um acompanhamento (Arroz com brócolis, risoto de funghi, risoto de queijo, risoto baião de dois, linguine na manteiga ao limone, batata crocante, salada verde, musseline de macaxeira, couscous marroquino e legumes salteados), além de farofa e vinagrete.

O “Lá na Praia" (uma homenagem ao nosso litoral) são pratos individuais e as opções são Carbonara de camarão, Risoto Potiguar, Camarão Gratinado, Camarão Cascudo, Peixe Litoral, Peixe com Caranguejo e peixe cítrico. 

Já os pratos para compartilhar (que servem 2 pessoas), estão na categoria “Comida de Gringo" (influências estrangeiras) e são Macarronada (linguine com ragu a bolonhesa), Bacalhau Zé do Pipo, Pasta Pescatore, Paleta de cordeiro, Bacalhau ao forno e Polvo a lagareiro. Tem ainda os diretos do mar (que são acompanhados de pirão, farofa e arroz de coco queimado) e são as moquecas (peixe, peixe e camarão,  camarão ou frutos do mar) e o bobó de camarão.

As crianças (para os pitocos) também ganharam novas opções de pratos individuais, além do já tradicional filezinho kids, o peixe e o camarão kids, ambos acompanhados de arroz e batata crocante.

As sobremesas (para adoçar) fecham o cardápio com chave de ouro. As opções são pudim de rapadura, cartola crocante, dadinhos de tapioca com doce de leite, mousse de chocolate com cachaça e castanha e delícia do bosque (mousse de chocolate branco com calda de frutas vermelhas).

Cozinhando com o chef na quinta

Já na quinta-feira (23) haverá mais uma edição do “Cozinhando com o Chef Daniel Cavalcanti” que terá como tema “Salmão ao molho beurre blanc com cogumelos e legumes”. A oficina  gastronômica online, que tem o apoio da Kouzina será transmitida pelo canal do Cascudo no YouTube, as 19h30.

Para quem desejar preparar o prato em casa, enquanto acompanha a transmissão, o Cascudo preparou um Kit para três pessoas, com todos os ingredientes e receita por escrito no valor de R$ 130,00. Também tem a opção do kit individual no valor de R$ 70.

A entrega é gratuita para Tirol, Petrópolis, Areia Preta, Lagoa Nova e Barro Vermelho e o pedido pode ser feito pelo (84) 99828.7007 (Whatsapp) ou no site: www.cascudobistro.com.br.

Sobre o Cascudo

Cascudo foi inaugurado em 2010 e sempre teve em sua essência a valorização dos ingredientes locais, trazendo para a mesa o melhor da culinária norte rio-grandense. O nome foi escolhido em homenagem ao grande folclorista e historiador Luís da Câmara Cascudo, em virtude do seu trabalho em catalogar a história da gastronomia brasileira, tornando-se referência nacional.

Nessa nova fase, o Cascudo irá funcionar no mesmo horário do delivery, na quinta, das 18h as 22h, na sexta e sábado, das 11h as 15h e das 18h as 22h e aos domingos das 11h as 15h. [por assessoria de imprensa]

Foto relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Museu do Seridó inaugura exposição virtual “Devoções do Seridó” nesta terça

O Museu do Seridó (MDS), que faz parte da Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS), vai realizar uma exposição virtual durante a festa de Sant’Ana de Caicó. A Expovirtual Devoções do Seridó será inaugurada durante o Fórum da Festa de Sant’Ana, no  dia 28 de julho. O link da exposição será disponibilizado nas redes sociais do MDS (Instagram e Facebook) durante o evento, gratuito e online.

A realização da webexposição foi a maneira encontrada pela direção do Museu do Seridó em se fazer presente nas ações referentes aos festejos de Sant’Ana, a padroeira da região seridoense, que é considerada patrimônio cultural pelo IPHAN. A exposição busca uma fortalecer os vínculos entre a sociedade e os espaços de memória, via UFRN, que está presente na cidade através do MDS.

O Museu do Seridó se propôs montar a exposição Devoções do Seridó a partir do conjunto constituído por cinco peças de seu acervo de Arte Sacra, sendo duas imagens de Santana (Santana Mestra e Santana Guia), duas imagens de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Rosário e Imaculada Conceição) e uma imagem do Menino Jesus.

“Estamos muito contentes e entusiasmados com a possibilidade de, após muitos anos sem exposição do Museu, organizarmos esta ação dentro dos festejos mais importantes do estado. Esta é a primeira exposição virtual da história do Museu do Seridó e buscaremos realizar outras. Planejamos que Devoções do Seridó seja uma mostra dinâmica, que possa ir se atualizando e ganhando outras dimensões durante o ano de 2020”, destaca a diretora do MDS, Vanessa Spinosa.

O fio condutor da montagem foi a ideia de que, assim como em muitas famílias seridoenses, o culto ao catolicismo já se encontrava presente dentro da família divinal formada por Santana, Joaquim, Maria e Jesus, trazendo uma relação geracional, tal como a própria celebração evoca. “Devoções do Seridó é uma proposta para que se estreitem os laços entre a sociedade seridoense, sua cultura e história, e o Museu, tornando visível para todos a importância do espaço museal como um lugar de memória, porém vivo, pulsante, acessível”, ressalta a curadora geral da exposição, Maria da Conceição Guilherme.

Vanessa Spinosa destaca o empenho da equipe organizadora da exposição, que é constituída por profissionais do Ceres Caicó, Currais Novos, Departamento de História (CCHLA) e Museu Câmara Cascudo, e “têm contribuído muito para que, em conjunto com a equipe técnica do Museu do Seridó, tenhamos uma narrativa expográfica que conecte a comunidade e suas crenças ao Museu, e isso está sendo fundamental neste momento”.

O Fórum de Sant’Ana é promovido pela Referência Comunicação, em parceria com a Paróquia de Sant’Ana, Sebrae-RN, Diocese de Caicó e o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), por meio do Mestrado em História dos Sertões, do Museu do Seridó, do Departamento de História, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e do Departamento de Letras.

Outras informações sobre a exposição podem ser encontradas na rede social do Museu (Instagram) ou pelo e-mail museudoserido.ufrn@gmail.com.

Por Hellen Almeida/Agecom

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti: Minha visão sobre a polarização política; confira mais comentários

Jornalista potiguar publica seus comentários em vídeos no seu perfil do Facebook (https://pt-br.facebook.com/public/Paulo-Tarcisio), e no Instagram:https://www.instagram.com/paulotarcisiocavalcanti/ . Confira abaixo: “Minha visão sobre a polarização política”. Contato: 
tarcisiocavalcanti@bol.com.br
 

Foto: reprodução vídeo 

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

sábado, 25 de julho de 2020

Não fique parado: Universidade desenvolve novo produto para obesidade

Por Wilson Galvão – ASCOM- Agência de Inovação/UFRN

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu início ao processo de patenteamento de um novo produto farmacêutico, substância que se apresenta como uma nova alternativa para tratamentos antiobesidade, doença que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) teve um aumento de 67,8% no índice de obesos pelo mundo nos últimos treze anos, saindo de 11,8%, em 2006, para 19,8% em 2018. No Brasil, mais da metade da população encontra-se acima do peso, situação apontada atualmente como um dos agravantes nos casos de contágio por Coronavírus. Para além disso, a descoberta científica possui atividades farmacológicas importantes, como anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e antiaterosclerótica. Coordenador do grupo envolvido no pedido de patente, o professor Ádley Antonini Neves de Lima, todas estas atividades são ainda mais pronunciadas com a inclusão das ciclodextrinas.

“O dispositivo patenteado é um complexo de inclusão com ciclodextrinas naturais e derivadas, com a mistura binária de alfa, beta-amirenona, uma substância natural, obtida a partir do Breu Branco, planta encontrada na região Amazônica. Durante o desenvolvimento, conseguimos a melhoria de vários aspectos desta nova substância natural, como por exemplo, sua solubilidade em água, que é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos, e o aumento da sua atividade antiobesidade, inibindo a ação da enzima lipase e reduzindo o peso corporal em animais”, pontuou o docente do Departamento de Farmácia.

Ao lado dos cientistas Luana Carvalho de Oliveira, Valdir Florêncio da Veiga Junior e Emerson Silva Lima, Ádley depositou o pedido de patente denominado “Complexos do Triterpeno alfa, beta-amirenona com aumento da atividade antiobesidade”, em cotitularidade da UFRN com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). No documento que embasa o pedido, o grupo indica a utilização do novo sistema para aplicação junto a formulações para uso na terapêutica, cosmética ou para utilização em suplementos alimentares.

Vinculado ao grupo de pesquisa Inovação em fármacos e medicamentos (INOFARM) e ao  Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), onde Luana de Oliveira desenvolve seu mestrado, o produto nasceu sob a forma de pó, sendo testado em laboratório e obtendo uma inibição da enzima lipase em torno de 90%, índice superior às alternativas existente atualmente. “Este resultado aponta para um enorme potencial de redução de obesidade e de peso, onde a alfa, beta-amirenona já foi testada em camundongos e foi observada uma redução significativa no peso dos animais. Vamos testar agora nosso produto, comparando esta redução no peso dos animais com o objetivo de aumentar ainda mais esta ação antiobesidade, com redução mais significativa do peso corporal”, colocou o professor Ádley, que atualmente também coordena o INOVARM.

Embora saliente que a busca por novos fármacos é um processo complexo, ele fez questão de frisar ainda que, com o desenrolar do estudo, a intenção é colocar no mercado um novo medicamento que melhore a qualidade de vida das pessoas, principalmente as que têm sobrepeso e sofrem com algumas comorbidades associadas, como hipertensão e cardiopatias. Ele também acrescentou que o estudo conta com a participação do professor Euzébio Guimarães Barbosa, da UFRN, com estudos teóricos computacionais - in sílico -, além dos já citados docentes Emerson Silva Lima e Valdir Florêncio da Veiga Júnior, que contribuem na síntese e fornecimento da substância natural, bem como em ensaios biológicos e fitoquímicos.

A UFRN mantém atualmente um portfólio com mais de 250 pedidos de patentes, dos quais 22 já foram concedidos. Este último número, inclusive, garante à Universidade a liderança nas regiões Norte e Nordeste em termos de instituições de ensino. Dentro da Universidade, a Agência de Inovação (AGIR) é a unidade responsável pela avaliação dos requisitos de patenteabilidade, tais quais a novidade, capacidade inventiva, aplicação industrial e suficiência descritiva. Não obstante o período de pandemia, as demandas dentro da Agência de Inovação continuam sendo recebidas pela equipe através do e-mail patente@agir.ufrn.br. Embora pontue que é importante que os pesquisadores saibam reconhecer as características de um invento patenteável, Daniel Pontes frisou que a Agência de Inovação propicia esse suporte aos cientistas, bem como trabalha também na transferência dessa tecnologia, pois “a ideia é levar ao setor produtivo e à sociedade, o conhecimento que desenvolvemos na academia”.

Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação da UFRN

Foto Érico Xavier

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Forças de Segurança Pública intensificam fiscalização na orla de Natal

Na manhã de quinta-feira (23), as forças de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) intensificaram as ações do Pacto Pela Vida na orla marítima de Natal, atendendo à solicitação de apoio feita pelo município de Natal.

Iniciativa do Governo do Estado e pactuada com diversos municípios do Rio Grande do Norte, o Pacto Pela Vida segue realizando ações para o cumprimento dos decretos estaduais, visando o combate da pandemia do coronavírus.

“Há meses trabalhamos diariamente na fiscalização do cumprimento dos decretos estaduais. Agora, atendendo a uma solicitação do município de Natal, iremos apoiar as fiscalizações desses órgãos em toda orla marítima”, apontou o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo.

Ao todo, mais de 8.600 denúncias foram recebidas no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que iniciou o sistema de videomonitoramento de todas as praias urbanas da capital. A Polícia Civil confeccionou 38 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), dos quais a maioria foi relacionada com estabelecimentos que descumpriram os decretos (19) e festas que promoveram aglomerações (6). No caso das festas, em dois casos foram instaurados inquéritos policiais.

Já o PROCON/RN, que atua nas ações do Pacto Pela Vida, aplicou 550 multas, que variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Antes das penalidades cabíveis, o órgão primeiramente faz uma notificação e orientação. Porém, em caso de reincidência, as multas são aplicadas, podendo ainda haver a suspensão e interdição do estabelecimento.

Todos os decretos do Governo do Estado são baseados nas orientações do Comitê Científico do RN criado especialmente para lidar com a pandemia do coronavírus. Esse comitê se baseia no que existe de mais atualizado na Organização Mundial de Saúde (OMS). Quem quiser denunciar o descumprimento dessas medidas, basta ligar para o 190. Após a verificação das chamadas, as ocorrências são atendidas pelo efetivo da Polícia Militar. [por Assessoria Imprensa Sesed]

Foto: Pedro Santiago/SESED

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

quinta-feira, 23 de julho de 2020

GACC/RN lança coleção de máscaras temáticas

O Grupo de Apoio À Criança Com Câncer do RN  está unindo forças com seus parceiros e com empresas locais para minimizar o avanço da contaminação do COVID 19. A Instituição tem passado por uma reestruturação e está atenta às possibilidades e principalmente às necessidades impostas pela crise provocada pela pandemia,  pensando em alternativas que não apenas impactem em seus orçamentos, mas que também possam ajudar a conter a propagação do vírus.

Nessa perspectiva o GACC criou uma linha de máscaras com a temática de suas campanhas mais populares a dos “Heróis Honorários” e a campanha “Motivos para Fazer o Bem”, com modelos que simbolicamente provocam uma reflexão sobre esse momento. A força dos super-heróis, através de seus personagens e seus poderes é reforçada nas estampas das máscaras, e as palavras de otimismo da campanha Motivos Para Fazer O Bem trazem uma motivação a mais para seguirmos em frente neste tempo difícil. 

Tudo começou com uma parceria com a empresa Auto Sul Automóveis, que resolveu doar itens de proteção individual com o símbolo da marca aos seus clientes, e em vez de serem simples máscaras, foi montada uma estratégia para gerar novas fontes de recursos para ajudar ao GACC RN. Foram criados diversos modelos de máscaras com as palavras AMOR, GRATIDÃO, ESPERANÇA e ALEGRIA que serão vendidas com toda renda revertida para a Instituição. Outras empresas que tiverem interesse em fazer uma parceria com a Instituição também podem entrar em contato para ter a sua logomarca estampada no produto, podendo assim cuidar de seus funcionários e clientes e ainda ajudar o GACC nos seus projetos.

E aproveitando a proximidade do Dia dos Pais, o GACC também elaborou combos especiais com o tema "Meu Super Pai é Um Herói" compostos por caneca, máscara e camiseta da campanha heróis honorários. Estas máscaras estão sendo elaboradas, em parceria com a empresa AK camisetas, com tecidos especiais usando íon de prata, formando um verdadeiro escudo de proteção contra o vírus, aliando conforto, estilo e segurança.

Cumprindo todas as determinações de segurança, especialmente neste tempo de pandemia, todos os produtos serão vendidos através do sistema pague e pegue. O cliente pode entrar em contato pelo WhatsApp (84) 99161-3601, fazer o seu pedido, realizar o pagamento por cartão de crédito ou transferência bancária e retirar o pedido na sede da Instituição. A entrega será feita diretamente no veículo do cliente, por um funcionário seguindo todas as condutas e protocolos de higienização.

SERVIÇO

GACC/RN Lança Coleção de Máscaras Temáticas

Pedidos: WhatsApp (84) 99161-3601

Entregas: Sede da Instituição - Rua Floriano Peixoto 383, Cidade Alta (atrás da Catedral).

Mais informações: 4008 -6800/ 99136-4195

imprensa@gaccrn.org.br/institucional@gaccrn.org.br

Luciana Oliveira

Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

UFRN busca patenteamento de novo produto farmacêutico para combate ao Aedes aegypti

Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu uma nova tecnologia para o combate ao Aedes aegypti. Em fase de testes, o produto farmacêutico é uma formulação que contém uma substância sintetizada com base em um produto natural presente no óleo de canela e que pode ser utilizada em diferentes formas, líquida ou sólida.

Um dos inventores envolvidos, o professor Leandro De Santis Ferreira pontuou que o produto tem facilidades relativas à possibilidade de aplicação do produto diretamente no mosquito na forma de spray, ou mesmo ser utilizado nos carros “fumacê”, como também para eliminar larvas em ralos e pratos de plantas sendo que a forma sólida tem vantagem no transporte, armazenamento e maior prazo de validade.

“O produto possui tanto atividade larvicida, contra as larvas do mosquito, durante a etapa do seu desenvolvimento, bem como atividade inseticida, contra o mosquito na fase adulta. Assim, conseguimos desenvolver formulações com diferentes formas, líquidas e sólidas, que permitem uma aplicação mais eficaz de uma substância derivada de um produto natural, que possui atividade em diferentes estágios de desenvolvimento do vetor de diversas doenças graves. Além disso, o desenvolvimento das formulações pode prolongar a ação da substância. A substância possui atividade em larvas e no próprio mosquito adulto, em um cenário em que as substâncias comumente utilizadas ou apresentam toxicidade para o meio-ambiente ou já selecionaram os mosquitos resistentes e não são mais tão eficazes”, explicou Leandro De Santis.

O Aedes aegypti é vetor de diversas doenças endêmicas do nosso país como Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, até o final de maio deste ano, já foram notificados no Brasil quase 800 mil casos de dengue, 35 mil de Chikungunya e mais de três mil notificações de Zika. “A forma mais eficaz de combater estas doenças é controlar o mosquito responsável pela transmissão de todas estas doenças, uma vez que o processo para o desenvolvimento de medicamentos eficazes e vacinas é demorado e caro”, afirmou Addison Ribeiro de Almeida, servidor técnico-administrativo da UFRN que também integra o grupo de cientistas.

Além dos dois, completam a equipe envolvida, Waldenice de Alencar Morais Lima, Cícero Flávio Soares Aragão, Wilken Cesar Galdencio da Silva, Damião Pergentino de Sousa, Lorena Carneiro Albernaz e Laila Salmen Espindola. O estudo é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PpgCF) da UFRN e rendeu um depósito de pedido de patente, denominado “Formulações líquidas e sólidas contendo cinamato de pentila, processo de obtenção e uso das mesmas para o controle de insetos hematófagos”, com co-titularidade dividida entre a UFRN, a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Brasília.

“É relevante destacar que o patenteamento foi importante para a formação de recursos humanos na área de farmácia, contribuindo com a formação acadêmica de um servidor da UFRN, o qual concluiu mestrado defendendo dissertação de mestrado em 2020, com a formação de um aluno de graduação que realizou iniciação científica e defendeu trabalho de conclusão de curso de farmácia, além da formação científica de outros dois alunos do curso de graduação de farmácia que realizam iniciação científica neste projeto”, relatou Leandro De Santis.

Para a também professora do Departamento de Farmácia da UFRN, Waldenice de Alencar Morais Lima, esse processo de patenteamento apresenta relevância acadêmica por permitir a proteção da tecnologia desenvolvida no projeto, bem como a possibilidade de retorno à Universidade e sociedade por todo o suporte e investimento fornecido. Por sua vez, o também docente Cícero Flávio Soares Aragão acrescentou que “o patenteamento e a posterior publicação dos resultados em artigo científico de alto impacto, além de participação em eventos e em outros meios de divulgação, podem despertar o interesse de empresas para continuidade de estudos visando a futura comercialização do produto”. As próximas fases de desenvolvimento do produto objeto do pedido de patente são estudos em um processo de produção em maior escala, ou seja, que garanta a atividade da substância e ausência de toxicidade quando produzido e utilizado em quantidades maiores o que é necessário quando se pensa em produção para a comercialização do produto.

Por Wilson Galvão da ASCOM/Agência de Inovação/UFRN

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN


segunda-feira, 20 de julho de 2020

Curta Caicó abre inscrições para oficinas de cinema em ambiente digital

Inscrições abertas para as oficinas formativas do Curta Caicó com temas relacionados à sétima arte. Previstas para acontecerem no mesmo período em que ocorre o festival, entre os dias 8 e 16 de agosto, as oficinas são gratuitas e terão vagas limitadas. As inscrições estão disponíveis no link https://www.curtacaico.com.br/oficinas/

As oficinas serão realizadas em ambiente online e acontecem graças ao apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae do Rio Grande do Norte. O Festival realizará as seguintes oficinas: Cinema Instantâneo em Casa (Nivaldo Rodrigues), Produção de Documentários (Dênia Cruz), Modelagem de Projetos Culturais (Nathália Santana) e Elaboração de Roteiros Criativos (Kennel Rógis).

O 3º Festival de Cinema Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação. O evento conta com apoio do Sebrae, Sesc, Eletrocenter, Rende Gás, Slup Inplarn, Replac e Morada da Paz, além dos seguintes apoios culturais: Místika, Elo Company, Centro Técnico Audiovisual, ACCIRN, Cardume, UFRN e IFRN.

Para mais informações

Site: www.curtacaico.com.br

Redes Sociais: @curtacaico

Por Assessoria de Imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template