acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Espetáculo da Paixão de Cristo volta a ser encenado no Monte do Galo


Carnaúba dos Dantas retoma espetáculo da Paixão de Cristo no Monte do Galo

A encenação da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas-RN é uma das mais tradicionais do interior do Nordeste, com quase meio século de existência. O espetáculo, que acontece aos pés do Monte do Galo e atrai anualmente romeiros e turistas do sertão potiguar e estados vizinhos, tinha sido interrompido pela pandemia e está retomando agora em 2024, com a 46ª edição.

O cenário será montado na nova Praça dos Romeiros, agora reformada com o erguimento do Santuário de Nossa Senhora das Vitórias. “O espetáculo envolve cerca de 70 atores, entre crianças e adultos, com destaque para participantes que têm mais de trinta anos de atuação, mantendo viva uma tradição que vai se passando de pai para filho”, explica o diretor Jairo Dantas.

O projeto tem importância cultural, econômica e social para a comunidade, considerando que a confecção de figurino e cenário, além de gravação de áudio e outros serviços de produção envolvem a contratação de trabalhadores da cultura e prestadores de serviço da própria cidade. A chegada de romeiros impulsiona o comércio formal e informal, contribuindo para a geração de renda.

O novo pároco de Carnaúba dos Dantas, padre Ronney Galvão, anuncia como novidade que esse ano serão dois dias de espetáculo, 28 e 29 de março, quinta e sexta-feira da Semana Santa.

“A retomada do espetáculo da Paixão de Cristo no Monte do Galo não apenas fortalece os laços de fé entre os carnaubenses, mas também projeta a cidade como um importante destino para o turismo religioso, dentro do Geoparque Seridó. Que este retorno seja celebrado não apenas como um espetáculo teatral, mas como uma manifestação coletiva de fé, união e prosperidade para Carnaúba dos Dantas”, ressalta padre Ronney.

realização da Paixão de Cristo é da Associação de Desenvolvimento Cultural Dom José Adelino Dantas e da Paróquia de Carnaúba dos Dantas, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte, e apoio da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas e Geoparque Seridó.

Por Agência Referência/ soureferencia@gmail.com
Imagem relacionada à divulgação


©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

ONG Potiguar ReforAMAR entrega gratuitamente dois lares reformados com apoio do CAU/RN


A ONG ReforAMAR atua no enfrentamento da pobreza através da oferta gratuita de reformas em moradias dignas à famílias e entidades, em situação de vulnerabilidade social. Neste mês de fevereiro, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN), a ONG conseguiu transformar a realidade de mais duas famílias, na cidade de São Gonçalo do Amarante. 
A primeira família contemplada foi a do menino Matheuzinho, um adolescente de 14 anos que enfrentava diariamente desafios significativos decorrentes da paralisia cerebral e das barreiras de acessibilidade em sua residência. A mãe de Matheuzinho, Maria Graça, tinha dificuldades para entrar e sair da casa devido a obstáculos, como uma calçada elevada com uma rampa muito íngreme. 

O interior da residência também apresentava limitações, tornando complexo o uso da cadeira de rodas para transportá-lo. Com o objetivo de melhorar as condições de vida do jovem e proporcionar um ambiente mais adequado e acessível para suas necessidades, a ReforAMAR desenvolveu o projeto arquitetônico e executou a obra de melhorias na residência, que ganhou além da reforma do banheiro e da rampa de acesso, uma pintura completa da casa.

A segunda família contemplada foi a do Jorge, uma criança de 10 anos de idade, com síndrome de down, problemas respiratórios e na tireoide. O banheiro da casa foi construído inicialmente apenas no cimento, era completamente úmido, devido a infiltração que passava para outras paredes da casa e ficava com muito mofo e sujeira impregnada, e aos oito meses de vida Jorge desenvolveu pneumonia. Foi com muita dificuldade que a família conseguiu colocar cerâmicas de segunda mão e com defeitos no banheiro para não piorar o tratamento da criança. Com o tempo, a situação do banheiro piorou, o chão ficou oco, com risco de afundar e a parede do chuveiro ganhou uma rachadura profunda do teto ao piso. A mãe lamentava: "Eu não sei se um dia eu vou estar com Jorge aqui dentro e tudo vai desabar sobre a gente". 

Após visita técnica, desenvolvimento de projeto arquitetônico, mão na massa envolvendo profissionais, voluntários e empresas parceiras da ONG ReforAMAR, o banheiro de Jorge foi reformado, e a fachada da casa ganhou um novo semblante com a revitalização da pintura.

Karlucia Rodrigues/Assessora de Imprensa
Imagens relacionadas à divulgação

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Ranking do INPI mostra força de universidade na área de computação

 Ranking do INPI mostra força da UFRN na área de computação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficou entre as dez instituições com mais registros de programas de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no ano de 2023. O ranking anual foi divulgado na última terça-feira, 30, pelo órgão federal. Com 39 pedidos de registros, a UFRN ficou em oitavo lugar nacional no item, repetindo assim o desempenho do levantamento anterior relativo ao ano de 2022, quando também ficou no top 10.  

Segundo o INPI, apesar de não ser obrigatório por lei, o registro de programa de computador é fundamental para comprovar a autoria de seu desenvolvimento perante o Poder Judiciário. Isso porque pode ser muito útil em casos de processos relativos à concorrência desleal, cópias não autorizadas e pirataria, garantindo assim maior segurança jurídica ao seu detentor para proteger o seu ativo de negócio. A validade do direito é de 50 anos a partir do dia 1° de janeiro do ano subsequente à sua publicação ou, na ausência desta, da data de sua criação.

O registro de programas de computador é uma forma de proteção de propriedade intelectual que se concentra exclusivamente no código-fonte do software. Embora o registro de programas de computador não ofereça proteção para a ideia por trás do software, ele pode ser uma ferramenta útil para proteger a propriedade intelectual do código.

Na UFRN, a Agência de Inovação (Agir) é a unidade responsável pela proteção e gestão dos ativos de propriedade intelectual, como patentes e programas de computador. Entre suas atribuições, a Agir também tem responsabilidade na transferência de tecnologia desses ativos e organização dos ambientes promotores de inovação, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como as atividades dos parques e polos tecnológicos. 

Wilson Galvão/Jornalista DRT-RN1340/Assessoria de Comunicação AGIR/UFRN

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Carnaval solidário da ONG ReforAMAR acontece neste sábado

No bloco da ONG ReforAMAR, a diversão é garantida e a solidariedade também. Clique aqui para a compra de ingressos. 

O "Carnaval Solidário" da ONG ReforAMAR acontece neste sábado, 17 de fevereiro, das 12h às 17h. O evento promete unir alegria, música e solidariedade em um só lugar, proporcionando uma experiência única para os participantes.         

Os ingressos custam R$30,00 adulto e R$20,00 criança e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. Ao adquirir o ingresso, os participantes terão acesso a uma festa repleta de atrações, com consumação de feijoada inclusa e caipirinha à vontade.

O entretenimento está garantido, com muita música boa, karaokê, vários drinks, chopp Oktos, além de opções deliciosas como pipoca e algodão doce. Um animado bingo também fará parte das atividades, proporcionando momentos de descontração e diversão.

Toda a arrecadação do evento será destinada a projetos sociais da ReforAMAR, impactando positivamente a comunidade local. Junte-se ao bloco da ReforAMAR e faça do seu Carnaval uma celebração com propósito!

Para mais informações e compra de ingressos, acesse:         

https://www.sympla.com.br/carnaval-solidario-da-reforamar-2024__2305147

Instagram: www.instagram.com.br/reforamar_

SERVIÇO:

CARNAVAL SOLIDÁRIO ONG REFORAMAR

Dia 17 de fevereiro, sábado, a partir das 12h

Sede da ONG ReforAMAR - Rua Pastor Manoel Leão, 2160 - Candelária, Natal/ RN

Luciana Oliveira/Assessora de Imprensa

luciana@sollarcomunicacao.com.br

(84) 98728-0813

Imagem relacionada à divulgação

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template