acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sábado, 30 de maio de 2020

Sertanejo do RN celebra 104 anos e comemora em isolamento devido à pandemia

O sertanejo José Ozério de Araújo nasceu no dia 29 de maio de 1916, em uma localidade rural do município de Caicó, Umbuzeiro, região seridoense no sertão potiguar. Ainda saudável, lúcido, a data dos 104 anos foi comemorada em sua casa, no centro de Caicó, com a filha Francisca, Técnica de Enfermagem, não faltando bolo nem ornamentação. O isolamento, devido à pandemia do novo coronavirus, afastou os familiares e amigos que festejaram através das redes sociais e link ao vivo no Instagram.

- Confira aqui a festa de seu centenário, em 2016.

Leia também: Missa em ação de graças comemora centenário do caicoense Ozério

Vídeo dos 104 anos:
Foto por whats app

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Live Solidária Roberta Sá em prol da Casa Durval Paiva; Confira outras notas da semana

BOLETIM SEMANAL

LIVE SOLIDÁRIA - ROBERTA SÁ

Nessa sexta, 29/05, às 20h, os fãs e admiradores da cantora Roberta Sá terão a oportunidade de acompanhar mais uma Live Solidária do Projeto 8ITO e ainda contribuir com a Casa Durval Paiva no acolhimento das crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas potiguares. As doações serão revertidas em cestas básicas, que serão distribuídas às famílias dos pacientes pelo Projeto Vida, em 133 municípios do RN. Para acompanhar o repertório do disco Segunda Pele e ainda ajudar a instituição, basta acessar o canal da cantora no YouTube. https://www.youtube.com/user/canalrobertasa

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

A Casa Durval Paiva foi contemplada com o programa Voa de transformação social da Ambev. Nossos colaboradores estão sendo acompanhados e capacitados com ferramentas na área de gestão para um melhor desempenho de suas ações, o que resultará no aprimoramento dos serviços oferecidos pela Casa.

TROCO AMIGO

Ao fazer suas compras na RedeMAIS Supermercados, seja solidário e colabore com as ações da Casa Durval Paiva. Através da doação do seu Troco Amigo, você pode ajudar nossas crianças, adolescentes e seus familiares a terem uma melhor expectativa de vida. Desde já agradecemos.

 

MEDICAÇÃO SEGURA

No apoio aos pacientes assistidos na Casa Durval Paiva, está inclusa a entrega de medicações adjuvantes ao tratamento onco-hematológico. O dispensário de medicamentos existe desde 2009 e busca oferecer segurança, eficiência e adesão do paciente ao tratamento proposto.

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva

Assessoria de Comunicação

Sandra Cerqueira

Assessora de Imprensa

(84) 99981-3474/ 99622-4544

Imagens relacionadas à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Serviços de saúde seguem funcionando em shopping da capital

Shopping em Natal mantém abertas clínicas cujos serviços são considerados essenciais

Em meio à pandemia do novo coronavírus manter a saúde em dia é ainda mais fundamental e, para garantir o acesso dos clientes que necessitam de acompanhamento especializado, o Natal Shopping mantém os serviços das clínicas que prestam serviços classificados como essenciais. A decisão segue o Decreto Estadual nº 29.583, de 1º de abril de 2020, que consolida as medidas de saúde para o enfrentamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte. A determinação libera o funcionamento dos serviços de assistência médico-hospitalar.

Um desses serviços é o Instituto de Oftalmologia Marco Rey (IOMR), que segue com o atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A orientação do estabelecimento é de que o cliente só vá à consulta - previamente agendada - acompanhado por no máximo uma pessoa, em caso de necessidade. E informa que as consultas estão com o tempo ampliado devido à higienização dos consultórios, por isso, o paciente deve chegar 30 minutos antes.

De acordo com o administrador do IOMR, Guilherme de Faria, estão sendo seguidas todas as diretrizes para assegurar o bem-estar dos pacientes. “Estamos tomando todos os cuidados com a limpeza e higienização dos consultórios e também atendemos a um número reduzido de pacientes para evitar aglomerações. A nossa orientação é que a consulta seja adiada se não for urgente, e se a pessoa está em algum grupo de risco ou não se sente disposta, pode realizar o exame por meio da telemedicina”, explica.

Outro serviço que está em funcionamento no Natal Shopping é a assistência médica Liv Saúde, atendendo aos seus segurados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, também com horário marcado. O acesso está sendo pelo Estacionamento VIP. O paciente deve se identificar à segurança na entrada do empreendimento. Para atender a esses clientes, o Natal Shopping segue com medidas rigorosas de higienização das áreas comuns. [por assessoria de imprensa]

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Mortalidade materna continua elevada no RN, falta de assistência na pandemia pode piorar situação

Como marca da luta pela garantia da assistência à saúde ao público feminino, o dia 28 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Apesar de ser uma realidade conhecida pela sociedade, a mortalidade materna continua à margem do sistema de saúde brasileiro. No Rio Grande do Norte, a taxa de óbitos permanece bastante elevada. Se não houver a continuidade da assistência à saúde das mulheres com o avanço da pandemia da Covid-19, o número de mortes pode ser ainda maior.

De acordo com a obstetra Maria do Carmo Lopes de Melo, presidente do Comitê Estadual pela Redução da Mortalidade Materna, o estado possui uma taxa em torno de 60 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Número bem acima da meta firmada entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 30 óbitos para cada 100 mil nascido vivos até 2030, conforme os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, no país, o índice de mortalidade está em 64,5 óbitos.

A mortalidade materna é um significativo indicador da qualidade da saúde prestada à mulher durante a sua vida reprodutiva. Uma das influências na taxa são as condições socioeconômicas da população. Como marca da luta pela garantia da assistência à saúde ao público feminino, o dia 28 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

“Nós estamos vivendo uma pandemia, mas a mortalidade materna é uma epidemia silenciosa. A mortalidade materna comove, mas não sensibiliza a sociedade e muito menos os gestores da saúde pública. Espero que após esta pandemia, os hospitais fiquem mais preparados para receber essas mulheres”, lamenta a obstetra.

A Organização Mundial de Saúde define como morte materna, a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez. Também se considera nesta categoria, a morte após um ano do parto, se houver causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, como mortalidade materna tardia.

Para a especialista, também integrante do Conselho Consultivo da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn), o que chama mais atenção é que as principais causas de mortes maternas são “evitáveis através de um planejamento reprodutivo adequado, um pré-natal de qualidade e a garantia de assistência ao parto e ao puerpério”. Entre as principais causas, segundo Maria do Carmo, estão: a hipertensão, hemorragia e infecção.

Doenças pré-existentes que podem agravar durante a gravidez, daí a necessidade de realizar os exames antes de engravidar. Sem esses devidos cuidados, pode agravar o quadro levando à morte no ciclo grávido-puerperal. Segundo Do Carmo, em algumas ocasiões as mulheres têm alguma doença e não sabem, ou não atentaram para os sintomas, mas que durante a gravidez podem se agravar e, como consequência, ocorre o óbito. “Mais comumente a diabetes e doenças cardiovasculares”, acrescenta.

Para a médica, no âmbito da assistência ao parto, o fator principal para melhoramento é a informação antecipada para a gestante sobre onde ela poderá dar à luz. “Embora a Lei Federal 11.634, de 21 de dezembro de 2007, estabelece que na primeira consulta do pré-natal a mulher já deva saber qual a maternidade onde vai parir, infelizmente essa determinação não é seguida”, expõe. A médica explica que este conhecimento é fundamental para o caso de alguma intercorrência durante a gravidez, nessa situação, a mulher já estará ciente de qual maternidade procurar, evitando assim a peregrinação entre os hospitais. “Nesse último ano, foi criada uma central de regulação que não funciona ainda dentro do adequado, mas melhorou um pouco evitando que as mulheres sejam submetidas à peregrinação em busca de atendimento”, comenta.

Coronavírus e as gestantes

Para Elvira Mafaldo, presidente da Sogorn, é importante que o Sistema de Saúde mantenha uma atenção especial sobre as gestantes e puérperas neste período de pandemia. Pois, um atendimento precoce diante dos primeiros sintomas pode evitar um agravamento da doença entre esta população. Até o momento, não há registros de óbitos maternos por causa do novo coronavírus no RN. No Brasil, já ocorreram 24 casos de mortes.

“Algumas questões já foram bem definidas pelo Ministério da Saúde no que diz respeito a assistência às mulheres no ciclo grávido puerperal. Sobretudo, sobre a necessidade de que as suas consultas pré-natais sejam mantidas dentro de uma regularidade possível e de acordo com a exigência de cada caso. Também há a orientação de buscar atendimento o mais precoce possível em caso de suspeita da doença, no caso das gestantes e mães de recém-nascidos. O antigo direcionamento de permanecer no domicílio em observação não é mais a orientação que deva ser seguida”, esclarece. [por assessoria de imprensa]

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Cascudo Bistrô terá mais uma oficina gastronômica virtual nesta quinta

Imagem relacionada à divulgação
Nesta quinta-feira (28), o “Cozinhando com o Chef Daniel Cavalcanti” terá como tema “Tartare de Atum e Panelinha de Frutos do Mar". A oficina gastronômica online, que tem apoio da Produmar e do Magazzino, será transmitida ao vivo, as 19h30, pelo canal do Cascudo Bistrô no YouTube. 

Para quem desejar preparar o prato em casa, enquanto acompanha a transmissão, o Cascudo Bistrô preparou um Kit para três pessoas, com todos os ingredientes e receita por escrito no valor de R$ 120,00, com entrega gratuita para Tirol, Petrópolis, Areia Preta, Lagoa Nova e Barro Vermelho. Os pedidos podem ser feitos pelo (84) 99828.7007 (Whatsapp) ou pelo site: www.cascudobistro.com.br.

Ontem, quarta (27), às 19h, no Instagram do Cascudo Bistrô, rolou o Encontro Virtual "Cozinhando com as Crianças" (foto), com o Chef Daniel Cavalcanti acompanhado dos filhos Clara e Luís e a jornalista Geórgia Nery acompanhada dos pequenos Nicolas e Heloísa. "A ideia da oficina é promover uma atividade divertida em família para os nossos seguidores", afirma o chef. [com assessoria de imprensa]

                                                                                                                                 Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Faculdade no RN promove evento online sobre o cenário social frente à pandemia da Covid-19

A Estácio Zona Norte está promovendo uma série de encontros virtuais com o propósito de debater o cenário atual das famílias, empresas e direitos trabalhistas frente à pandemia da Covid-19. O evento I Inova Lives Estácio Zona Norte ocorre nesta quarta (27) e sexta-feira (29) por meio de “lives” na rede social Instagram, pelo perfil da instituição local @estaciozonanorte.

A cada dia um ou mais especialistas estarão expondo e discutindo diferentes temas com o público. O convite à participação se estende a alunos, ex-alunos e o público externo.

Nesta quarta-feira (27), o primeiro tema de live, veiculada a partir das 19h, será sobre “Os desafios dos shoppings no cenário da pandemia”, com o gestor de segurança do Natal Shopping, Ruben Matos da Nóbrega, visto que, desde o início das medidas restritivas por causa da pandemia, os centros comerciais permanecem fechados.

No mesmo dia, às 20h30, estará em pauta as recentes medidas provisórias trabalhistas, com a participação da especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Petrucia Danielle Santos e a coordenadora do curso de Direito da Estácio, Kamilla Sena.

Já na sexta-feira, (29), o público voltado à Pedagogia terá vez com a live “Brincadeiras criativas para as crianças em tempo de isolamento social”. A educadora Ádila Ferreira discutirá o tema com a sugestão de atividades lúdicas para o público infantil e orientação aos pais e professores sobre como aproveitar este tempo de maneira mais leve e divertida.

Para participar, basta seguir o perfil @estaciozonanorte e acessar as lives nos horários marcados. [por assessoria de imprensa]

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Live vai discutir a violência contra as mulheres em tempos de isolamento social

Em razão do aumento da violência contra mulheres em tempos de pandemia, o Programa RN + Saudável, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), vai realizar uma Live com o tema: "Violência em tempos de isolamento social e os reflexos na saúde da mulher".

Será nesta quinta-feira, 28 de maio, às 14h30, no YouTube do RN + Saudável, com parceria de instituições de políticas para as mulheres e apoio do Instituto Santos Dumont/Anita Garibaldi. A data foi escolhida por que em 28 de maio é celebrado o Dia Mundial de luta pela saúde das mulheres.

O evento terá participação de Teresa Freire, coordenadora do Programa RN + Saudável,  Ivanete Oliveira, Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lorraine Vieira, assistente social especialista em políticas públicas para as famílias e responsável pelo Núcleo Estadual de Promoção a Saúde e Cultura de Paz, da psicóloga Carla Glenda, do Centro de Saúde Anita Garibaldi e Sônia Fernandes da Área Técnica da Saúde da Mulher da SUAS/CPS/SESAP.

“Os estudos estão apontando um grave aumento dos índices de violência contra as mulheres,  atingindo o índice de 258%. A Live será uma oportunidade de promover a discussão de como essa violência afeta a saúde das mulheres, especialmente nesse período de muitas dificuldades decorrentes da pandemia da Covid- 19”, explica Suzete Queiroz, Assistente Social e coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesap.

A coordenadora do programa RN + Saudável, Tereza Freire, explica que a Live é uma das ações do Grupo de Trabalho RN Sem Violência , composto pela equipe do Programa RN + Saudável e áreas técnicas das Subcoordenações da CPS, e em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos - SEMJIDH e outras instituições. “O Grupo de Trabalho está organizando um plano de mídia e trabalho em rede com proposta de uma campanha virtual sobre a temática da violência”.

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Saúde Pública

(84) 3232-2618/3232-2630

Imagem relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Ansiedade tem aumentado no ambiente organizacional com a pandemia

Manter ativo o diálogo com os colaboradores sobre a rotina do home office, a saúde emocional e a produtividade ajuda a aliviar a tensão, recomenda especialista

A pandemia da Covid-19 tem sido um dos fatores geradores de crises de ansiedade e preocupação no ambiente de trabalho. Uma pesquisa realizada pela startup Pulses, que desenvolve ferramentas para medir o clima organizacional, apontou que 54% dos entrevistados estão tendo níveis de ansiedade médios e altos durante a quarentena. A nova rotina de trabalho, o receio de não dar conta e as dúvidas sobre as futuras configurações de trabalho têm tornado o papel do RH indispensável neste momento, afinal, cuidar das pessoas nunca foi tão necessário.

Com o home office, muitas empresas estão tendo que reinventar suas ações de RH buscando estratégias online para estreitar a comunicação entre os seus setores. De acordo com Ana Cláudia Medeiros, gerente de Gestão e Gente da Rui Cadete Consultores, “manter ativo o diálogo com cada colaborador, a fim de se inteirar sobre a rotina de adaptação ao home office, a saúde emocional e a produtividade, é uma das formas de gerar interatividade com a empresa”.

Outra estratégia adotada pelo RH da Rui Cadete, e também pode ser adaptada a outras empresas, é a aplicação de questionários com o propósito de entender essa nova rotina. Segundo a especialista, a partir dos resultados pode-se alinhar as ações que devem ser desenvolvidas em busca das melhorias necessárias no dia a dia do trabalho.

Essas pesquisas têm o objetivo de apontar dificuldades, algumas delas podem ser facilmente resolvidas pelas instituições e assim contribuir para a adequação do home office. No caso da Rui Cadete Consultores, os questionários apresentaram o desconforto ocasionado pelas cadeiras que estavam sendo utilizadas pelos colaboradores em suas casas. “A partir disso, a empresa fez a entrega das cadeiras específicas para trabalho nas casas de cada um que apresentou a dificuldade”, afirma Ana Cláudia.

A comunicação interna das empresas - por intranet, aplicativo de mensagens e e-mails corporativos - passou a ser uma ponte essencial no relacionamento interno. “Com todas as mudanças que vêm acontecendo, estar mais próximo, mesmo distante, tem sido uma postura institucional na busca por uma ambiente de trabalho saudável e produtivo. O papel do RH é justamente ser ponte de comunicação e de fortalecimento entre os colaboradores, a empresa e os próprios gestores”, concluiu a gestora. [por assessoria de imprensa]


©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Profissionais de saúde hospedados no Hotel Barreira Roxa vão receber homenagens em noite cultural

Os profissionais de saúde hospedados no Hotel Barreira Roxa, por meio do programa Acolhe Saúde RN, desenvolvido pelo Governo do RN, e que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19), receberão, próximo sábado (30), uma homenagem por meio de uma apresentação musical de piano durante o jantar. A iniciativa é viabilizada pela Comissão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Na noite cultural, em homenagem aos profissionais de saúde hospedados no hotel, a apresentação musical, voluntária, ficará por conta da pianista e professora Juliana Vieira e acontecerá das 19 às 20h, no restaurante do hotel.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Sindicato de bebidas envasa e doa álcool 70º para instituições do RN

Entidade aproveitou a estrutura das fontes de água mineral filiadas para o envase e adquiriu garrafas e tampas para distribuição

A solidariedade tem sido item de primeira necessidade nesses tempos de pandemia. Após o surgimento do novo coronavírus, iniciativas empenhadas em contribuir para o controle da Covid-19 têm se destacado nas mais diversas áreas da sociedade. E, mesmo entidades, cujos negócios não estejam diretamente ligados aos insumos de controle da doença, buscam fazer a sua parte. É o caso do Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Rio Grande do Norte (Sicramirn). A instituição comprou álcool líquido 70º e utilizou a estrutura de algumas fontes filiadas para o envase do produto e posterior distribuição.

“O momento é de união. Percebemos que precisávamos fazer a nossa parte para o controle da pandemia e identificamos que poderíamos contribuir com o envase e distribuição do álcool, que passou a ser item de extrema necessidade para toda a sociedade. Então, aproveitamos que a estrutura que já dispomos, os materiais e, o mais importante: a vontade de ajudar ao próximo”, comenta Djalma Cunha, presidente do Sicramirn.

Desta forma, o Sindicato adquiriu garrafas, tampas, impressão de rótulos e copos de água mineral entre as empresas que fazem parte da instituição e comprou 2.600 mil litros de álcool 70º para o envase. A primeira leva atendeu à demanda da cadeia produtiva da água mineral, especialmente, os pontos de distribuição. Para esses estabelecimentos, foram entregues cinco mil garrafas de 500ml de álcool para uso pelos entregadores de garrafões nas residências, visando à higienização e prevenção da Covid-19. Além disso, 100 litros de álcool foram destinados à Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap).

Duas mil garrafas de cinco litros com tampas foram destinadas à Federação da Agricultura e Pecuária do RN (FAERN) e à Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN). Outras cinco mil garrafas foram entregues ao Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e quase dois mil copinhos biodegradáveis de água mineral foram destinados à Cruz Vermelha do Brasil, que atua no enfrentamento a Covid-19 no RN.

Djalma Cunha reforça que a ação faz parte de uma cadeia de providências que precisam ser tomadas para o controle efetivo da disseminação do novo coronavírus. “Estamos todos na mesma situação, e qualquer ação que pudermos fazer ajudará nesse embate. Nesse momento, o vírus é o nosso maior inimigo e a solidariedade é a nossa aliada contra essa pandemia. Colocamos a estrutura do Sicramirn à disposição para ajudar no que for preciso”, concluiu. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Casa Durval Paiva e parceiros lançam a Campanha Generosidade gera Gratidão


Boletim da Casa Durval Paiva

CAMPANHA GENEROSIDADE GERA GRATIDÃO
A Casa Durval Paiva firmou parceria com os fotógrafos Humberto Lopes, Canindé Soares e a Inove Decora para o lançamento da Campanha Generosidade gera Gratidão. Qualquer pessoa pode fazer parte dessa corrente do bem. Ao doar a cota de R$ 390,00 é possível escolher e levar para casa uma das 12 telas doadas pelos artistas.

O sentimento de retribuição sempre foi um desejo da Casa Durval Paiva, mesmo sabendo que quem doa, o faz sem esperar nada em troca. Porém, devido à pandemia do coronavírus, foi necessário juntar esforços para incentivar a doação e assim retribuir com arte toda a solidariedade que a instituição recebe.

Para saber mais acesse: https://bit.ly/2zgrk8M

Pedidos pelo 4006-1600.

IMPOSTO DE RENDA 2020
Você sabia que é possível destinar o valor de até 3% do Imposto sobre Renda, quando da declaração de ajuste anual, para os Fundos da Infância Adolescência no RN (FIA), que financiam projetos sociais aprovados pelos Conselhos dos Direitos das Crianças e Adolescentes? A Casa Durval Paiva é uma das instituições beneficiadas pela ação. Para contribuir, confira o passo a passo. https://bit.ly/2Tr9NBO

SEJA UM CYBERVOLUNTÁRIO
Junte-se a Casa Durval Paiva na luta contra o câncer infantojuvenil. Mesmo sem sair de casa, abrace a causa e seja você também um cybervoluntário, ‘curtindo’, compartilhando as publicações e convidando seus amigos para ‘curtir’ a Casa no Instagram, Facebook e Twitter. Compartilhe essa ideia!




NAS ONDAS DO RÁDIO
A campanha dos 25 anos da Casa Durval Paiva já chega às ondas do rádio potiguar. A partir deste mês, o jingle da campanha está sendo veiculado nas rádios parceiras: 89,9 FM; 91,1 FM; 95 FM; 96 FM; 98 FM; 103,9 FM e 104 FM. Confira o jingle. https://bit.ly/2Zw0nsm

SAÚDE BUCAL
O Setor de odontologia da Casa Durval Paiva atende aos pacientes e acompanhantes da instituição, oferecendo melhores condições de saúde bucal, através de atendimento educativo, preventivo e curativo. Mesmo em meio à pandemia, a odontologia tem assistido aos pacientes em vigência de tratamento contra o câncer.
Assessoria de Comunicação
Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Imagens relacionadas à divulgação

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN


quinta-feira, 21 de maio de 2020

RN destina 100 mil máscaras às filas da Caixa Econômica Federal


O Governo do Estado, através do programa RN+Protegido, firmou uma parceria para distribuir 100 mil máscaras nas filas de agências da Caixa Econômica Federal em todo o Rio Grande do Norte. Um termo de compromisso foi assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e pelo superintendente regional da Caixa, Fares Haum Júnior, na tarde desta quarta-feira (20). O principal público alvo da ação é a população beneficiária do auxílio emergencial que necessita ir às agências em datas pré-estabelecidas pelo Governo Federal para fazer o saque.

O superintendente regional da Caixa, Fares Haum, explicou que os itens de proteção serão entregues em todas as agências do RN e agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa.  "Não pouparemos esforços para que as pessoas mais carentes sejam atendidas com as máscaras e, com isso, a Caixa também vai contribuir com o Governo para a redução dos casos de coronavírus aqui no estado", declarou. Segundo Fares, a instituição possui 44 agências no estado. Cada uma delas ficará responsável pela distribuição aos clientes.

Desde o início da semana, a Caixa Econômica Federal vem liberando conforme calendários o saque da segunda parcela para os beneficiários do Bolsa Família e da primeira parcela do auxílio para 8,3 milhões de pessoas que na semana passada ainda aguardavam análise da Dataprev. Já os 50 milhões de brasileiros que tiveram o benefício autorizado anteriormente começaram a receber a segunda parcela hoje (20) nas contas poupanças digitais e só poderão sacar em espécie a partir do dia 30 de maio. O objetivo é dividir a presença dos dois públicos e reduzir as filas nas agências.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realiza a distribuição de máscaras nas filas de agências bancárias e lotéricas da região metropolitana desde o dia 23 de abril. O titular da pasta e idealizador do programa RN+Protegido, Jaime Calado, explica que "o auxílio emergencial do Governo Federal, inicialmente, gerou muitas filas nos bancos" e que o Governo do Estado identificou a necessidade de agir para conter a possibilidade de transmissão nestes locais. Uma equipe formada pela secretaria já distribuiu 60 mil máscaras nas agências da Grande Natal.

A ação agora terá abrangência em todo o Rio Grande do Norte. A continuidade da tarefa será de responsabilidade da instituições financeira, como prevê o acordo articulado pela Controladoria Geral do Estado (Control-RN). "A parceria do Governo é justamente para que a máscara chegue a todo mundo", informou o controlador-geral Pedro Lopes. "Estamos dialogando com todos para atingir esse objetivo: instituições financeiras, entidades religiosas e sociais, associações comunitárias, enfim, todos os que necessitarem" destacou.

Os representantes da Caixa Econômica Federal já receberam do Governo do Estado 40 mil unidades das máscaras e terão acesso a outras 60 mil dentro das próximas duas semanas. O montante se soma às 600 mil peças que serão entregues até sexta-feira a prefeituras, entidades beneficentes e associações, a exemplo da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), que na segunda-feira formalizou uma parceria para a distribuição de 50 mil máscaras entre motoristas e passageiros das plataformas Uber e 99. Ao todo, o RN+Protegido já viabilizou a entrega de cerca de 1,5 milhão de máscaras à sociedade potiguar.

As máscaras de pano, laváveis e reutilizáveis, são produzidas em parceria com o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon-RN) e a indústria têxtil, em especial Coteminas e Guararapes. A ação contribui para manter o emprego de mais de 4 mil trabalhadores em oficinas de costura no interior do RN. As peças são fabricadas a preço de custo e adquiridas pelo Estado, que banca a mão-de-obra - mais de R$ 1 milhão, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo com o Banco Mundial, está sendo investido para aquisição de 3 milhões de máscaras. [Imprensa SEDEC]


Imprensa SEDEC
Foto relacionada à divulgação


©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Como evitar golpes digitais em transações bancárias; confira dicas de especialista


Para não cair em golpes virtuais é preciso estar atento à segurança digital, recomenda especialista

A pandemia do novo coronavírus nos aproximou ainda mais do mundo virtual: as transações que podem ser realizadas pela internet vêm facilitando o dia a dia de muitos brasileiros, mas é preciso ter cuidado com os golpes virtuais. O aumento das operações digitais aparece acompanhado de constantes casos de invasão a dispositivos tecnológicos. Ligações, mensagens e fraudes costumam ser usadas como ferramentas para burlar a segurança digital.

De acordo com Emmanoel Monteiro, professor e coordenador dos cursos de tecnologia da Estácio Natal, “a maioria das instituições bancárias já investe em seus aplicativos para torná-los seguros aos usuários, resta ao cidadão seguir algumas recomendações para se proteger dos possíveis golpes”. É importante, alerta ele, ficar informado sobre como essas armadilhas acontecem.

Esses golpes estão cada dia mais inovadores. Por meio deles, bandidos criam aplicativos que simulam app’s oficiais, como por exemplo o do auxílio emergencial; se passam por funcionários de bancos; acessam celulares e, com isso, descobrem senhas, endereços e dados que deveriam estar protegidos. Um golpe muito comum é o recebimento de uma ligação e, em seguida, a solicitação do código gerado pelo WhatsApp. Com os números em mão, os golpistas clonam a conta do app do serviço de mensagens e enviam pedidos de depósitos e transferências a amigos da vítima.

O especialista em tecnologia afirma ainda que a segurança em aplicações bancárias via aplicativos deve seguir recomendações simples, porém eficazes: “manter o sistema do dispositivo atualizado; evitar acessar apps bancários por rede pública aberta (wifi desconhecido); habilitar a verificação em duas etapas, isso aumenta a segurança; monitorar as contas com frequência para identificar transações suspeitas; ter uma senha segura, ou seja, sem informações que possam ser identificadas no seu perfil pessoal como data de aniversário, número do CPF ou número de identidade”, aponta Monteiro. [por assessoria de imprensa]


©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Teleatendimento psicológico a profissionais da saúde já está disponibilizado

Projeto Telepsi conta com central de atendimentos que funcionará de maio a setembro de 2020

Profissionais de saúde do SUS envolvidos no contexto da infecção por SARS-CoV-2 que se sentirem na condição de sofrimento psíquico já podem ligar para 0800 644 6543 (opção 4). O serviço reflete o reconhecimento do Governo Federal sobre a necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade e outras manifestações do estresse agudo que estão vivendo.

A ação subsidiará, ainda, pesquisa sobre a eficácia de diferentes modalidades de psicoterapia, sendo o maior projeto de pesquisa desta natureza já realizado no país e um dos maiores em todo mundo. Saiba mais aqui.
Fonte: SAPS/MS
Foto: Anderson Riedel/PR
©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template