acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sábado, 28 de outubro de 2023

Conselho Regional de Contabilidade do RN explica programa de regularização fiscal que oferece negociação de débitos tributários

 Programa da Prefeitura de Natal, o Refis oferece descontos de 100% nos juros de débitos tributários

Muitos contribuintes estão em dúvida sobre o Programa de Regularização Fiscal da Prefeitura de Natal, que está oferecendo descontos de 100% nos juros de débitos tributários.

Exercendo seu dever para com a sociedade, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) explica como funciona o programa Refis.

O Fisco garantiu a vantagem para todos que aderirem ao programa, valendo também para quem pretende fazer o reparcelamento.

A adesão pode ser feita até o final de dezembro de 2023. Para quem não possui outro parcelamento, o prazo para o pagamento dos créditos tributários pode ser de até 48 meses, com 10% do valor da dívida como entrada. Contribuintes que já possuem um parcelamento podem repactuar a dívida. 

O reparcelamento pode terminar até dezembro de 2024, com entrada de 20% do valor.

No Refis, créditos tributários inscritos ou não em Dívida Ativa e créditos não tributários já inscritos em Dívida Ativa, como:

● ISS;

● IPTU;

● Taxa de Lixo;

● Taxa de Licenças;

● Autos de Infração;

● Multas de outros órgãos, como SEMURB, STTU etc.

Quem pode falar:

Profissionais de contabilidade do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN)

Sugestão de perguntas:

O que é o Refis?

Quem pode aderir ao programa?

Como fazer a adesão ao programa?

Como funcionam os descontos para cada dívida?

Por ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CRCRN/ Agência TrêsQuartos: 84 99668- 5623

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/


sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Instituto Gentil realiza oficina de audiovisual para jovens em Campo Grande

A oficina é gratuita com vagas limitadas em duas turmas, manhã e tarde

O Instituto Gentil promove neste sábado e domingo (21 e 22), em sua sede em Campo Grande (RN), uma oficina de audiovisual com a artista e jornalista mossoroe
nse Luiza Gurgel. A oficina é gratuita, tem vagas limitadas e se desenvolverá com duas turmas: manhã e tarde. As aulas serão presenciais e as inscrições estão sendo realizadas no próprio Instituto. O público-alvo são jovens a partir de 12 anos de idade.

Luiza Gurgel conta com uma extensa trajetória nas artes, entre dança, teatro, literatura, circo, produção cultural e audiovisual. Ela já participou de quase 30 espetáculos de artes cênicas; produziu cerca de quatro videoclipes; tem um livro lançado; conta com mais de 15 obras de audiovisual no currículo, seja como diretora, produtora, na fotografia ou atuando, entre documentário, ficção, videodança e reportagens especiais.

Atualmente, Luiza é redatora do Reticências Culturais, uma plataforma multimídia de cultura mossoroense, e tem um curta-metragem, no qual foi codiretora, o “50%”, inserido em circuitos de festivais de cinema pelo país.

BDM Comunicação/(84) 99113.0012

Imagens relacionadas à divulgação

 ©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

sábado, 14 de outubro de 2023

Surfista Ítalo Ferreira protagoniza foto inédita durante eclipse do Sol no RN

 Medalhista de ouro foi clicado no Rio Grande do Norte, neste sábado (14) por Marcelo Maragni; a dupla detalha preparação para cravar o feito em cinco segundos

O brasileiro que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do surfe, e também campeão mundial, agora tem mais um feito exclusivo em sua carreira. Neste sábado (14), Ítalo Ferreira desafiou as forças naturais do planeta para capturar uma foto inédita durante o raríssimo eclipse anular do Sol, causando o impressionante efeito de estar dentro de um ‘arco de fogo’. Esse fenômeno se explica porque a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, possibilitando a aparição do anel. O registro aconteceu no Rio Grande do Norte pelo fotógrafo Marcelo Maragni, que precisou de estudos científicos e equipamentos especializados para alcançar a foto perfeita, além de contar com a sorte de o estado do Rio Grande do Norte ser um dos melhores locais no país para presenciar este fenômeno.

Técnicas de fotografia e engenharia, posicionamento e agilidade para realizar a foto em segundos foram fundamentais para garantir o resultado artístico memorável. Enquanto a posição do surfista precisava estar alinhada com o rápido momento em que a Lua se posicionava milimetricamente entre a Terra e o Sol; o fotógrafo, há aproximadamente 1 km de distância do surfista, teve de usar, além de sua câmera, rádios para comunicação, dois celulares, óculos de proteção e espelhos para conseguir fixar os olhos contra a luz do Sol e evitar o efeito sombra na imagem do atleta.
A cena inédita foi eternizada após uma única tentativa e em cerca de 5 segundos. Durante esse curto período, Maragni ainda precisou ajustar sua posição para capturar o ângulo perfeito do anel de fogo. Já antes do grande dia, o fotógrafo testou diversas possibilidades para prever o imprevisível e conseguir registrar esse momento raro. Durante os ensaios e estudos, que começaram 4 meses antes, Maragni visitou mais de 20 picos e montanhas ao redor da praia para a checagem prévia do lugar ideal, além de diversos cálculos para o fotógrafo encontrar a angulação exata para posicionar o surfista.
Para Marcelo Maragni foi um dos trabalhos mais desafiadores e complexos dos seus quase 25 anos de carreira: “Esse foi uma das fotos mais complexas que já fiz, foram trabalhosas tentativas de encontrar um local com a angulação de azimute, que é um ângulo em relação ao Norte e com uma inclinação específica de altura. Também usei dois celulares para simular um teodolito, que é um equipamento de medição de relevo; coloquei um filtro de densidade neutra na lente para diminuir a luz que entraria na câmera e usei espelhos para refletir a luz do Sol e iluminar o atleta e evitar o efeito de silhueta na imagem do Ítalo que o pôr do Sol costuma causar”, explica o craque.
O eclipse no Brasil começou a ser visto por volta das 15h do sábado, até o término do fenômeno, quando o Sol se puser no horizonte por volta das 18h. Especificamente o ‘anel de fogo’ se formou por volta das 16h40, durando um curto período que tornou a fotografia tão rara quanto o fenômeno natural. O eclipse anular pôde ser visto do país somente pelos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco, mas o privilégio ficou para o município litorâneo do Rio Grande Norte, onde o surfista cresceu, deixando agora mais um marco para a cidade onde vive. O projeto foi realizado com apoio das marcas Canon e Ford.

3

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

MOSTRATEC: Estudantes do RN participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Alunos de escolas de Natal, Tibau, São Rafael, Triunfo Potiguar, Caraúbas e Apodi participam na 38ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Dez trabalhos do Rio Grande do Norte vão ser apresentados na 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Natal, Tibau, São Rafael, Triunfo Potiguar, Caraúbas e Apodi vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 24 a 26 de outubro de 2023, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da circulação urbana, meio ambiente, sustentabilidade, agropecuária, física e educação.

Do estado do Rio Grande do Norte são 10 trabalhos, sendo um de Natal, dois de Tibau, um de Açu, um de São Rafael, dois de Triunfo Potiguar, um de Caraúbas, um de Apodi e um de Mossoró.

De Natal, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte vem o trabalho R.I.V - RESERVA INTELIGENTE DE VAGAS, pesquisado por Maria Luíza Lemos Fernandes.

De Tibau, da Escola Estadual Rui Barbosa, vêm os projetos SEA SPONGE, elaborado por Mayara Louise de Oliveira Silva e Alice Keroly Diógenes Araújo e ANTI AEROSSOL MARÍTIMO: DESENVOLVIMENTO DE UM POLÍMERO RESISTENTE Á MARESIA Á BASE DA ALGA MARINHA E RESINA CRISTAL, feito por João Lucas de Souza Araujo e Erick Felipe Silva Nolasco.

De São Rafael, da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, é apresentada a pesquisa INVESTIGAÇÃO DOS PRINCÍPIOS E POTENCIALIDADES DO MOTOR DE DOBRA: UMA ANÁLISE CIENTÍFICA, esmiuçada por Israel Henry Almeida Martins e Lean Hillson Reinaldo Braga.

De Triunfo Potiguar, da Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra, vem os assuntos O USO DA LEUCENA (LEUCAENA LEUCOCHEPHALA LAM.) NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS NO PERÍODO DE ESTIAGEM NA ZONA RURAL DE TRIUNFO POTIGUAR/RN, pesquisado por Jozadak Eufrazio Fernandes e TDIC INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA, estudado por Ana Carla de Araújo Frutuoso, Leâmara Jéssyca De Araújo Alves e Viviam Laise da Silva Oliveira.

De Caraúbas, da Escola Estadual Professor Almiro de França Silva, é exposto o trabalho A EFICÁCIA DA VAGEM DE FEIJÃO E DA PALHA DE MILHO COMO ADUBOS VERDES PARA O CULTIVO ORGÂNICO, feito por Erick Gustavo Oliveira Lima, João Emanuel Rodrigues de Morais e Nívea Alessandra Câmara Gurgel.

De Apodi, da E.E.T.I prof Maria Zenilda Gama Torres, é trazido o projeto BIO EMBALAGEM: O USO DA PALHA DA CARNAÚBA NA FABRICAÇÃO DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS, pelos alunos Samara Letícia Fernandes de Morais, Cynthia Suéllen Soares Brilhante e Isabelly Cristina Oliveira Santos.

No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Assessoria de Imprensa/Tel: (51) 99365 3864

Email: marta.araujo@martaaraujo.com

Foto relacionada à divulgação

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Palestra sobre arte inaugura sistema on-line do Instituto Gentil

 

O Instituto Gentil promove nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, às 17 horas, a palestra on-line “Uma viagem pela história de quatro importantes museus da Europa”, inaugurando o seu sistema de cursos e palestras a distância.

A palestra será transmitida a partir de São Paulo -SP para o auditório do Instituto, em Campo Grande-RN, e será proferida por Carlos Mendonça, sócio da consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), um livre estudioso e apreciador da história da arte. O público é formado por estudantes da rede pública de ensino da cidade potiguar.

O conteúdo da “Jornada de Conhecimento” abordará as principais obras de artes expostas em quatro importantes museus da Europa: Museu Reina Sofia/Madri, Espanha; Museu do Prado/Madri, Espanha; Galeria Borghese/Roma, Itália; e Museu do Louvre/Paris, França.

Carlos Mendonça tem formação acadêmica na área de Contabilidade e Administração, que inclui estudos na Universidade Cândido Mendes (BR), Universidade Cornell (EUA), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBCG (BR), Universidade de São Paulo (BR), Escola de Negócios da Universidade Noroeste (EUA) e a Universidade Harvard (EUA). Como sócio da PwC Brasil, ele atua como líder de Serviços para Empresas Familiares.

Por Assessoria de Imprensa/

Imagem relacionada à divulgação 

©2023 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_/



Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template