acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


quinta-feira, 26 de maio de 2022

Projeto Caravana REC abre inscrições para jovens da cidade de Parelhas

Inscrições para Parelhas estão abertas no site www.caravanarec.art e oficina acontecerá de 06 a 10 de junho

O projeto Caravana REC - uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte - está realizando a sua 2ª temporada. O público-alvo são jovens de 15 a 25 anos, das cidades contempladas:  Natal, São Gonçalo do Amarante e Apodi já receberam o projeto, que está passando por Assú nesta semana, e as oficinas ainda passarão por Parelhas e Caicó. As inscrições para Parelhas, próxima cidade a receber o projeto, estão abertas no site www.caravanarec.art.   A oficina acontecerá de 06 a 10 de junho, das 14h às 17h, na Casa de Cultura Popular.

Em cada cidade por onde passa, o projeto desenvolve uma oficina de audiovisual, com foco na produção de curtas documentários, além de uma atividade de apreciação e formação de plateia para o cinema local, através da Mostra Itinerante Caravana REC. Nessa 2ª temporada a mostra será formatada com os filmes produzidos pelos participantes atendidos na 1ª edição do projeto, realizada em 2020 nas cidades de Mossoró, Currais Novos, Goianinha e Natal, resultando em quatro documentários feitos pelos jovens participantes, com total orientação e supervisão dos facilitadores Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna.

Com o enfoque na experiência prática e na troca de saberes, o diferencial do Caravana REC consiste em introduzir as técnicas básicas do audiovisual para os jovens beneficiários com pouco ou nenhum acesso a esse conhecimento. A partir disso, o projeto estimula os participantes a pensarem na sua identidade cultural, na sua história e nas suas raízes, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Dessa forma, os próprios participantes tiram suas conclusões acerca da melhor estratégia para representar a essência do lugar onde vivem.

O conteúdo programado busca introduzir as técnicas básicas do audiovisual para os jovens beneficiários com pouco ou nenhum acesso a esse conhecimento. A partir disso, estimulamos os participantes a pensarem na sua identidade cultural, na história, nas suas raízes, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Dessa forma, os próprios participantes tiram suas conclusões acerca da melhor estratégia para representar a essência do lugar onde vivem produzindo, ao final, um documentário de até 15 minutos com total suporte dos facilitadores da oficina, Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna.

O projeto Caravana REC tem realização da Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Câmara Cascudo.

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO PARA INICIANTES – Parelhas

De 06 a 10 de junho, das 14h às 17h, na Casa de Cultura Popular.

Público-alvo: Jovens de 15 a 25 anos que tenham interesse em conhecer e experimentar o segmento do audiovisual/cinema. Não precisa ter conhecimento prévio.

Inscrições: www.caravanarec.art

Acesso gratuito

Siga: @caravanarec

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Foto: Brunno Martins

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/ 

Cientistas no RN criam protetor solar que potencializa redução dos danos causados pela radiação

Das radiações solares que atingem a Terra, a radiação UV é a principal causadora de danos à pele humana. Dentre os danos causados, têm-se o envelhecimento precoce, perda da elasticidade da pele, queimaduras solares, além de ser um dos principais fatores de predisposição ao câncer de pele. Ao mesmo tempo, estudos evidenciam que os protetores solares comercializados comumente, de forma isolada, não são capazes de proteger 100% a pele contra todos esses danos, necessitando da complementação de outros produtos cosméticos após a exposição solar. Nesse cenário, um panorama que se apresenta como frutífero é o uso combinado de fotoprotetores com substâncias antioxidantes ou cicatrizantes.

Pensando nisso, inventores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram uma formulação com aplicabilidade cosmética para a veiculação de filtros UV visando a redução dos danos causados pela radiação solar; não só, um produto que também possui atividade antioxidante e cicatrizante. Júlio Abreu Miranda, um dos cientistas envolvidos na descoberta científica, conta que a invenção abrange a composição e o método de obtenção de uma nanoemulsão, cuja base é óleo de linhaça e que tem uma semente rica em Ômega 3.

Segundo ele, o óleo possui compostos que garantem propriedades bioativas à formulação. “A rigor, a invenção possui finalidades cosméticas para a proteção, reparação tecidual e mantenimento das características saudáveis da pele frente a exposição solar. Para isso, conta com ativos fotoprotetores como filtros UV e óleo de linhaça que, além de atribuir propriedades antioxidante e cicatrizante à formulação, poderá atuar em sinergismo com os filtros UV, tornando possível uma menor quantidade de filtros para que se obtenha a proteção desejada”, pontua o estudante.

Em vídeo, cientista falou de algumas das características da patente

Em países de clima tropical como o Brasil, essa é uma preocupação constante. Para termos ideia, a radiação UV é responsável por causar diversos danos à pele humana, tais como queimaduras, envelhecimento precoce, perda de funções cutâneas como a elasticidade, bem como alterações no DNA. Adicionalmente, a intensa exposição à radiação UV sem proteção efetiva se destaca como um dos principais fatores de predisposição ao câncer de pele.

Como os protetores solares não são inteiramente adequados como a única fonte de prevenção contra os danos causados pela exposição solar, as nanoemulsões surgem como uma promissora opção de interesse no campo de estudo do desenvolvimento de novas formulações com atividade fotoprotetora. Por serem formadas por gotículas, ou seja, gotas extremamente pequenas, as nanoemulsões têm características potencializadas, como a estabilidade cinética na formulação, que a distingue das “emulsões grosseiras”.

Além disso, o tamanho reduzido da fase dispersa permite uma maior área de superfície de contato com a pele, podendo assim, aprimorar a ação fotoprotetora dos filtros UV veiculados, minimizando mais ainda os danos causados pela radiação. A situação propicia uma menor quantidade de filtros nas formulações para atingir o efeito desejado, o que, por si só, acaba tendo impacto direto no custo do produto, tornando-o mais acessível ao consumidor e aumentando a possibilidade de aquisição.

Júlio pontua que o uso in natura do óleo de linhaça através da via tópica pode conferir desvantagens quanto às características desagradáveis, como odor, além de comprometer a sua estabilidade. Entretanto, ele frisa que o produto supera essas desvantagens. “Conseguimos alcançar essa possibilidade pois o óleo de linhaça encontra-se na fase interna do sistema nanoemulsionado, o que lhe confere maior estabilidade e melhoramento das características organolépticas desagradáveis, como a do cheiro”.

O uso do óleo de linhaça está inserido em um contexto de utilização de extratos vegetais que possuam em sua composição compostos fenólicos ou a vitamina E, componentes que atuam impedindo a formação de espécies reativas de oxigênio e, por conseguinte, protegendo a pele da formação de eritema, fotoenvelhecimento e estresse oxidativo. O aumento do Fator de Proteção Solar (FPS) da formulação, citado anteriormente, provém do fato destes compostos naturais poderem atuar simultaneamente com os filtros UV sintéticos.

Além do estudante, estão envolvidos no depósito de pedido de patente da invenção os cientistas Wógenes Nunes de Oliveira, Lucas Amaral Machado, Éverton do Nascimento Alencar e Eryvaldo Sócrates Tabosa Do Egito. Os pesquisadores salientam ainda que os sistemas nanoemulsionados permitem uma maior área de superfície de contato com a pele por possuírem um tamanho reduzido de gotícula. Essa característica reduz a dose de filtros UV para se obter o efeito desejado, bem como, a ocorrência de possíveis efeitos indesejados causados pelas grandes quantidades de filtros encontrados nas formulações comerciais.

Atualmente, no estudo vinculado à pesquisa, os inventores finalizaram a fase de pré-formulação e estão avançando para a fase pré-clínica. Nesse momento, acontecem os testes in vitro e in vivo para verificar a eficácia e segurança da formulação. “Já existem protótipos feitos, uma formulação contendo dois filtros UV, um na fase oleosa e um na fase aquosa, o que comprova a possibilidade de incorporação de filtros em ambas as fases do sistema”, identifica Júlio.

O docente do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde fala ainda que o processo de patenteamento é de extrema importância por promover, dentre outras coisas, uma aproximação maior entre a Universidade e a Indústria, “o que acaba por facilitar a transformação do protótipo produzido em bancada laboratorial em um produto final em escala industrial, resolvendo problemas que existiam na sociedade”, salienta.

Denominado “Nanoemulsão cosmética fotoprotetora, antioxidante e cicatrizante à base de óleo de linhaça (Linum usitatissimum l.) e seu processo de obtenção”, o pedido passa agora a integrar o portfólio de invenções da UFRN. O catálogo está disponível em www.agir.ufrn.br.

Por Wilson Galvão da Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação da Reitoria/UFRN

Foto: Cícero Oliveira

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

terça-feira, 17 de maio de 2022

Websérie Simbora! mostra atrativos turísticos do RN

Simbora! Visite Rio Grande do Norte foi estrelada pela atriz potiguar Titina Medeiros, que visitou todos os polos turísticos do Estado mostrando suas belezas

Fortalecendo a promoção do Estado como destino turístico, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), estreou na noite de ontem (16) a websérie Simbora! Visite Rio Grande do Norte que tem as belezas do Estado do RN como protagonista, com suas histórias, cultura e personalidades.

Durante cinco episódios, a atriz e apresentadora seridoense, Titina Medeiros, viaja pelo Estado em sua kombi Cajuína, conhecendo o melhor de todas as regiões na presença de personalidades do turismo em mais 15 cidades de todos os pólos turísticos do RN.

A Websérie, que vai ao ar todas às terças-feiras, às 18h, no Youtube do Visite Rio Grande do Norte, com chamadas nas redes sociais do perfil, tem como finalidade promover e divulgar o Estado, além de trazer valorização e reconhecimento da cadeia produtiva do turismo.

“Este é o primeiro de cinco episódios, apresentada por Titina Medeiros, mostrando o mundo de possibilidades e experiências exclusivas que o RN oferece, ressaltando ainda o que esse Estado tem de melhor: as suas pessoas, sobretudo aquelas que fazem o turismo acontecer”, comemorou a secretária de Estado de turismo, Ana Maria Costa.

O lançamento aconteceu na noite de ontem (16), no Centro de Convenções de Natal, com a presença do vice-governador do Estado, Antenor Roberto, e mais de 30 secretários de turismo dos municípios, convidados e o trade turístico. O produto audiovisual faz parte da etapa final do convênio global executado pela Emprotur com verbas de emendas parlamentar da bancada federal do RN e também do Ministério do Turismo.

SIMBORA EPISÓDIO 01LEGENDADO

FICHA TÉCNICA

Apresentadora: Titina Medeiros

Roteiro: Anna Paula Andrade

Direção: Anna Paula Andrade e Anderson Almeida

Coordenação de produção: Renato Gomes

Produção: Larissa Sales

Assistente de produção de set: Talisson Araújo

Direção de fotografia: Johann Jean

Op. de câmera: Júlio Schwants

Still: Auana Câmara

Som de direto: Sérgio Xavier

Figurino: Rosângela Dantas

Assistente de figurino: Matheus Henrique

Cabelo e maquiagem: Ione Godeiro

Maquinistas: Danilo Leite e Igor Caetano

Design: Endrew Cardoso

Imagens de drone: Dinarte Mariz, Renato Gomes

Animação: Izzo Medeiros

Legendas: Maria Fernanda Mafê

Direção de edição: Anderson Almeida

Edição e finalização: Maria Fernanda Mafê e Anderson Almeida

Pós-produção de áudio: Gillboy

Motoristas: Arian Ferreira, Fábio Quintiliano e Talisson Araújo

Realização: Emprotur, Ministério do Turismo e Governo Federal

vídeo do trailer  

Com Assecom/Emprotur > assecomemprotur@gmail.com

Imagem e vídeo relacionados à divulgação 

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/


Cascudo promove oficina presencial "Do Mar" nesta terça


Nesta terça-feira (17), às 19h, haverá uma oficina gastronômica presencial no Cascudo Cozinha. Com o tema "Do mar",  o evento apresentará o passo a passo, seguido de degustação de três pratos: Arroz de bacalhau; risoto de camarão com alho poro e abobrinha assada e, para finalizar, uma saborosa paella de frutos do mar.

O valor para participar é de R$ 150 por pessoa e as reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (84) 99828.7007.

Por Tarcyla Costa > tarcycosta@hotmail.com

Imagem relacionada à divulgação

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Instituto Histórico na 20ª Semana Nacional de Museus

IHGRN na 20ª Semana Nacional de Museus

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte participará da 20ª Semana Nacional de Museus, com uma programação aberta ao público, concentrada no sábado, 21 de maio, a partir das 8h. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

As atividades do evento no IHGRN compreendem palestras, diálogos e oficinas com a participação de membros e sócios. Também será ofertada uma visita mediada ao museu da instituição, marcando sua reabertura após o início da pandemia em 2020.

Os convidados são Andreia Regina Mendes, Antonio-Alberto Cortez, Eliabe Davi Alves, Franklin Diego Felipe de Lima, Gustavo Sobral, Henrique Lucena, Joventina Simões, João Felipe da Trindade, Luciano Capistrano, Matheus Pereira, Sérgio Trindade e Yuri Simonini.

A abertura do evento acontece às 8h, comandada pela presidente do IHGRN, Joventina Simões; para fechar a programação, um roteiro no centro histórico de Natal, apresentando praças e igrejas.

As inscrições são limitadas, gratuitas e podem ser feitas na página do evento:https://www.even3.com.br/20snmnoihgrn/.

Sobre a Semana Nacional de Museus

Idealizado e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento chega à sua 20ª edição em 2022, trazendo o tema “O Poder dos Museus”. A Semana Nacional de Museus foi criada para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio.

“É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.”

Serviço

20ª Semana Nacional de Museus - O poder dos museus

Local: IHGRN - Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN

Data: 21 de maio de 2022

Horário: 8h às 17h

Inscrição gratuita: https://www.even3.com.br/20snmnoihgrn/ (vagas limitadas)

O Instituto - 120 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Marcela Bulhões/Assessoria de Comunicação

comunicacao@ihgrn.org.br

Contato: ihgrn.org.br

Imagem relacionada à divulgação

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

sábado, 7 de maio de 2022

Dia das Mães no Cascudo Cozinha


O Cascudo Cozinha, localizado no coração de Petrópolis, em Natal, estará com um cardápio em formato de buffet elaborado especialmente para o dia das mães, neste domingo, 8 de maio, das 11h30 às 15h30, com valor individual de R$ 130.

O menu inclui salada de folhas, frutas e castanhas; salada de massa crocante, cesta de pães artesanais, antepastos, rocambole de jerimum com carne de sol, tábua de frios, quiche, taça caprese de camarão, pastel de carne, arroz com brócolis, massa no azeite, batata crocante, bacalhau na nata, camarão ao molho de espumante e filé ao molho roti.

Já as sobremesas do menu serão brigadeirão, pudim de leite, creme de queijo com frutas vermelhas e torta de limão. Também estão inclusas bebidas não alcoólicas (água, suco e refrigerante). As reservas para o almoço podem ser feitas pelo (84) 99828.7007.

Por Tarcyla Costa [tarcycosta@hotmail.com]

Imagens relacionadas à divulgação

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

Lançamento do novo pavilhão do Centro de Convenções destaca o RN como destino de eventos


Em Natal, capital do estado, foi realizado nesta semana o lançamento do novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal - Nisia Floresta, e apresentou ao público corporativo, de São Paulo/SP, o Rio Grande do Norte no destino em ascensão para realização de eventos, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). 

 O evento, com o foco no segmento turístico MICE (Meetings, Incentives, Congress & Exhibition), ocorreu com ampla participação dos empresários do trade potiguar, Natal CVB, Pipa CVB e Mossoró CVB, nesta terça-feira,  3 de maio, no hotel Pullman Vila Olímpia com a presença de mais de cem convidados.

O Centro de Convenções de Natal

Palco para eventos dos mais variados segmentos, o Centro de Convenções de Natal possui uma área de mais de 21 mil m² e com capacidade para receber até 6 mil pessoas. São três amplos pavilhões, quatro blocos climatizados, salas multiuso, auditórios, terraço, estacionamento, com vista para um dos principais cartões postais da cidade, o Morro do Careca, é considerado o centro de convenções com excelente infraestrutura, logística e melhor localização do Norte-Nordeste.

Com informações e foto da  Assecom/Seturrn

©2022 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram: www.instagram.com/assessorn/

FacebookTwitterWhatsApp

 

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template