acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sexta-feira, 30 de junho de 2017

Notas Casa Durval Paiva

CORAÇÕES SOLIDÁRIOS!
Já são 20.000 cybervoluntários que curtem a fanpage oficial da Casa Durval Paiva no Facebook ajudando a divulgar a luta contra o câncer infantojuvenil. Curta você também e abrace a causa. http://bit.ly/2sVMxiM

MOBILIDADE SOCIAL
Desde 1998, o Projeto Vida da Casa Durval Paiva tem mudado a realidade social de muitas famílias. Com os recursos advindos do McDia Feliz, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, a instituição já construiu 84 casas e reformou 124, proporcionando melhores condições de saúde para as crianças e adolescentes com câncer. Rilder Campos, presidente da Casa, destaca como você pode ajudar. Assista em http://bit.ly/2rZJxhs

É PRECISO SABER...
Você sabia que os exercícios terapêuticos podem contribuir na reabilitação do paciente oncológico? Confira entrevista da fisioterapeuta Cinthia Moreno concedida ao Novo Jornal. http://bit.ly/2s6qB1l
Próxima edição da live será na quarta, 05/07, às 15h com a participação da nutricionista Priscylla Abrantes, falando sobre O papel da alimentação durante o tratamento do câncer infantil.

CLASSE HOSPITALAR
A Casa Durval Paiva em parceria com o Banco do Nordeste, através do CONSEC/RN, mediante recursos do FIA - Fundo da Infância e Adolescência, fez a entrega de equipamentos, móveis e materiais pedagógicos adquiridos para a reestruturação da classe hospitalar que funciona na Policlínica da LIGA.

SEMANA SOLIDÁRIA NORDESTÃO

A equipe da Casa Durval Paiva chega com mais uma Semana Solidária na loja Nordestão Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. No período de 03 a 08/07, clientes e colaboradores terão a oportunidade de conhecer e ainda ajudar as ações e projetos voltados a assistência das crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas.

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Sandra Cerqueira - Assessora de Imprensa
Casa Durval Paiva - (84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Fotos relacionadas à divulgação

Sindsaúde terá que garantir 70% dos servidores em serviço durante greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) terá de garantir um contingente de, pelo menos, 70% dos servidores públicos estaduais da área da saúde em todas as regionais, unidades de atendimento de saúde e para todas as especialidades, a fim de permitir a continuidade da prestação desse serviço público essencial. A decisão é referente à Ação Cível Originária n° 2017.006999-6, sob a relatoria do desembargador Amílcar Maia (em substituição legal), sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a ser suportada pela entidade, em caso de descumprimento.

A ação foi movida pelo Estado, o qual alegou, dentre outros pontos, que, apesar de existir divergências sobre o direito de greve no Supremo Tribunal Federal (STF), "existem categorias de servidores públicos que, pela natureza da função pública exercida, não podem sequer exercitar tal direito (de greve).". Para o ente público, é o caso dos autos, já que a saúde pública é dever do estado, um direito de todos e essencial a população, segundo a própria Carta magna.

O movimento foi notificado no dia 12 de junho de 2017 ao Secretário de Saúde acerca da deliberação da categoria na assembleia do dia 07.06.2017, a qual aprovou deflagração de greve geral com início no próximo dia 30.

“A questão que importa para análise da pretensão liminar, diz respeito a legalidade ou não da greve, prevista para ser deflagrada no próximo dia 30 do corrente mês e ano, pelos servidores estaduais da saúde, representada pelo sindicato, especialmente realçada pelo evidente fato do exercício de atividade tida como essencial, relacionada aos serviços de saúde pública”, destacou o desembargador, ao ressaltar que, embora legal, o direito de greve, no caso de servidores públicos que exercem suas funções em serviços essenciais, como no caso dos autos, saúde pública, não é absoluto,

“E não digo, nesse momento processual, que as reivindicações do sindicato demandado, constantes no Ofício nº 172/17/SINDSAÚDE/RN1, são ilegais e/ou arbitrárias. Contudo, o que não me parece razoável, no caso, é sacrificar toda a sociedade, que é quem remunera tais servidores através de pagamento de tributos, deixar de atender um serviço básico e essencial”, reforça Amílcar Maia.

Desta forma, a decisão considerou que não há ilegalidade ou abusividade no movimento grevista, mas que deve ser exercido com a presença de 70% dos filiados ao sindicato em trabalho, para que não haja solução de descontinuidade nem prejuízo à população deste Estado. [Fonte:Portal TJRN]

Parceria do MS doa aparelhos a município do RN para o acesso à rede eletrônica do SUS

Equipamentos serão utilizados pelos agentes de Saúde e de Endemias do município de Vera Cruz (RN) para o trabalho das informações de Atenção Básica


O Núcleo do Ministério da Saúde no estado do Rio Grande do Norte (NEMS/RN), fomentando o apoio Institucional aos Municípios do RN, realizou uma parceria para a doação de 50 aparelhos celulares smartfones destinados à Secretaria de Saúde de Vera Cruz (RN). Os equipamentos serão utilizados pelos Agentes de Saúde e de Endemias do município, para o trabalho das informações de Atenção Básica, no acesso a conexão por redes do e-SUSAB . A entrega da doação ocorreu na última quarta-feira (28), na cidade localizada na região metropolitana da capital potiguar.


De acordo com os servidores do Núcleo do Ministério da Saúde no RN, Jose Renato Francisco de Almeida e Francisco Junior do Rêgo, os aparelhos foram utilizados, anteriormente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que os encaminhou ao Núcleo do Ministério da Saúde, em Natal. “No total, foram 110 equipamentos que o IBGE nos encaminhou e que faremos a redistribuição para mais dois municípios, além de Vera Cruz”, esclarece Junior Rêgo.

Ao repassar os parelhos aos servidores do município, o secretário de Saúde de Vera Cruz, Kleber Lomonte Teixeira, atual diretor financeiro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde no estado (Cosems-RN), agradeceu ao Núcleo do MS/RN pela doação, e ressaltou que “esses aparelhos vão facilitar o trabalho diário, a comunicação e o acesso à conectividade por redes”.

No Ministério da Saúde, a estratégia do e-SUS AB faz referência ao processo de informatização qualificada de saúde no país, em busca de um SUS eletrônico. [Blog da Saúde]
Fotos relacionadas à divulgação



quinta-feira, 29 de junho de 2017

Católicos de Ipueira participam de novena na Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz em Natal

Uma caravana de católicos da cidade de Ipueira, região Seridó, estará em Natal nesta sexta-feira (30) para participar da celebração da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Tirol. Quem informa é Revil Alves, que segundo ele, após a celebração religiosa, que começa às 19h, haverá quermesse e leilão, com a participação de sanfoneiro e muita comida regional, encerrando os festejos juninos.

A Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz e Santa Luzia fica na rua Joaquim Fagundes, na Praça Augusto Leite, Tirol.
Foto reproduzida da internet/
divulgação
©2017 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Artigo Casa Durval Paiva: Importância das políticas públicas para o segmento infantojuvenil

Por Cícera Katiucia da Silva
Assistente Social - Casa Durval Paiva
CRESS/RN 3595

Ao longo dos anos, crianças e adolescentes vem sendo as maiores vítimas das desigualdades sociais no Brasil, com a não efetivação de seus direitos, tendo em vista que estão submetidos às situações de vulnerabilidade e riscos sociais (trabalho infantil, abandono familiar, consumo de drogas, violência, desnutrição, exploração, prostituição, dentre tantos outros). O que presenciamos, na atualidade, é a luta pela sobrevivência, são crianças pobres pertencentes à classe pauperizada da população brasileira, sujeitos que se particularizam em cada história, cidadãos que são negligenciados, quando a estes são negados um tratamento digno e humanizado.

Entretanto, ao defini-los conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecemos as diretrizes e ações as quais deverão ser seguidas, como forma de defender e garantir esses direitos. Possibilitando assim, que seja assegurada saúde, educação, alimentação e habitação, através da ampliação de políticas públicas, voltadas a esse público e suas famílias, muito embora, na prática, o que se observa é a insuficiência dessas políticas.

É imprescindível à universalização dos direitos, para que todos possam ter acesso aos serviços com integridade e dignidade, em especial, as crianças e adolescentes oncológicos. Mas, para que isso aconteça de fato, faz-se necessária uma articulação entre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o Estado, a fim de que este elabore propostas e estratégias democráticas, voltadas à concretização e reconhecimento daqueles que compõem a sociedade – os cidadãos.

É importante aqui destacar a relevância dessa parceria entre Estado e Organizações Não Governamentais (ONGs), uma vez que estas atuam como parceiras e executoras de políticas públicas sociais, colaborando significativamente para qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo na qualificação das políticas públicas, aproximando-as dos usuários, da realidade vivenciada pelos pacientes e familiares, possibilitando o atendimento às demandas de forma qualificada.

É preciso considerar que a vida em sociedade pressupõe organização, política, econômica, cultural e social implicando, consequentemente, na existência de direitos e deveres para todos. Muito embora saibamos que esses, em sua maioria, são negados aos cidadãos, quando deveriam ser assistidos por políticas capazes de abarcar as demandas existentes, proporcionando um atendimento qualificado e humanizado.

A negação aos cidadãos ocorre quando esses não são efetivados/materializados através das políticas públicas, as quais deveriam buscar atender as demandas postas pela sociedade, em especial, os pacientes oncológicos que, em sua grande maioria, apresentam/perpassam por situações sociais diversas e aqui cabe destacar o trabalho desenvolvido na Casa Durval Paiva, instituição inserida no terceiro setor que compõe a rede de proteção e participa como membro ativo de conselhos de direitos, realizando atendimento a criança e adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas, contribuindo para o resgate, dignidade e qualidade de vida de pacientes e familiares.

Portanto, é importante a articulação intersetorial entre os órgãos que compõem a rede de proteção, conforme propõe o ECA. Tendo em vista que a rede configura-se como a porta de entrada para pacientes e familiares, sendo de extrema relevância a articulação entre as políticas públicas, em especial, saúde, assistência social e educação, uma vez que, como conjunto de programas e atividades que norteiam as ações do poder público, buscam garantir direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e em leis de forma difusa ou para determinado seguimento social.
Assessoria de Imprensa
Casa Durval Paiva (84) 4006-1600/9981-3474/9622-4544
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Foto relacionada à divulgação

Professora Helenice Vital representará o pais em expedição internacional

Professora da UFRN participa de expedição internacional

A professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Helenice Vital, será representante do Brasil na School of Rock 2017 (SOR), uma expedição que reúne professores de todo o mundo entre os dias 09 e 27 de julho para vivenciar pesquisas científicas com dados obtidos por meio de perfurações do assoalho oceânico. A bordo do navio de pesquisas oceanográficas Joides Resolution, o grupo fará um percurso das Filipinas (Subic Way) até a Austrália (Townsville), e durante o deslocamento participará de cursos e workshops com cientistas especilizados para compreender como o material da perfuração pode ser trabalhado em laboratórios.

A professora Helenice Vital irá acompanhada do graduado em Geologia e mestre pela UFRN, Miguel Evelim Borges, que atualmente é professor do curso técnico em Geologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Todo o custo da viagem será arcado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), gerenciadora brasileira do Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP), do qual a expedição faz parte. [por Marina Gadelha – ASCOM – Reitoria/UFRN]

Maurício Meirelles apresenta o show Perdendo Amigos no Nordeste

Apresentações acontecem em Fortaleza e Natal, no mês de setembro, com realização da Dromedário Produções e Opus Promoções

A Opus Promoções anuncia a realização de mais uma atração em dois dos teatros que administra pelo Brasil: Maurício Meirelles com o show Perdendo Amigos, dias 01 de setembro no Teatro Riachuelo (Natal/RN)), e 02 de setembro no Teatro RioMar Fortaleza.. Durante a apresentação, Maurício aborda temas polêmicos sem o menor pudor. “Falo sobre religião, maus tratos aos animais, casamento gay, corrupção, entre tantos outros assuntos. Certamente vou desfazer a amizade com alguns amigos ao longo do show. Só minha mãe continuará me amando", explica. Nesse espetáculo, Meirelles reúne textos inéditos, piadas fortes e atuais, plágios musicais, canções da Banda Renatinho e, ainda, o WEBBULLYING, quadro de sucesso e fenômeno de audiência no YouTube. Os ingressos em ambas as praças começam a ser vendidos em breve. Confira o serviço completo abaixo.

 Maurício é um dos grandes nomes do humor nacional, que se reinventa a todo tempo com novos projetos, textos e quadros. Na televisão, se divide entre os programas X Factor e Pânico, na Band. Além disso, apresenta também o quadro autoral WEBBULLYING, no Pânico. No Multishow, gravou o programa “O Estranho Mundo de Renatinho” ao lado de Tatá Werneck, Murilo Couto,k Marco Gonçalves e Nil Agra.

 Na internet é um influenciador digital com seus números nas redes sociais e acessos no YouTube. Com o show Perdendo Amigos, venceu na categoria de melhor stand-up de 2016 pelo prêmio Risadaria. Como mestre de cerimônias e pocket shows, acumula apresentações para mais de 100 empresas. Ainda lançou o livro E Se o Stand-up Virasse Livro – o primeiro show impresso do Brasil, pela Ediouro.

Classificação: 14 anos
Duração: 120min.

Realização: Dromedário Produções e Opus Promoções

PERDENDO AMIGOS - COM MAURICIO MEIRELLES
Dia 01 de setembro, no Teatro Riachuelo (RN)
Dia 02 de setembro, no Teatro RioMar Fortaleza (CE)

NATAL (RN)
Dia 01 de setembro
Sexta-feira, às 21h
Teatro Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)

www.teatroriachuelonatal.com.br

INGRESSOS:
Setor
Inteira
Meia-Entrada
Frisas
R$ 40,00
R$ 20,00
Balcão Nobre
R$ 80,00
R$ 40,00
Plateias A e B
R$ 100,00
R$ 50,00
Camarote
R$ 100,00
R$ 50,00

- 50% de desconto para os primeiros 350 ingressos para cliente do plano Unimed Natal e médicos cooperados. Desconto válido apenas com a apresentação da carteira (UNIMED NATAL) e CPF. Desconto limitado a 1 (um) ingresso por CPF;

*Descontos não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo.
***A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Rio Grande do Norte:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
- ACOMPANHANTES DE CADEIRANTES (quando necessário).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE são considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue dos hospitais do município de Natal.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall - Av. Bernardo Vieira 3775 - piso L3 (terça a sábado, das 12h às 21h, domingo e feriado, das 14h às 20h)
Site: www.ingressorapido.com.br
Televendas: 4003 1212
Assessoria de imprensa do Teatro Riachuelo:
Luciana Oliveira
luciana@sollarcomunicacao.com.br
84 98728-0813
Foto relacionada à divulgação

Curso Boas Práticas de Etiqueta em julho na Nova Acrópole Natal

Curso: Boas práticas - Etiqueta. Sexta-feira, 07/07 às 18h30

Automaticamente relacionamos etiqueta ao comportamento à mesa, muitos talheres, muitos copos, muitos pratos e muito protocolo. No curso veremos a etiqueta muito além disso. Veremos como alguns princípios de convívio social podem proporcionar harmonia nos ambientes de nosso cotidiano. A etiqueta também é uma forma de vivermos a estética e a ética em nossas atividades do dia a dia.

Investimento: R$50,00
No dia R$60,00

Mais informações:
WhatsApp: (84) 99800-4151

#NovaAcrópole
#Filosofia #Cultura #Voluntariado
Nova Acrópole Natal
propaganda@acropolebrasil.com.br
imagem relacionada à divulgação

Artigo Casa Durval Paiva: Saúde bucal e Anemia Falciforme

Por Simone Norat Campos
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 1784

A anemia falciforme é a hemoglobinopatia ou doença hematológica crônica mais comum no Brasil e caracteriza-se pela presença da hemoglobina anômala S ou (HBs) provocando a falcização (forma de foice) das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), causando quadro de isquemia e infarto tecidual, comprometendo vários órgãos, incluindo a região dento-maxilo-facial.  É uma doença incurável, mas tratável.

As condições de saúde bucal podem causar grande impacto na saúde geral e na qualidade de vida dos portadores de anemia falciforme e o cirurgião dentista exerce um papel importante na equipe multidisciplinar ou multiprofissional na prevenção das complicações.

Os portadores de anemia falciforme são mais susceptíveis a infecções, a doença periodontal e ao desenvolvimento de cáries, devido à alteração de formação e de calcificação do esmalte e dentina, uso frequente de medicamentos contendo sacarose, muitas intercorrências e internações, ocasionadas pela ausência de higiene oral adequada.

A prevenção é a forma ideal de atendimento aos pacientes falcêmicos, para prevenir as infecções dentárias, as quais podem precipitar as crises de anemia falciforme.

As manifestações bucais mais frequentes nos portadores de anemia falciforme são: palidez da mucosa, atraso da erupção dos dentes, alteração na mineralização do esmalte e da dentina, em alguns casos, úlceras que geralmente acontecem nas gengivas e maloclusão (qualquer desvio do encaixe correto entre os dentes). Podemos diagnosticar a doença falciforme através de achados radiográficos, como as alterações ósseas, que acontecem tanto na maxila, como na mandíbula, ocorrendo uma expansão da maxila. Um sintoma bucal muito relatado pelos portadores de falciforme é a dor mandibular acompanhada por crises dolorosas generalizadas.

O tratamento odontológico aos pacientes com anemia falciforme deve ser iniciado após uma minuciosa anamnese e exame clínico. O atendimento não pode ser realizado com o paciente em crise falcêmica, mas, caso necessite, optar por tratamento paliativo.

Procedimentos invasivos como cirurgia odontológica devem ser planejados, devido ao risco de infecção e, para isso, deve-se usar a antibioticoterapia profilática, acompanhada do hemograma. Devido ao maior risco de infecções, assim como estresse físico, as bacteremias podem desencadear crises falcêmicas e o cirurgião dentista deve está atento a essas condições, procurando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo os fatores que possam desencadear crises falcêmicas.

Ações de educação em saúde bucal como parte de programas integrais de saúde da criança, adolescentes e adultos, voltadas a este grupo, possibilita o desenvolvimento e o crescimento com menos morbidades, crises falcêmicas e infecções, uma vez que as condições de saúde bucal podem causar um grande impacto na saúde geral e na qualidade de vida dos portadores da doença.

Na Casa Durval Paiva, as crianças são beneficiadas com o Projeto Educação e Sorriso, criado pelo setor odontológico da instituição que, através de atividades lúdicas, trabalha com crianças e adolescentes a prevenção odontológica, através de orientação de escovação individual e coletiva, orientação da dieta e importância de visitas regulares ao dentista, contribuindo assim  para minimizar infecções na cavidade oral  e, com isso, diminuir o risco de crises falcêmicas,  conferindo uma melhor qualidade de vida a estes pacientes.
Assessoria de Imprensa
Casa Durval Paiva (84) 4006-1600/9981-3474/9622-4544
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Foto relacionada à divulgação

Experts e estudiosos de segurança e cidadania estarão no Seminário Motores em Desenvolvimento do RN

“Segurança é uma questão de cidadania”. O argumento da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, justifica a escolha do tema pela instituição anfitriã da próxima edição do Seminário Motores em Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (SMD). O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 03 de julho, a partir das 08h da manhã no Auditório da FIERN, na Av. Salgado Filho, bairro de Lagoa Nova.

Problema nacional e em particular no RN, a segurança pública deve ser discutida, também, por quem produz conhecimento, principalmente as universidades mantidas com recursos públicos, como a UFRN, disse a reitora ao confirmar os convidados para os painéis da edição comemorativa aos 10 anos do evento: Ricardo Brisolla Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública, e atual secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás; José Luiz Ratton, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco e idealizador do Pacto pela Vida (PPV) em 2007, um redutor de homicídios em Pernambuco. Ambos vão compor o 1º Painel do evento, sobre A Segurança Pública e a Cidadania, a ser mediado por Angela Paiva.

O 2º Painel, Estudos e Experiências em Segurança Pública na UFRN, reúne Edmilson Lopes Júnior, estudioso da temática violência nessa universidade; a promotora de Justiça do Ministério Público do RN (MP/RN), Luciana Andrade de Assunção, e o Professor Frederico Lopes, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). O painel terá a mediação de Sheila Freitas, secretária de Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED).

Com entrada franca, o Seminário Motores em Desenvolvimento do RN é uma realização do jornal Tribuna do Norte, UFRN, FIERN, Fecomércio e Salamanca Investimentos S/A. [por Sirleide Pereira – Ascom-Reitoria/UFRN]

Estudo vai analisar viabilidade da duplicação da BR-406

O diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, autorizou a realização de um estudo para avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental da duplicação da BR-406, que liga Natal a Macau. A estimativa é que o levantamento dure em torno de 10 meses e envolve entrevista com moradores dos municípios por onde a estrada passa e análise do tráfego. O estudo foi em atendimento a uma solicitação do senador Garibaldi Filho e do prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barretto.

A BR-406 já está duplicada até a entrada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves. Dali até Ceará-Mirim – trajeto de 16 quilômetros – há intenso tráfego devido à intensa movimentação de veículos e grande quantidade de caminhões de lixo, que depositam diariamente 2 mil toneladas dos dejetos recolhidos na Grande Natal, em aterro sanitário privado situado no distrito de Massaranduba. O estudo detectará se haverá necessidade da duplicação completa ou apenas em alguns pontos críticos ou se uma terceira faixa atenderia à demanda.[com informações de assessoria]

Nesta quinta o lançamento do filme “Black Bull – de costa a costa”, no IFRN Natal

Assista ao documentário “Black Blull – de costa a costa”, que conta a história de Claudio Clarindo, o maior ultraciclista do País, durante a sua última participação na corrida de ciclismo mais difícil do mundo, a Race Across América (RAAM), que será exibido nesta quinta-feira, dia 29 de junho, às 19h30 no IFRN da Salgado Filho-Natal/RN.

A Race Across América, corta os Estados Unidos de oeste a leste e tem cerca de 4.800 km. O fotógrafo Gabriel Rodrigues acompanhou a edição de 2015 da competição ao lado de Clarindo, revelando dias de luta, amor ao esporte e superação de todos os limites. O ciclista morreria poucos meses depois, em 25 de janeiro de 2016, ao ser atropelado durante um treino na rodovia Rio/Santos, o motorista dormia ao volante. Esse santista, aos 38 anos, é até hoje, o maior nome das ultradistâncias do Brasil.

O lançamento deste documentário em Natal e promovido pela ONG Baobá e Rede Eu Sou do Amor, com apoio do IFRN Campus Natal Central (Av. Salgado Filho), da Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN), do projeto TOTIPAH e da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo.

Um dos objetivos deste evento, é a participação dos ciclistas do projeto Totipah, que estão em Natal, do seu retorno de Salvador. Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com os ciclistas para discutir sobre mobilidade e segurança.

Além disso, a arrecadação da entrada para assistir o documentário, será direcionada para os integrantes do Projeto Totipah e uma parte para o realizador do documentário. Estamos sugerindo uma colaboração no valor de R$ 10,00 (dez reais), que pode ser efetuado na conta de Marcelo N R Santos, articulador e membro do Projeto Totipah, no Banco do Brasil, agência 5692-8 e conta corrente de nº 7.167-6. Solicitamos que após realizar o deposito, enviar conformação do mesmo para o whatsApp de Marcelo no (71) (71)9 9345.1160.

O fotógrafo paulistano Gabriel Rodrigues, 36, faz deste filme uma homenagem a um atleta genial. Claudio Clarindo, participou cinco vezes da prova, Race Across América (RAAM), na categoria solo, tornando-se ele próprio uma lenda da RAAM. Entre suas inúmeras conquistas, estão desafios como às 24 Horas de Sebring, nos EUA, em que pedalou 740 km em 24 horas; e ter ido do Rio de Janeiro a São Paulo em 22 horas ininterruptas. Foram 12 dias registrando de pertíssimo o esforço de Clarindo cruzando desertos, montanhas, cidades e florestas.

Serviço:
“Black Blull – de costa a costa”
Data: 29.06.2017 (quinta-feira)
Local: IFRN (Av. Salgado Filho, 1559, Tirol)
Horário: 19h30
Lotação: 150 lugares (miniauditório)
Colaboração Sugerida: R$ 10,00
Depositar: BB Agência 5692-8, Conta Corrente 7.167-6 Titular: Marcelo N R Santos
Realização: ONG Baobá e Rede Eu Sou do Amor
Apoio: IFRN, Projeto Totipah, ACIRN e Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo
Informações:
Haroldo Mota (84)9 8845.4603
Marcelo Nogueira (71)9 9345.1160
Fonte:http://arvoresdapaz.blogspot.com.br/2017/06/black-blull-de-costa-costa-tera.html
Haroldo Mota
haroldofmota@gmail.com
imagem relacionada à divulgação/cartaz

Artigo Casa Durval Paiva: Importância da educação nutricional para o paciente oncológico pediátrico

Por Priscylla Kelly Abrantes
Nutricionista - Casa Durval Paiva
CRN 14096

Ao iniciar o tratamento oncológico, logo após o diagnóstico, dentre as muitas mudanças na rotina da criança, está o novo estilo alimentar que deve ser adotado pelo paciente. E, ao contrário do que a maioria das pessoas possa imaginar, o planejamento alimentar para este público não possui nada muito diferente do que seria uma alimentação, por assim dizer, geral e ideal, para um estilo de vida saudável, ou seja, uma dieta sem alimentos processados e ultra-processados, industrializados em geral, embutidos e enlatados, ricos em corantes e conservantes, açúcares, fast-foods, frituras, refrigerantes, etc., preferindo sempre alimentos naturais, diversificados, preparados em casa, lembrando do cuidado com a higienização e segurança alimentar de tudo o que será consumido.

A educação alimentar e nutricional é vista como uma estratégia para a promoção, construção e/ou correção de hábitos alimentares saudáveis. Neste papel, o nutricionista se coloca como educador, estimulando às mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida, através de uma série de estratégias.

Desenvolver atividades voltadas ao público infantil, que promovam a saúde e tragam qualidade de vida e, se possível, melhor resposta ao tratamento, é de grande relevância, pois além do conhecimento adquirido e do momento em si, trazendo bem estar e mudança de rotina, também reflete numa melhor adesão do paciente à dieta, durante e após o tratamento, mostrando que estas novas práticas alimentares que surgiram em decorrência a sua condição atual de saúde, deveriam se tornar hábitos para toda vida.

No entanto, quando se fala em processo de ensino sobre alimentação, não se trata apenas de transmitir informações. Ao profissional nutricionista cabe o cuidado na construção das atividades, vendo quais melhores estratégias a serem utilizadas, segundo o público com o qual irá trabalhar, observando faixa etária, nível de compreensão cognitiva, condições socioeconômicas, acesso a alimentos, aspectos culturais, etc. Para execução desses momentos, diversos recursos estão disponíveis como: dinâmicas de grupo e individuais, vídeo aulas temáticas, atividades de recorte e colagem, pintura, ou até mesmo execução de oficinas culinárias, com todo o cuidado que o público infantil precisa nestes ambientes.

Desta forma, sabendo que a formação de hábitos alimentares se inicia ainda mesmo na gestação materna e logo em seguida, na primeira infância, vê-se a importância do desenvolvimento deste tipo de trabalho, e continuidade do mesmo, já que se trata de um processo constante de construção.
Assessoria de Imprensa
Casa Durval Paiva (84) 4006-1600/9981-3474/9622-4544
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Foto relacionada à divulgação

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Mostra Expoepi apresenta experiências bem-sucedidas no SUS

Evento começa nesta quarta-feira (28) e reúne palestras com especialistas, reuniões técnicas e exposições para trocar experiências sobre assuntos de vigilância em saúde

A troca de experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) reúne, a partir dessa quarta-feira (29), em Brasília, mais de 2,5 mil profissionais do setor de saúde na 15ª Expoepi. Durante a mostra, que vai até sexta-feira (30), serão apresentados 782 trabalhos e experiências. Destes, serão premiados 45, entre os  mais bem-sucedidos.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante, participam da abertura do evento, nesta quarta-feira (28), às 19hs. A mostra irá difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes ao setor, além de dar visibilidade às ações de vigilância em saúde.

A 15ª Expoepi foi definida como uma etapa preparatória da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que acontecerá em novembro deste ano. Para isso, será realizado o painel “Elementos essenciais para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde”, na quinta-feira (29). Conduzido pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Carvalho, o painel conta ainda com a palestra do Prof Eliseu Waldman da USP.

Outro destaque da mostra é o lançamento do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose que ocorrerá durante o painel “Enfrentamento da tuberculose: o que esperar para os próximos anos”, que também acontece na quinta-feira (29). Na sexta-feira, um dos destaques é o lançamento do evento “Uma análise da situação de saúde e da epidemia pelo vírus zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes”, no livro Saúde Brasil 2015-2016.

Ainda farão parte do evento, mesas redondas sobre temas relevantes para a saúde pública no país, como o painel Vigilância e resposta a emergências em saúde pública, que ressalta a introdução do zika no país e a recente emergência da febre amarela. Essa mesa discutirá como o país deve estar preparado em relação às arboviroses, projeção sustentada pelos estudos desenvolvidos pelo Instituto Evandro Chagas do MS. Arboviroses são doenças transmitidas por insetos, que incluem Zika vírus e dengue.

Criada em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a mostra promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como controle de malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Os participantes também poderão visitar a exposição de fotografias do Projeto MacroAmor, do fotógrafo  Joelson Souza. Com o apoio da União de Mães de Anjos (UMA), organização de mães sediada em Pernambuco, voltada para a garantia dos direitos das mães de crianças com microcefalia, o ensaio fotográfico, que ganhou o nome de Projeto MacroAmor, mostra com crianças acometidas pela síndrome do Zika e doenças correlatas e suas famílias. Também faz parte do programa cultural a apresentação do filme Snow, sobre o médico John Snow, reconhecido como o pai da epidemiologia moderna. Nos intervalos da programação da 15ª Expoepi serão exibidos filmes de curta metragem produzidos pelo Ministério da Saúde em todos os auditórios do evento. [Portal da Saúde > Saiba mais]

> Confira aqui a programação da 15ª Expoepi
Foto por SVS/MS

Universidade realiza cadastramento de classificados para vagas residuais a partir de 2ª feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir desta segunda-feira, 03/07, o cadastramento dos classificados no processo seletivo de reocupação de vagas residuais 2017.2. Os aprovados dentro do número de vagas em qualquer curso ofertado, independentemente da cidade sede, devem comparecer ao auditório do Departamento de Educação Física, no campus central da UFRN, ao lado do ginásio principal.

Ingressantes nos cursos de Ciências Exatas serão atendidos no dia 03, enquanto o dia 04 será reservado para as demais áreas: Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os retardatários de todas as áreas serão atendidos na quarta-feira, 05. Em todos os dias, o cadastramento acontece das 8h às 11h e das 13 às 16h.

Caso existam vagas não ocupadas após a conclusão da primeira chamada, serão convocados até o dia 06 de julho os suplentes para preencher as vagas remanescentes. O cadastramento dos candidatos da segunda chamada será nos dias 11 e 12 de julho, também no auditório do Departamento de Educação Física do campus central.

Após o cadastramento, os alunos serão matriculados automaticamente nas turmas do primeiro nível de seus cursos e devem, obrigatoriamente, confirmar o vínculo no período de 24 a 31 de julho. Outras informações constam no edital de cadastramento e matrícula, disponível na página www.prograd.ufrn.br. [por Marina Gadelha – ASCOM/Reitoria/UFRN]

Servidores da saúde do estado iniciam greve nesta sexta, informa sindicato

Sindsaúde promove ato pela manhã no Walfredo Gurgel e à tarde participa de protesto unificado da Greve Geral

Os servidores da saúde do estado iniciam uma greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira (30), mesmo dia da greve geral marcada pelas centrais sindicais. A partir das 09h, eles promovem o ‘Arraiá da Saúde na Greve Geral”, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Em clima de festa junina, o protesto irá denunciar a situação salarial e as condições de trabalho dos servidores. Os servidores da saúde de Natal também irão participar dos protestos nesta sexta. Às 15h, terá início a manifestação da greve geral contra as reformas,  em frente ao Shopping Midway.

Entre as reivindicações, está o pagamento em dia e reajuste dos salários, ampliação das vagas do concurso público e a retirdada de projetos enviados pelo governo para a Assembleia Legislativa, como o que aumenta em 3% na contribuição dos servidores ao Instituto de Previdência do RN (IPERN), e a garantia dos recursos necessários para a saúde do RN.

A principal reivindicação é o fim do atraso no pagamento. O salário de maio será concluído somente nesta quinta-feira (29), para servidores e aposentados que recebem acima de R$ 4 mil. “Estamos há quase dois anos nessa situação. O que era uma coisa excepcional virou regra. Só que não vamos nos acostumar a trabalhar sem saber quando receber”, afirmou Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN.

Os servidores cobram também o cumprimento de pontos do acordo judicial da greve passada - como a revisão da lei da Produtividade e o concurso público – pelo acordo, o edital deveria ter sido publicado em março deste ano. Segundo dados da própria Secretaria de Saúde Pública (Sesap), três mil servidores se aposentaram desde 2014 (quando venceu o concurso anterior) e 44% da categoria já pediu ou está próximo de pedir a aposentadoria. O sindicato pede ainda a ampliação das 404 vagas previstas para o concurso, e critica a proposta de contratos temporários.

A greve tem início durante a vigência do decreto de calamidade na saúde do RN, publicado no dia 06 de junho no Diário Oficial. Após o decreto, o governo anunciou três repasses de R$ 50 milhões do governo federal para a saúde estadual.

INÍCIO DA GREVE DA SAÚDE DO RN
Sexta, 30 de junho
09h – Ato “Arraiá da Saúde na Greve Geral” Hospital Walfredo Gurgel
15h – Manifestação unificada, convocada pelas centrais sindicais, contra as reformas
Local: Cruzamento da Salgado Filho com Bernardo Vieira
CONTATO
Manoel Egídio Jr. (coord. geral Sindsaúde)  99924-1811
Comunicacão Sindsaude
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template