acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


quarta-feira, 31 de maio de 2023

Instituto Histórico participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

O evento “Café e História no IHGRN” será realizado no dia 3 de junho, às 8h, na sede do Instituto, em Natal

Em parceria com o Departamento de Administração Pública e Gestão Social e o Departamento de Ciência da Informação da UFRN. Promovido pelo Arquivo Nacional, o evento tem como referência o 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives - ICA), em 2007. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo SIGAA, no link:https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/9182520/.

PROGRAMAÇÃO:

8h15 - Abertura do evento

8h30 - Café e “papéis velhos” - Equipe do Arquivo do IHGRN

9h30 - No fio de bigode de Manoel - Manoel Bezerra

9h45 - Olavo de Medeiros Filho - José Maria Fernandes de Lima

10h - Arquivo Vivo - Gustavo Sobral e Saul Fernandes

11h - Abertura da exposição “Retalhos da história: documentos pessoais dos sócios do IHGRN” e fala sobre a importância dos Arquivos Pessoais - Patricia Ladeira Penna Macêdo

12h - Encerramento

A exposição “Retalhos da História” ficará disponível para visitação do dia 3 ao dia 9 de junho, das 8h às 12h, com entrada gratuita.

Serviço

Café e História no IHGRN

Local: IHGRN - Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN

Data: 3 de junho de 2023

Horário: 8h

Entrada gratuita/inscrições pelo SIGAA.

O Instituto - 121 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 121 anos em 2023. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Por Pedro Simões e Marcela Bulhões/

Comissão de Comunicação:comunicacao@ihgrn.org.br

Imagem/Hugo Braga de Oliveira

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza Concerto oficial dia 31 de maio

Homenagem às mães marca a abertura da temporada 2023 do projeto Movimento Sinfônico. Ingressos serão distribuídos na segunda-feira (29)

O projeto Movimento Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, realizará o seu concerto oficial da abertura da temporada 2023 na próxima quarta-feira (31/05), às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, com uma homenagem às mães. A entrada é gratuita.

Os vouchers serão distribuídos através da plataforma do Sympla. O link será aberto na segunda-feira (29/05) a partir das 9h e ficará ativo até esgotarem as 350 entradas. O voucher deverá ser trocado pelo ingresso na bilheteria do Teatro, das 18h às 19h, no dia 31. Após esse horário, os ingressos remanescentes serão distribuídos por ordem de chegada do público.

Com direção artística e regência de Linus Lerner (BRA/EUA), o concerto incluirá músicas da abertura da Opera Nabucco, de Giuseppe Verdi; as Quatro Estações Brasileiras, de Dimitri Cervo; Medidation “Thais”, de Jules Massenet; Carnaval dos Animais “O Cisne”, de Camille Saint-Saëns; e Romeo e Julieta (Abertura-Fantasia), de Piotr Ilyich Tchaikovsky. Parte do repertório foi escolhido como uma forma de homenagear as mães pelo seu dia.

A apresentação contará com solos de violino com Daniel Guedes e de violoncelo com Kalim Campos. Daniel Guedes vem atuando como solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Itália e América do Sul.  Kalim é chefe do  naipe dos violoncelos da OSRN, função que desempenhou também em várias orquestras no Brasil e nos Estados Unidos: Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, APU Symphony Orchestra (EUA), USC Symphony Orchestra (EUA) e USC Chamber Orchestra (EUA).

“Em maio, já começamos com tudo, com este concerto com obras especialmente pensadas para homenagear as mães e que contará com a participação de um solista brasileiro renomadíssimo que é Daniel Guedes. Ele vai tocar a obra as ‘Quatro Estações Brasileiras’, do compositor gaúcho Dimitri Cervo, que foi indicado ao Grammy. Esta obra é muito bonita e recentemente foi estreada, então nós vamos ter o prazer de representá-la aqui no Rio Grande do Norte”, afirma o maestro Linus Lerner.

Segundo a Governadora Fátima Bezerra, "a presença marcante do público em todas as apresentações, nos últimos anos, é a prova concreta de que o investimento que realizamos na cultura é extremamente válido e necessário. Espero que os profissionais músicos que fazem parte da OSRN continuem oferecendo o que há de melhor e acessível na música erudita para seu público".

O Diretor-Geral da Fundação José Augusto (FJA), Gilson Matias, também destacou a importância da Orquestra para o estado. “A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é muito mais do que uma mera atração. É um patrimônio cultural do povo do Rio Grande do Norte. Foram inúmeros e inesquecíveis concertos para milhares de potiguares ao longo destes 46 anos de existência. Agora iniciamos a temporada 2023 com a mesma certeza da qualidade instrumental desta orquestra histórica”.

“Se você ainda não presenciou uma apresentação como essa, espero que neste ano você possa ir, porque é o tipo de acontecimento que existe para ser sentido e, por mais que eu tente, não há palavras para expressar”, afirmou a Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte,  Mary Land Brito.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como o seu principal mantenedor, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto. A temporada 2023 é realizada em parceria com o projeto Movimento Sinfônico, através da iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Governo do Estado do RN/Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Dia: 31/05

Hora: 19h30

Local: Teatro Alberto Maranhão

Link para adquirir, gratuitamente, o voucher: (https://www.sympla.com.br/evento/concerto-de-abertura-da-temporada-2023/1987499).

Por Assessoria de Imprensa (84) 3234.3404

Foto: Lew Ferreira

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Festival Urbanocine realiza oficina em parceria com o Curta Caicó


O Festival Urbanocine inicia as suas atividade de 2023 com uma oficina de Produção de filmes com celular e uma oficina de produção de curtas com equipamentos de cinema, no município de Cruzeta, entre os dias 22 e 26 de maio.

A oficina, que será ministrada por Gustavo Guedes, um dos idealizadores e coordenadores do Festival Urbano Cine, acontecerá em parceria com o Curta Caicó, na integração dos projetos Selecionados pela Cosern/Neoenergia no seu programa de editais, transformando energia em cultura.

As aulas serão gratuitas e direcionadas para os alunos da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros (Cruzeta/RN), onde serão compartilhadas e praticadas linguagens cinematográficas, na teoria e na prática, além da prática com dispositivos móveis e outro equipamentos de gravação de som e imagens.

O resultado das oficinas poderá ser conferido posteriormente na programação do Festival Curta Caicó.Para ficar por dentro de todos as novidades do Urbanocine, siga @urbanocine no Instagram/.

Por LucianaOliveira/Assessora de Imprensa/

luciana@sollarcomunicacao.com.br

Imagens relacionadas à divulgação.

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Surpresa com prejuízos no Concurso Público da PMRN 2023

Por Sidney Caicó*

Realizado em abril de 2023 com previsão de início do curso para agosto - está suspenso por determinação judicial - Uma juíza acatou o que parece ter sido uma denúncia contra a banca organizadora IBFC, que deixou de elaborar a questão escrita ou redação. Por isso deixaram, “a priori”, os candidatos (as) de serem avaliados (as) tecnicamente (Como avaliar “tecnicamente” candidatos (as) ao cargo de “Policial Militar” antes do curso?).

Após resultados da prova objetiva, o dia 22 de maio estava marcado para as provas do Teste de Condicionamento Físico (TAF) e muitos candidatos (as) de outros estados e regiões do Nordeste já estavam embarcando ou hospedados (as) nos hotéis e pousadas em Natal. Também já haviam gastos com adiantamento de exames clínicos em cerca de mais de R$ 2.000,00.

O primeiro concurso público da PMRN com “ampla concorrência” para homens e mulheres está sendo considerado uma das vagas mais disputadas da história, pois exigiu as notas mais altas para classificação. Na prova objetiva com 80 questões exigiu 90% de acertos, logo a menor nota de classificação é relacionada com mais de 65 pontos. Entre estas estão os (as) mais de 300 autodeclarados (as) afrodescendentes que conseguiram suas classificações com notas bem acima do ponto de corte e que por isso passaram do grupo das cotas para ocupar vagas dentro do grupo da ampla concorrência. Proporcionalmente, somam cerca de 50% de mulheres classificadas juntamente com os (as) afrodescendentes.

A decisão judicial toma um caráter notório de obstáculo contra o resultado do concurso e discriminatório contra essas pessoas, que atingiram notas elevadas, atingindo assim os grupos que tanto lutam por direitos iguais e seus ingressos aos cargos de Funcionários Públicos.

O Curso de Formação de Praças da PMRN tem duas disciplinas: Português Instrumental I e II. Estas ferramentas são suficientes para fazer avaliações escritas. Desta forma os prejuízos são menores para os alunos e alunas, bem como para o cofre público.

Sendo assim, é possível compreender que alunos e alunas devem ser avaliados (as) dentro do próprio curso de formação quanto à natureza técnica da escrita gramatical e compreensão de textos durante os 8 meses de formação profissional. 

O concurso gera mais prejuízos morais e materiais se o Tribunal de Justiça do RN optar por obrigar a banca organizadora do certame a fazer novas provas com o critério em questão e com isso marcar nova data para realização de provas escritas ou redação. Feito assim acionará mais de 1000 processos; uma montanha de prejuízos contra o Estado do Rio Grande do Norte.      

*Autor do livro "O Tesouro de Sant'Ana"

sidneycaico2015@gmail.com

Imagem relacionada à divulgação/redes sociais

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Pós em Metodologias Ativas de Aprendizagem prorroga prazo de inscrição até junho

No formato EAD, curso é voltado a professores de todos os níveis de ensino e são oferecidas 110 vagas

O curso de Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), prorrogou, nesta terça-feira (16), as inscrições para ingresso em sua turma inaugural. Agora, os interessados têm até o dia 12 de junho para efetuar a inscrição.

A retificação do Edital nº 001/2023 também prevê o adiamento do processo seletivo, o qual deverá ser iniciado no dia 13 de junho e concluído em julho. As aulas, por sua vez, estão previstas para começarem no dia 5 de agosto.

Em formato de Educação a Distância (EAD), a pós-graduação é voltada a professores de todos os níveis de ensino e é fundamentada no modelo de Educação 4.0 – que incorpora a importância da participação ativa dos estudantes.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmica (Sigaa), onde o candidato deve buscar por “Metodologias Ativas” e solicitar a participação no processo seletivo da pós-graduação, além de anexar os documentos solicitados no edital.

Serão ofertadas 110 vagas, sendo 80 destinadas para a ampla concorrência e 10 para o atendimento de pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas.

Outras 10 são para pessoas com deficiência – transtorno do espectro autista e outras – e mais 10 são para capacitação interna de servidores da UFRN. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Especialização

Para a formulação da nova especialização (vídeo de apresentação aqui), os docentes do IMD lançaram mão tanto de conhecimentos e processos de Tecnologia da Informação (TI) como da experiência bem-sucedida do seu Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE).

A grade curricular da EMAA hoje é composta por 12 módulos com carga horária de 30h, dentre eles: Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Híbrida e Móvel, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Storytelling na Educação e Gamificação na Educação.

O curso dura 18 meses, com aulas síncronas e assíncronas, podendo ser feito por profissionais de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Mais informações sobre o funcionamento da pós-graduação podem ser acessadas no seu site ou no canal do Telegram.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

(84) 99229-6564 | 📧 ascom@imd.ufrn.br

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

Roteiro cultural em sua 2ª edição resgata a história dos 100 anos do Palacete do Centro Cultural do MS

Participantes também visitaram a exposição "Um palacete centenário", que ocupa as grades do prédio na capital carioca

Os dias 16 e 18 de maio foram dedicados à 2ª edição da caminhança especial de 100 anos do palacete do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE), conduzida pelo servidor e historiador Marcelo Alexandre do Nascimento, proporcionando aos trabalhadores do MS e outros interessados uma manhã cultural que resgatou a história do prédio do CCMS e refletiu sobre as alterações urbanas do entorno. 

“As caminhanças são um convite para se ver a cidade e o palacete do CCMS com outros olhos, enxergando por trás de suas construções e cenários a história e os detalhes que os formam”, observa Edileuza Jordana, chefe do CCMS.


Os passeios, que integraram a programação do CCMS para a 21ª Semana Nacional de Museus, terminaram com uma visita mediada à exposição autoral “Um palacete centenário”, que ocupa a fachada do prédio desde fevereiro. Encantando quem passa pelo palacete, localizado na Praça XV (Rio de Janeiro), as grades do CCMS se transformaram em museu a céu aberto, possibilitando aos pedestres conhecerem o projeto urbanístico do Rio de Janeiro no começo do século XX, as instituições que o prédio abrigou e a história do Centro Cultural.

“Só tenho a agradecer a todos que estiveram presentes em mais esses dois encontros cheios de conhecimento e cultura!”, comenta Marcelo Alexandre do Nascimento animado. 

Texto e fotos do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/MS)

 

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

terça-feira, 16 de maio de 2023

Dia do Brega Potiguar será oficializado no aniversário do cantor Carlos Alexandre

 Votação  realizada na terça-feira (23/05), por unanimidade, e Lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra no dia 1º de Junho, agora o Dia do Brega Potiguar [texto atualizado em 02/06/2023]

Aprovado na Assembleia Legislativa do RN, o Projeto de Lei que institui, no calendário oficial do Estado, a data que será comemorada, anualmente, em 1º de junho, o Dia do Brega Potiguar, data de nascimento do maior cantor do gênero no Rio Grande do Norte, Carlos Alexandre. De autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), o Projeto de Lei 445/2021 institui, esse calendário oficial no RN, como já acontece em Recife, Pernambuco.

Nascido Pedro Soares Bezerra, na cidade de Nova Cruz (RN), no dia 1º de junho de 1957, viveu toda a sua vida no bairro Cidade da Esperança, em Natal. Em 1977, foi rebatizado, artisticamente, como “Carlos Alexandre” pelo comunicador Carlos Alberto (depois político), que o levou para a gravadora RGE, na qual gravou um compacto simples com as canções "Arma de Vingança" e "Canção do Paralítico" que vendeu 100.000 cópias, seguindo-se o grande sucesso, "Feiticeira", com 250.000 cópias vendidas. O cantor morreu em 30 de janeiro de 1989 em um acidente de carro no interior potiguar, entre São José de Campestre e Tangará, quando voltava de um show em Pesqueira, no estado de Pernambuco. O velório ocorreu no ginásio de esportes de Cidade da Esperança e o enterro, que reuniu milhares de fãs, foi no Cemitério do Bom Pastor, no dia 31 de janeiro daquele ano.

A seguir, o Blog Assessorn.com transcreve texto, na integra, recebido do cantor e compositor Fernando Luiz:  

“Carlos Alexandre tornou-se um ídolo popular e teve uma trajetória que poucos artistas alcançaram: em 12 anos de carreira, gravou 14 discos: 2 compactos e 12 LP’s e ganhou Discos de Ouro em todos os discos  que lançou. Depois da sua morte, ainda foram lançados vários discos e até mesmo CD’s com músicas suas: em 1993 Carlos Alexandre Especial; em 1998 Carlos Alexandre 20 Super Sucessos Vol. 1 e Super Sucessos Vol. 2; em 2000 Carlos Alexandre Coleção Pérolas; em 2001 Carlos Alexandre – Grandes Sucessos. Em Pernambuco, no mês de maio de 2017, a chamada música “brega” transformou-se em Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. A lei começou a tramitar em 14 de fevereiro, data escolhida por ser o dia do nascimento de Reginaldo Rossi, um dos grandes expoentes da música “brega”.

O Rio Grande do Norte tem a tradição de revelar ao Brasil grandes intérpretes românticos: Trio Irakitan, Núbia Lafayette, Gilliard, Bartô Galeno, Carlos André, Carlos Alexandre (o maior entre todos) e, atualmente, Zezo. Durante décadas, nossos intérpretes do estilo chamado “Brega”, contribuíram muito para que o RN tivesse alguns nomes que colocaram nosso estado em evidencia na cena musical brasileira. Por alguma razão, ao contrário do que aconteceu com Reginaldo Rossi em Recife e com a banda Calypso no Pará – para citar só dois exemplos – nossos astros do brega, apesar de toda a contribuição que deram à Musica do nosso estado, não têm aqui o reconhecimento que merecem. E os cantores populares, considerados cantores de Brega, sempre foram discriminados. Eu fui um deles, e senti na pele o quanto dói ser descriminado como cantor popular. 

Aqui no nosso estado, em 2021 foi instituído o Dia Estadual do Forró no RN, que é comemorado anualmente no dia 13 de novembro, dia de nascimento do cantor e compositor potiguar Elino Julião. Carlos Alexandre é para a música brega o que Elino Julião é para o Forró, com um detalhe: o cantor de Feiticeira, consagrado em todo o Brasil, nunca deixou Natal, - embora tivesse tido várias oportunidades para isto – e fosse um dos artistas mais queridos do nosso país. A criação do Dia do Brega Potiguar a ser comemorado anualmente na data de aniversário de nascimento de Carlos Alexandre, - uma proposição do deputado Ubaldo Fernandes - irá resgatar definitivamente a memória do artista mais popular de nosso estado em todos os tempos, como também contribuirá para abrir o mercado pra inúmeros artistas do nosso estado que são descriminados simplesmente por que cantam um tipo de música simples, que fala ao coração, mas que é um estilo imortal, e que cada vez mais, apesar dos modismos, se fortalece e conquista mais espaço junto às novas gerações. 

Este projeto será, com certeza, um dos mais importantes marcos na história da música potiguar”. [FERNANDO LUIZ - Cantor, compositor e apresentador do programa Talento Potiguar].

Imagem reproduzida das redes sociais

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Pós em Metodologias Ativas de Aprendizagem segue com inscrições abertas até dia 15

Curso ofertado pelo IMD será no formato EAD e é voltado a professores de todos os níveis de ensino

As inscrições para a Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA), criada e ofertada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), ficarão abertas até a próxima segunda-feira, dia 15. Em formato de Educação a Distância (EAD), a pós-graduação é voltada a professores de todos os níveis de ensino e fundamentada no modelo de Educação 4.0 – que incorpora a importância da participação ativa dos estudantes.

Serão ofertadas 110 vagas, sendo 80 destinadas para a ampla concorrência, 10 para o atendimento de pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas, outras 10 para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou outras necessidades específicas, e mais 10 voltadas à capacitação interna de servidores efetivos do quadro da UFRN.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmica (Sigaa), onde o candidato deve buscar por “Metodologias Ativas” e solicitar a participação no processo seletivo da pós-graduação, além de anexar os documentos solicitados no Edital Nº 001/2023. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Especialização

Para a formulação da nova especialização (vídeo de apresentação aqui), o IMD uniu a sua vocação natural na área de Tecnologia da Informação (TI) com a experiência do seu bem-conceituado Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE).

O resultado foi uma grade curricular composta por 12 módulos, cada um com carga horária de 30h, como é o caso, por exemplo, de Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Híbrida e Móvel, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Storytelling na Educação e Gamificação na Educação. O curso dura 18 meses, com aulas síncronas e assíncronas, podendo ser feito por profissionais de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

A Especialização em Metodologia Ativas de Aprendizagem também vai oferecer uma ampla estrutura de apoio, que incluirá 10 docentes da UFRN, tutores e coordenações pedagógicas e de tutoria. A aula inaugural está prevista para o dia 8 de julho, com início das aulas em 10 de julho deste ano.

Mais informações sobre o funcionamento da pós-graduação podem ser acessadas no seu site ou no canal do Telegram.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

(84) 99229-6564 | 📧 ascom@imd.ufrn.br

Imagem relacionada à divulgação

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Livro "O divino amor que habita em mim me faz mais forte" tem lançamento dia 19 de maio

 Juliana Furtado lança o livro "O divino amor que habita em mim me faz mais forte"

A  aceleração do cotidiano, as infindáveis jornadas de trabalho, e a falta de espaço para expressarmos quem somos de fato, têm deixado as pessoas mais ansiosas e desconectadas do que realmente importa nas suas vidas.

Olhar para dentro e entrar em contato com o amor divino que nos habita, através dos poemas inspirados nas andanças e vivências da autora nos trazem de forma, por vezes suaves e por vezes forte, experiências, pensamentos e reflexões que a fizeram crescer, amadurecer, fazer as pazes com suas sombras e vivenciar o esplendor da vida com toda atenção e aprendizado que cada passo da nossa caminhada nos proporciona.

E é dessa experiência diária que nasce “O divino amor que habita em mim me faz mais forte”, livro de estreia da produtora, compositora e escritora Juliana Furtado.

A obra traz poemas, reflexões e meditações que têm como objetivo resgatar, por meio da arte e da busca pelo autoconhecimento, a sensação de amor e pertencimento que a conexão com os sentimentos sublimes nos trazem.

Inspirados na caminhada pessoal da autora através da arte, da cultura, das vivências diárias e do trabalho que desenvolve em seus projetos como o Festival Camomila, programa Momento Desacelere e a banda Camomila Chá, o livro vem como a realizacao de um sonho, pois Juliana sempre amou escrever, o contato com o divino, e o lado poetico da vida.

Para ilustrar o universo sublime e etéreo do livro, Juliana convidou a artista e sua amiga Ara Teles que registrou em imagem a manifestação do amor divino em suas várias faces.

A interpretação de Ara acompanha a leveza e, ao mesmo tempo, a intensidade de suas palavras, valorizando o texto e garantindo ao leitor e s p a ç o s. Esses espaços demonstram as pausas e os respiros que a autora propõe de maneira sublime.

“Nos mais diversos recortes da caminhada da Juliana, encontrei o abstrato sentimento do amar. Um encontro de idéias sobre o conceito energético do grande amor. Meu trabalho como artista visual foi inspirado nas formas como encontrei nas palavras dela a força maior que está dentro de nós.” Ara Teles, ilustradora do livro.

"Ao longo da minha caminhada fui vivenciando e refletindo sobre este espaço do sagrado que há muito tempo se encontra deturpado e castrador, onde alguns buscam o domínio baseado no medo e na culpa, ou criando uma ideia de que para vibrar algum tipo de entendimento da fé é preciso sermos perfeitos, o que não funciona pois somos demasiadamente humanos, e isto é lindo! Acabamos nos colocando em caixas para atender as expectativas sociais. Precisamos nos apropriar do sagrado e ver a beleza do grande amor que habita em nós. Este é um livro para sentir, deixar na cabeceira da cama e folhear sem pressa, ler e reler em diferentes momentos." Juliana Furtado, autora do livro.

"Sempre estamos nos questionando a respeito do nosso lugar no mundo, sobre o tanto de compreensão que precisamos alcançar para que a vida não pareça nonsense. Este é um livro de poemas e reflexões. Nele, não estão respostas diretas a estas perguntas, mas receitas de esperança em palavras que iluminam a importância de se caminhar com gratidão”. Cristiane Fianco - Trecho do prefácio do livro “O divino amor que habita em mim me faz mais forte”

O livro “O divino amor que habita em mim me faz mais forte” tem patrocínio da Prefeitura de Natal e da Arena das Dunas, através da Lei de Incentivo Djalma Maranhão, apoio do Podcast Momento Desacelere e Festival Camomila e realização da Guria Produtora.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O divino amor que habita em mim me faz mais forte”

Dia 19 de maio, a partir das 19h30

Espaço Dhyana - R. Graciliano Ramos, 2916 - Capim Macio

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template