acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Instituto abre seleção para mestrado profissional em Tecnologia da Informação

São ofertadas 14 vagas e inscrições seguem abertas até 26 de outubro


O Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para o ingresso em seu Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (MPTI). São ofertadas 14 vagas para o período letivo de 2020.2, que deve ser integralizado em 2021.

As inscrições para a seletiva permanecem abertas até o dia 26 de outubro e devem ser realizadas através do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), neste endereço eletrônico. É necessário preencher o Formulário de Inscrição e enviar os documentos solicitados no edital do processo, também disponível no SIGAA.

O valor fixado para taxa de inscrição é de R$ 180. Candidatos considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica – de acordo com o Decreto nº 6.593 – têm o direito de solicitar isenção no pagamento, por meio do Requerimento de Isenção, disponível neste link.

Vagas

Do total de vagas ofertadas, seis são voltadas à ampla concorrência, sete reservadas a funcionários ou sócios de instituições atuantes no setor – por intermédio de convênio específico a ser firmado com a Universidade – e uma destinada a servidores efetivos da UFRN.

Além disso, o mestrado atua por meio de três linhas de pesquisa: Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Infraestrutura de TI. A oferta das vagas em ampla concorrência obedecerá a disponibilidade de orientação do corpo docente, sendo duas vagas para cada linha.

Seleção

O processo de seleção será realizado por uma Comissão de Seleção, dividindo-se em três etapas: homologação das inscrições, análise do currículo e da proposta de trabalho e avaliação da apresentação da proposta.

A data prevista para divulgação da lista com as inscrições homologadas (primeira fase) é de 2 de novembro. Já na segunda etapa, serão convocados os candidatos cujas propostas de trabalho alcançarem uma boa classificação, sendo atribuídas notas de 0 a 10.

Os candidatos aprovados na segunda fase serão convocados para a apresentação da proposta de trabalho, que deve acontecer entre os dias 16 e 26 de novembro. Também nesta etapa serão atribuídas notas de 0 a 10 às apresentações, sendo desclassificados aqueles que obtiverem pontuação inferior a 6.

O resultado final do processo será divulgado no dia 2 de dezembro, publicado na área da candidato, no SIGAA. Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato através do e-mail ppgti@imd.ufrn.br.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

Contatos: (84) 99229-6564

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Universidade patenteia descoberta científica com elevadas propriedades tecnológicas

Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acaba de conseguir o patenteamento de uma nova descoberta científica. O registro de propriedade intelectual foi deferido no mês de agosto e trata-se de um inovador processo para síntese de resinas poliméricas. Esse novo procedimento permite a obtenção de substâncias, no caso nanocompósitos, com elevadas propriedades tecnológicas, tais quais o aumento do módulo de elasticidade, resistência ao desgaste, resistência a propagação de chamas, estabilidade térmica e dimensional, além da elevação da capacidade do material absorver energia antes de fraturar.

Um dos inventores envolvidos, o professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN, Carlos Alberto Paskocimas, destacou que, dentre as muitas aplicações potenciais para este material, estão as resinas dentárias, utilizadas, dentro da odontologia, em situações variadas, como confecção da base de próteses parciais e totais, próteses provisórias imediatas, coroas provisórias, dentes artificiais, reparo de próteses totais, acrilização de aparelhos ortodônticos, dentre outros. “O processo está suficientemente delineado para permitir a sua implementação em escala produtiva, o que não afasta a necessidade de um projeto de planta de produção industrial”, frisou.

Por sua vez, Carlos Roberto de Oliveira Souto, docente do Instituto de Química e também pesquisador envolvido, pontuou que os elevados atributos técnicos são alcançados em virtude da incorporação de nanopartículas inorgânicas logo no início do processo de síntese do composto. Dessa forma, acontece uma melhor dispersão, o que ocasiona uma melhor interação entre as substâncias. “Assim, efeitos prejudiciais vinculados à formação de aglomerados com baixas interações efetivas com a matriz polimérica são eliminados, proporcionando a obtenção de componentes, peças ou pré-formas, com elevadas propriedades físicas e químicas associadas à confiabilidade”, explicou Carlos Souto.

Os pesquisadores ressaltaram que essa inovação no processo de fabricação resolve um dos entrave encontrados nos processos convencionais de obtenção de nanocompósitos de matriz polimérica. Neles, há um grande problema de processamento, que é associado à elevada área superficial específica das nanopartículas, que tendem a formar os aglomerados. Terceiro cientista envolvido na concessão da patente, o docente José Daniel Diniz Melo assinalou que ao formar aglomerados “estes se comportam como cargas comuns e rebaixam as propriedades do produto final, em virtude das baixas interações”. Também reitor da UFRN, Daniel Diniz fez questão de frisar a importância do processo de patenteamento.

“A concessão de patente é uma das formas de validar a produção científica e tecnológica da academia em determinadas áreas do conhecimento, atestando que determinado produto ou processo pode ter aplicação prática em benefício da sociedade. Dessa forma, além de trazer segurança jurídica ao inventor ou a um grupo de inventores, a patente endossa o caráter inovador e o compromisso da universidade com o desenvolvimento socioeconômico”, considera.

Números da UFRN

Chegando agora a 23 cartas-patente concedidas, a UFRN é a universidade líder no Norte-Nordeste neste quesito, à frente de instituições com Índice Geral de Cursos similar ao seu, como Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Bahia.

Dentro da instituição, as orientações e explicações a respeito dos aspectos para patentear uma determinada invenção são dadas na Agência de Inovação (AGIR), unidade criada em 2007, inicialmente sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Dentre suas atribuições, a Agência de Inovação é responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e ambientes promotores de inovação na UFRN, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Wilson Galvão/Assessoria de Comunicação

da Agência de Inovação da

foto relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Hospital Tarcísio Maia realiza captação de órgãos

Em pleno mês do setembro verde, quando se evidencia a importância da doação de órgãos, mais uma captação de órgãos para transplante foi realizada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, nesta quinta-feira (24). Essa foi a vigésima quarta captação registrada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital e a segunda deste ano.

Os órgãos foram doados por um paciente, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que teve morte cerebral constatada por exames específicos, como informou Telma Ariana Belém, assistente social da CIHDOTT/HRTM, que acompanhou todo o processo.

Foram captados o fígado e as córneas, sendo o primeiro levado para um procedimento de transplante no hospital São Luiz, em Fortaleza - Ceará, e as córneas para um paciente de Natal.

A equipe da CIHDOTTI do Tarcísio Maia e servidores do hospital prestaram homenagem ao doador e seus familiares. A família foi aplaudida no chamado “Corredor de Honra”, pelo gesto de solidariedade e amor ao próximo.

Normas de segurança

A captação seguiu todas as normas de segurança exigidas nesse período de pandemia da Covid-19, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde (MS), como também pelo protocolo de morte encefálica e autorização da família, após entrevista realizada por membros da CIHDOTT.

Telma Belém informou, ainda, que a equipe da CIHDOTTI, apesar do contexto pandêmico vivenciado, continua atuante, e neste mês de setembro, no qual se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos – 27 de setembro -, vem chamando a atenção da comunidade para a importância da doação de órgãos, que pode salvar muitas vidas.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Saúde Pública

(84) 3232-2618/3232-2630

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Setembro Dourado: Diagnóstico precoce é imprescindível em meio à Pandemia

Mesmo em tempos de pandemia, cerca de 50 instituições envolvidas na luta contra o câncer infantojuvenil integrantes da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, seguem com ações virtuais, com a finalidade de aproximar a sociedade da luta contra o câncer infantojuvenil, alertando quanto aos sinais da doença e para a importância do diagnóstico precoce.

Fechando a campanha Setembro Dourado, será realizada na Assembleia Legislativa do RN uma audiência pública virtual da Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, proposta pelo deputado estadual Hermano Morais. A audiência vai acontecer no dia 29/09, às 16h e contará com a participação da Casa Durval Paiva, GACC/RN, Hospital Varela Santiago e representantes da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, que discutirão o tema: "Setembro Dourado: o impacto da campanha 2020 e as ações realizadas". Já no dia 30/03, às 17h, a Casa Durval Paiva promove, via Instagram, a Live: “Sinais de alerta do câncer infantojuvenil”, com a participação da Dra. Elione Albuquerque, oncologista pediatra da LIGA.

Rilder Campos – presidente da Casa Durval Paiva e da CONIACC destaca a importância da mobilização em prol da causa. “Devido ao momento que todos nós atravessamos com a pandemia da Covid 19, ressaltamos o valor da iniciativa, uma vez que a abordagem do diagnóstico e o tratamento do câncer não podem parar. Um dos objetivos desse ano para a campanha, dentro desse cenário, é estimular ainda mais as ações preventivas para que se tornem conhecidas ao maior número de pessoas. Precisamos fazer com que a sociedade se mobilize em torno do assunto, para que as nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”.

De acordo com publicação da Revista Científica Lancet Oncology em 18 maio de 2020, que entrevistou 453 especialistas de 20 países na América Latina, para avaliar o impacto da Pandemia no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Foram informados cancelamentos de consultas (89%), cirurgias oncológicas (45%), sessões de radioterapia (33%) e transplantes de medula-óssea (73%). 

Impacto esse que também pode ser constatado na demanda reprimida que tem chegado às Casas de Apoio. Na Casa Durval Paiva, por exemplo, só no mês de agosto chegaram 10 novos casos, número recorde/mês em 25 anos da instituição e até a penúltima semana deste mês já são 04 casos novos. 

Esta situação gera preocupação dos especialistas pelo comprometimento do diagnóstico precoce e das chances de cura tanto para os pacientes já em tratamento quanto de casos novos ainda não diagnosticados, o que exigirá tratamentos mais agressivos e em algumas situações não haverá muitas ferramentas à disposição dos especialistas para tratar o câncer.

A campanha Setembro Dourado segue até o final do mês, mas a luta contra o câncer infantojuvenil continua dentro de outras ações até o final do ano, entre elas, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil – DNCCI, em 23 de novembro.

Casa de Apoio à Criança com câncer Durval Paiva

Assessoria de Comunicação

Sandra Cerqueira

Assessora de Imprensa

84 99981-3474/ 99622-4544

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Festa dos Mártires do RN tem início com celebrações virtuais

Celebrações online de 24 de setembro a 3 de outubro e presencialmente no Santuário dos Mártires, de 2 a 12 de outubro, no bairro de Nazaré, em Natal

A festa em honra dos Santos Mártires, padroeiros do Rio Grande do Norte, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, será celebrada no período de 24 de setembro a 3 de outubro. Neste ano, pela primeira vez, os fiéis e devotos não poderão participar das celebrações, presencialmente, devido à pandemia. Os festejos serão online, transmitidos pelo canal da Livre TV, no Youtube (clique).

Diariamente, às 18 horas, haverá celebração de missa, presidida, a cada noite, por um padre da Arquidiocese. No dia 3 de outubro, data em que a Igreja celebra os Protomártires do Brasil, na parte da manhã, acontecerá um momento de espiritualidade para sacerdotes, encerrando, às 11 horas, com a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Festa no Santuário, em Nazaré, Natal

Já, no período de 2 a 12 de outubro, a Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal, celebra a festa dos padroeiros. Diariamente, às 18h, haverá recitação do terço de São Mateus Moreira, e, às 19h, novena.

No dia 3, dia dos padroeiros do Rio Grande do Norte, às 7h, haverá missa, presidida pelo pároco, Padre Fábio Pinheiro, e, às 19 horas, missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha. No dia 12, encerrando os festejos também serão celebradas duas missas: às 9h e às 17 horas, em ação de graças pelos 11 anos de instalação da Paróquia.

Participação presencial

Para participar presencialmente, os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Paróquia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Dentre as normas, é importante ressaltar que pessoas acima de 60 anos, portadores de comorbidades ou que estejam com sintomas da Covid-19 não podem ter acesso às celebrações.

Outras informações podem ser consultadas na secretaria da paróquia, pelos telefones (84) 3646-3189 e 98823-9293.

375 anos do morticínio

Em 2020 são recordados os 375 anos do martírio que ocorreu no Rio Grande do Norte, em duas datas: 16 de julho, no Engenho Cunhaú,

município de Canguaretama, e, no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

Canonização

Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, e foram canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, também na Praça de São Pedro.

Mais informações:

. Cacilda Medeiros – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 99968-6507

. Luiza Gualberto - assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 99936-3663

Pascom Arquidiocese de Natal

Fotos de arquivo retiradas da internet

 ©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Programa Nosso Som nas Escolas lança Gincana Virtual

Gincana abordará questões sobre o artista e a música potiguar

O Programa Nosso Som Nas Escolas, edição 2020, promovido pela Green Point Produções e parceiros, realizará pela primeira vez, uma gincana virtual que contará com a participação de vinte escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte.

O novo formato foi elaborado para preservar a segurança dos participantes envolvidos no projeto, em função da pandemia da Covid-19. Dessa forma, as ações acontecerão no ambiente virtual, regulado pelas novas ferramentas de informação e tecnologia digital.

Poderão participar da Gincana Virtual Nosso Som Nas Escolas estudantes do ensino fundamental ou do ensino médio que estejam devidamente matriculados na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte. A proposta inovadora da Green Point Produções de realizar uma gincana virtual possibilita também a ampliação do número de escolas participantes no projeto, que nas versões anteriores contava com dez instituições de ensino, e agora receberá vinte escolas.

A gincana discorrerá sobre temas ligados a música potiguar, temas acerca dos 28 artistas potiguares participantes do projeto neste ano, e sobre temas relacionados a música norte-riograndense de maneira geral. Os trabalhos e as atividades propostas pelos professores deverão ser realizados em torno das referidas temáticas.

Na primeira etapa do programa poderão se inscrever os alunos de todas as escolas previamente inscritas no Programa Nosso Som Nas Escolas e que se  registraram no projeto em março de 2020. Na segunda etapa as inscrições serão abertas aos alunos das demais escolas públicas.

Os professores poderão inscrever suas equipes com a composição de no mínimo dez estudantes e com o número máximo de vinte alunos, e cada escola poderá ter até três equipes.

As inscrições poderão ser feitas por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/qnvZRs2kfaapzpkr5 , entre os dias 21 e 25 de setembro, para primeira etapa da gincana, e entre o dia 28 de setembro e o dia 02 de outubro para a segunda etapa.

A abertura oficial da Gincana acontecerá no dia 7 de outubro, às 19h, por meio da plataforma Google Meet, com a programação voltada e direcionada exclusivamente para os professores das escolas que estejam envolvidos no projeto.

Durante o período da Gincana os alunos desenvolverão tarefas sobre os artistas potiguares sorteados para sua equipe e sob orientação prévia dos professores. Além dessas atividades, os alunos responderão perguntas que serão realizadas e transmitidas por meio de dez lives nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de outubro e 09, 10, 11, 12 e 13 de novembro, com a participação de artistas potiguares. A live de encerramento da gincana , com a divulgação do resultado final, acontecerá no dia 17 de novembro.

A premiação para os alunos que conseguirem alcançar o primeiro e o segundo lugar será um smartphone e um certificado de premiação e reconhecimento pela participação emitido pelo Programa Nosso Som Nas Escolas. O aluno que ficar em terceiro lugar será premiado com um tablet e com um certificado de premiação e reconhecimento emitido pelo Programa Nosso Som Nas Escolas.

Para o professor que alcançar o primeiro lugar a premiação será um smartphone e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pelo Programa Nosso Som Nas Escolas. Para o segundo e o terceiro lugar será entregue aos professores um e-book e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pelo Programa Nosso Som Nas Escolas. As escolas vencedoras também receberão  um certificado de premiação e reconhecimento emitido pelo Programa Nosso Som Nas Escolas.

O Programa Nosso Som Nas Escolas 2020 é uma realização da Green Point Produções e da DoisA Publicidade em parceria com a plataforma de Comunicação Pantim.com.br. O Programa conta com o patrocínio da COSERN, do Grupo Neoenergia e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, e tem o apoio cultural do Colégio CEI.

SERVIÇO:

Gincana Virtual Nosso Som Nas Escolas

Primeira etapa de inscrições: 21 a 25 de setembro

https://forms.gle/qnvZRs2kfaapzpkr5

Segunda etapa de inscrições: 28 de setembro a 02 de outubro

https://forms.gle/qnvZRs2kfaapzpkr5

Realização: Green Point Produções e Dois.a Publicidade, em parceria com a plataforma de comunicação Pantim.com.br

Patrocínio: COSERN, Grupo Neoenergia e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura

Apoio: Colégio CEI

Mais informações: @greenpointproducoes

https://www.facebook.com/greenpointproducoes

Transmissão das lives:

https://www.youtube.com/Greenpoint10

https://pantim.com.br/

Luciana Oliveira

Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagens relacionadas

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

sábado, 19 de setembro de 2020

Memória: O pioneirismo do cinema no bairro do Alecrim

Cinema no Alecrim

Por Anchieta Fernandes*

O bairro do Alecrim tem um pioneirismo que pouca gente conhece (ou se lembra): foi nele que pela primeira vez foi mostrado cinema falado em Natal. A 08 de abril de 1931, uma quarta-feira, o primeiro filme falado em Natal foi visto no Cine-Teatro São Pedro. A velha casa de espetáculos da Aven. 10, n° 674 (ou Presidente José Leite) era considerada na época o maior e mais confortável cinema do Rio Grande do Norte. Fora inaugurado na Noite de Natal de 1930 com o filme “Vivendo e Aprendendo”, da Fox. Tinha 700 poltronas. Era propriedade da Empresa Medeiros & Cia., de Lauro Medeiros.

O filme que mostrou, naquela sessão inaugural de cinema falado, aos natalenses – dentro de um novo contexto de objetivos que prosseguiria nos dias, meses e anos seguintes, tirando de vez a era do cinema mudo em nossa capital, e despertando a concorrência da Empresa Cavalcanti & Cia., proprietária dos cinemas Politeama e Royal, e que pela mesma época anunciava a próxima inauguração de filmes falados nos referidos cinemas – foi “General Crack”, da Warner Brothers, um musical colorido, apresentando legendas em português e o trabalho de intérprete de John Barrymore.

O sistema Vitafone, reproduzindo o som de uma orquestra de 60 professores, veio acabar em Natal com a era das orquestras ao vivo, tocando por trás da tela. E serviu para que o poeta Jaime Wanderley, em artigo publicado no jornal “A República” de 12 de abril de 1931 (“As Cintas Sonoras””) já defendesse filmes falados em português, que “agradarão melhor, mesmo porque, são para o gosto e senso estético e artístico de nossa sociedade.”

O que é inegável é que as sessões normais (7.30 da noite), as “soirées elegantes” (08 da noite) e as vesperais (05.30 da tarde) do Cine São Pedro, em filmes falados/musicados, vieram animar muito o setor de divertimentos do Alecrim. Anos e anos a velha casa de espetáculos foi ponto de encontro de gerações, e quando passou a exibir matinês, em sessões matutinas aos domingos, a criançada decidiu também formar em sua calçada o mercado sui-gêneris de troca, compra e venda de revistas de estórias em quadrinhos, precursor dos sebos natalenses.

Mas o São Pedro não foi o único cinema no bairro. Antes, a 07 de outubro de 1923, no Alecrim já fora inaugurado o Cine José Augusto. Anos depois, mais outro cinema alecrinense foi inaugurado: o Cinema São Luiz, que foi chamado “Palácio Encantado do Alecrim”, inaugurado no sábado, 26 de outubro de 1946, com o filme “Amar Foi Minha Ruína” (do diretor John M.Stahl). Depois de anos e anos divertindo e educando o povo, em meados dos anos 60 o seu proprietário, Senador Luiz de Barros, vendeu o prédio ao Banco do Brasil (ao preço de 500 cruzeiros), e o palácio encantado desencantou-se, encerrando suas atividades a 07 de março de 1974 (uma quinta-feira), com a apresentação do filme “A Morte em Minhas Mãos” (dublado em inglês com o título “The Chinese Boxer”), filme feito em Hong-Kong, produzido pela Companhia Show Brothers Company, dos irmãos Rumne e Run Run.

O Cine Alecrim, por sua vez, é do ano seguinte. Este cinema, de propriedade de Cristóvão Bezerra, e instalado à Praça Gentil Ferreira, com 400 plotronas, foi inaugurado no sábado, 13 de setembro de 1947, com o filme “Perseguidos”, onde se destacavam os astros Errol Flyn e Helmut Dantine. A sessão inaugural começando às 3.20 da tarde, com o público pagando Cr$ 2.40 pelo ingresso (mas com a possibilidade de algumas pessoas ganharem “valioso brinde”). Neste início do Cine Alecrim foram apresentados em seus salões, além de filmes, shows com cantores, mágicos e um deles com um recital de Zé Praxedes – o “poeta vaqueiro”.

Outros cinemas tradicionais se conta na história do bairro que Palmira Wanderley chamou poeticamente “bairro do samba, da folia/Das advinhações e da magia/...bairro da feira domingueira,/Numa algazarra louca.” Um cinema tradicional: o São Sebastião, existindo na Rua dos Paianazes. Outro: o Paroquial, ao lado da Igreja de São Pedro, inicialmente pertencendo à paróquia, como o próprio nome diz. Deste, derivou o Cinema Olde, que foi inaugurado no sábado, 17 de janeiro de 1970, inicialmente passando filmes de 16mm.

A 17 de outubro de 1991, à Avenida Coronel Estêvam, foi inaugurado o Cine Espacial, com o filme “Darkman – Vingança Sem Rosto”. O proprietário do Cine Espacial era o Sr. Erinaldo Bezerra da Silva, e o gerente Vinício Canindé Fernandes. Mas este cinema durou pouco tempo.

Esta, a história cinematográfica do bairro pioneiro em cinema falado para o espectador natalense. Uma história que falta ser completada: quando algum cineasta se interessar em documentar a paisagem humana e sócio-cultural das suas feiras, da vida no centro comercial, dos tipos humanos, dos variados tipos de habitações, das suas festas (profanas e religiosas), até mesmo da forma de agir dos seus marginais – em fim, da psicologia e filosofia de vida de um povo que mescla raças e simboliza estratos sociais dos mais simples.

*Anchieta Fernandes – Escritor, pesquisador especialista da arte cinematográfica / Publicação do Jornal Zona Sul.

Foto de arquivo reproduzida da Internet/bairro Alecrim

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Notas da Casa Durval Paiva

EDUCANDO À DISTÂNCIA

A Classe Hospitalar e Domiciliar da Casa Durval Paiva vem desempenhando, como medida emergencial de acompanhamento educacional remoto, um acolhimento com os alunos/pacientes, utilizando a rede social WhatsApp para manter um vínculo educacional e de suporte às atividades enviadas pelas escolas de origem. 

RETINOBLASTOMA

Nesta sexta, 18/09, é referendado o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Um tumor maligno raro originário das células da retina, que pode ocorrer no início da infância ou em lactentes e afetar um ou ambos os olhos. Os tratamentos incluem quimioterapia, radioterapia e terapia a laser.

LINFOMAS

Nesta semana foi lembrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, 15/09. O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático – parte do corpo responsável pela defesa do organismo contra doenças e infecções. Também pode surgir nos tecidos linfáticos, como os linfonodos, o fígado, o baço e a medula óssea. 

SETEMBRO DOURADO

O Hospital Guiomar Fernandes da cidade de Alexandria/RN abraçou o Setembro Dourado e realizou o lançamento da campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Faça você também como o Dr. Napoleão Veras e toda a sua equipe, abrace também essa causa e ajude a salvar vidas.

JOSÉ RODOLFO DE LIMA LUIZ

José Rodolfo de Lima Luiz tem 09 anos. Ele chegou na Casa Durval Paiva em 2014 com um diagnóstico de Linfangioma. Reside em Natal e prossegue em tratamento, recebendo todo o suporte da instituição.

Newsletter Boletim Semanal: https://bit.ly/2ZOnrC7

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva

Assessoria de Comunicação

Sandra Cerqueira

Assessora de Imprensa

84 99981-3474/ 99622-4544

Imagens relacionadas à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Empresa de combustíveis lança promoção que vai estampar paixão dos torcedores do Corinthians e premiar camisas do Timão

Promoção "110 anos de loucura" celebra aniversário do Timão e será realizada até 6 de novembro

Para celebrar os 110 anos do Corinthians, a ALE Combustíveis, patrocinadora oficial do clube, lançou, nesta semana, uma ação promocional para prestar homenagem ao Timão e ao “bando de loucos”. A companhia vai realizar, até o dia 6 de novembro, a promoção “110 anos de loucura”, que vai estampar a paixão pelo time no muro de 400m do CT Joaquim Grava e premiar torcedores, instantaneamente, com uma camisa oficial do time por dia. Serão 60 premiados no total.

Como se cadastrar

Para participar, os torcedores devem se cadastrar pelo hotsite www.110anosdeloucura.com.br e escolher cinco entre 10 alternativas de fatos históricos relacionados ao Timão. Depois disso, o participante já vai concorrer ao prêmio instantâneo.

Ao final da promoção, no dia 6 de novembro, os cinco fatos históricos mais votados pelos torcedores serão reproduzidos no muro do centro de treinamento do Corinthians, localizado no complexo do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. A homenagem da ALE e de todos os torcedores aos 110 anos do Timão será eternizada no CT do clube.

Para marcar o ano comemorativo, a ALE também está participando das lives que o Corinthians promove às terças-feiras, a partir das 19h10, durante todo o mês de setembro, com divulgação nas redes sociais oficiais do clube. Com o objetivo de reforçar as ações comemorativas, a companhia firmou uma parceria com o influenciador digital Sid, do perfil @naosalvo, que vai conversar com convidados em dois quadros patrocinados pela ALE nas lives do Timão: “Tudo menos futebol” e “Que história é essa, Fiel?”.

A ALE ampliou o patrocínio ao Corinthians nesta temporada e ganhou mais destaque na parte frontal das camisas oficiais da equipe de futebol masculino profissional do time. “Celebrar uma história de tantas conquistas, recheada de grandes emoções, é um orgulho para nós, como patrocinadores. A ação que estamos promovendo é uma forma de prestar homenagem ao Timão, um dos clubes mais tradicionais do nosso país, e para os torcedores, que, com muita raça e amor, vivem pelo Corinthians. Esses 110 anos de glórias mil serão marcados, ainda, pela reprodução dos fatos históricos, o que, sem dúvida, vai eternizar essas conquistas por meio da arte", declara Diego Pires, diretor de Marketing e Varejo da ALE.

Fundada em 1996, a ALE é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 6,5 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Por assessoria de imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Curso online treina profissionais para qualificar o registro de dados na Atenção Básica do SUS

 Já está disponível curso on-line que prepara os profissionais da Atenção Primária para o preenchimento de informações de atendimento da população

As informações coletadas durante o atendimento dos cidadãos são muito importantes para apoiar as políticas públicas de saúde. É com base nesses registros feitos pelos profissionais que atuam nas unidades básicas da Atenção Primária à Saúde (APS) que a gestão — de todas as esferas administrativas — e a própria equipe poderão visualizar a realidade epidemiológica do território e das pessoas que nele vivem. Para qualificar esse registro, está disponível virtualmente o curso Qualidade de Dados em Registro da APS.

A coleta qualificada de informações em saúde é fundamental para também ofertar uma assistência de qualidade, por isso o Ministério da Saúde, em parceria com o Departamento de Ciências de Dados da Faculdade de Medicina da UFMG  e com Centro de Telessaude (HC-UFMG/Ebserh), disponibiliza o curso para preparar os profissionais da APS para o registro de dados de maneira adequada, como parte da estratégia do e-SUS APS.

O registro de dados sobre a saúde da população é uma das atividades essenciais da APS e é o que vai estruturar todas as ações na comunidade. Com a capacitação, o profissional poderá avaliar de forma crítica o registro de dados no sistema e-SUS APS, verificar o impacto da qualidade dessas informações inseridas em formulários de coleta e utilizá-las para gestão do SUS e para tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de saúde.

A boa prática de registro pode ser aprendida e treinada levando a uma prestação de cuidado mais segura, efetiva e que proporcione a geração de  relatórios de saúde mais confiáveis e úteis para planejar e monitorar ações de vigilância à saúde no território.

Formação on-line

O curso conta com três unidades, e o seu conteúdo é direcionado a todos os profissionais da APS, independentemente do estágio em que se encontra a implantação da estratégia e-SUS APS na unidade em que atuam. A primeira unidade é sobre a qualidade de dados em saúde, com foco nos registros em formulários eletrônicos ou em papel, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), cartão de vacina e os formulários de Coleta de Dados Simplificada (CDS).

A segunda unidade é sobre os sistemas de informação em saúde como uma ferramenta de trabalho na APS, abordando a importância da qualidade de dados para que os relatórios sejam úteis na análise do território. Já a terceira unidade aborda as estratégias para qualificação de dados na APS, como o uso de terminologias e aplicativos.

A oferta será por meio do ambiente virtual de aprendizagem, que traz recursos como videoaulas, infográficos e exercícios comentados  baseados nas tarefas diárias das unidades de saúde.  Além disso, o participante terá acesso a um livro digital, em formato PDF, que poderá baixar e consultar quando quiser. O acesso poderá ser feito por meio do telefone celular, tablet, computador ou notebook conectados à internet. O curso foi desenvolvido em duas versões, uma com a participação restrita para médicos, enfermeiros e odontólogos, que fica disponível dia 14 de setembro, e outra voltada para agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e agentes de endemias a partir de outubro. O curso é gratuito e tem carga horária de 10 horas.

A inscrição e o primeiro acesso são feitos diretamente no endereço eletrônico https://moodle-saude.dcc.ufmg.br/. Lá mesmo, o profissional fará o seu cadastro, terá seus dados validados e receberá uma mensagem de confirmação pelo e-mail informado na inscrição.

Serviço

Curso: Qualidade de Dados em Registro da APS

Início do curso 1: 14 de setembro de 2020

Público: médicos, enfermeiros e odontólogos

Início do curso 2: Outubro de 2020

Público: agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e agentes de endemias

Duração: 10 horas

Vagas: 20 mil para cada curso

Plataforma: https://moodle-saude.dcc.ufmg.br/

Fonte: Informativo da SAPS/MS

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Nova Metrópole abre inscrições para seu processo seletivo de incubação de startups

Incubadora sediada no IMD oferece infraestrutura, consultorias e benefícios para startups em Natal

A Inova Metrópole – incubadora de empresas do Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – abriu as inscrições para o seu processo seletivo voltado a empreendedores interessados em seu processo de incubação.

A seletiva, cujas inscrições podem ser feitas por meio do formulário, destina-se a empresas que desenvolvem produtos ou serviços baseados em Tecnologia da Informação (TI) e que estejam no estágio inicial de seu processo de comercialização.

O número de vagas para a seletiva variará de acordo com a capacidade física da incubadora, que será divulgada posteriormente no portal da Inova Metrópole.

O processo, conduzido por meio de uma comissão instituída pela própria incubadora, consistirá em duas etapas: análise documental e avaliação da proposta de produto ou serviço. Serão vedadas as participações de empresas candidatas já “graduadas” no processo de incubação ou que tenham débitos com a Inova.

Incubadora

Atualmente, a incubadora sediada no IMD abrange, além de 10 startups pré-incubadas, 11 negócios incubados, os quais permanecem no processo por um prazo de até 36 meses, prorrogáveis por mais 12.

Todas as empresas vinculadas à Inova Metrópole são beneficiados com uma infraestrutura física diferenciada, além de consultorias em áreas como contabilidade, marketing e gestão, divulgação nas mídias da incubadora e acesso a um dinâmico ecossistema empresarial e acadêmico de negócios e inovação.

A instituição está localizada na sede do IMD, uma estrutura de mais de 8 mil m², distribuídos entre 137 salas, dentre ambientes de coworking e de reuniões, auditórios e um supercomputador com capacidade com mais de 2,1 mil núcleos de processamento e 8 terabytes de memória RAM. Confira aqui a lista de empresas cadastradas no programa de incubação.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN

(84) 99229-6564

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Universidade pede patente de nova tecnologia para utilização na indústria aeroespacial e automobilística

Com campo de aplicação entrelaçado às indústrias aeroespacial, naval, construção civil e automobilística, cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram um processo de tratamento de uma argila para a separação das lamelas que a compõe e, a partir disso, a inserção de compostos orgânicos. As lamelas são estruturas dentro da argila frequentemente encontradas muito próximas umas às outras. Esse pequeno espaçamento traz dificuldades, como a de moléculas de certos solventes ou polímeros não conseguirem ‘entrar’ nas lamelas da argila. Esse processo de tratamento proporciona novas propriedades para a superfície das argilas e melhorando sua dispersão de polímeros como a resina epóxi, produto extremamente versátil que pode ser utilizado para recobrimento de superfícies, piso e para impermeabilização. Nessa última funcionalidade, reside a funcionalidade principal do invento.

“A aplicação é a incorporação da argila em resina epóxi para obtenção de superfícies hidrofóbicas, ou que repelem água. É importante ressaltar que há diversas áreas da indústria que necessitam proteção contra a presença de água na superfície, tais como a naval, para evitar corrosão, e aeronáutica, para livrar-se do acúmulo de água nas asas, impedindo o congelamento do líquido nas asas”, contou Mauricio Roberto Bomio Delmonte.

Juntamente com Arthur Gabriel Bezerra de Azevedo, Maria Carolina Burgos Costa do Nascimento e Fabiana Villela da Motta, ele forma o grupo que realizou o estudo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Com apoio do CNPq, a primeira fase da pesquisa remonta ao ano de 2014, momento no qual foram estudadas rotas de funcionalização das superfícies de nanopartículas, com incorporação em um polímero, no caso o silicone.

A segunda etapa acontece a partir de 2018, com o trabalho de mestrado de Arthur Azevedo, quando é iniciado o estudo da incorporação das argilas em resinas epóxi. O resultado dessa dissertação rende como fruto direto a descoberta do processo de tratamento e o posterior depósito de pedido para patentear a invenção, denominado “Processo de modificação físico-química de argila montmorilonítica”.

Hoje doutorando, Arthur Azevedo assinala que atualmente acontece a continuidade dos estudos para aprofundamento das pesquisas. Ele acrescenta que o objetivo central da tese que está desenvolvendo é entender como a mudança das propriedades superficiais das argilas modulam o grau de repelência da água na superfície em que a resina epóxi for depositada.

O viés da aplicação do que é pesquisado, presente em todas essas três etapas, é utilizado por Maurício Bomio para defender a ideia de que a principal relevância do processo de patenteamento “é demonstrar para nossos estudantes que as pesquisas desenvolvidas em nossos laboratórios da UFRN podem proporcionar o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis para nossa sociedade, o que acredito que motiva nossos estudantes a rever o pensamento científico para o desenvolvimento de pesquisas mais aplicáveis”, finalizou.

Wilson Galvão/Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação da Reitoria da UFRN

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

sábado, 12 de setembro de 2020

Notas da semana da Casa Durval Paiva

SINAIS DE ALERTA

O diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil pode salvar vidas. Fique atento aos principais sinais de alerta. Confira o vídeo da campanha Setembro Dourado, promovida pela Coniacc e apoiada pela Casa Durval Paiva. https://bit.ly/3bJeBuh

O QUE É CÂNCER

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Saiba mais https://bit.ly/2FruLMx

MOBILIZAÇÃO NA REDE

Diversos jornalistas, influenciadores digitais e celebridades têm dado apoio à luta contra o câncer infantojuvenil. Já circula no Instagram da Casa Durval Paiva um desafio incentivando os participantes a compartilharem informações sobre o Setembro Dourado. https://bit.ly/35pIZZi

ANA VITÓRIA 

A superação do câncer de Ana Vitória Sombra de Souza, 16 anos, que reside em Doutor Severiano/RN, é uma dentre tantas na Casa Durval Paiva. Cadastrada desde 2015, com diagnóstico de Leucemia, ela encontra-se na fase de manutenção, com acompanhamento médico a cada 6 meses.

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva

Assessoria de Comunicação

Sandra Cerqueira

Assessora de Imprensa

Imagens relacionadas à divulgação

84 99981-3474/ 99622-4544

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram.com/assessorn

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template