acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


quinta-feira, 31 de março de 2016

Ministério da Saúde lança série educativa “Crianças contra Zika”

Seis videoclipes de animação alertam, de forma lúdica, crianças e adultos sobre atitudes de combate ao Aedes aegypti, com participação de nomes como Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes

banner/divulgação-ms
A educação e a música são importantes aliadas no desafio de mobilizar a população para o combate ao Aedes aegypti e aos vírus Zika, da dengue e da chikungunya. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lança nesta quarta-feira (30/3) o projeto “Crianças contra Zika”, usando a música para ampliar os conhecimentos sobre as doenças e formas de prevenção. A ação faz parte do eixo Mobilização e Combate ao Mosquito do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia.

Confira o videoclipe “O Odioso do Egito”, de Zeca Baleiro

Web Rádio Saúde: Videoclipes educam e alertam de forma lúdica

O projeto “Crianças contra Zika” é formado por uma série de seis videoclipes, com diferentes técnicas de animação e canções elaboradas por músicos brasileiros, que abordam o vírus Zika e o combate ao Aedes aegypti, a fim de incentivar crianças e adultos a adotar atitudes contra o mosquito. O material será veiculado semanalmente pelo SBT, como parte da programação infantil, por meio da plataforma SBT do Bem. O canal também irá exibir minidocumentários, contando o processo de criação de cada compositor.

A série será disponibilizada, ainda, nas redes sociais, e as seis canções serão lançadas e distribuídas, posteriormente, em mais de cem serviços de transmissão de música e lojas virtuais, como iTunes, Google Play, Spotify, Deezer e Apple Music.

Os artistas convidados André Abujamra, Zeca Baleiro, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e Palavra Cantada compuseram e interpretaram as canções, sob a curadoria musical de André Abujamra. Também participa do projeto a cineasta Baboo Matsusaki, que assina a abertura e o encerramento do filme “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016, como melhor longa de animação.

O diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Walter Vasconcelos, explica que o projeto é importante para a mobilização da sociedade contra o Aedes aegypti, a partir da conscientização das crianças. [Portal Saúde > Saiba mais]

Filme Bikes x Cars: política, ação e mobilidade urbana nesta quinta no TCP

Cartaz/divulgação
A Ong Baoba convida para assistir ao filme Bikes x Cars: política, ação e mobilidade urbana nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, no Teatro de Cultura Popular, em Natal.

Filme Bikes x Cars: política, ação e mobilidade urbana
Data: 31.03.16 (quinta-feira)
Local: Teatro de Cultura Popular - anexo da Fundação José Augusto
Rua Jundiaí - 641 - Tirol - Natal – RN
Horário: 19h
Entrada: R$ 5,00

Sinopse:

Declaração de serviços médicos ao Fisco deve ser apresentada até quinta (31)

As clínicas médicas de qualquer especialidade, operadoras de planos privados, e prestadores de serviços médicos e de saúde, entre eles psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e dentistas tem até esta quinta-feira (31) para prestar contas ao fisco das informações relativas aos serviços prestados, entregando a Declaração de Serviços Médicos (Dmed). Os profissionais liberais equiparados à pessoa jurídica também deverão apresentar a Dmed.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Associação de Policiais e Bombeiros Militares do RN realizam Assembleia Geral nesta quinta

As associações representativas dos policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte realizam nesta quinta-feira, 31 de março, às 14 horas, uma Assembleia Geral unificada, no Clube Tiradentes. Para os líderes das associações, a participação de toda a tropa é fundamental para o andamento das deliberações, com foco para reestruturação das legislações das carreiras. “Os regimentos suprimem nossos direitos enquanto pessoa humana, ferem a Constituição e seguem a contramão do Estado Democrático de Direito”.


Os pagamentos dos promovidos em 2012, 2013 e 2014, além das promoções de janeiro deste ano e a previdência dos militares estaduais também serão discutidas pela categoria na Assembleia.  Segundo o Sargento Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte – ASSPMBMRN, a presença da categoria é fundamental, principalmente diante dos assuntos que serão discutidos. [com assessoria de imprensa]

Missa no Mosteiro será transmitida diariamente pela Rádio Rural de Caicó

Rádio Rural AM de Caicó terá missa diária na sua programação

Foto pesquisa google/divulgação
Nesta sexta-feira, dia 
 de abril, tem estreia na programação da Rádio Rural AM de Caicó, diariamente, a partir das 7 horas da manhã, a transmissão, ao vivo, da celebração da santa missa direto do Mosteiro das Clarissas. 

A cada dia, um padre do clero diocesano conduzirá a celebração. O bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, celebrará a primeira missa nesse novo horário a partir desta sexta. [com jornalismo radio rural]


Ciclo de palestras aborda acidentes de trabalho graves

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual (CEREST- Estadual) está retomando seu ciclo de palestras com temas relacionados à saúde do trabalhador. Nesta quarta-feira, 30, o Programa de Educação Continuada em Saúde do Trabalhador – PECST realizará o Módulo I deste ano, às 14h, no auditório do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel com entrada franca. O palestrante será Ariluce Fernandes, médica do trabalho do CEREST Estadual, que abordará o tema “Acidente de Trabalho Grave”.

O objetivo é sensibilizar e orientar a sociedade civil, sindicatos, trabalhadores, profissionais de saúde envolvidos na assistência de agravos relacionados ao trabalho, órgãos de assistência previdenciária e trabalhista, juristas e universidades.

O evento terá a participação do Ministério Público do Trabalho que discutirá a importância dessas notificações, bem como a implementação de ações a partir dessas informações, com o objetivo de melhorar as condições de saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

As inscrições para o evento estão esgotadas e mais informações através do e-mail: pecst.cerest.rn@gmail.com. Novas vagas somente em caso de desistência condicionado à capacidade do auditório no momento do credenciamento do evento. [por assessoria de imprensa Sesap]

terça-feira, 29 de março de 2016

2ª Caminhada da Solidariedade neste domingo em Natal

Arquidiocese de Natal realizada 2ª Caminhada da Solidariedade

Foto cartaz/divulgação
No próximo domingo, 3 de abril, será o dia para exercitar a solidariedade. É que nesta data será realizada a 2ª edição da Caminhada da Solidariedade, promovida pela Arquidiocese de Natal. Neste ano, a atividade vai beneficiar algumas pastorais sociais, com ações realizadas em prol do idoso, criança, jovem e adulto, em vulnerabilidade social. Para participar, os interessados devem adquirir um kit, composto por camiseta e boné, ao preço de 20 reais. A venda está acontecendo na Catedral Metropolitana e também nas paróquias que integram o território da Arquidiocese.

Segundo o coordenador geral do evento, padre Edilson Nobre, a participação das pessoas é algo importante, tendo em vista a manutenção destas obras, o que possibilita ajudar aqueles que mais necessitam. “Convocamos todas as pessoas para participarem desta caminhada, que é um projeto tão significativo de nossa Igreja arquidiocesana. Queremos alavancar estas iniciativas e, por isso, é essencial a participação de todos nesta ação”, enfatizou.

Programação
As atividades terão início com uma celebração eucarística, às 7h, no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Em seguida, às 8h, terá início a caminhada, que passará por diversas ruas da capital, contando com animação de trio elétrico, com destino à Catedral Metropolitana, no bairro Tirol, onde haverá animação musical e encerramento da atividade.
Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de Natal
(84) 3615-2800
pascom@arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 28 de março de 2016

Expedição Fotográfica Aphoto de trem em Ceará Mirim

Cartaz/engenhodefotos@gmail.com
No próximo dia 02 de abril (sábado), a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) está organizando um Passeio Fotográfico pelo Centro Histórico de Ceará Mirim, tendo como guia o próprio Barão do Ceará Mirim que vai levar os participantes à fotografar a rica história de cada edifício colonial da cidade.

O Trem para Ceará Mirim sai às 06h30, Portanto, quem quiser participar terá que chegar antes. A passagem de trem custa menos de um Real. Depois do passeio fotográfico, que deverá ser de 2 horas e meia de caminhada, a dispersão será no Mercado Público, os participantes poderão aproveitar os sabores da gastronômica local.

Data | 02 de Abril
Hora da Saída | 06h30
Local | Estação Ferroviária da Ribeira
Não há cobranças de taxas. É só chegar e clicar.
Aphotistas com carteiras de sócio 2015 não pagarão a passagem do trem.
Mais Informações | [84] 3211-5436 / 9 8896-5436 (com WahtsApp)


Aplicativo Guardiões da Saúde mapeia saúde dos brasileiros

Ministério da Saúde lança aplicativo para brasileiros informarem seu estado de saúde

Os brasileiros já podem baixar para seus smartphones o aplicativo Guardiões da Saúde, no qual poderão informar, diariamente, seu estado de saúde. Na ferramenta, os usuários poderão apontar os sintomas, informações que possibilitarão o Ministério da Saúde, em conjunto com os governos municipais e estaduais, a mapear a ocorrência de sintomas similares relatados em determinadas localidades. O aplicativo visa permitir a detecção mais rápida da proliferação de doenças e a adoção das providências necessárias para informar e proteger a população.

Disponível para download gratuito nas lojas virtuais Play Store e Apple Store , além de ainda ser acessado pela web, o Guardiões da Saúde também possibilitará aos usuários o acompanhamento das orientações sobre os cuidados relativos às doenças mais comuns no Brasil, como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Ao informar, por exemplo, os sintomas que caracterizam o vírus zika, o usuário receberá uma mensagem com a indicação para buscar um serviço de saúde. Outra funcionalidade disponível é identificação, por meio do mecanismo de geolocalização, de serviços como UPAs e Farmácias mais próximas.

Olimpíadas
Fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a ONG norte-americana Skoll Global Threats Fund (SGTF), o Guardiães da Saúde terá uma nova versão, em maio deste ano, com um módulo temático relacionado às Olimpíadas. [Fonte: Agência Saúde/Ascom/MS]

Assista no vídeo matéria da TV Saúde sobre ações do Ministério para reforçar o atendimento durante os Jogos Olímpicos:


domingo, 27 de março de 2016

Domingo de Páscoa: O Senhor venceu o pecado e a morte

imagem portal a12/divulgação
O Senhor ressuscitou, verdadeiramente, e está presente no meio de nós. Vivemos um tempo de esperança, alegria e paz. [Portal A12 > ouça reflexão]

- Confira mais no Portal A12.

sábado, 26 de março de 2016

Vigília Pascal; O sentido da vida cristã

Imagem a12/divulgação
A Igreja celebra nas últimas horas deste Sábado Santo e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus.

Esta é uma celebração longa, em que são proclamadas mais passagens da Bíblia do que as três habitualmente lidas aos domingos, continuando com uma celebração batismal e a comunhão.
A celebração articula-se em quatro partes: a liturgia da luz ou “lucernário”; a liturgia da Palavra; a liturgia batismal; a liturgia eucarística. [Portal A12 > Ouça comentário sobre essa liturgia]


sexta-feira, 25 de março de 2016

Espetáculo da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas

Semana Santa: Carnaúba dos Dantas é destaque no turismo religioso

Foto por divulgação
A comemoração da ressurreição de Cristo na fé Católica começou no último domingo (20) e segue até a Páscoa (27). A tradicional encenação da Paixão de Cristo é o ponto alto da festa e, em alguns destinos, reúne dezenas de milhares de visitantes. O turismo religioso faz parte de um segmento considerado estratégico pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor no Brasil: o turismo cultural.

Paixão no Monte do Galo

O município de Carnaúba dos Dantas, na região Seridó, divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, realiza neste ano de 2016, a 42ª encenação consecutiva da Paixão de Cristo, na Praça de Nossa Senhora das Vitórias. O local atrai, anualmente, milhares de romeiros ao Monte do Galo, onde segundo a tradição, os primeiros colonizadores da região escutaram o cantar de um galo anunciando algo misterioso quando não havia nenhum outro habitante nas proximidades.

O espetáculo da Paixão de Cristo terá duas apresentações – a primeira nesta quinta-feira (24), às 21h, e a segunda, sexta-feira (25), às 18h. [com assessoria]

quinta-feira, 24 de março de 2016

Gratidão no reencontro natalício; Viva!

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  

Foto reproduzida do Facebook
Comemorar aniversário natalício é uma felicidade gratificante, dádiva divina! Pessoalmente, confesso, nunca foi pretensão de festejar a data. Embora, nos últimos anos, tivesse essa gratidão de ter passado a data especial junto a familiares que moram em Brasília, durante a minha temporada na Esplanada.  Foram momentos memoráveis!

Passados três anos, realizo outro momento especial e a gratidão do reencontro familiar. Foi nesta Quinta-feira Santa (24), na casa do primo Walbinson Tavares de Araújo (foto), ao comemorar seu aniversário. Somos da mesma data, e ainda a prima Bianca Tavares e o tio Toinho (Antônio Tavares), que não se encontra mais entre nós.

Sempre a alegria do reencontro e do convite para a mesa comemorativa, que guardo o carinho de todos, do tio Chico, Lúcia, sua mulher; dos outros primos, suas esposas e filhos. Neste ínterim, agora com sua noiva Carol, que me fez mais lisonjeado e por sentir a felicidade do lindo casal.

Momentos de gratidão, ainda mais conciliados de fé e esperança na semana santa da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e Ressureição Pascal coroada de vida nova, de amor e fé entre as pessoas deste mundo.

Viva!

©2016 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

24 de março é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

O dia 24 de março é marcado como Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente são notificados cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. A estimativa é de que um terço da população mundial esteja infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.

No Rio Grande do Norte, foram registrados, em 2015, 1187 casos de tuberculose, dos quais 884 foram casos novos, 56 foram por recidiva, 92 recidiva após abandono, 145 por transferência, 03 pós-óbito e os outros ainda não completaram o tempo mínimo de tratamento. Já em 2016 há 81 casos.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Crianças da Durval Paiva celebram a Páscoa nesta quinta (24)

banner/divulgação
A tradicional festa de páscoa das crianças da Casa Durval Paiva vai acontecer nesta quinta, 24/03, das 14h30min às 17h, na Rua Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho, em Natal. Será um momento de celebrar o amor, a vida, a fraternidade e de vivenciar a solidariedade, além de oportunizar uma ação terapeutizante aos pacientes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas, assistidos pela instituição.

A programação contará com uma gincana com diversas brincadeiras (pintura de tela, corrida de ovos, dança da cadeira e rabo do coelho). A animação ficará por conta do grupo de voluntários Doutores da Graça e do Mágico Tom Oliver. Haverá ainda pintura em rosto, lanches e doação de chocolates.

Durante a festa, haverá exposição das atividades realizadas pelas crianças na Sala de Apoio Pedagógico com o tema Páscoa.

Quem quiser colaborar com a festa pode entrar em contato com o setor de marketing pelo 4006-1600.

Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Casa Durval Paiva
(84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544
casadurvalpaiva.org.br
facebook/casadurvalpaiva - twitter/casadurvalpaiva instagram/casadurvalpaiva - youtube/casadurvalpaiva

Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!

sandracerqueira@hotmail.com

Saúde anuncia edital de R$ 20 milhões para pesquisas de combate ao Aedes

Acervo/divulgação
Ministério da Saúde anuncia edital de R$ 20 milhões para pesquisas. Também será realizada nova fase da pesquisa do mosquito com a bactéria Wolbachia. Ações fazem parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia. [Portal Saúde > Saiba mais]

terça-feira, 22 de março de 2016

Corpo de Bombeiros do RN comemora 14 anos de emancipação

Foto: imprensacbmrn/divulgação
O Corpo de Bombeiros Militar do RN comemorou, nesta terça-feira (22), quatorze anos de emancipação da Polícia Militar se tornando um órgão integrado ao Sistema de Segurança Pública do Estado como instituição independente. Uma solenidade, no auditório do TRE, em Natal, reunindo militares da Região Metropolitana e comandantes das unidades operacionais do interior, marcou a festividade.

Durante a cerimônia, o comandante geral da corporação, Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, aproveitou para homenagear as mulheres que compõem o CBMRN, em função deste mês ser comemorado o dia internacional da mulher (dia 8 de março) e, mais uma vez, destacou o espírito de solidariedade do Cabo Eunildes, que poderá ser o primeiro militar promovido por ato de bravura desde a emancipação do órgão em 2002.

No dia 25 de janeiro de 2011, o então soldado Eunildes Martins de Souza Júnior atuou no salvamento de quatro vítimas de afogamento na Praia do Forte, em Natal. Na ocasião, mesmo estando em seu momento de folga, o soldado Eunildes Martins deslocou-se de sua residência para auxiliar a guarnição de serviço no resgate.

O comandante geral também aproveitou para destacar as inúmeras promoções que beneficiaram os bombeiros desde 2015 e ressaltou o empenho do atual governador Robinson Faria em manter em dia os compromissos com a instituição. [Imprensa CBMRN]


Hemocentro realiza capacitação dos voluntários da Cruz Vermelha do RN

Foto: ascomsesap/divulgação
O Hemocentro do RN, através do Serviço Social, realizou na manhã de segunda-feira (21), no auditório da unidade em Natal, uma oficina sobre capacitação de doadores para os voluntários da Cruz Vermelha do RN. A iniciativa faz parte das ações do Serviço Social em capacitar os parceiros, tornando-os multiplicadores  para a cultura  da doação voluntária de sangue.

A parte prática da capacitação acontecerá na terça-feira (22) na UFRN, na quinta edição da Campanha Sangue Universitário (dias 22 e 23 de março), onde serão postos em práticos os conhecimentos técnicos e operacionais.

Os interessados devem procurar a Unidade Móvel de coleta de sangue que estará estacionada ao lado da Biblioteca Zila Mamede (UFRN). Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade devem estar acompanhado pelos pais); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Assessoria de Comunicação ASCOM
(84)- 3232-2618/3232-2630/98135-0598
ascomsesap@gmail.com

segunda-feira, 21 de março de 2016

8 de Março: Mulheres homenageadas em Caicó

Por Fernando Antonio Bezerra*

Inspirado ainda nas celebrações de março, alusivas à mulher, pesquisei sobre alguns temas relacionados ao gênero feminino no Caicó de todos nós. Lendo alguns resumos de monografias disponíveis no extraordinário acervo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma me despertou especial atenção: “A representação da mulher e as questões de gênero na toponímia urbana de Caicó”. Escrita em 2013 por Cláudia Medeiros de Araújo, a dissertação foi apresentada como requisito para a obtenção do grau de Mestre em História e demonstra, dentre outros, que as mulheres ocupam pouco espaço nas homenagens que nominam ruas e logradouros em Caicó.

Débito, portanto, existente e passível de quitação, mesmo que parcialmente. São inúmeros os relatos de grandeza, generosidade e cidadania que muitas mulheres, mesmo não ocupando cargos públicos, desempenharam em instituições educacionais, beneméritas ou religiosas em Caicó. Evidentemente que por muitos anos alguns direitos foram subtraídos indevidamente das mulheres e, por repressão ou retração, algumas não se apresentaram tanto quanto gostariam, mas, mesmo assim, muito fizeram, particularmente, em espaços que, sem elas, não seriam alicerces tão firmes de educação, moral e fé. A Câmara local, legitimada para tanto, poderia dedicar especial atenção ao assunto.

Lamentavelmente somente em 1966 se deu a primeira homenagem a mulher caicoense quando a Maternidade local (criada no ano de 1947) foi nominada Joaquina Dantas Gurgel, ou seja, Mãe Quininha, a mais conhecida parteira da história de Caicó e respeitável genitora de Monsenhor Walfredo Gurgel. Em 1972 outras duas homenagens foram feitas, iniciando uma nova etapa, outorgando ao futuro a preservação da memória de duas ilustres caicoenses: Generina Vale e Júlia Medeiros. A iniciativa foi do então Prefeito Francisco de Assis Medeiros que, conhecendo bem a história da cidade, alterou o nome da Rua São José para Generina Vale e a Rua 6 de Julho para Júlia Medeiros. Foram as duas primeiras ruas da cidade que homenagearam mulheres caicoenses.

Sobre Júlia Medeiros, muito já foi dito, inclusive, neste recanto de anotações. Certamente foi a caicoense de maior destaque do século passado. Educadora, política, oradora, enfim, pioneira em costumes e posturas que a destacaram como mulher à frente de seu tempo e ativa cidadã. Generina Vale, por sua vez, era filha de Belmira Benigna Vale e Manoel Gonçalves de Medeiros Vale. Caicoense da melhor tradição, filha da estimada família Vale, nasceu em 30 de outubro de 1897. Foi uma das expoentes das primeiras gerações do Grupo Escolar Senador Guerra. Notabilizou-se por ser a primeira mulher a dirigir uma instituição bancária no Rio Grande do Norte. O Banco Rural de Caicó que, de fato, era uma Cooperativa, por ela presidido, foi fundado em 5 de maio de 1929 por vários caicoenses tendo Celso Dantas como seu primeiro presidente. Depois de assumir outros cargos na estrutura da instituição, Generina Vale se tornou presidente do Banco por volta do ano de 1965.

Generina era irmã de Maria Vale, Olegário Gonçalves Vale Sobrinho e Rossini Vale. Não contraiu matrimônio e não deixou descendentes. Sobre sua irmã, Maria Vale, outra homenageada tempos depois na memória da cidade, todos os pesquisadores que tratam do assunto são unânimes, inclusive, a dissertação já destacada também indica: foi a modista do século em Caicó! A costura, pelo esmero e finas peças, tem em Dona Maria Vale um marco importante em sua história em Caicó, como estilista e formadora de aprendizes no ofício de modelar a beleza feminina. A propósito, Dona Maria Vale Monteiro (1895-1979) foi casada com Dr. Augusto Monteiro (1881-1918) que chegou a ser Deputado Federal pelo Rio Grande do Norte e ocupou cargos de alta direção no então Território do Acre. Infelizmente logo ficou viúva e precisou reconstruir sua vida trabalhando dignamente como modista e costureira em Caicó.

Outras tantas ao longo dos últimos 44 anos foram homenageadas com a inscrição de seus nomes em ruas, escolas e outros equipamentos públicos. A mulher caicoense, de fibra e de força, merece sempre a lembrança, como reconhecimento, do muito que fez e de tudo o mais que continua a fazer para que Caicó seja cidade de alegria, fé, trabalho e futuro.

*Fernando Antonio Bezerra é potiguar do Seridó – com post na página do Bar de Ferreirinha.

domingo, 20 de março de 2016

Memória: Padre Luiz Monte

Por Jurandyr Navarro

As individualidades animadas de propósitos generosos são tendentes a abraçar causas elevadas. O estudo da Ciência é uma das preocupações mais altas do espírito humano. No seu livro “Futuro da Ciência”, Ernesto Renan a considera uma Religião.E o estado de espírito religioso é um êxtase, uma contemplação, um entusiasmo recolhido, na exclamação de Amiel.

Encontrou este estado de espírito? rejubile-se!

Num instante de inspiração afirmou Agostinho Thierry: “Há no mundo algo mais do que as forças materiais, mais que a fortuna, mais que a própria saúde: é o devotamento à Ciência”.
Tal devotamento por estudo tão desafiador foi uma das belas causas abraçadas pelo Padre Luiz Monte. Dentre outras ocupações de caráter religioso e de homem de cultura, devotou tempo precioso da sua existência a investigação científica.

Não somente teórico esse seu empenho, foi ele, também, um homem da praxis. A sua curiosidade científica chegou ao ponto dele próprio montar um pequeno laboratório no Seminário de “São Pedro”, onde fez muitas experiências, inclusive, análise de minérios. Foi ele o detector da shelita na região do Seridó do nosso Estado. Adquiriu uma acuidade toda especial em detectar essas pedras, que o fazia, para algumas delas, somente atra­vés das suas propriedades organoléticas.

O seu saber abarcava outros conhecimentos científicos por ele divulgados nos livros que escreveu - "Fundamentos Biológicos da Castidade" (“Fisiologia da Castidade”), “Biolo­gia” e a obra sobre o Espiritismo, ainda inédita. Muitos escritos seus foram publicados pela imprensa.
A Psicologia e a Psicanálise foram investigação precursora entre nós, da sua inten­sa curiosidade científica.

A Teoria da Relatividade, do emérito sábio germânico, mereceu dele estudo exausti­vo, discordando em certos pontos.
O seu pioneirismo, entre nós, alcançou, também, a Biotipologia, a Sexologia, a Embriologia e a Endocrinologia.

Interessantes os seus trabalhos espelhados pelas páginas da nossa imprensa, tra­tando assuntos os mais diversos, hoje encontradiços na Antologia que recebeu o seu nome. Publicou textos sobre Astronomia, Antropologia, Endocrinologia, Fisiologia, Psiquia­tria, Biologia, Química, Física, Matemática, Botânica, Geologia, Paleontologia e outros.

Na década de 40, do século XX, recebeu o Padre Monte elogio do então conceituado médico psiquiatra Dr.João da Costa Machado, que dissera numa de suas alocuções, ouvi­da pela Professora Albertina Guilherme, nos termos: “- O padre Monte está em dia com a Ciência atual.
Lembra a opinião do escritor Manoel Onofre Júnior, segundo a qual “Padre Monte sabia tudo, ou quase tudo...”

O seu devotamento por causa tão nobre o fez um dos arquitetos do belo adificio da ciência experimental do Rio Grande do Norte.

Consagrou grande parte da sua existência, embora curta, pois viveu somente 39 (trinta e nove) anos, a este ramo cientifico, onde tão intensamente brilhou a sua inteligência privilegiada. Interessou-se, outrossim, por outros ângulos da Cultura.

Discorrendo sobre a história da Medicina! assim se expressou:
“A Medicina antes de ser iátrica, foi primeiramente heráltica. Foi ritual e mágica antes de ser ciência positiva e experimental. As escrituras cuneiforme e hieroglífica trouxeram até nós a origem sacerdotal da medicina”.

O Padre Luiz Monte foi o primeiro vulto eminente da Cultura do Rio Grande do Norte aclamado sábio. Os seus estudos transcendentes devassaram múltiplas ciências.
A sua extraordinária capacidade de assimilação fez com que acumulasse imenso cabedal de cultura com apenas 39 (trinta e nove) anos de vida, quando muitos outros não alcançaram esse limite mesmo vivendo a idade octagenária.

Por proposta do Acadêmico-fundador Vingt-un Rosado, o seu nome figura como Patrono de uma das cadeiras da Academia de Ciências do Rio Grande do Norte, tendo o seu irmão médico e emérito pesquisador de Biologia Marinha, Sebastião Monte, como o seu primeiro ocupante.
A respeito da sua obra “Fundamentos Biológicos da Castidade”, disse o seu biógrafo Cônego Jorge O'Grady, numa das páginas do livro “Verdade Vida”:

“Fundamentos Biológicos da Castidade” responde a Ribbing, médico e cientista sue­co que, à página 167 da sua obra "Higiene Sexual e suas consequências Morais", (pub. em Paris, F. Ancan, Ed, 1901) pergunta: "Será possível ao Clero examinar essa questão (fisio­logia da castidade) em toda sua extensão?". Ejulgando que "a instrução e a educação dos sacerdotes não comportam conhecimentos de fisiologia", reclama para a classe médica a exclusiva orientação da mocidade, nesse particular. Responde o Pe. Monte, ainda, a todos os detratores da castidade, pulverizando os velhos e arraigados preconceitos de que a continência atenta contra a natureza e é prejudicial ao corpo e à alma".

Do livro "Fundamentos Biológicos da Castidade", disse o Dr.Henrique Tanner de Abreu, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, seu Prefaciador:
"(...) A extensa e seleta bibliografia e as citações mostram bem a louvável preocupa­ção de senhorear o assunto apropriando-se das noções mais importantes e de interesse para a matéria a desenvolver. Nela figuram tratados de anatomia, histologia, fisiologia, endocrinologia, psiquiatria, psicopatologia sexual etc, além de muitas contribuições especializadas. Apercebido de todos esses abundantes recursos o talentoso autor soube criteriosamente aproveitá-los no esmiuçar, esclarecer e comprovar teses da maior rele­vância.

Depois de apresentar os fundamentos biológicos da castidade e de demonstrar a influência trófica e a possibilidade fisiológica da continência o escritor culto e ponderado dá notícia, em capítulos sucessivos, das mais recentes conquistas científicas e as aprecia no que entende com o papel da castidade em suas relações com a eugenia, a alienação mental e a delinquência. (...)
A propósito desse devotamento à Ciência, disse João Batista Dumas:

"Ah: se fosse possível que eu viesse a perder a avidez pelo saber e pela investigaçâo,a sede pela ciência que pomada se apagará, a vida não me ofereceria mais nenhuma consolação. Que deleites acompanham o exercício das faculdades intelectuais: Diz-se do saber o que se diz do poder: é o banquete dos deuses".

O Padre Luiz Monte foi Professor de Matemática e de Latim no Atheneu Norte-Rio-Grandense, no Colégio Marista e da Imaculada Conceição. Na docência do Seminário lecionou outras disciplinas.

Era um professor que falava em pátria, na família e da religião, argumentando o seu valor de grandeza moral e espiritual. O que muitos hoje têm vergonha e covardia de tratartemas tão importantes para a mocidade, sobre a educação e a cidadania. Dai, o surgimen­to dos chamados párias sociais: alienados da prática social saudável, formando para a vida uma juventude destituída de idealismo e sem orientação pautada na moral religiosa, atrativa do sublime e do belo.

As suas aulas transmitiam e refletiam reverberações de luz da moral católica. Ja­mais dissociou a ciência da religião. Os grandes sábios assim procediam. Cito apenas um deles: Einstein: “- Não posso concordar um cientista autêntico que não tenha uma fé pro­funda. A situação pode se resumir numa imagem: a ciência sem religião é manca”.

O imediatismo da vida atual, a velocidade do tempo, as ocupações supérfluas do modismo impedem que a inteligência se debruce, em escritos considerados eruditos. E assim os grandes nomes da nossa Ciência vão sendo esquecidos, dando lugar a outros de lavra mais superficial. Tudo bem, isso é o natural das coisas humanas.

Todavia, a memória dos grandes homens não deve ser relegada a segundo plano, porque eles foram os guieiros, os lideres do pensamento, e portanto, eternos.
Não se deixe que o comodismo urda contra memória tão sagrada a sinistra "conspi­ração do silêncio", de que falava Émile Faguet.

Inobstante a tudo isso, os grandes nomes, qual "coluna de fogo", continuarão a bri­lhar, intensamente, nas noites escuras do deserto do comodismo, da indiferença e da insensibilidade cultural.

Até o seu derradeiro dia, o Padre Luiz Monte permaneceu no seu trabalho intelectual à luz da Fé, chamada “senhora da verdade”. E os homens de fé na vanguarda sempre estiveram.

*Com post na página do Jornal Zona Sul.

sábado, 19 de março de 2016

Os festejos de São José em Angicos

Foto por assessoria/divulgação
A missa campal reuniu milhares de fieis neste sábado (19) e foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira e co-celebrada por padres e vigários convidados. No encerramento da celebração, Dom Jaime também falou dos problemas causados pela seca no interior do Nordeste e lembrou das ações de monsenhor Expedito em meado dos anos 90. “Foi a atitude do monsenhor que desencadeou a inclusão do Rio Grande do Norte em projetos nacionais e a criação de projetos próprios, como as adutoras”, lembrou.

Participando da celebração por quase três décadas e se dizendo fiel do santo, o senador Garibaldi Filho manteve a tradição e devoção a São José, no encerramento dos festejos religiosos, promovidos pela Paróquia de Angicos, na região Central do Rio Grande.

Iniciados os preparativos da Corrida Soldados do Fogo 2016

A comissão organizadora da Corrida Soldados do Fogo, realizada em Natal há 22 anos em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, esteve reunida na tarde de quarta-feira (16), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte para definir o cronograma de atividades a ser realizado até o dia 02 de julho, data definida para realização da prova.

Considerada uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte, o circuito de rua organizado pelos bombeiros potiguares é destaque em função da organização e segurança que oferece aos participantes, o que atrai corredores de todo o país.

“Neste ano a Corrida Soldados do Fogo será especial pois iremos realizá-la no dia 2 de julho, data do aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil. Tenho certeza que, juntamente com a população do nosso estado faremos uma grande e organizada festa!”, disse o Tenente Coronel Sócrates.

A 22ª Corrida Soldados do Fogo será homologada pela Federação Norte-rio-grandense de Atletismo – FNA, seguindo os padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt. A organização ficará sob a responsabilidade da empresa HC Sports. O Corpo de Bombeiros é o realizador do evento.

Inscrições em abril

UFRN realiza mesa-redonda intitulada “Utopias para a cidade” neste sábado

O departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas da UFRN realiza a mesa-redonda “Utopias para a cidade” com o intuito de discutir ideias e possibilidades para as cidades atuais lidarem com um novo modo de vida urbana ligada a sustentabilidade, qualidade de vida, democracia, participação política e tomada de decisões coletivas. Sendo aberto ao público, o evento irá ocorrer no dia 18 de março, a partir das 16h no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede.

Assessoria de Comunicação

CCHLA/UFRN /(84) 3342-2243

Associação de Policiais e Bombeiros Militares do RN convoca categoria para Assembleia Geral

As associações representativas dos policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte realizam no próximo dia 31 de março, às 14 horas, uma assembleia geral unificada, no Clube Tiradentes, em Natal. Em discussão, a reestruturação das legislações das carreiras e os pagamentos dos promovidos em 2012, 2013 e 2014, além das promoções de janeiro deste ano.  Os presidentes das entidades também colocam em pauta a previdência dos militares estaduais e o concurso para CFO.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Igreja anuncia horários da Semana Santa; Confira em Natal e outras paróquias

Foto de acervo pascom/divulgação
A partir deste dia 20, Domingo de Ramos, a Igreja Católica vive a Semana Santa. Em todas as paróquias, uma programação especial será desenvolvida nestes dias. Na Catedral Metropolitana de Natal, neste domingo, 20, há celebração eucarística em três horários: 7h, 11h e 19 horas.

Na quinta-feira, 24, às 8 horas, acontecerá a celebração da Missa do Crisma, também conhecida como ‘Missa dos Santos Óleos’. Será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, com a participação de todos os padres e diáconos da Arquidiocese. Nela, serão abençoados os óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos, que deverão usados, nas paróquias, no decorrer do ano.

Ainda, na quinta-feira, às 19 horas, será celebrada a missa da Ceia do Senhor. A celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira, 25, acontecerá às 15 horas. No sábado santo, haverá a Vigília Pascal, às 20 horas. No domingo da Ressurreição, haverá missa em três horários: 7h, 11h e 19 horas.


Assessoria de Comunicação
 da Arquidiocese de Natal
(84) 3615-2800
pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Missa de São José renuirá lideranças políticas e comunidade em Angicos

Uma agenda política e social pelo interior do Rio Grande do Norte, neste sábado (19), dia dedicado a São José, o padroeiro dos agricultores. De acordo com a assessoria do senador Garibaldi Filho, o primeiro compromisso do parlamentar potiguar será na missa dedicada ao santo, que acontece na paróquia de Angicos, às 9 horas deste sábado, reunindo outras lideranças da região e segmentos da comunidade.

Ainda segundo a assessoria, em seguida o senador segue para o município de Itajá, onde o ocorre filiações ao PMDB. 

Acusado de roubo em Caicó é preso com drogas e arma escopeta 12

A Polícia Militar prendeu um homem na noite desta quinta-feira (17) suspeito do roubo de uma residência na cidade de Caicó. Após o crime, a PM iniciou diligências e conseguiu identificar e localizar um dos suspeitos. Com ele foi encontrado, além dos pertences roubados da vítima, drogas e uma espingarda escopeta calibre 12, utilizada para o crime. Diante do flagrante, o acusado foi conduzido em flagrante à Delegacia de Polícia Civil da cidade e ficou à disposição da Justiça. [com assessoria de imprensa]

quinta-feira, 17 de março de 2016

Entrevista com terapeuta da Casa Durval Paiva destaca o uso do videogame no processo de reabilitação oncológica

Foto por assessoria/divulgação
O vídeo game antes utilizado apenas como um brinquedo, hoje já serve como instrumento terapêutico, inclusive, amenizando os efeitos do tratamento contra o câncer infantojuvenil que, normalmente, debilita crianças e adolescentes. Nesse contexto, a terapia ocupacional exerce um papel fundamental no acompanhamento dos pacientes e atua tanto na prevenção, quanto na recuperação de alterações provocadas pela doença.

Para falar sobre “O uso do videogame no processo de reabilitação oncológica” vamos conversar com Lady Kelly Farias da Silva - terapeuta ocupacional da Casa Durval Paiva.
          
1 – Como funciona o processo de reabilitação do paciente através do uso do videogame?
Lady Kelly - A realidade virtual assume um papel decisivo quando o tema é a reabilitação de pessoas, e a terapia ocupacional utiliza o videogame como recurso terapêutico. O Xbox, hoje, é o videogame mais utilizado no processo de reabilitação, permitindo que a pessoa realize movimentos com o corpo para executar as jogadas, simulando jogos de tênis, boliche, canoagem, entre outros, e são através destes jogos, que é possível atingir os objetivos traçados para cada paciente.

2 - Em que casos o videogame é indicado? Existe uma idade ideal para o uso desse recurso?
Lady Kelly - Na Casa Durval Paiva, por exemplo, onde atendemos crianças e adolescentes, o videogame é indicado diante de alguns quadros, como alterações motoras, respiratórias e posturais, sequelas musculares, ou neurológicas, motricidade fina, dores intensas, dentre outras, que prejudicam o desenvolvimento global e ocupacional do paciente. O recurso pode ser utilizado com pessoas de qualquer idade e nas diversas patologias.

3 - Quais benefícios podem ser adquiridos através desse método?
Lady Kelly - São vários benefícios observados com o uso do videogame, pois, o esforço para executar bem as jogadas provoca impactos positivos no organismo, como o fortalecimento da musculatura, maior facilidade para recuperar os movimentos, estímulo às atividades cerebrais e aumento da capacidade de concentração e de equilíbrio.

4 – Quanto tempo duram as sessões e como devem ser feitas?
Lady Kelly - As sessões duram em média de 30 a 40 minutos, que é o tempo de uma sessão normal. Deve-se levar em consideração o lugar para utilizar o recurso, pois, é interessante que seja em um local amplo, com supervisão do terapeuta, para evitar possíveis complicações que podem ocasionar lesões nas articulações, devido a movimentos inadequados.

5 – O videogame em casa pode ser usado como instrumento terapêutico?
Lady Kelly - Em casa, o videogame tem a função de recreação, de lazer, de passatempo, possui uma visão completamente lúdica, e não deve ser visto como terapia, que no caso já possui objetivo específico, sendo determinado de forma individual para cada paciente e de acordo com sua necessidade, como também, é fundamental o acompanhamento de um profissional habilitado para ser considerado uma terapia.

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Lady Kelly - O videogame é um recurso lúdico que também contribui para a adesão ao tratamento, uma vez que proporciona prazer, bem estar e lazer aos seus participantes. Nas orientações repassadas aos responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos na Casa Durval Paiva, lembramos a importância do desenvolvimento por meio de brincadeiras, e que com o videogame eles não só se desenvolvem, mas também são reabilitados a darem continuidade aos afazeres do seu cotidiano.

A CASA
A Casa Durval Paiva ampara crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e doenças hematológicas, juntamente com seus responsáveis, durante o tratamento em Natal, possui 1015 pacientes cadastrados, sendo que 538 crianças e adolescentes estão em tratamento, oriundas de 133 municípios do Estado, também do Piauí, Ceará, Sergipe e da Paraíba.

CONTATO: (084) 4006-1600. Endereço: Rua Clementino Câmara, 234 Barro Vermelho – Natal
Site: www.casadurvalpaiva.org.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação

Sandra Cerqueira
sandracerqueira@hotmail.com
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template