acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


domingo, 31 de março de 2013

Decisão do 1º turno do Estadual do RN: América conquista o título

O América é o campeão do 1º turno do Estadual do RN e garante vagas nas Copas do Nordeste e do Brasil em 2014
 
Além de conquistar o título de campeão do 1º turno da segunda fase do Campeonato Potiguar – Copa RN, o América garante a vaga para a final da temporada deste ano e também as vagas para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2014.
 
A equipe americana venceu o Corintians de Caicó por 1 a 0, gol de Tiago Adan, no jogo de volta na tarde deste domingo no estádio Nazarenão, em Goaianinha.
 
Os jogos do 2º turno – Copa Cidade do Natal, iniciam nesta quarta-feira (3), e serão disputados em sete rodadas.
 
Na 1ª fase do Estadual do RN 2013, o campeão foi o Santa Cruz, classificando-se para disputar a Copa do Brasil deste ano, e o vice foi o Potiguar de Mossoró, que garantiu vaga para a Copa do Brasil de 2014. Ainda na primeira fase, o Potyguar de Currais Novos foi rebaixado para segunda divisão e o Palmeira de Goianinha ficou fora da competição deste ano.

Ong Baobá: “Nossa floresta, não se vende, se defende!”; assine petição

Foto: Divulgação – clique para assinar petição
A Ong Baobá em nome de seu presidente Haroldo Mota está elaborando e divulgando a petição: “Nossa floresta, não se vende, se defende! Liberte da destruição os manguezais do RN”, pedindo para o Conselho Estadual do Meio Ambiente – Conema/RN, defender as florestas dos manguezais do Estado do Rio Grande do Norte.
 
 
Ong Baobá
baobacontato@gmail.com
 

Aleluia, Jesus Cristo Vivo, vive; Feliz Páscoa!

No corre-corre das mulheres e vai e vem dos discípulos, a boa nova: Jesus Cristo Vivo, Ressuscitado, Ele vive! E neste momento pascal, o Papa Francisco refletiu: “Não nos fechemos à novidade que Deus quer trazer à nossa vida!
“Felizes os que creram sem ter viso”! (Jo 2019-29).
“Normalmente nós permanecemos e nos fixamos num Cristo devocional: uma imagem bela do Crucificado, um Sagrado Coração, ou mesmo na simbologia de uma hóstia que tomamos sem nos conscientizar. Falta-nos encontrá-lo nestes meios e ir além deles, ao cristo Vivo”, por Padre Luiz Carlos de Oliveira, no Portal A12, reflita mais.

TV Potiguar celebra 2 anos de atuação no RN

A TV Potiguar, afiliada local da Rede Século XXI no Rio Grande do Norte, comemora neste mês dois anos de atuação no Estado com uma programação católica, voltada para a evangelização. Para celebrar a data, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai receber a classe empresarial do RN para um encontro que vai acontecer no dia 8 de abril, às 19h, no Hotel Paradise, em Ponta Negra.
 
Além de comemorar o aniversário da emissora, a proposta do evento é fortalecer a emissora, uma vez que tem a proposta de entrar em canal aberto ainda este ano. [Fonte: site da arquidiocese] 
 
- A TV Potiguar é sintonizada no canal 50 da cabo teve por assinatura em Natal.

Presidente da Câmara defende criação da Universidade do Seridó

Foto: Agência Senado
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, reafirmou o seu empenho pessoal na mobilização de diferentes segmentos políticos, sociais, religiosos e econômicos do Estado em defesa do pleito de implantação da Universidade Federal do Seridó, no Rio Grande do Norte. Ele manifestou também plena confiança em que tanto o ministro da Educação, Aloysio Mercadante, quanto a presidenta Dilma Roussef serão sensíveis  a esse leito, que não é só da região do Seridó: É de todo o Rio Grande do Norte. [TN Online > Saiba mais]

sábado, 30 de março de 2013

Praias do RN na onda da televisão

Foto: por UOL/Divulgação
Além de cenário da novela das seis da Rede Globo, “Flor do Caribe” - as praias do RN -, a apresentadora do “Pânico na TV”, da Band, Sabrina Sato elegeu as belas paisagens litorâneas para  descansar e curtir o sol, desembarcando na Praia do Amor, em Pipa. [com informações do UOLViagem]

Bairro de Candelária vive rotina de assaltos e arrombamentos

Moradores e comerciantes da Candelária, um dos bairros nobres de Natal, na zona Sul da cidade, vivem aterrorizados com os constantes e incontáveis assaltos, invasões e arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais que vem ocorrendo no local ultimamente. Nem mesmo a existência de um posto policial na região inibe a ação dos criminosos, que estão cada vez mais ousados e violentos em suas abordagens, a qualquer hora do dia ou da noite. [Fonte: Portal JH]
 

Blogueiro presta última homenagem a ex-prefeito morto em Carnaúba dos Dantas

Singela homenagem a Valdemar Cândido de Medeiros, um homem de vergonha
 
 
Foto: Divulgação
Estive durante  a manhã  de hoje (30), em Carnaúba dos Dantas, prestando minha humilde homenagem a um grande amigo, e uma das últimas reservas morais da política do nosso Estado, que o nosso Pai Criador resolveu  chamar para ficar ao seu lado.
 
Esse homem se chamava - e continuará a ser chamado e respeitado  para sempre -: Valdemar Cândido de Medeiros. Homem simples, amigo, trabalhador e  principalmente honesto.
 
Jovem, foi funcionário da prefeitura da "Terra da Música". Após, resolveu ser caminhoneiro.
 
O tempo passou e "Seu Valdemar" enveredou pelos caminhos da política partidária. Foi prefeito de Carnaúba dos Dantas, por três mandatos e vice-prefeito em outra oportunidade.
 
De rosto fechado e de coração aberto, "Seu Valdemar" partiu na manhã de ontem (29), dessa existência material deixando um legado de   excelente pai, bom amigo, bom administrador e - principalmente -  modelo de homem público que nunca enveredou pelos caminhos da safadeza que, infelizmente hoje se tornou corriqueira na política brasileira.
 
Entrou na política como uma pessoa de poucos recursos financeiros e saiu com menos ainda. Mas preservou até o último instante da sua vida, uma coisa que muitos salafrários da nossa política jamais terão em seus respectivos currículos: A HONESTIDADE.
 
Carnaúba dos Dantas, o Seridó, o Rio Grande do Norte e o Brasil estão mais pobres com a morte de "Seu Valdemar".
 
*Com postagem na página do autor
 

A propósito da seca que castiga o sertão do RN e brasileiro


Foto arquivo/Cláudio Abdon
Nesta ocasião em vivemos uma das maiores secas da história do sertão potiguar, e brasileiro, - as últimas chuvas regulares ocorreram há 24 meses, ou seja, já são dois anos -, se faz oportuno compartilhar deste momento de muito sofrimento, com mais ênfase para o rebanho de animais, fonte de renda e tradição econômica da região que gira em torno do gado, o blog reproduz, a exemplo de outras postagens, este texto, enviado pelo jornalista Luiz Gonzaga Cortez, também com postagem em sua página. Cortez Pereira faleceu em Natal em 2004:
Cortez Pereira e a seca no Nordeste
Por considerar oportuno, publicamos hoje um depoimento escrito do ex-governador Cortez Pereira, na década de 80, para uma reportagem que o extinto O POTI, de Natal, publicou sobre a sêca no Rio Grande do Norte. Não me lembro da data que ele me entregou quatro folhas de papel almaço contendo as suas opiniões e idéias sobre o semi-árido potiguar, a pouca inteligência dos governantes do Rio Sem Sorte, desde o período colonial, para enfrentar os nossos problemas. As quatro folhas, manuscritas com caneta esferográfica, com tinta azul e sem assinaturas, estão comigo. Recentemente, um artigo de Albimar Furtado, publicado no NOVO JORNAL, de Natal, fez-me lembrar um trecho da entrevista do sábio Cortez Pereira, há uns 30 anos: "Digo que sêca não é a nossa terra, mas a inteligência dos que nos governam desde a era colonial". 
Abaixo, a transcrição do texto de Cortez Pereira, filho de Olindina Cortez Pereira e Vivaldo Pereira, neto Manoel Pegado Cortez e Maria Senhorinha Dantas Pegado Cortez - Marica Pegado.

Sábado de Aleluia, dia de Feira do Alecrim!


Foto por Cláudio Abdon – clique e veja mais
 

Flávio Rezende também foi a Cuba

Cuba provoca muitas reflexões
 
Por Flávio Rezende*
 
Divulgação
Sempre que viajamos buscamos pelos sentidos, assimilar o máximo possível todas as nuances do novo lugar. A possibilidade de sair de sua toca e estar, mesmo que temporariamente, na toca e na oca dos outros, é um momento ímpar de adentrar em novas formas arquitetônicas, climas, comidas e, principalmente, saber como aquele povo vive e pensa.
 
Já tive a oportunidade de viajar muito, conheci lugares radicalmente diferentes de nossa Natal e do amado Brasil, como a Índia, Nepal e o Peru. Todos os lugares provocam reflexões, mas a viagem recente que fiz para Cuba, foi a mais provocativa em termos pensamentais.
 
Cuba está parada em termos físicos há 50 anos. Tudo lá é velho, os prédios, os carros e as ideias do poder central. Só os turistas desfrutam de internet, canais de TV e comida variada. Em Havana só tem uma FM, a 104.7 com transmissão estatal, o mesmo ocorrendo com as TVs que eles assistem, limitadas e do governo ou da Venezuela.
 
Nos deslocamentos que fazemos, eles nos pedem sabonetes e livros. Conversando com alguns, falam abertamente que preferem que haja abertura política. Poucos, geralmente os mais velhos, defendem a “revolución”.
 
Indo aos fracos supermercados, que mais parecem cantinas daqui, notamos a falta de oferta de produtos, resultado, segundo alguns, do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos em 7 de fevereiro de 1962.
Cuba parece um cenário dos anos 50 e 60 com casas e prédios daquela época, carros igualmente antigos circulando e um povo educado e gentil.
 
Esse é o lado bom da coisa toda. Com raríssimas exceções, ninguém pede nada, apenas oferecem alternativa da compra de charutos nas ruas. Não vi nenhuma criança pedindo absolutamente nada. Como tem poucos carros, não existe engarrafamento, o trânsito flui a qualquer hora e em qualquer lugar.
 
Como sou vegetariano não posso falar sobre a comida local, mas, não vi nada muito diferente daqui, até pelo fato de que no resto do mundo, tudo está globalizado, tendo de tudo um pouco em todo canto que não seja como Cuba ou alguns outros poucos lugares ainda fechados do planeta.
 
A informação que eles dispõem de saúde e educação gratuita procede. Não existem analfabetos e o atendimento médico é free, mas, nem toda prescrição medicamentosa é gratuita. Apesar disso, os médicos e professores preferem largar seus empregos e buscar sombra em atividades relacionadas ao turismo, para que possam ganhar gorjetas, hoje o grande sonho dos cubanos, em função dos baixos salários pagos pelo governo.
 
A grande fonte de renda do governo é o turismo, eles taxam o dólar fortemente e quase todas as moedas ficam fracas lá, proporcionando grandes arrecadações e injetando muito dinheiro na economia, dai a correria de todos para atividades com ligações turísticas.
 
Escrever sobre um tema tão complexo num limitado artigo é sempre temerário, a discussão dos pros e dos contras exige livros e livros, várias questões se apresentam numa hora dessas, mas, quem vai até Cuba e conversa com as pessoas sente que está na hora da abertura.
 
Lá a criminalidade é quase zero, andamos a qualquer hora e em qualquer lugar tranquilos, não sofremos assédio, as pessoas são atendidas pelo governo em alguns pontos importantes, mas, não ser livre para expressar opinião política e poder desfrutar das inovações tecnológicas do mundo moderno, são pontos que, pessoalmente, não acho certo.
 
Acredito que dá para ter um meio termo, mantendo conquistas importantes da “revolución” com as facilidades e os prazeres da modernidade, tornando a vida mais feliz em todos os aspectos.
 
Fico torcendo para que os sucessores dos irmãos Castro, direcionem Cuba para este caminho e, de minha parte, volto feliz com a lembrança dos bons papos, dos sorrisos, da noitada no Buena Vista Social Club, da boa turma de espíritas natalenses que me fizeram companhia (fomos ao 7º Congresso Espírita Mundial), da bela praia em Varadero, dos deslocamentos nos coco taxis e de ter estado num lugar que apesar da pouca liberdade, preserva em sua história e em sua memória, o DNA do povo feliz que canta e dança cha-cha-chá, mambo, merengue, pachanga, rumba e salsa.
 
Hasta la vista Cuba, pretendo voltar.
 
* É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com) 

O deserto chegará, disseram. Nada foi feito e ele chegou

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
A seca braba que sentencia de morte o rebanho nordestino tem sido pródiga na produção de imagens fortes e tristes e de produção de matérias que documentam o fato e atestam a forma descuidada como se tem tratado a terra. Pela ausência das chuvas um tema voltou a ser lembrado, a desertificação, e o Novo Jornal tratou do assunto com uma bem trabalhada matéria de Paulo Nascimento enriquecida pelas fotos de Ney Douglas e pelo oportuno e competente artigo de Sílvio Andrade. Acompanhando o notíciário, lembrei ter guardado um trabalho que o professor e ex-governador Cortez Pereira me enviou no idos de 1994, de várias páginas manuscritas, alertando que “...no Rio Grande do Norte o Seridó, se nada for feito em sua defesa, poderá ser o primeiro deserto do Brasil e das Américas”. Está registrado também que a Estação Ecológica do Seridó, com sede em Caicó, àquele ano, já identificara pontos desérticos nos municípios de Ouro Branco, Parelhas e São José do Seridó.
 
Cortez Pereira, um dedicado estudioso das questões do Nordeste, acompanhava os eventos ligados à desertificação e naquele 1994 era realizado na França a Convenção Internacional de Paris Contra a Desertificação, realizada pela ONU, reunindo 132 paises ameaçados pelo fenômeno. E do evento ele pinçou a informação de que nas Américas três zonas foram identificadas como de “altíssima susceptibilidade”: Piedemonte, no México; Patagônia, na Argentina; e Nordeste, no Brasil. Em seu manuscrito o ex-governador, que revolucionou o Rio Grande do Norte com projetos inovadores, juntou estudos realizados pela Universidade Federal do Piaui e levados ao Seminário Latino-Americano da Desertificação realizado em 1994, em Fortaleza. O documento já apontava o Rio Grande do Norte como o Estado de maior área de risco (80%), seguido de Pernambuco (75%) e Paraiba (70%).
 
Lembrava ainda Cortez Pereira que o cientista mineiro, Guimarães Duque, em anos anteriores, já fizera a advertência apontando o índice de aridez como crítico por se aproximar do nível dos desertos. “As suas observações ao longo de 25 anos utilizaram os registros da antiga Estação de Cruzeta (Seridó), que atestavam um índice de aridez de 3.3, o mais baixo nível de todo o Nordeste.” Lembro que em nossa conversa o professor Cortez Pereira me informou ter encaminhado ao governador Vivaldo Cortez (que substituira a José Agripino que se afastara do cargo para disputar novas eleições) um estudo sugerindo providências para serem encartadas em programa amplo em defesa do Seridó. A essência era trabalhar com uma diversificada cobertura e leguminosas como base e início do programa, buscando a recuperação e fixação do solo. Em paralelo haveria a criação do suporte forrageiro para desenvolver uma pecuária com desenvolvimento industrial.
 
O manuscrito e a conversas estão completando 19 anos, beirando duas décadas. O conteúdo tinha apoio em documentos ainda mais antigos. A desertificação do semiárido é tema recorrente, sempre. E sempre, nele, o anúncio da iminência do deserto tomar conta do Seridó. O alerta do professor Cortez Pereira, que tem várias páginas manuscritas, não foi o primeiro e, depois dele, muitos estudos e muitas pesquisas já foram produzidos. Gritos silenciosos sem ecos em quem tem o comando. As matérias e as fotos publicadas nos últimos dias mostram bem o cenário que cada vez mais se efetivam no sertão do Seridó e sem solução à vista.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL

sexta-feira, 29 de março de 2013

Paixão de Cristo, paixão do Mundo

Foto: Portal A12
A paixão de Jesus, sua prisão, os interrogatórios, as torturas e a crucificação, nos dão a certeza de que Deus não ficou indiferente aos crucificados da História. Fez se um deles. Encarnou a paixão do mundo para transformá-la em caminho de Redenção.
 
O projeto de Deus é o Reino que exige transformação das pessoas e do mundo no Espírito das bem-aventuranças. Seguir Jesus é assumir as cruzes que nossa adesão ao projeto de Deus pode envolver.
 
Paixão quer dizer dor, sofrimento, padecimento. É por isso que se diz sexta feira da paixão. Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um dia para se recordar o martírio, a tortura, a condenação e a morte de Jesus, com todo o seu sofrimento. A morte do Senhor redimensiona nossos sofrimentos e padecimentos, exigindo de nós o seguimento radical de seus passos: No sacrifício pelos outros, no perdão, na partilha, no serviço, no compromisso, na fé que pressupõe uma entrega total nas mãos do Pai. [Leia mais]

Blog Ielmo Marinho em Foco completa domingo o 1º ano

Logo/Divulgação
Agora no final do mês de março, o Blog completa um ano. Foram muitas conquistas, aprendizados e experiências. Aprendemos muito. Após 12 meses de aprendizado com o mundo virtual, o balanço é positivo. Começamos com várias expectativas e temos consciência de que muitas delas se tornaram realidade.
 
E para comemorar esta data especial, preparamos uma surpresa exclusiva, que você, caro leitor, só ficará sabendo no dia 31 de março de 2013.
 
Fiquem ligados!  E continuem conosco!
 
 

Novo shopping Praça das Dunas será construído entre Natal e Parnamirim, em Emaús

Foto: Maquete fachada/Divulgação
Grupo Capuche detalhou o projeto de construção de um shopping em Parnamirim, em parceria com o 5R Shopping Centers. O Praça das Dunas exigirá um aporte de R$ 300 milhões. A previsão é concluir o empreendimento em 2016. As empresas deram entrada no pedido de licença prévia ainda em 2012 e aguardam até o final deste ano o sinal verde para assentar os primeiros tijolos, e iniciar as obras no primeiro semestre de 2014. O Shopping será implantado em um terreno da Capuche, às margens da BR-101, em Emaús, Distrito de Parnamirm, na Grande Natal.
 
 

“Não deixeis que vos roubem a esperança”, diz Papa Francisco a jovens reclusos

Foto: Losservatore Romano
Foi na Missa da Ceia do Senhor que o Papa Francisco celebrou nessa quinta-feira (28) no Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo, em Roma. O Santo Padre lavou os pés de 12 jovens que vivem reclusos no instituto.
 
Aos jovens o Papa disse que não devem perder a esperança em suas vidas. “Não deixeis que vos roubem a esperança. Sempre em frente, com esperança”.
 
Ao final da missa um jovem perguntou ao Papa: “Eu quero saber uma coisa: por que você veio hoje aqui em Casal del Marmo? Só quero saber isto e basta!”
 
O Papa respondeu:“É um sentimento que veio do coração, eu senti isto. Onde estão aqueles que talvez me ajudarão a ser mais humilde, a ser servidor, como deve ser um bispo. E eu pensei, e eu perguntei: ‘Onde estão aqueles que gostariam de uma visita?’ E me disseram: ‘Casal Del Marmo, talvez’. E quando me disseram isto, decidi vir aqui. Mas isto veio do coração, somente do coração. As coisas do coração não tem explicação, elas vem sozinhas”. [por Agência Ecclesia e RádioVaticano com postagem do Portal A12]

quinta-feira, 28 de março de 2013

Revista Formas edição março 2013

A Formas está aí mais uma vez com uma edição bem dedicada ao que temos de melhor: os projetos de ambientação e interiores, sem esquecer a multiplicidade de temas que sempre estampam nossas páginas.
 
Começamos com entrevista de um dos arquitetos mais comentados nos últimos meses. Ricardo Dantas é o responsável pelo projeto de dois dos três atuais estádios de futebol em construção. O outro é o Arena das Dunas.
 
Nas ambientações, um caprichado projeto de Cypriana Pinheiro para uma residência voltada ao mar, cercada do que há de melhor.
 
As arquitetas do escritório de Franzé Arquitetos elaboraram a ambientação de um apartamento de 120² amparadas no fator sobriedade e funcionalidade, sem deixar de lado o conforto.
Larissa Cardoso fornece boas dicas para montagem de um living, cheio de sofisticação e um projeto luminotécnico diferenciado.
 
Se você quer dar uma repaginada em uma antiga residência sem tirar dela o charme da época, Luzia Emerenciano e Mychelle Araújo mostram como se faz nas próximas páginas.
 
Maria Luzia Negreiros transformou um amplo apartamento em um espaço clean e ao mesmo tempo arrojado no uso de materiais modernos.
 
Se o seu estilo primar mais pelo conservadorismo e o gosto pelas peças clássicas, os arquitetos Anderson Costa e Patrícia Diniz dão algumas ideias de como montar sua ambientação.
 
Para fechar, mais uma vez contemplamos um município potiguar para mostrar suas riquezas naturais, potenciais turísticos e características peculiares. Desta vez é Patu, detentor de alguns recordes mundiais.
 
É isso.
Boa leitura!
 


Ecovila Pau-Brasil e Restaurante Magias fechados até 4 de abril

A Ecovila Pau-Brasil, o Restaurante Magias da Terra, aplicando a sustentabilidade, estarão fechados no período da Páscoa; nos dias 30(sábado) e 31(domingo).
 
Reabriremos no dia 06 de Abril com o Almoço Filosófico Alimentação Funcional - Fátima Nunes.
 
Agradecemos a compreensão.
 
Gratos
 
Larissa e Pedro

quarta-feira, 27 de março de 2013

O Maestro dos Sertões homenageado nos 100 anos da clássica valsa "Royal cinema"

Foto arquivo Google/Divulgação
Para homenagear e resgatar a obra do maestro potiguar Tonheca Dantas no ano em que a sua música mais famosa, a valsa Royal Cinema, completa 100 anos, a Cooperativa de Música do Rio Grande do Norte está produzindo o projeto “Tonheca Dantas, o Maestro dos Sertões”.
 
O projeto, que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar a obra do maestro e a nossa cultura, é composto pelo lançamento de um encarte que contém um CD com doze músicas de Tonheca Dantas e suas partituras digitalizadas, que foram arranjadas para orquestra, e da biografia digitalizada do músico ("A Desfolhar Saudades"), do professor e escritor Cláudio Galvão.
 
O encarte será distribuído entre orquestras, bandas de música, escolas e bibliotecas do Rio Grande do Norte.
Também dentro da programação do centenário da Royal Cinema está prevista a realização de vários concertos com a Orquestra Sinfônica do Rio do Grande do Norte, parceira do projeto e responsável pela adequação das partituras.
 
“Tonheca Dantas, o Maestro dos Sertões” está sendo produzido pela Cooperativa de Música do Rio Grande do Norte em parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e com patrocínio do Grupo Vila, por meio da Lei de Incentivo Djalma Maranhão.[com informações da Lumiar Comunicação Assessoria de Imprensa]
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template