acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ex-servidora do Tribunal de Justiça do RN e outros suspeitos presos com a mão na botija

MP e Polícia Civil deflagram Operação Judas

Foi na manhã desta terça-feira, último dia do primeiro mês do ano, e o Ministério Público do RN e a Polícia Civil cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão relativos ao caso dos precatórios do Tribunal de Justiça do RN. Batizada de “Operação Judas”, a ação cumpriu mandados em Natal, Canguaretama e Recife; e prendeu cinco pessoas até o momento. A Operação contou com o apoio dos Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e dos policiais da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT).

No começo desse mês, a presidente do Tribunal de Justiça do RN, Judith Nunes, pediu o apoio do Ministério Público para investigar indícios de irregularidades em sua Divisão de Precatórios. [Fonte: Assessoria de Imprensa / MPRN]

Divulgação dos envolvidos presos e convocação de coletiva

Os nomes das pessoas presas: Carla Ubarana, ex-Diretora da Divisão de Precatórios do TJRN; George Luiz de Araújo Leal Costa, marido de Carla Ubarana; Pedro Luiz da Silva Neto, funcionário do Banco do Brasil; Carlos Eduardo Cabral Palhares de Carvalho e Cláudia Suely Silva de Oliveira Costa, ambos beneficiários. Um sexto mandado de prisão temporária ainda não foi cumprido. Na tarde, em uma entrevista coletiva, foi divulgado o balanço da operação. [Fonte: Assessoria de Imprensa / MPRN]

Justiça decreta sequestro dos bens do casal George/Carla Ubarana

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público e decretou o sequestro dos bens da ex-chefe da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Carla Ubarana, e do marido dela, George de Araújo Leal. [Fonte: Tribuna do Norte online > Leia Mais]

Anderson Barbosa revela os dez casos mais marcantes como repórter policial no RN

Foto: Ney Douglas/NJ
O blog reproduz post da página virtual do Novo Jornal, da coluna Os 10+, com destaque na edição para o jornalista Anderson Barbosa, experiente repórter policial dos mais competentes em atuação no RN, da chamada grande imprensa. Dentre os 10 casos por ele enumerados, das histórias que já escreveu, ele narra o assassinato do radialista caicoense F. Gomes. “Um dos principais ícones da nossa crônica policial, também jamais será esquecido, crime ocorrido em 18 de outubro de 2010”. Para saber de outros casos marcantes da trajetória de Anderson como repórter policial, clique Aqui para ler a coluna, por MarcosSá de Paula, do Novo Jornal.

Carnaval de Pirangi tem magia e energia do Burro Elétrico no sábado de folia

Divulgação
Tudo organizado para que o Burro Elétrico eletrize com sua magia e energia o sábado de carnaval em Pirangi, prometendo muita animação com o Trio & Banda Detroit e bandinha de frevo, com o furdunço continuando nos fundos do Paçoca de Pilão logo após a passagem pelo Corredor da Folia da praia mais carnavalesca do Rio Grande do Norte. Distribuindo cerveja, uísque, caipirinha da Pitú e água mineral Santa Maria, o Burro Elétrico está vendendo seus kits na Atlântico Operadora de Turismo, fone 3642-3335. [divulgação / diretoria]

Lancheira saudável na volta às aulas

Pais devem ficar de olho no lanche das crianças para garantir alimentação saudável

As aulas voltaram e junto com elas a preocupação dos pais de montar a lancheira das crianças com alimentos saudáveis e apetitosos. O Ministério da Saúde intensificará, em 2012, as ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre cinco e 19 anos e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). O tema de trabalho prioritário para este ano será “Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência”.
 
Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão com peso acima do recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Padre Marcelo confirmado no show dos cantores católicos em Natal

Padre Marcelo Rossi participará do Bote Fé Natal
 
Foto: www.advirsantacruz.blogspot.com
Padre Marcelo Rossi confirmou presença no show do Bote Fé Natal, que acontecerá dia 10 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, Praia do Forte, em Natal. Ele e quase 30 cantores católicos participarão da gravação de um DVD, produzido pela Sony Music, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude. [Leia Mais > site da Arquidiocesede Natal]


3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital em SP

O 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital terá como tema “A nova cadeia produtiva de conteúdo – do autor ao leitor”. Será realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2012, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo/SP. Assim, para falar sobre os novos rumos desse efervescente mercado, o congresso, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, trará importantes temas para discussão:
  perspectiva para o livro: hoje e amanhã
  o autor: peça chave para um mundo de leitores
  o Direito Autoral aplicado ao livro digital
  proteção de conteúdo e a questão dos metadados
  o livro digital na sala de aula
  biblioteca digital: o case da Bibliothèque Interuniversitaire de Santé Paris

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Novos casos de hanseníase caem 15% em um ano

O tratamento da doença, que tem cura, é gratuito e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do SUS

O Brasil mantém a queda na incidência da hanseníase no país. Entre 2010 e 2011, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%. Entre menores de 15 anos, este percentual baixou 11%. Os dados preliminares mostram que, em 2011, houve 30.298 casos novos detectados, um coeficiente de 15,88 casos novos por 100 mil habitantes. Destes, 2.192 casos foram registrados em menores de 15 anos (4,77 por 100 mil habitantes). Em 2010, o coeficiente de detecção geral foi de 18,22 por 100 mil habitantes, correspondendo a 34.894 casos novos da doença no país, sendo 2.461 casos na população menor de 15 anos (5,36 por 100 mil habitantes). [Leia mais / Ascom Portal MS]

Filosofia: Como fazer a vida valer a pena?

CLIQUE E ACESSE LINK

Natureza ameaçada em Candelária


Foto: Candelária e a sua realidade - clique e acesse link
Matérias publicadas no blogue www.candelariaeasuarealidade.blogspot.com sobre a doação de uma área de mais de 3.300 m² de Candelária para a PGE e OAB/RN, a fim de construírem suas sedes. As doações foram feitas em 2010, segundo se soube através de um jornal local (DN, 20.01.12), causando surpresa aos moradores que não sabiam de nada. Não houve notificações para uma audiência pública para tratar do assunto. A área é parcialmente verde, tem equipamentos comunitários (quadras esportivas) e cinco entidades prestadoras de serviços, sem fins lucrativos, no terreno vizinho, cujos usuários já reclamam da "quentura" depois que fizeram um tapume cercando a área.

Confira aqui uma das postagens e, abaixo, o vídeo com reportagem do jornalista Luiz Gonzaga Cortez.





Redinha: encerramento da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto por assessoria: divulgação
O encerramento da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Redinha, zona Norte de Natal, reuniu milhares de fieis pelas ruas do bairro, no último domingo (29). De acordo com a organização do evento, aproximadamente 15 mil pessoas participaram do cortejo.

Durante os dez dias de festa, foram realizadas novenas, apresentação de grupos folclóricos e shows musicais. A festa é realizada há 78 anos pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Estadual do RN: resultados rodada de clássicos regionais


Domingo (29):

Nazarenão – Palmeira 1x0 Alecrim
Marizão – Caicó 0x3 Corintians
Frasqueirão – ABC 4x2 América
Edgarzão – Assu 2x3 Santa Cruz
Nogueirão – Potiguar 1x1 Baraúnas

As diversas formas de medicina – a acupuntura

Por Paulo Tarcísio Neto
Medicina UFRN / paulo_tarcisio@hotmail.com

Ao amigo Luiz Gonzaga Cortez,       

Amigo Gonzaga, continuemos com nossa viagem pelas distintas formas de medicina. Hoje vamos nos focar um pouco mais na Acupuntura, reconhecida como uma ciência originária da China e que conta como dizem os econômicos, cerca de 5000 anos de tradição. Obviamente, em poucos parágrafos não é possível resumir com grande profundidade tão vasta ciência, mas vamos introduzir um pouco o assunto.

Compreender a acupuntura é difícil para nossa visão ocidental extremamente materialista e cartesiana por ser necessária a consideração de que o homem é formado por algo que está além do corpo físico. Tanto um mineral quanto um vegetal se caracterizam por apresentarem corpos físicos. No entanto, os vegetais certamente têm algo a mais que os minerais. As filosofias orientais antigas chamavam esse “algo a mais” de corpo energético, ou corpo prânico, ou Qi.

O ser humano, assim como os minerais e vegetais, tem um corpo físico e um corpo energético; mas, além desses, também apresenta um corpo emocional e um corpo mental.

Com poucas exceções à regra, as doenças se caracterizam por apresentarem “raízes” nos 4 planos do homem: físico, energético, emocional e mental. Ao passo que a alopatia foca seu tratamento na raiz física da doença, a acupuntura atua num plano mais sutil, no plano energético.

Mas como, por meio de algumas agulhas, consigo atuar no meu corpo energético?  A “energia” que circula em nosso corpo não está distribuída de maneira aleatória, mas de modo ordenado e lógico – baseia-se na ideia do equilíbrio dos opostos, Yin e Yang, sobre o qual se baseia todo o universo segundo os chineses. Um desequilíbrio permanente nesse fluxo energético pode ser a causa ou a conseqüência de nossas enfermidades.

Por exemplo, se tenho uma tendinite, além da inflamação nos tendões – raiz física da doença – há também uma alteração no fluxo da energia do organismo. Se, através da acupuntura, reorganizo o fluxo energético, é grande a probabilidade de reverter a inflamação que há no físico, cessando ou reduzindo consideravelmente os sintomas da doença.

Essa é uma explicação extremadamente simplificada da fisiologia e patologia das enfermidades sob a ótica da acupuntura e medicina tradicional chinesa, mas é o que cabe num curto texto virtual. É certo que não há nada melhor que um bom acupunturista para, pessoalmente, esclarecer suas dúvidas sobre as doenças e se seu caso pode ser eficazmente tratado através dessa medicina extremamente barata e de raríssimos efeitos colaterais. Cada caso é um caso, cada paciente é um universo e um médico com uma boa dose de bom senso poderá ser-lhe muito útil.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Memória: Momentos de Dudé Viana em seus 40 anos de carreira

Dudé Viana, Maria Zenaide e Lai
Alguns momentos do trabalho de resistência do cantor, compositor e escritor potiguar Dudé Viana, que neste ano está completando 40 anos de andanças em terras brasileiras, mostrando a sua voz e a mensagem de sua música, acompanhado de seu inseparável violão. 


Dudé e Maria Zenaide no Rio (14/04/1979)

Foto matéria A República (27/04/1979)
Em 1977/78 Dudé escreve e monta uma peça infantil, "O Sol, o Vento e a Chuva" que percorre escolas e teatros da periferia do Rio de Janeiro, por 2 anos. Em 1979 Dudé prepara um espetáculo com a amiga e atriz Maria Zenaide, intitulado: "A Força das Marianas", que leva a algumas cidades do Nordeste. Mas antes gravam um programa especial para a TV Tupi-Rio. No mesmo ano, Dudé e Maria Zenaide chegam a Natal para apresentar o show nos dias 28 e 29 de abril, sábado e domingo, no Teatro Alberto Maranhão. O então jornal A República também dá total cobertura ao espetáculo de Dudé e Zenaide no TAM.

No final da década de 70 Dudé começa uma parceria com o grupo musical "Galho Seco", que percorre casas de shows e participa de circuitos universitários em faculdades cariocas. Em 1980 Dudé grava o compacto duplo: "Seca no Sertão". Disco mono e feito em casa, com quatro músicas. [Fotos do arquivo pessoal do cantor com créditos de Wagner Soeiro e A República]

 

Lição de vida na casa da morte

Jomar Morais

Não costumo visitar cemitérios. Nem mesmo no Dia de Finados. Minha relação com os mortos, apoiada na crença na manifestação contínua da vida sob a variedade das formas, sugere-me que o túmulo não é o lugar ideal para nos religarmos aos que partiram. Ainda assim, reconheço o poder do símbolo e em situações especiais acabo visitando tumbas, geralmente em viagem. Aí prefiro estar sozinho para meditar sobre a finitude de nossas vaidades.

Foi assim quando desci às grutas do Vaticano em 1982 – época em que ainda se podia percorrê-las até o nível mais baixo – às 8h da manhã, antes da chegada dos turistas e em silenciosa soledade. E também quando fui ao famoso cemitério do Père Lachaise, em Paris, onde estão sepultadas figuras como Balzac, Oscar Wilde, Proust, Chopin, Allan Kardec e Édith Piaf.

Estive ainda em cemitérios menos cotados e deles sempre retornei com um saldo de reflexões e epifanias que influenciam a minha vida. Mas nada se compara à experiência por que passei na última quinta-feira no cemitério São João Batista, em Uberaba, MG.

Diante do túmulo de Chico Xavier, sob chuva e num cenário desértico, eu lembrava da única vez em que estivera com o médium, em 1973, e de como um simples abraço seu, seguido de um “Deus o abençoe”, fizera-me entender a força milagrosa do amor, quando, de súbito, surgiu à minha frente um jovem de aparência estranha, um jeitão de bicho louco chapado que, olhando em minha direção, começou a sacar algo de uma velha mochila. Imaginei tratar-se uma arma e, por impulso, interrompi a minha oração, protegendo-me junto à parede do túmulo vizinho. A consciência, no entanto, advertiu-me: “Faz com ele o que o Chico fez contigo”.

Retornei a tempo de ver o rapaz guardando na mochila um simples maço de cigarro e de perceber naquele olhar excêntrico um traço de resignada tristeza. Iniciei uma breve conversação. “Sou espírita”, disse-me o moço. “Estou aqui para rogar ao Chico que me ajude a receber uma mensagem de minha mãe. Ela morreu e eu me sinto só”. Abençoei-o com carinho de pai e despedi-me.

Então, enquanto caminhava de volta pela alameda molhada, a ficha caiu e vi-me nu em minha prisão de egoísmo e medo. Como pude negar a um ser humano angustiado a cortesia gratuita de um olhar e de uma palavra gentil, apenas motivado por preconceitos e avareza?

A clareza do insight foi seguida de forte emoção. Como uma criança, chorei descontrolado, em princípio sob o peso da culpa, depois pela alegria da dádiva. Pela segunda em minha vida, Chico Xavier iluminara-me o espírito, não através de um fenômeno retumbante, mas por meio da força suave e demolidora de um pequeno gesto de compaixão.

E a fraude? Engolimos?

Por Paulo Tarcísio Cavalcanti*

Permita-me as duas perguntas. A fraude a que me refiro é aquela mostrada há coisa de um mês - um pouco menos, no "Fantástico", da Rede Globo, nas bombas de gasolina.

Segundo a reportagem, arranjaram um "chip" que, colocado numa bomba de gasolina, faz com que a máquina passe a nos roubar da forma mais escancarada, sem que tenhamos a menor chance de descobrir a falcatrua.

Ficou claro, em tudo que a TV mostrou, que se tratava de uma verdadeira e inesgotável mina para os ladrões.

Já tive a oportunidade de escrever aqui o quanto fiquei estarrecido com o que vi. E imaginava que seriam tomadas providências efetivas e defintivas pelo oneroso sistema de fiscalização custeado pela sociedade brasileira.

No entanto, se alguma coisa foi feita para acabar essa roubalheira, nada nos disseram. A própria Globo que fez a denúncia de forma tão clara e apresentando, inclusive, provas aparentemente irrefutáveis, deixou muita coisa no ar.

Por exemplo: Foram mostrados exemplos da falcatrua em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Mas, de responsável, só o de Curitiba, preso preventivamente no dia seguinte, mas já liberado, mediante habeas corpus.

Pelo menos, o Brasil o conheceu. E os demais?  Os do Rio e de São Paulo, aonde estão? Quem são? E nos demais Estados? Nada aconteceu?

Ora, está claro que um "negoção" como o que foi mostrado não poderia ficar limitado a duas ou três cidades. Aqui no RN, por exemplo, foi noticiado que havia milhares de bombas adulteradas.

Mas, não houve, ainda, uma palavra oficial de informação destinada a tranquilizar a sociedade, tipo: "Pode ficar tranquila que vamos enfrentar essa máfia".

Daí a segunda pergunta que utilizei no título de mais esse desabafo cidadão: "Engolimos?"

Descobrem um roubo, denunciam, fazem de conta que vão contê-lo, percebemos que uma cortina de silêncio passa a encobrir a falcatrua, e ninguém diz mais absolutamente nada.

O pior pra mim, é que, o gênio que inventou o "chip" que põe pra roubar as bombas de gasolina, não deve ter ficado satisfeito com essa criação única. O mais provável é que, no mínimo, a tenha aperfeiçoado para utilização em outros medidores.

Os outros, não sei. Mas, de mim, não vou esconder:  Todo mês, quando recebo a conta de água e de luz, é grande a dúvida que me assalta. Mas, infelizmente, estou condenado a engolir calado. Não calo.

 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Trecho de Pirangi do Norte e Balneário do Rio Pium estão impróprios para banho

Foram encontrados altos índices de coliformes fecais, prejudicando as condições de balneabilidade

A praia de Pirangi do Norte, nas proximidades da APURN, e a praia fluvial, o balneário do Rio Pium, em Parnamirim, de acordo com o último boletim de balneabilidade, Nº 04/2012, divulgado hoje (27) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) apresentaram altos índices de coliformes fecais, inviabilizando as áreas para os banhistas.
Os índices de coliformes fecais encontrados na água das praias nas duas localidades estão acima do que é recomendado pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. As amostras foram coletadas nessa quinta-feira (26) em 48 praias de todo o litoral norte-rio-grandense, se estendendo de Tibau até Baía Formosa.

O estudo faz parte do programa que analisa semanalmente amostras da água das praias e orienta, por meio de placas, os banhistas e veranistas que frequentam as praias do litoral potiguar em “própria” (verde) e “imprópria” (vermelha). A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 03 de fevereiro.
Além do Idema e do IFRN, estão envolvidas no Programa Água Azul a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Sábado tem gravação do DVD de Dorgival Dantas na Arena Circo da Folia em Pirangi

Foto reprodução vídeo clique para assistir
O artista potiguar de Olho D'água do Borges, Dorgival Dantas, grava neste sábado seu DVD, em apresentação especial na Arena Circo da Folia, em Pirangi. No repertório, estão grandes sucessos, com as composições que fizeram parte de toda a caminhada de Dorgival ao longo dos anos.

“Vamos registrar em DVD tudo o que vem dando certo na nossa estrada. Isso é fundamental para que novos públicos conheçam o que o nosso público cativo já conhece e aprova. Estamos muito felizes em poder registrar isso com áudio adequado, luz e palco, suficientemente estruturados para o que queremos”, declara o mestre das sanfonas.

Sobre o artista

Dorgival Dantas, artista potiguar, é instrumentista, cantor e compositor de renome nacional. Suas composições são regravadas por diversos cantores, sendo alguns destaques até tema de novela. O sanfoneiro é um grande discípulo do mestre Luiz Gonzaga. Admira ainda trabalhos como o de Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e outros grandes nomes da música nacional. Outra característica marcante em suas composições é a elevação dos sentimentos, características e traços do cotidiano nordestino, além de ser um grande defensor da valorização feminina.

Mais informações e entrevistas:

Verônica Garrido – Assessoria de Imprensa: (84) 9922-3680 / 8761-3680 / veronicaroncari@gmail.com

Vídeos:

Dorgival Dantas convida para gravação do DVD:

http://www.youtube.com/watch?v=o9ZI1-iCvGg&feature=youtu.be&a

Veja trecho de Dorgival Dantas, ao vivo em show:

http://www.youtube.com/watch?v=WiSvl-zIJmk

Verônica Garrido Roncari /
Assessoria de Imprensa

Reencontro confraterniza volta de potiguar às suas origens

Presidente da Faern oferece almoço para Coronel Ozael de Melo

Foto:divulgação
Nesta semana, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, ofereceu almoço para o coronel reformado do Exército, advogado e engenheiro Ozael Teodósio de Melo em Natal. Na oportunidade, o militar foi homenageado pelos serviços prestados ao Brasil e ao RN.

No encontro, promovido no restaurante Chapéu de Palha, Ozael, que está retornando a Natal depois de dois anos à frente da Escola Militar de Fortaleza (onde foi o Comandante de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2011) reencontrou velhos amigos como José Vieira, o seu irmão, o ex-prefeito de Senador Elói de Souza, Ozailton Melo, o gerente financeiro da Faern, Ubirajara Lopes, o superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio, Edan Bezerra, o agropecuarista José Cícero Oliveira (Cição) e o secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio, Arnaldo Gomes.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, Ozael é um homem que fez muito pelo País e que fará agora pelo seu estado. “Ozael é um filho da cidade de Senador Elói de Souza que cresceu e ajudou com o seu trabalho o Brasil. Agora ele está de volta para colaborar novamente com o seu município. Com boas ideias e projetos”, ressaltou José Vieira.

Vencedor

O ex-prefeito de Senador Elói de Souza, Ozailton Melo, comentou sobre o trabalho do seu irmão nesses últimos anos. “Ozael é um vencedor. Um homem que tem consciência das palavras cidadania e respeito. Um irmão afetuoso e um trabalhador sem descanso. Fico feliz com essa homenagem que a Faern, na pessoa do seu presidente proporcionou para ele. Muito justa”, explicou Melo.

O homenageado agradeceu a Federação da Agricultura e lembrou que volta a morar no RN para acompanhar de perto as reivindicações e conquistas do seu povo. “Acredito que serei mais útil residindo em meu estado. Aqui tenho as minhas raízes, minha família e bons amigos”, finalizou Ozael Teodósio de Melo. [por assessoria]

Costumes: Nunca perca uma cantoria

Por Geraldo Anízio [com post em seu blog]

Na foto Lourival Batista e Pinto/Divulgação
Quem assiste cantoria recorda dos desafios feitos pelos cantadores. É muito apreciado e gostoso ouvir os repentistas criarem na hora, versos engraçados  e inteligentes  de forma que agradam a todos os ouvintes. No Círculo Operário por volta de 1974, por acaso e por minha Curiosidade em ouvir cantorias e repentes, conheci naquele  momento o grande repentista LOURIVAL BATISTA. Isso foi um momento ímpar na minha adolescência.



Veja só, o poeta  José  Amâncio  participava  de  uma  animada  Cantoria quando assim falou sobre o amigo Chico Felício  já com seus setenta anos, que ali estava presente para lhe prestigiar. Assim sendo saiu-se com esse repente:

Felício já namorou
No seu tempo de rapaz.
Já amou, já foi amado,
Hoje é que não ama mais.
Tá qual ferro de engomar,
Solta fumaça é por trás! 

Outro cantador, apesar de ter lido a Bíblia, pareceu  não acreditar no que estava  escrito e,

Disse o repente seguinte:

A Escritura Sagrada
Eu acho um livro bonito,
Mas tem uma coisa nele
Que eu morro e não acredito:
Que é um jumento tirar
De Belém para o Egito. 

Lourival   Bandeira  Lima duelava com o potiguar  Domingos Tomaz grande cantador, quando fez referência a sua origem racial e, iniciou o duelo com o mote:

Minha mãe foi branca e bela,
E teve bom proceder!

Domingos  não  contou  conversa,  notando em Lourival alguns traços que contradiziam o que ele acabava de dizer,  respondeu-lhe em cima da buxa:

Faz vergonha até dizer,
Que sua mãe foi branca e bela;
E este seu cabelo ruim,
Por que não puxou a ela?
Ou seu pai é muito preto,
Ou então, foi truque dela!

Pinto  de  Monteiro  fenomenal  repentista foi convidado para uma refeição numa propriedade do município de Monteiro, onde foi servido  entre outras coisas, queijo  fabricado  na própria fazenda. À noite, numa cantoria com o cantador  Joaquim  Vitorino, ficou  sabendo  de certas particularidades que aconteciam  durante a fabricação  do  queijo  que  ele havia  saboreado tão prazerosamente. Em versos externou sua decepção pelo queijo:

Há vários dias que ando,
Com o satanás na corcunda:
Pois, hoje, almocei na casa
Duma negra tão imunda,
Que a prensa de espremer queijo
Era as bochechas da bunda!

Antonio Marinho cantava em São José do Egito (PE). Presente ao recinto estava um doutor conhecido por Edmundo, que pareceu não gostar de algumas brincadeiras ditas pelos cantadores. Mesmo assim, Marinho não se intimidou diante daquela culta figura e soltou

O verso no salão:

Parece que não gostou
Nobre doutor Edmundo,
Que é o doutor mais feio
Que eu já vi neste mundo,
Que o fundo parece a cara
E a cara parece o fundo. 
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template