acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Alunos sofrem com más condições de escola em Mossoró

O Promotor de Justiça José Hercy Ponte de Alencar tomou conhecimento através da imprensa local que a  Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, localizada no Bairro Belo Horizonte em Mossoró, está em péssima condições de conservação. Segundo o Promotor de Justiça o problema é causado principalmente pela falta de manutenção das instalações prediais da escola, “demonstrando situação de omissão estatal”. Além da estrutura física deficiente a escola, que abriga 750 alunos, tem sofrido com a depredação. “Ventiladores, janelas e demais objetos que fomentam a estrutura da escola , são constantemente depredados ou furtados por vândalos, que invadem a escola”, ressalta Hercy Ponte. [Leia mais aqui por Assessoria de Imprensa do MPRN]

História: 50 anos do Governo da Esperança

Foto:Arquivo/TN
A história política do Rio Grande do Norte registra o cinquentenário de uma administração que marcou época e se mantém influente. Eleito após uma campanha inusitada e nunca mais repetida por outro político estadual, Aluízio Alves lançou as bases da modernidade que - ainda incompleta - o RN tenta concretizar. No dia 31 de janeiro de 1961 começava o “Governo da Esperança”. [Saiba mais aqui em matéria completa da Tribuna do Norte]

Vanguarda feminina

-- Walter Medeiros* - waltermedeiros@supercabo.com.br

Em meio à correspondência que recebemos, um envelope chama atenção pela remetente – Rizolete Fernandes, destinada a Graça Medeiros, minha mulher, que, ao abrir depara-se com o comunicado de uma homenagem. O Coletivo Leila Diniz homenageia Maria das Graças Medeiros, “pela sua contribuição ao Movimento Feminista do Rio Grande do Norte”. Trata-se – aquele coletivo - de importante entidade que desenvolve ações de cidadania e estudos feministas e tem como presidente a nossa amiga Rizolete.

Aquele documento de estética tão pura e beleza singela traz consigo uma essência do tempo, de história, de lutas, que tive a ventura de acompanhar por conviver todos aqueles momentos de busca por melhores dias, por liberdades democráticas e novas conquistas de gênero. Acompanhava Graça naquelas atividades junto às companheiras, vivendo as apreensões de confrontar os poderosos que insistiam em manter caladas as vozes que, por sua vez, insistiam em gritar onde era possível e até onde não o era.

Lembro bem os rostos de tantas militantes, cujos nomes cito sem medo de correr o risco de deixar de citar algumas, pois não por isto deixarão de ter o valor de sua luta registado nas honrosas páginas da história do feminismo. Rizolete é um símbolo; Elizabeth Nasser também; Eveline Guerra; Joana D’Arc Leite; Fátima Sá; Ceiça Fraga; Juraneide Silva; Ceres Gomes; Goretti Lucena e tantas outras, escreveram bela página da luta democrática nos anos setenta, oitenta e seguintes.

Quando falar era um risco de vida, lá se via aquelas corajosas mulheres reunidas em casas como a nossa e outras, fundando, entre outras entidades, a União das Mulheres de Natal – UMNA. Uma entidade revolucionária, que tinha objetivo de defender com unhas e dentes os direitos das mulheres. Não ao soutien e seus battons, mas o direito à dignidade do emprego, do salário justo, creches para os filhos, licença gestante ampla e participação em pé de igualdade com os seus companheiros.

Aquelas mesmas mulheres que se reuniam e definiam as bandeiras de luta, vez por outra estavam diante dos algozez que lhes buscavam para depoimentos na Polícia Federal ou na ASI (Assessoria de Segurança e Informação) da UFRN. Ali eram intimidadas da mais variadas formas, ao mesmo tempo em que recebiam “conselhos” para evitar companhias que para eles não teriam futuro, já que eram tidas como subversivas.

Graça lembra, ao receber a homenagem, que ainda bem jovem, em Macau, foi instada pelo Padre Penha a devolver à Biblioteca o livro “A mãe”, de Maximo Gorki e contraditoriamente teve uma discussão com o Monsenhor Expedito, que não admitia que estudantes do Projeto Rondon escutassem em Lajes as músicas do Padre Zezinho, que eram consideradas de protesto. Foram dias de muito suor, apreensão, determinação, desprendimento, valorosos e inesquecíveis, que precisam sem sempre registrados, como a própria Rizolete já tem feito através brilhantes relatos publicados nos seus livros. Como este momento é mais dela, parabéns, Graça!

*Jornalista

Festival Blues do Nordeste apresenta nove bandas do gênero em Fortaleza

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realizará o Festival Blues do Nordeste, no decorrer do mês de fevereiro.

No Festival, vão se apresentar nove bandas (com cada uma fazendo dois shows), a saber: Blues Label e Puro Malte (dias 2 e 3), De Blues em Quando (dia 4), Kazane Blues e Felipe Cazaux (dias 9 e 10), Água Ardente Blues e Allyson dos Anjos (dias 16 e 17), Marcelo Justa e Artur Menezes (dias 23 e 24). Os shows acontecem sempre às 13 horas e às 18 horas.

Conheça a seguir a programação do evento e as sinopses sobre cada uma das nove bandas:

Dnocs realiza vistoria nas comportas do rio Ceará Mirim

Foto:divulgação
A Prefeitura de Extremoz, Defesa Civil do Município e o Dnocs vistoriaram na manhã da sexta-feira, 28, as comportas de maré do Rio Ceará Mirim, na BR101 norte, comunidade de Estivas em Extremoz.  Participaram da vistoria o presidente da Defesa Civil do Município, Adriano Veras, o representante da Secretaria de Agricultura, Newton Filho, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Góis, secretário de Infraestrutura, Carlos Queiroz Júnior, coordenador estadual do Dnocs, José Eduardo Alves e o coordenador técnico de engenharia, João Guilherme de Souza Neto.

De acordo com Adriano Veras, ficou decidido que inicialmente parte das comportas serão abertas na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro e no sábado, 05, serão abertas as demais, visto que a barragem de Poço Branco estará realizando a abertura de suas comportas no mesmo dia. E segundo o coordenador Estadual do Dnocs, José Eduardo a abertura das comportas da barragem de Poço Branco será aberta antes do previsto para evitar possíveis inundações nos município do Vale do Rio Ceará Mirim. [GC]

Emparn vai instalar estação meteorológica em Assú

Foto/arquivo: reprodução
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) vai instalar uma estação meteorológica no município de Assú. A informação foi dada na sexta-feira, 28 de janeiro, pelo diretor de meteorologia da entidade, Gilmar Bristot, ao prefeito Ivan Júnior e ao secretário de Desenvolvimento Rural, Paulo César de Brito. “Algumas questões burocráticas andaram atravancando a concretização deste projeto, mas vamos restabelecer as conversações com este objetivo entre a Emparn e a administração municipal”, endossou o meteorologista. O secretário Paulo Brito ficou feliz com a notícia do técnico e reiterou o compromisso da gestão municipal com o empreendimento. Ele enfatizou que o prefeito Ivan Lopes Júnior desde o princípio solidarizou-se com a iniciativa que dotará o município de uma importante ferramenta para o monitoramento climatológico de toda a região.

O local onde a estação será montada está localizado no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A escolha do local foi durante uma visita de técnicos da Emparn e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acompanhados pelo geólogo do município, dia 09 de agosto do ano passado. A área dentro do 10º BPM se mostrou a mais viável para acolher o projeto, dentre os diversos locais visitados. A estação meteorológica será inteiramente automatizada e alimentada energeticamente por luz solar.

Praticidade

Paulo Brito disse que a implantação de tal empreendimento em Assú será de grande utilidade e dará uma importante contribuição as ações do poder público na agricultura e outros setores. Ressaltou ainda o fato de o município se constituir numa cidade-pólo da região, enfatizando que a presença da estação meteorológica será relevante, consequentemente, para os demais municípios circunvizinhos. As estações meteorológicas são dotadas de sensores eletrônicos para medição de variáveis de temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento, precipitação pluviométrica, alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até 1.500 metros, cobertura de céu nublado e outras funções. [Agência Eco de Notícias]


Federação da Agricultura está preocupada com a possibilidade de enchentes no RN

Com as fortes chuvas que inundaram a cidade de Jucurutu, na região do Seridó e com a confirmação da Emparn que o tempo será de muita instabilidade nos próximos dias, a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) aconselha aos produtores rurais medidas para amenizar possíveis problemas ocasionados com as chuvas. De acordo com o presidente da instituição, José Álvares Vieira, as enchentes estão batendo nas portas e os produtores do RN não podem deixar de tomar certos cuidados para se protegerem melhor e cuidarem de suas produções.

“Todos observamos o estrago que foi a enxurrada em Jucurutu, que desabrigou dezenas de pessoas e que afetou toda uma cidade. O que a Faern recomenda aos produtores rurais é que tomem cuidados como, por exemplo, não plantar em vazantes de rios e próximos de encostas. Também pedimos que o Governo do Estado limpe os canais e rios que cortam o Rio Grande do Norte. E, claro, pedimos uma maior atenção aos moradores de Jucurutu e aos produtores de jerimum da região do Vale do Punaú”, pediu Vieira.

O presidente da Faern informou que a instituição está tentando manter contato com o governo para levar alternativas sobre essa questão das chuvas. Ele também explicou que a Federação da Agricultura está aberta aos produtores rurais que queiram relatar algo de suas regiões. “Estamos abertos aos produtores. Queremos ser o canal para intermediar o governo e os produtores”, explicou Vieira.

Dnocs

Projeto Verão legal 2011 foi encerrado na praia de Pitangui

Fotos: Canindé Santos
A Prefeitura de Extremoz encerrou no sábado, 29, a programação do ‘Verão Legal 2011’ na praia de Pitangui. O evento foi realizado em quatro finais de semanas seguidos, em janeiro e promoveu lazer, esporte, cultura, saúde e turismo para os moradores e veranistas das praias de Jenipabu, Barra do Rio e Pitangui.


As festividades do último sábado tiveram como ponto alvo o passeio ciclístico de Barra do Rio a Pitangui, que culminou com o sorteio de duas bicicletas, que ocorreu pelo terceiro ano consecutivo. Houve, também, a execução do projeto ‘Praias Limpas’, executado pela Secretaria de Meio Ambiente, além das apresentações culturais coordenadas pela Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú. O evento de Pitangui se concentrou na quadra de Esportes da Escola das Dunas, ao som da Banda de Música Municipal.

De acordo com o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, essa foi mais uma ação concluída com sucesso. “Recepcionamos da melhor forma possível o turista que visitou no mês de janeiro as praias do nosso município, envolvendo as nossas secretarias para a oferta gratuita de serviços”, reforçou o prefeito. Segundo o coordenador de eventos, Domingos Sávio, a expectativa do projeto foi alcançado. “Conseguimos levar para as principais praias de Extremoz diversas ações de entretenimento para os visitantes e cumprimos com a oferta de serviços e boa recepção todos os sábados do mês de janeiro”, concluiu. [Com informações de Gilmara Costa]

CFM E SBHH não têm argumentos contra auto-hemoterapia

-- Walter Medeiros* – waltermedeiros@supercabo.com.br

A divulgação de extensa matéria sobre auto-hemoterapia no Domingo Espetacular da TV Record deste domingo, 30.01.2011, pode abrir o caminho para mudança na postura do Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde. É o que defendem médicos que assistiram à matéria e acreditam que o momento exige uma decisão sobre a pesquisa do assunto no âmbito da medicina. O programa, através da reportagem de Tatiana Chiari, apresentou vários casos de pessoas que se cuidam e obtém sucesso com auto-hemoterapia, enquanto os médicos que discordaram do uso não apresentaram qualquer justificativa nem comprovação do que alegaram.

Para começar, o Secretário-Geral do Conselho Federal de Medicina – CFM, Henrique Batista afirmou que “Como ainda  não é uma prática suficientemente reconhecida, ela está no campo ainda das experiências”. Ou seja: se ainda não é reconhecida, pode vir a ser. Diz ainda que “Não pode ser, portanto, divulgada e usada e o médico que assim o fizer, estará cometendo uma infração ética”. Trata-se de mais uma manifestação autoritária daquele órgão que devia estimular o desenvolvimento da ciência e das descobertas, para possibilitar a cura de doenças. Ao contrario, faz um discurso totalmente proibitivo e cerceador da liberdade de expressão e de informação de quem quer trocar experiências nas práticas médicas.

EQUÍVOCO

Redinha faz festa para Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:divulgação
Os moradores do bairro da Redinha, localizado na zona Norte de Natal, comemoraram durante dez dias, a festa de sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. De acordo com a organização local, cerca de cinco mil pessoas acompanharam o encerramento dos festejos no domingo (30). Como acontece há 57 anos existem duas procissões, uma terrestre e outra marítima. A primeira imagem da santa saiu da Igreja de Pedras em direção as ruas do bairro. Já a outra, partiu da Capelinha dos Pescadores e seguiu de barco pelo rio Potengi. No final do trajeto, as imagens se encontraram em frente à Capela, onde foi feita a benção pelo padre João Maria, pároco da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

No percurso de aproximadamente 20 km de procissão os devotos da santa protetora dos pescadores cantaram e entoaram hinos em forma de agradecimento pelas graças alcançadas. Este ano a festa teve como tema: “Sob o olhar materno da Virgem Maria, caminharemos com Jesus”. O deputado federal Felipe Maia (DEM), esteve presente ao evento como fez em anos anteriores. “A convite dos amigos, lideranças comunitárias da Redinha e do padre João Maria participo de mais uma festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Aproveito o momento para pedir a Nossa Senhora que o meu segundo mandato seja conduzido com sabedoria e justiça a favor do Rio Grande do Norte”, comentou o parlamentar.

Outros políticos também prestigiaram o encerramento: a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual eleito Hermano Moraes, a ex-governadora Wilma de Faria, e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo. [por Assessoria de Imprensa]

Buscando sempre remover o véu da ignorância

Por Flávio Rezende*

Quem gosta de ler diversos textos sagrados diferentes vai percebendo, nesta importante e salutar jornada espiritual que, o “x” da questão do atraso em que estamos mergulhados, foi o distanciamento de nossa natureza divina em algum ponto de nossa estadia neste planeta.

São muitas colocações, versões, ângulos, dificultando a compreensão da realidade justamente por causa do foco das interpretações terem uma conotação de adesão, de torcida, de ego e de tentativa de cooptação.

Para tentar entender de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e, o que vem depois, devemos nos despir das vestes do sectarismo e, procurar ajuda em todas as fontes, todos os textos além de mergulhar nos argumentos de todas as tendências.

Neste domingo de muita luminosidade na cidade do Natal, optei por uma caminhada pela praia de Ponta Negra e, depois por sentar numa daquelas cadeiras de plástico na beira da praia, onde comecei a manusear um livro escrito pelos mestres ascensionados.

Apesar da literatura dos mestres ser de difícil compreensão para os neófitos da espiritualidade, abri meu coração para o novo e mergulhei fundo no resumo dos acontecimentos, ficando claro que, na chegada de seres atrasados de outras estrelas e planetas para jornada evolutiva por aqui, no lugar de ocorrer o nivelamento por cima - uma vez que as raças aqui existentes experimentavam harmonia e expressavam pensamentos e ações divinos e corretos, fomos puxados para baixo, criando assim um véu de esquecimento de nossa verdadeira natureza EU SOU, proporcionando a partir daí um mergulho e uma crescente adesão ao que hoje chamamos de raiva, ódio, inveja, egoísmo e vícios diversos.

Recuperar nossa natureza divina e voltar a viver uma vida verdadeiramente feliz, expressando os valores humanos de maneira fácil, simples, sem esforço, naturalmente, é o grande desafio ao qual todos estamos submetidos.

Lendo todos os textos percebo que temos ajuda superior. É do interesse do Alto Comando que aceleremos o processo. Sei das dificuldades pelas quais passamos. Uma hora decidimos fazer isso e aquilo, mudar, não ligar para certas coisas, ser realmente mais espiritual, correto, minutos depois na primeira prova, tudo rui, agimos da mesmíssima maneira e nossa mente logo arranja velhos e surrados argumentos para que fiquemos felizes com os deslizes.

Depois de ler e sentir que os mestres falam a verdade ouvi um daqueles carrinhos de som reproduzindo uma música sem valor cultural nenhum, de letra ambígua e que remete a comportamento de sensualidade exacerbada. Ao redor todos expressavam felicidade e dançavam. Animados repetiam uma coreografia mais ou menos igual.

Comigo mesmo pensei, não devo e não posso julgar isso, mas, lá dentro de mim uma coisa ressoa: se ficamos felizes com coisas assim, imagina no dia em que sentirmos novamente dentro do nosso ser, a felicidade e o êxtase genuínos, de estarmos mais uma vez, sintonizados com Deus, com a real energia que deve nos mover para o alto.

Certamente, quando novamente pudermos sintonizar com o EU SOU, saberemos que não estamos mais separados do que chamamos de DEUS, pois sentiremos dentro de nós mesmos, que nós somos o próprio.

*É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

Desesperança: no meio do caminho, um lixão

Um lixão no meio caminho, com foto do blog do grupo
– Clique na imagem e veja mais
Estudantes paulistas que estão na cidade de Jaçanã, em meio às atividades do Projeto Rondon que estão participando no RN, se depararam com uma tristeza, segundo relato postado no blog da equipe. Leia abaixo:  

“Todos os dias voltamos para casa com muita esperança, porém hoje foi diferente. Visitamos pessoalmente um lixão localizado na comunidade da chã da bulandeira e ficamos muito tristes com o que vimos. As pessoas que formam a comunidade precisam de ajuda para que esse lixão seja retirado dali. O lixo está poluindo as nascentes que existem próximo a todo esse lixo, sem contar com as famílias que moram na comunidade”. [Leia mais aqui]




Alecrim ganha fora de casa na abertura do Estadual 2011 do RN; confira outros resultados

Na abertura do Campeonato Estadual 2011 neste domingo (30), o Alecrim derrota o ASSU em pleno estádio Edgarzão, por 1 a 0. A primeira rodada foi com mais vitórias: a goleada do ABC sobre oPotiguar de Mossoró, por 6 a 0, o América que venceu o  Baraúnas, por 1 a 0, e o Palmeira de Goianinha sobre o Centenário, por 1 a 0, surpreendendo a torcida da casa, em  Pau dos Ferros. No outro jogo, o Corintians empatou com o Santa Cruz, por 1 a 1 no estádio Marizão, em Caicó.

Resultado da 1ª rodada:

ABC 6x0 Potiguar-M
Baraúnas 0x1 América,
ASSU 0x1 Alecrim
Corintians 1x1 Santa Cruz
Centenário 0x1 Palmeira

domingo, 30 de janeiro de 2011

Outro potiguar pode assumir vaga de Ministro no STJ

Foto:divulgação
O potiguar, nascido em Caicó, Rogério Magnus Varela Gonçalves, de apenas 37 anos de idade, poderá assumir uma das vagas de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Com boa parte de sua vida acadêmica e exercendo a advocatícia em João Pessoa, na Paraíba, o seridoense integra os nomes dos advogados das três listas tríplices a serem encaminhadas a presidenta Dilma Rousseff para nomeação dos três Ministros do STJ como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Outro jurista potiguar a integrar àquela Corte foi o ministro José Augusto Delgado, já aposentado. Para saber mais, confira aqui entrevista na Tribuna do Norte, para o repórter Cassius Varela.

Luto no futebol do RN com a morte de Edson Teixeira, ex-dirigente do ABC

Foto: cedida ao blog*
O ex-presidente e atual conselheiro do ABC Futebol Clube, Edson Teixeira, faleceu na madrugada desse sábado (29), aos 60 anos, devido à complicações por conta de um edema pulmonar. O sepultamento ocorreu também no sábado. Edson Teixeira foi presidente do ABC nos anos 80, época em que chegou a inaugurar a vila olímpica do clube, local atual do estádio Frasqueirão, em Natal. [Fonte: TN Online]

*Edson Teixeira em foto por ocasião da conclusão de seu Curso de Direito na Faculdade Câmara Cascudo, foto enviada ao blog por Marcelo Sena, cuja sua esposa também era daquela turma concluinte.


Panela de barro

por Geraldo Anizio

Desde os primórdios, por bem certo, já no período neolítico, o homem havia descoberto a argila para confeccionar os utensílios domésticos como: pote, alguidar, panelas, conchas, jarras e tantos outros cuja utilidade chegou até o período do homem moderno. Fomos criados com comida feita em panela de barro. Claro, nada de moderno nisso, tecnologia ultrapassada pelo homem; segundo as pessoas de bom paladar os alimentos cozidos em panelas de barros dão outros sabores. Não é de se esperar que nos hotéis arrojados o feijão e certas carnes são cozidos em panelas de barros sofisticados. Uma galinha, feijoada e guisados  cozidos em panela de barro tem outro gosto, dessa forma ela não deixou de existir;

A famosa panela de pressão não veio para abolir a tradição dos mais antigos; comum ainda hoje, as louceiras venderem no chão das ruas centrais das feiras do nordeste, panelas, cuscuzeiras e alguidares como nos velhos tempos. Isso conforta dizer que muita gente quando volta às origens deles, recorrem aos sabores do tempero da mamãe.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Tortura de Amor – Fafá de Belém

A bola volta a rolar nos gramados do RN; blogueiro elenca candidatos à artilharia do Estadual 2011


Leandrão, principal candidato a artilheiro
segundo Trindade (Foto:divulgação)
 Começa neste domingo (30), a temporada 2011 do campeonato estadual de futebol, com dez clubes do RN disputando o título. A bola nem rolou ainda, mas o radialista e blogueiro Marcos Trindade já faz previsões de quem será o artilheiro do Estadual deste ano e apresenta os nomes de seus favoritos, como Leandrão e João Paulo do ABC, e Didi Potiguar, do Santa Cruz. Veja aqui outros nomes de seu elenco de favoritos.

Os jogos da 1ª rodada:  

ABC x Potiguar-M
17h - Estádio Frasqueirão/Natal

Baraúnas x América,
17h – Estádio Nogueirão/Mossoró.

ASSU x Alecrim
17h - Estádio Edgarzão/Assú

Corintians x Santa Cruz
16h - Estádio Marizão/Caicó)

Centenário x Palmeira
17h - Estádio 9 de Janeiro/Pau dos Ferros

Sinal da Rede Potiguar de TV Educativa chega a Natal

A Rede Potiguar de Televisão Educativa em breve estará com seu sinal também na capital do estado. É o que diz a matéria da Tribuna do Norte, confira, abaixo:

Rede Educativa lança canal em Natal

A Rede Potiguar de Televisão Educativa ultima providências para lançar canal em Natal no mês de fevereiro. A RPTV é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Centro de Documentação e Comunicação Popular, e já conta com canal em Currais Novos. As imagens da Rede Potiguar de Televisão serão transmitidas em Natal através da operadora Cabo Telecom. O estúdio do canal, localizado nas dependências da Secretaria de Educação, já está pronto, e conta com moderno equipamento digital de edição e iluminação, câmeras, cenários. Sua estrutura permite gravações de programas e transmissão ao vivo com qualidade.

No ar em Currais Novos, a programação da RPTV retransmite produções nacionais da TV Escola e séries feitas pelo ITAU Cultural, Ministério da Cultura e Canal Futura. [Leia mais aqui na TNOnline]


Seridó de luto com a morte de Monsenhor Ernesto Espínola

Foto arquivo/divulgação
O Seridó do RN está de luto. Morreu o Monsenhor Ernesto da Silva Espínola, no Hospital da Unimed/Natal, onde estava internado. Era uma das figuras mais ilustres do Seridó. Ele tinha 83 anos de idade, sofria de diabetes e Mal de Alzheimer. O sepultamento será em Jardim do Seridó amanhã (Domingo). Monsenhor Ernesto da Silva Espínola era natural de Acari e serviu em várias paróquias do Seridó. [Fonte: Satélite FM]

Leia mais: Jardim do Seridó de Luto: Morre Monsenhor Ernesto [Aqui no Blog do Bira Viegas]

À deriva

Por Marline Negreiros
Jornalista*

Manhã. Barcos, jangadas e balsas dividem o rio Potengi. Transportes náuticos à espera de bons ventos. À deriva. Cenário inspirador. O quadro nos passa uma lição de vida. Paciência. Espera. Sabedoria.

Peço perdão aos pessimistas, mas os ventos bons irão soprar sim. Talvez eles já estejam soprando e a gente nem se dê conta. Reclamações tomam conta do nosso mar. Certas vezes nem percebemos que a extensão da vida é bem maior.

Ir para onde o vento soprar. Procurar se adequar às situações. Aventurar-se, arriscar-se. Receio é normal, mas desistir jamais. Pular de pára-quedas. Escrever algo inusitado. Mudar de calçada. Buscar um jeito novo de fazer o trivial de forma inovadora. Anular a palavra impossível do vocabulário. Aniquilar a melancolia.

Como disse o poeta Carlos Nejar “Nossa sabedoria é a dos rios. Não temos outra. Persistir. Ir com os rios”.
O texto de hoje é apenas para refletirmos um pouco. A quietude dos rios e os barcos à deriva têm muito para ensinar.

*Editora-chefe do DN Online, texto postado em seu blog no portal do Diário de Natal

Advogados portugueses visitam seccional da OAB no RN

Foto:divulgação/OAB/RN
Com o objetivo de conhecer melhor a advocacia brasileira e firmar futuras parcerias, os advogados portugueses Pedro Delille e Ricardo Candeias visitaram a Seccional Potiguar na manhã de hoje (28). Na ocasião, foram recebidos pelo presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira, diretora-tesoureira Valderice Nóbrega, presidente da Comissão de Relações Internacionais, Marcos Guerra, e pelos conselheiros federais Lúcio Teixeira, Sérgio Freire e Wagner Soares. Entre os assuntos discutidos, os advogados falaram das prioridades e dificuldades da advocacia, as diferenças de tratamento nos órgãos da Justiça, Exame de Ordem, necessidade de concurso para juiz, conciliação, unificação de custas, Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Tribunal de Ética da OAB, publicidade de escritórios, atuação das Comissões junto à sociedade e processo eletrônico. [Leia mais Fonte: OAB/RN]

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Soldado da PM é advertido por cumprimentar a tropa com um Bom Dia

Um fato inusitado, para não dizer bizarro, ou, quem sabe tolo, aconteceu esta semana em Natal, com policial militar em serviço de operação pelo rádio da corporação. Está no portal da Equipe Na Boca do Mundo, confira abaixo:  

Soldado da PM do RN é advertido por dar "bom dia"

Na manhã desta quinta feira, a Associação de Cabos e Soldados recebeu uma denúncia de assédio moral e abuso de poder na Polícia Militar do RN. O fato ocorreu quando o tenente-coronel Saulo de Tasso, via rádio "deu uma mijada" (forma como os militares chamam algum constrangimento ou humilhação) no Soldado Marcel, operador de rádio, de serviço no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O motivo para ser chamado atenção foi apenas o fato do soldado, ao assumir o serviço, dar "Bom dia" a todos os companheiros que se encontravam assumindo o serviço no teatro operacional e a cada companheiro que saia de serviço um "Bom dia e bom descanso, companheiro!". O Coronel Saulo de Tasso, entrou na frequência e proibiu o uso da expressão bom dia, alegando que a linguagem seria inadequada para uso militar. "Isso não existe, somos militares e não existe isso de bom dia via rádio", disse aos gritos o Tenente Coronel.

O soldado, muito disciplinado, cortês e educado, de acordo com AVS, procurou seu superior hierárquico, Major Rodrigues, Supervisor de Operações, para saber se haveria alguma determinação que proíba a expressão "BOM DIA" via rádio. O Major, considerado oficial exemplar, justo e equilibrado, informou ao subordinado que não existe legalmente nenhuma proibição do uso da expressão. No entanto, o tenente-coronel manteve a proibição do uso da expressão via rádio e usando das suas prerrogativas hierárquicas também chamou atenção do major Rodrigues.

Livro de Jansen Viana relata o desespero de um cidadão comum que é confundido com Jesus Cristo

Capa do livro - foto:divulgação
O escritor Jansen Viana lançará o livro "Apenas um Carpinteiro", na Livraria Cultura (av. Dom Luís, 1010 - Aldeota - fone: (85) 4008.0800), em Fortaleza, na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro, às 19 horas. "Apenas um Carpinteiro" não propõe uma antítese do best-seller "Mais Que um Carpinteiro", de Josh McDowell. Também não se trata de um livro místico com crítica ou defesa a religiões quaisquer.

É um conto que relata o desespero de um cidadão comum que é confundido com Cristo em decorrência de alguns episódios e coincidências que acontecem na sua vida. A ocorrência de pseudo-milagres de Jesus é suficiente para deixar a comunidade convicta que ele é o próprio Messias que voltou.

Por outro lado, seus ricos diálogos com um padre e um pastor, que se aliam nessa causa, encontram uma possibilidade de respeito e admiração entre pessoas que pensam diferente.

Eles falam sobre valores cristãos, a problemática da fé popular, a ganância de pessoas inescrupulosas que se aproveitam da credulidade das massas e outros assuntos que estão bem presentes nas conversas do povo do nosso Brasil.

Patrocínio do Programa Cultura da Gente

A edição do livro "Apenas um Carpinteiro" foi patrocinada pelo Programa Cultura da Gente, que apóia projetos artísticos desenvolvidos por funcionários da ativa e aposentados do Banco do Nordeste.

Ação de desenvolvimento humano e responsabilidade social corporativa do Banco do Nordeste, o Cultura da Gente apóia projetos individuais ou coletivos, de autoria ou co-autoria de funcionários e aposentados da instituição, até o valor de R$ 10 mil, nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura e cultura popular.

O Programa é uma iniciativa conjunta dos Ambientes de Comunicação Social, Gestão da Cultura e Responsabilidade Socioambiental, e a Área de Desenvolvimento Humano do Banco do Nordeste.

Breve perfil profissional

Casa do Bem pede apoio para voto no ANU e realiza Cultura do Bem na FIART


Foto:divulgação (clique na imagem para votar)
Almas boas o site www.premioanu.com.br agora está funcionando legal, vamos entrar e votar na Casa do Bem - Projeto Alfabetização de Idosos. É simples, põe seu email, CPF, recebe nele uma senha, volta e cola a senha e tem acesso aos projetos e vota no nosso, ficamos gratos, com sua ajuda podemos ganhar o Prêmio ANU nacional, uma vez que já ganhamos o local. Dia 7 estarei no Rio, no Teatro Municipal recebendo o local e, quem sabe o nacional, nos ajude: www.premioanu.com.br.(vote)

Mais notícias do bem:
- Estamos começando novas ações humanitárias na Casa do Bem como o Xadrex do Bem, as aulas do Balé do Bem já estão próximas com a voluntária Hyriam formando as novas turmas e, algumas pessoas chegando para ajudar, como a jornalista Simone Farret e o gerente local do InterCity Premium Natal Vinicius, que estão formatando ações sociais para ajudar pessoas com empregabilidade e formação profissional na área do turismo.
- Realizamos o projeto Cultura do Bem de janeiro levando um grupo do projeto Alfabetização de Idosos, da voluntária Lígia, para visitação na Fiart. Foi maravilhoso, um passeio bem produtivo. Domingo teremos apresentação cultural da Casa do Bem na mesma Fiart.
- Continuamos recebendo doações diversas de amigos do bem, as quais vou relatando aos poucos, como roupas, livros, ar condicionado do amigo Júnior e, agradecemos ainda aos que aderiram a campanha dos 100 do BEM, depositando colaboração mensal na faixa de R$ 50,00 na conta 26847-X agência 1668-3 do Banco do Brasil.
- Temos alguns dentistas como Ricardo Sá e Ricardo Veludo nos ajudando com tratamento em pessoas necessitadas no que chamamos de projeto Dentistas do Bem, quem quiser se habilitar é simples, nós indicamos uma pessoa, o dentista faz o tratamento completo na pessoa, cáries, tártaros, limpeza, etc, dentro da área dele, ai quando termina, se quiser, pega outra pessoa, um por vez e, assim, vamos dando mais uma ajuda as pessoas. Isso serve também para psicólogos e outros profissionais que possam ir ajudando. Vamos ter em breve um advogado atendendo gratuitamente na Casa do Bem.
- O Dr. Marcos Andrey atende todas as sextas idosos com acupuntura, é uma alma maravilhosa, em breve teremos fotos da ação.
- Canindé Soares continua nos ajudando. Com o dinheiro da venda dos seus livros vamos comprar uma máquina fotográfica de vergonha kkk.

Surfistas do Bem conseguem boas colocações em competições
- Nossa Escolinha de Futebol vai passar a treinar em outro local, o campo vai passar por reformas. Quanto ao surf, no último fim de semana nossos atletas foram para mais uma ação em Cajueiro e também na Paraiba. Em C ajueiro  na categoria Júnior, o 1º lugar foi do atleta João Pedro, ficando em 3º lugar Luan de Souza. Na Paraiba nossa atleta Alessandra ficou na 2ª colocação no feminino e, na iniciante, o 5º colocado foi Arthur Chaves, que também de quebra fechou um patrocinio com a marca paraibana Rotator. Esse nosso atleta é grande promessa no cenário nacional do surf. Os atletas que foram para Cajueiro e para a Paraíba tiveram apoio da Casa do Bem, Cristiane Motta, Cotesporte, Dr. Elson Miranda e Haroldo César. 

Somos uma ONG feliz e estamos sempre em ação
www.casadobem.org.br
vote www.premioanu.com.br
fones 3202-3441
99020092

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template