acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


terça-feira, 25 de outubro de 2022

Projeto Palco Natal apresenta "Mulheres Que Nascem Com Os Filhos "


Idealizado e protagonizado por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, e dirigido por Rita Elmôr, o espetáculo MULHERES QUE NASCEM COM OS FILHOS surgiu do desejo das atrizes de investigarem seus processos de transformação após os filhos. Cômica e dramática, como a própria vida de mãe, a peça acompanha a trajetória do renascimento da mulher após a maternidade.  O espetáculo, que já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José dos Campos (SP), desembarca em Natal pela primeira vez para única apresentação, dentro do Projeto Palco Natal, no dia 19 de novembro no Teatro Riachuelo.

Indicada para mulheres, mães, homens e todos que são filhos, a montagem aborda de forma sensível, bem-humorada e sarcástica o cotidiano e os dilemas do universo da maternidade, além da trajetória de renascimento da mulher com a chegada desse momento. O trabalho busca desconstruir e convidar as mulheres a pensarem na maternidade fora dos rótulos a partir de temas como gravidez, puerpério, criação, aceitação do corpo pós-filhos e o encontro de sua nova identidade como mulher.

“Eu renasci com a maternidade. Saí de uma zona de conforto e encontrei minha força e sentido na vida. Fui atrás da desconstrução para me reconstruir junto com minhas filhas. Nessa peça, quero trazer a transformação que é, em qualquer vida, a chegada de uma criança. Quero poder ecoar a voz dessas mães, mulheres, e até pais, que buscam diariamente fazer o seu melhor na criação dos filhos”, conta a atriz Samara Felippo, mãe de duas meninas negras e criadora do canal no YouTube “Muito além de cachos”.

SERVIÇO

Projeto Palco Natal – Mulheres Que Nascem Com Os Filhos

Sábado, 19 de novembro, às 20h

Teatro Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)

Duração:  60 minutos

Classificação: 12 anos

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall - Av. Bernardo Vieira 3775 - piso L3 (terça a sábado, das 14h às 20h).

https://uhuu.com/

Ingressos a partir de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Saúde: Tabagismo e dislipidemia são fatores de riscos para pessoas com hipertensão e diabetes

Fumar pode levar tanto ao surgimento de doenças quanto o agravamento das que já existem

Mesmo em algo tão pequeno como o cigarro, cabem mais de 4.700 substâncias tóxicas que são extremamente prejudiciais à saúde. De diversas maneiras, o tabaco pode ser um enorme fator de risco para a saúde. Ele pode estar tanto associado ao surgimento de doenças quanto ao agravamento daquelas que já existem. É o caso da dislipidemia, uma doença de alto risco cardiovascular que está também associada ao diabetes e à hipertensão.

O que é dislipidemia?

A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante pelo desenvolvimento da aterosclerose. Explicando por partes: a aterosclerose é uma inflamação provocada pela formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos nas artérias causando o seu entupimento e, consequentemente, uma piora na circulação e oxigenação do sangue. Essa obstrução é causada pelas placas de ateroma, de onde deriva o nome da doença.

A aterosclerose, por sua vez, acontece de forma sistêmica. Acomete simultaneamente em mais de uma artéria. O quadro apresentado pela pessoa vai depender de qual está mais significativamente obstruída. Caso sejam as coronárias (artérias do coração), a obstrução total ou mesmo parcial pode causar o temido infarto agudo do miocárdio. A obstrução de artérias cerebrais pode levar ao acidente vascular cerebral do tipo isquêmico.

Tendo isso em vista, a dislipidemia fala da formação de uma placa em específico: a de gordura. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, ela é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione, mas quando em excesso oferecem um alto risco de infarto e derrame.

Entendendo os conceitos: Colesterol e Triglicérides

O colesterol desempenha funções essenciais no organismo. Ele faz parte da estrutura das células e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. Além disso, o colesterol forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão. Ele se torna um vilão quando existe a presença de uma partícula específica: a LDL.

Para ficar mais claro, é preciso entender que a composição do colesterol é uma só, o que muda é o seu meio de transporte, ou seja: a lipoproteína (partícula) à qual está associado. Ela pode ser de alta ou de baixa densidade, dependendo da composição, com funções diferentes.

Colesterol LDL: o colesterol combinado às lipoproteínas de baixa densidade é chamado de LDL. Em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura que aumentam o risco de obstrução e consequentemente, de infarto e acidente vascular cerebral. Por isso, o LDL é conhecido como “colesterol ruim” e seu nível deve ser mantido baixo.

A principal consequência do excesso do colesterol LDL, e consequentemente da obstrução das artérias, é o aumento do risco de doenças cardiovasculares como: infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (mais conhecido como derrame).

Colesterol HDL: conhecido por ser quem “tira” o colesterol das células para ser eliminado, são lipoproteínas de alta densidade que, quando combinadas ao colesterol, são chamadas de HDL. Ele ajuda a evitar a obstrução das artérias, sendo conhecido como “colesterol bom” e seu nível deve ser mantido alto.

Triglicérides: assim como o colesterol, os triglicérides referem-se a uma molécula de gordura. Produzidos pelo fígado, eles que exercem uma função no corpo que, nesse caso, é ser uma reserva de energia. Em excesso, também está associado aos riscos cardiovasculares.

Qual é a relação entre dislipidemia, diabetes e hipertensão?

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus é o colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue. Esses dois fatores, como visto no tópico anterior, são a base para o surgimento da dislipidemia. As duas doenças conversam entre si, pois quanto maior o índice de gordura no organismo, maior o nível de glicose e de lipídeos no sangue (dislipidemia). E o diabetes é uma doença causada pela resistência à ação da insulina ou deficiência na sua produção, sendo esse o hormônio responsável pelo metabolismo da glicose.

Por outro lado, a hipertensão ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela também está diretamente relacionada ao diabetes, já que a dificuldade em metabolizar aglicose endurece os vasos e colabora para a pressão sanguínea aumentar. São doenças que caminham juntas.

O que o tabagismo tem a ver com isso?

O cigarro é um fator de risco para o surgimento tanto do diabetes quanto da hipertensão, sendo comum encontrar fumantes que apresentem uma das duas doenças ou ainda as duas ao mesmo tempo. Isso porque o tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo e, no caso do diabetes, os fumantes têm um risco ainda maior de desenvolver a doença. Até mesmo a exposição ao fumo passivo está associada ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. No caso das doenças cardiovasculares não é diferente.

Em um cigarro, já foram catalogadas milhares de substâncias que, além do efeito de causar dependência, provocam o estreitamento das artérias e a inflamação e aparecimento da aterosclerose. Nesse sentido, estão associados ao cigarro efeitos prejudiciais sobre a pressão arterial e os vasos sanguíneos, sobre as artérias coronárias e artérias cerebrais. Por esse motivo, é possível identificar em fumantes riscos aumentados de derrames cerebrais (AVC), infarto e desenvolvimento da hipertensão. A situação é ainda mais grave quando o fumante já possui previamente algumas comorbidades, além do uso rotineiro do cigarro .

“Em geral, os pacientes tabagistas também possuem hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemias (presença de níveis elevados de gorduras no sangue). São combinações muito perigosas porque potencializam o efeito do cigarro na inflamação, no estreitamento e na obstrução dos vasos sanguíneos, bem como aceleram a evolução dessas condições, o que pode levar a infarto, derrame, angina (dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração) e morte súbita. Lembrando também do câncer, cujos fatores de risco são bem parecidos com os das doenças cardiovasculares”, explica Roberto Meirelles, médico cardiologista e presidente do corpo clínico do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Por que e como parar de fumar?

Para a manutenção da saúde em geral, é importantíssimo parar de fumar! Essa é uma decisão que sempre vale a pena e que nunca é tarde para ser tomada. Minutos após o último cigarro tragado, já ocorre redução da frequência cardíaca. Meses depois, os riscos de problemas cardiovasculares graves e de câncer são reduzidos e, com o passar dos anos, podem chegar ao de uma pessoa que nunca fumou.

Diante da importância dessa atitude, o Ministério da Saúde lançou uma plataforma on-line que tem como objetivo contribuir com a redução do uso do tabaco e derivados, a partir dos caminhos que o cidadão pode percorrer dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). É a linha de cuidado para prevenção e controle do tabagismo. Saiba mais aqui.

Texto reproduzido da Ascom/MS

Imagem relacionada à divulgação

2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn

II Curta Parelhas abre inscrições para mostra competitiva até 10 de novembro

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro no interior do Rio Grande do Norte

Seguem até o dia 10 de novembro as inscrições para a mostra competitiva e expositiva de curtas-metragens do II Festival Curta Parelhas, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro de 2022, no município de Parelhas/RN. 

O Curta Parelhas tem como objetivo contribuir com a interiorização do audiovisual potiguar e promover a formação de plateia, facilitar processos de aprendizagem e trocas de experiências. A programação do evento vai exibir uma seleção de obras realizadas entre os anos de 2020 e 2022 que não tenham participado de processos seletivos de edições anteriores do Festival.

Serão aceitas inscrições de obras audiovisuais de até 20 minutos, finalizadas a partir de dezembro de 2020, nos gêneros cinematográficos: documentário, ficção, animação, videoarte, experimental e filme de montagem, exceto videoclipes e obras publicitárias.

As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico pelo link: https://linktr.ee/CurtaParelhas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: festivalcurtaparelhas@gmail.com.

Para Cielio Oliveira, Diretor Geral do festival, já na primeira edição, que aconteceu em 2021, demonstrou que o projeto nasceu forte. “Foram mais de 300 filmes inscritos, sendo 8 realizados na cidade de Parelhas. A perspectiva é que o número de inscrições aumente nesta segunda edição, onde a Mostra Competitiva será só de filmes potiguares”, destaca o realizador.

O festival conta com o apoio da Prefeitura de Parelhas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE RN, com parceria da Ponto Digital, produção da Rudia Produções e realização pela Publicart.     

Serviços:

O que? II Festival Curta Parelhas

Quando? 9 e 10 de dezembro de 2022

Onde? Parelhas/RN

Período de Inscrição nas mostras? 10/10 a 10/11 de 2022

Informações: https://linktr.ee/CurtaParelhas

Realização: Publicart

por Assessoria de Imprensa

Fone: (84) 9 8847-0618

E-mail: curtaparelhas.comunica@gmail.com

Cartaz/Imagem relacionada à divulgação

Foto portal da cidade: Alex Macedo

2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Potiguar de Acari, Cícero Góes Júnior é destaque em especial ao dia do servidor público

 Servidor de carreira do Ministério da Saúde, o acariense Cícero Dedice de Góes Júnior exerce suas atividades no Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) da Secretaria Executiva, na sede do ministério, em Brasília, e o relato de sua experiência profissional no trabalho foi um dos destaques abordados na coluna dedicada ao mês do servidor, comemorado em 28 de outubro. Confira, abaixo:   

Servir com responsabilidade social e estar sempre aberto a mudanças!

Especial Dia do Servidor Público: Leia o relato do servidor de carreira Cícero Góes, do DGIP. "Às vezes é preciso virar à esquina."

Cícero Dedice de Góes Júnior -  engenheiro agrônomo de formação, nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, cresceu em Recife-PE e decidiu que serviria o país com sua profissão. Mesmo com uma carreira promissora no sul do Piauí, o servidor esteve sempre aberto a novos projetos e experiências, mas sempre com a ideia em fazer com que o seu trabalho pudesse levar alguma mudança para o crescimento do país.

Trabalhou em grandes projetos da Sudene e Ibama no Nordeste e com cultivo de grandes culturas, criação de gado e outros animais, reflorestamento, como também a implementação da agroindústria na fabricação de sucos, como por exemplo: suco de caju.

Quando retornou a Brasília, após seis anos de formado, decidiu estudar ecologia e prestou concurso para compor a Secretaria de Meio Ambiente, do Distrito Federal, recém-criada em 1992. Foi quando ingressou ao serviço público sendo responsável pelo licenciamento de mineração e obras governamentais onde obteve muitas experiências, ficando por lá até 1999.

Sempre disposto a viver desafios, Cícero recebeu um convite para trabalhar em um projeto novo que consistia na estruturação da vigilância e saúde no Brasil, para o Ministério da Saúde. Lá, ele trabalhou com toda base teórica, conceitual e organizacional, da vigilância ambiental no país. Mais à frente se tornou coordenador dos programas de vigilância da qualidade de água e saúde ligado a qualidade do ar.

Uma composição de vários fatores e experiências foram trilhando o caminho profissional do servidor. Cada oportunidade que o serviço público trazia, ele encarava com vontade e determinação, construindo conhecimento e memórias que ele levará para o resto da vida. E dizia: “Às vezes é preciso virar a esquina.”

Em 2013, passou no concurso para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, no Ministério da Saúde, sendo transferido para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) tendo lá suas duas grandes e marcantes experiências.  No momento em que surgiu a questão do Ébola (doença grave e fatal causada pela infecção com uma das espécies de um vírus), por exemplo, Cícero contribuiu na elaboração do plano de operação do ponto focal nacional, para o Regulamento Sanitário Internacional.

“A coisa mais importante da minha carreira foi construir uma referência sobre a vigilância da qualidade da água no Brasil. Pois, hoje, consigo ver meu trabalho refletido nos mais de 5.400 municípios, beneficiando as pessoas. Vejo como se tivesse cumprindo minhas obrigações sociais, explica Cícero”.

Durante todos os anos de serviço no Ministério da Saúde, passou por duas Secretarias: Executiva e Vigilância em Saúde, contribuiu na elaboração de normas técnicas, capítulos de livros, textos científicos e teve a oportunidade de representar o país em eventos e capacitações na América Latina e Caribe. Contribuiu também para a execução em grandes eventos como a Copa do Mundo e nas Olimpíadas que aconteceram no Brasil.

Foram os projetos especiais bem elaborados e que tinham em sua proposta grandes impactos e resultados, que sempre atraíram o servidor a largar tudo e mudar. Para o futuro, seu desejo é prestar consultoria para elaboração de projetos estratégicos para qualificar o setor púbico.

Texto: Comunicação DGIP/MS

Foto: Servidor DGIP/Coordenador da Secretaria-Executiva CIT

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Estudantes do RN participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

São alunos de estabelecimentos públicos de Natal, Mossoró, Apodi e Taboleiro Grande, que estarão na 37ª Mostratec, em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre os dias 25 a 27 de outubro.

Cinco trabalhos do  Rio Grande do Norte vão ser apresentados na  37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior. Alunos de Natal, Mossoró, Apodi, e Taboleiro Grande do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da sustentabilidade, ecologia e cidadania

Para se apresentarem na Mostratec que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico, vem de Natal, do IFRN Campus Natal-Zona Norte. o trabalho que tem como título HORUS: software colaborativo para divulgação de casos de violência, pesquisado por Pedro Felipe Dantas, Maria Clara Sousa de Oliveira e Andreza Gabriely de Freitas Pereira.

Já de Mossoró, da Escola Estadual Em Tempo Integral Aida Ramalho Cortez Pereira, vem o trabalho Confecção de papelão biodegradável e reciclável feito a partir do pó da palha de milho (Zea Mays) e do reaproveitamento do papel kraft para preservação e manutenção do meio ambiente, estudado por Gustavo Souza Oliveira da Silva, Maria Eduarda Dias do Nascimento e Airton Victor Sales Ferreira

Do município de Taboleiro Grande, da Escola Estadual em Tempo Integral José Cláudio Alves, vem o assunto Arborização Frutífera Escolar elaborado por Alex Eduardo Araújo, Andrey de Souza Pereira e Gilnarla Regina Lima Silva.

12ª Mostratec Júnior

De Mossoró, Escola Estadual Centenário de Mossoró, para se apresentarem na Mostratec Júnior vem o trabalho A Conscientização e Práticas Adotadas Pelos Alunos da E. E. Centenário de Mossoró para Preservação do Meio Ambiente., analisado por Hemilly Raphaely do Vale Silva, João Lucas Galvão Medeiros e Abraão da Silva Marreiro.

Já de Apodi, da Escola Integral de Tempo Integral Professora Alvani de Freitas Dias, vem o trabalho A utilização do Instagram como ferramenta de ensino e aprendizagem sobre educação ambiental na E.I.T.I Profª Alvani de Freitas Dias. Apodi-RN, redigido por Lays Vitória Freitas Oliveira, Caio Felipe Gomes de Oliveira Alves de Lima e Ana Graziele da Silva Ferreira.

É uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.

Até agora, faltando menos de um mês para a feira, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Por Assessoria de Imprensa

Imagem relacionada à publicação

2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Instituto Histórico e Geográfico entrega prêmios de concurso de redação e recupera peça do acervo

 

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, na ocasião da última Quinta Cultural (06), registrou dois momentos em uma edição especial.

Realizada no Salão Nobre do Instituto, o primeiro ato foi a entrega dos certificados e prêmios do concurso de redação escolar realizado nos meses de agosto e setembro, em parceria com a Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL), representada pela escritora Leide Câmara.

A temática da redação, intitulada "Duzentos anos da independência do Brasil: uma reflexão" foi proposta em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro de 2022. A ação premiou as estudantes Amanda Soares, Roberta Lima e Isabela Mendonça, alunas do Ensino Médio. Além dos certificados, foram entregues kits de livros de autores potiguares e, posteriormente, haverá a publicação da redação premiada pela Revista da ANRL.

A segunda parte do evento se deu com a entrega de uma peça ao acervo do Instituto. Trata-se de uma carta de Felipe Guerra, datada de 1915. O documento, que outrora fazia parte do acervo, havia sido furtado. Recentemente, foi ofertado em um leilão em São Paulo e adquirido pelo sócio Alexandre Gurgel, que por sua vez o devolveu ao Instituto, em doação. Na solenidade, o documento foi entregue de forma simbólica aos dois últimos diretores da Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro, e ao atual diretor, Pedro Simões.

O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Por Marcela Bulhões/Assessoria de Comunicação

comunicacao@ihgrn.org.br

Foto: Manoel Bezerra

2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template