acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sábado, 28 de março de 2015

Catedral divulga programação da Semana Santa em Natal

A Igreja Católica vive, a partir do próximo domingo, 29, as celebrações da Semana Santa. Na Catedral Metropolitana de Natal, há celebração do Domingo de Ramos em três horários: às 7h, 11h e às 19 horas. Antes da missa da noite, às 18h30, haverá procissão de Ramos, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), com destino à Catedral. Essa celebração, à noite, será presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Na segunda e na terça-feira, dias 30 e 31, haverá atendimento de confissões nos seguintes horários: das 9 às 12h, das 14h30 às 17h e das 19h às 22 horas.

Na quinta-feira, 2 de abril, às 8 horas, será celebrada a Missa do Crisma, quando é dada a bênção dos óleos que são usados nos Sacramentos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Essa celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada por todos os padres da Arquidiocese. Ainda, na quinta-feira, às 19h, haverá a celebração da Ceia do Senhor.

Na sexta-feira, 3, às 15 horas, será celebrada a Paixão e Morte de Cristo, seguida de procissão pelas ruas adjacentes à Catedral. No dia 4, sábado, às 20 horas, haverá a Vigília Pascal. E, no domingo da Ressurreição, serão celebradas três missas, na Catedral: às 7h, às 11h, e às 19 horas. Na missa das 11 horas será celebrado o Sacramento da Primeira Eucaristia.

Os horários das celebrações da Semana Santa, nas demais paróquias da Arquidiocese, estarão disponíveis no site www.arquidiocesedenatal.org.br.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Natal
(84) 3615-2800
pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Show Três Cantos com Magna Fuá, Marconi Branco e Dudé Viana será Domingo de Páscoa no TCP

Magna Fuá, Marconi Branco e Dudé Viana se apresentam no TCP. O show está marcado para as 19 horas do dia 05 de abril

Cartaz/Divulgação
Três Cantos”. Esse é o título da apresentação que os cantores e compositores Marconi Branco e Dudé Viana realizam ao lado da intérprete Magna Fuá, no dia 05 de abril, Domingo de Pascoa, às 19 horas, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), anexo à Fundação José Augusto - Rua Jundiaí, 641 - Tirol - Natal - RN. O evento – que tem ingresso promocional vendido a R$ 10,00 – tem produção musical de Ricardo Menezes.

O show Três Cantos é uma ideia que nasceu com show de Dudé Viana e Magna Fuá ao qual o compositor Marconi Branco foi assistir. Ao ver a diversidade de letras, aliada a sonoridade do canto desses dois artistas (Dudé e Magna) o compositor Marconi Branco teve a inspiração de fazer um show baseado nessa formação e sendo de épocas diferentes Dudé, Marconi e Magna, cada um poderia trazer para o palco uma visão diferenciada das suas composições.

O espetáculo conta com composições de Marconi Branco e Dudé Viana e todo o romantismo característico desses dois compositores que tem em sua essência a arte de cantar o amor, Dudé Viana com toda sua experiência de 40 anos de uma carreira sólida e voltada para a cultura potiguar, com seu estilo trovador, conta suas histórias de amor nas canções e Marconi Branco com seu estilo plural de falar de seus amores em todas as faces, quer seja de homem por mulher, quer seja de filho para pai, para Marconi Branco o amor é mais importante.

Para interpretar essas canções, ninguém melhor que Magna Fuá, cantora que vem se consolidando no cenário potiguar com sua voz forte e marcante e seu estilo eclético e totalmente livre.

O show terá um viés regional, não deixando de passar por diversos estilos como rock, samba e bossa-nova, sem abandonar o xote e o forró pé-de-serra tão característico das canções de Dudé Viana. Em princípio, teve a ideia de fazer no mesmo local em que se apresentava, o auditório do IFRN - Cidade Alta, porém Marconi e Dudé tiveram a ideia de aumentar o espetáculo dando-lhe uma nova dimensão alterando para o TCP, trazendo para fazer a produção musical Ricardo Menezes, músico de grande experiência que produziu e acompanhou diversos espetáculos, inclusive, recentemente o de Carlos Zens e Clara Meneses que traz músicos de peso para o espetáculo.

A produção executiva é por conta de Jardia Maia, que representa os artistas Magna, Dudé e Marconi. O show conta com o apoio do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Cidade Alta e da empresa privada Home Software.

Serviço:

Magna Fuá, Marconi Branco e Dudé Viana - Três Cantos
Dia 05 de Abril de 2015 - Domingo de Pascoa. Teatro de Cultura Popular Chico
Daniel (TCP) anexo à Fundação José Augusto - Rua Jundiaí, 641 – Tirol -
Natal, às 19h.
Ingresso promocional R$ 10,00.
Contatos:
Jardia Maia: (84) 99907617 – E-mail: jardiamaia@hotmail.com
Magna Fuá: (84) 9956-7735 /8832-2602 - E-mail: banda.fua@hotmail.com
Marconi Branco (84) 98102669 – E-mail: marconicastelo@hotmail.com
Dudé Viana (84) 9648 7947 / 8835 0871 – E-mail: dudeviana@gmail.com


sexta-feira, 27 de março de 2015

Votação da PEC do Diploma ficou para o Dia do Jornalista

PEC do Diploma: Após ato na Câmara, presidente anuncia votação para o Dia do Jornalista


A mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e dos Sindicatos, ocorrida ontem à tarde, na Câmara dos Deputados, surtiu efeitos. No final da tarde, a bancada do PMDB decidiu pelo apoio à PEC do Diploma e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, anunciou ao deputado Paulo Pimenta, autor da proposta na Casa, que a colocará em votação em 7 de abril, Dia do Jornalista. [FEJAJ > Leia mais]  

Dia da Arte na Nova Acrópole

Na sua terceira edição, o Dia da Arte é comemorado com um evento que tem o objetivo de resgatar o sentido e o propósito da Arte, através de exposição de telas, palestras e apresentações artísticas.

No mundo de hoje, a verdadeira arte, aquela que desperta o real sentimento pelo belo, por vezes fica um pouco adormecida. A celebração do Dia da Arte na nossa escola nos ajuda a lembrar o conceito estético e a identificação da arte com a filosofia”, explica Graziele Andrade, diretora da Nova Acrópole Natal.

Desta forma, no próximo dia 27, 28 e 29 diversas manifestações artísticas poderão ser apreciadas na Nova Acrópole, desde exposição de pintura com temáticas mitológicas, apresentação de canto, violão e palestras.

Programação:

Serviço Social do Hospital Walfredo Gurgel procura por parentes de pacientes

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) procura por parentes, ou conhecidos, de dois pacientes internados e que, até o momento, não receberam visita ou foram contatados por seus familiares. O primeiro, que foi vítima de ferimento por arma branca, tem pele morena escura, olhos castanhos claros, barba, cabelos escuros encaracolados, com altura aproximada de 1,60m, pesando cerca de 70 kg, possui duas tatuagens: uma com o nome Fábio Marcos no braço direito e outra nos dedos da mão esquerda com o nome Andriely. Também possui uma cicatriz na barriga (provável cirurgia).

O outro paciente está consciente e afirma se chamar José de Assis Pinheiro. Mas não é possível confirmar esta informação, uma vez que ao ser encontrado, ele não portava nenhum documento de identificação. Como características físicas, possui: cerca de 45kg, pele clara e olhos castanhos claros. José ainda diz que mora na rua Dinarte Mariz, no bairro de Nova Descoberta, mas esta informação também não pôde ser confirmada. Ele está de alta hospitalar desde o último dia 24.[Sesap Comunicação]


<ascomsesap@gmail.com

Praia de Nísia Floresta e Rio Pium continuam impróprios para banhos no RN

Balneabilidade: Dos 51 pontos analisados apenas dois estão impróprios para banho

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou nesta sexta-feira (27) o resultado da balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte.

Segundo o resumo do boletim no 12/2015 do Programa Água Azul, continuam impróprias para banho a praia de Nísia Floresta, nas proximidades da foz do Rio Pirangi, e o Rio Pium, na altura do Balneário Pium, no município de Parnamirim. A análise é válida por sete dias.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Criação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar será debatida no Conselho da Fetarn

Nesta quarta (25) e quinta (26) será realizada na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, na Cidade Alta, a reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

O evento que contará com a presença de representantes de mais de 150 sindicatos de trabalhadores rurais, secretários de Estado e deputados estaduais, irá debater, entre outros assuntos, a criação de uma “Frente Parlamentar da Agricultura Familiar”.

Outro importante ponto que será discutido durante a programação será a pauta estadual do Grito da Terra, evento que será realizado no mês de maio em Natal, com participação prevista de aproximadamente 2 mil agricultores e agricultoras rurais. 

Assessora de Imprensa FETARN

Tarcyla Costa [tarcycosta@hotmail.com]

Meio ambiente: Agenda de 24 a 28 março de 2015

Programação/divulgação
Programação - 24 a 28 de março 2015

24.03 – Terça-feira

Às 10hs – Na Semurb, reunião no gabinete de Dr. Marcelo Rosado, com o Movimento “Salve os Mangues do Potengi”, sobre a regulamentação da ZPA 8.

Às 14hs – Câmara dos Vereadores - A vergonhosa votação da Licitação dos Transportes Públicos de Natal, que só poderia acontecer após a implantação do Plano de Mobilidade do Munícipio de Natal. É necessário a presença da população para pressionar os vereadores a votar contra este projeto.

Às 18 hs – Na sede da OAB/RN - Água e Desenvolvimento Sustentável: como a gestão da água pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do RN? Em celebração ao Dia Mundial da Água.

25.03 – Quarta-feira

Às 9hs Audiência Pública – Arborização do calçamento da Copa do Mundo. Promotoria do Meio Ambiente com Dr. Márcio Diógenes – Av. Floriano Peixoto, 550, Natal/RN.

26.03 – Quinta-feira

Às 9hs – Audiência Pública sobre a criação do Parque Estadual Mangues do Potengi, no auditório da Procuradoria Geral do Estado – PGE/RN, Av. Afonso Pena, 1155, Tirol, Natal RN.

28.03 – Sábado

Das 20h30 às 21h30 - A “Hora do Planeta”. A Ong Baobá é parceira no RN da “Hora do Planeta” promovido no mundo todo pela Rede WWF. Apague as luzes e participe!

É um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global, devendo apagando as suas luzes durante sessenta minutos, das 20h30 às 21h30.

Nos últimos oito anos, a Hora do Planeta tem crescido. Hoje é reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7.000 cidades e vilas em 163 países e territórios.
Pelo nono ano consecutivo a Hora do Planeta vai ser celebrado nos seis continentes nos vinte e quatro fusos horários do globo para juntar as pessoas contra as alterações climáticas.

Haroldo Mota
<haroldofmota@gmail.com>

PCdoB 93 anos de luta pelo povo brasileiro

Neste 25 de março o Partido Comunista do Brasil – PCdoB completa 93 anos de luta em defesa do povo brasileiro, em especial, dos trabalhares e trabalhadoras que ao longo dessas nove décadas ajudaram a construir o Brasil de hoje.

Desde sua fundação em 25 de março de 1922 o Partido esteve várias vezes submetido a intransigência dos governos de plantão. Devido a isso, em seus 93 anos de existência mais da metade foram na clandestinidade. Porém, vale ressaltar que mesmo assim, em nenhum momento na historia de lutas do partido, ele deixou de erguer bandeiras em defesa da construção de uma nação igualitária, soberana e democrática.

Nos períodos mais sombrios da nossa historia, com ênfase a ditatura militar a partir de 64, muitos militantes e simpatizantes do PCdoB e de sua ideologia foram torturados, presos e assassinados, por defenderem os interesses democráticos e nacionalistas. São homens e mulheres que de alguma forma se arriscaram e sofreram por acreditar que podíamos ter um país melhor e igualitários para o seu povo.

Falar do PCdoB é, também, falar das grandes campanhas de cunho nacionalista como o “Petróleo é Nosso”, “Diretas Já” entre outras. Dessa forma, falar do PCdoB é falar das grandes lutas democráticas vivenciadas no Brasil ao longo desses anos a partir de sua fundação.

Esse ano o PCdoB comemora, também, 30 anos de legalidade ininterrupta. Podemos dizer que desde 1985 o Partido vive uma nova realidade que em parte foi construída com muito sangue, suor e luta de seus militantes, ou seja, um momento democrático onde o estado de direito prevalece sobre os arroubos antidemocráticos e golpistas que sempre estiveram presente nos ares de nosso país.

Brasil foi destaque no 35º Salão do Livro de Paris

Foto: cbl/divulgação
Como país homenageado pela segunda vez, a participação do Brasil no Salão do Livro de Paris de 2015 foi um sucesso não só de público como também de vendas. Além dos auditórios lotados durante os debates entre autores nacionais, a livraria da Fnac, principal varejista francesa do setor, que ocupou 200m² do estande, esteve sempre cheia desde o início do evento.

Foram 1,2 mil títulos e 14 mil exemplares em exposição. Segundo Mansur Bassit, diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), foram vendidos 8 mil livros de escritores brasileiros durante os quatro dias de evento, metade deles em português e a outra metade traduzida para o francês. As obras mais procuradas foram de Machado de Assis e Milton Hatoum, com destaque para o título "Dois irmãos".

O estande do Brasil recebeu importantes autoridades políticas durante o evento. Estiveram presentes Juca Ferreira, ministro da cultura do Brasil, Fátima Bezerra, senadora, François Hollande, presidente da França, Alain Juppé, ex-primeiro ministro, Fleur Pellerin, ministra da cultura  e Alex Giacomelli, ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na França.

Com curadoria de Guiomar de Grammont, a programação brasileira contou com 43 autores, todos com livros traduzidos na França ou em negociações para isso. [por Câmara Brasileira do Livro]

Projeto leva leitura terapêutica a pacientes do Walfredo Gurgel

Diminuir a ansiedade e a angústia comuns a pacientes internados por longos períodos, por meio da leitura. Este é o objetivo do Projeto Leitores Terapêuticos, realizado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em parceria com a Escola de Enfermagem de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Semanalmente, às terças e quintas-feiras, a partir das 14h, os pacientes do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) são beneficiados com a leitura de cordéis, poemas, contos e crônicas. Segundo a professora do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da UFRN, Pétala Salvador, “a leitura terapêutica é uma ferramenta de escape forte, que proporciona reflexão, diminuindo a ansiedade e a depressão”.

terça-feira, 24 de março de 2015

FENAJ prepara ato em Brasília pela aprovação da PEC dos Jornalistas

cartaz/divulgação
A FENAJ convocou os Sindicatos de Jornalistas a reforçarem os trabalhos em Brasília e organiza um ato pela aprovação da PEC 206/2012 para a próxima quarta-feira, dia 25 de março. A Federação também está convidando a marcarem presença demais entidades da área da Comunicação, da Educação, além de outras que apoiam a luta pela restituição do diploma de curso de jornalismo como requisito para o exercício da profissão. [FENAJ > Leia mais]

Petição Pública: Jornalista > assine aqui o abaixo-assinado de cidadãos em apoio às PECs do diploma de jornalista

segunda-feira, 23 de março de 2015

A arte de conhecer a si mesmo; Palestra da Nova Acrópole Natal

Palestra da Nova Acrópole Natal fala das necessidades humanas e do caminho para ser feliz

Cartaz/Divulgação
“O homem não veio ao mundo para fazer coisas, e sim, para construir a si mesmo”, afirma a professora de filosofia Jumara Sasaki. De acordo com ela, é comum vermos as pessoas cada vez mais ansiosas, deprimidas ou aceleradas, buscando algo que as tornará mais felizes. Em meio a tantos compromissos, desejos, medos e cobranças, fica difícil ver o que é realmente importante. Encontrar o verdadeiro sentido da vida é a busca de todo ser humano. Mas, e se esse sentido não estiver nas coisas, mas sim dentro de cada homem, como poderemos encontrá-lo? Para quem está em busca desta resposta, a Nova Acrópole Natal apresenta a palestra: ‘A arte de conhecer a si mesmo’. O evento ocorre nesta terça-feira (24/03), às 19h na própria instituição.

Hotel oferece pacote pedagógico para excursões em Mossoró

O Hotel Garbos, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem o melhor pacote pedagógico para sua excursão. O Garbos sempre valorizou a educação e oferece uma hospedagem de excelência para quem viaja em excursões ao Oeste potiguar. Trazemos tarifas de hospedagem especiais para escolas e agências pedagógicas que desejam conhecer os atrativos culturais de Mossoró e região. 

No Garbos você irá encontrar o conforto e lazer que merece, fazendo de cada espaço no hotel, um ambiente perfeito para repor as energias e aproveitar a viagem da melhor forma.

Sugestões de aulas de campo:

Petróleo: visita ao museu  de petróleo, localizado na Estação das Artes Eliseu Ventania em Mossoró

Salina: visita às salinas localizadas na região (necessário agendamento prévio)

Sítio Arqueológico:  visita ao Sítio Arqueológico  do Lajedo de Soledade, localizado no município Apodí (necessário agendamento prévio)

História de Mossoró: Memorial da Resistência

Visita ao Parque Eólico: município Areia Branca

Maiores informações: 84-3064-1000

Garbos Trade Hotel

Avenida Lauro Monte, 1303 – bairro Abolição 1 - Mossoró, RN.

Nelly Carlos Maia

nelly-carlos@hotmail.com

Taxa de mortalidade por tuberculose cai 20,7% em 10 anos no país

Meta do Ministério da Saúde trabalha para reduzir em 95% os óbitos pela doença até 2035. Novos dados foram anunciados nesta segunda, em sessão solene pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

Após atingir as metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à tuberculose com três anos de antecedência, o Ministério da Saúde assume compromisso de reduzir em 95% os óbitos e em 90% o coeficiente de incidência da doença até 2035. Nos últimos dez anos, o Brasil reduziu em 22,8% a incidência de casos novos de tuberculose e em 20,7% a taxa de mortalidade da doença.

Em 2014, a incidência de tuberculose no Brasil foi de 33,5 casos por 100 mil habitantes, contra 43,4/100 mil em 2004. A taxa de mortalidade de 2013 foi de 2,3 óbitos por 100 mil habitantes, abaixo dos 2,9 óbitos por 100 mil habitantes registrados em 2003.

Os novos números foram anunciados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira (23), em sessão solene pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Além dos dados, o ministro apresentou as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde que resultaram na antecipação, em três anos, das metas dos Objetivos do Milênio da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2015. O número de casos novos teve redução de 12,5%, passando de 77.694, em 2004, para 67.966 casos novos registrados em 2014. [Portal Saúde > Saiba mais]

Começa mostra América Latina no Cinema a partir desta terça na UFRN

DCS da UFRN promove a mostra “América Latina no Cinema”

Cartaz/Divulgação
O Departamento de Ciências Sociais, da UFRN, promoverá nos dia 24 de março, 28 de abril, 26 de maio e 16 de junho, a mostra “América Latina no Cinema”. Na sua sétima edição, tendo como coordenador o prof. drº Gabriel Vitullo do DCS/UFRN, a mostra exibirá uma série de filmes latino-americanos.

As sessões acontecem sempre às 18h45, na Biblioteca Central Zila Mamede. Antes da exibição dos filmes serão apresentados alguns curtas metragens. As sessões serão gratuitas e abertas ao público.

Programação

Os filmes escolhidos são: Libertador de Alberto Arvelo, apresentado dia 24 de março ; La Playa, de Juan Andrés Arango Garcias, dia 28 de abril; La Nana, Sebastián Silva, dia 26 de maio; e La Jaula De Oro, de Diego Quemada-Diez, no dia 16 de junho.

Para maiores informações acessar http://americalatinanocinema.weebly.com/24032015.html ou entrar em contato com o e-mail: gvitullo@hotmail.com

Por assessoria de imprensa


Caicó de luto com a morte do ex-vereador Dinarte Mota

Prefeito decreta luto oficial pela morte do ex-vereador Dinarte Mota

Foto: site rádio rural de caicó
O prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vereador e funcionário do município, Dinarte Alves da Mota. Ele foi vítima de um grave acidente automobilístico, na manhã de hoje (23), quando seguia de São Bento/PB para Caicó. “Palavras são insuficientes para este momento de dor e tristeza pela morte tão prematura e inesperada do amigo. Estamos todos unidos aos familiares de Dinarte neste momento de dor”, disse Roberto em nota oficial.

Filho do poeta em saudosa memória Chico Mota, Dinarte era irmão do radialista e vereador Djalma Mota. A família ainda não sabe o horário do velório e sepultamento, que serão realizados em Caicó. [do jornalismo da Rádio Rural]

Secretaria de Segurança Pública emite nota sobre o restabelecimento da ordem no Sistema Penitenciário

NOTA – SISTEMA PRISIONAL
 
NATAL (RN), 23 de março de 2015.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), vem a público parabenizar todas as instituições que atuaram na importante e imprescindível tarefa de estabelecer a paz e a ordem junto ao Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte após os motins realizados em 14 unidades prisionais do estado, no período de 11 a 18 de março, que culminaram ainda com atentados a cinco ônibus, duas delegacias e uma viatura policial.

As exitosas ações tomadas por meio do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) resultaram em infratores identificados e presos, armas e drogas apreendidas, veículos recuperados, além de amotinados devidamente contidos.

A pronta e eficiente ação integrada dos membros do GGI-E, além do irrestrito apoio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de sua Força Nacional, foram determinantes para que o Estado pudesse neutralizar os preocupantes incidentes que se sucederam neste período. Apesar do pânico, rapidamente difundido em redes sociais, a situação sempre esteve sob controle, sem que fosse desestabilizado, em qualquer momento, o controle da Segurança Pública no estado.

Em quatro dias, mediante atuação técnica e ininterrupta dos membros do GGI, em especial das forças militares deslocadas para a operação e dos agentes penitenciários, a situação foi controlada por meio de combate enérgico.

domingo, 22 de março de 2015

Sinforosa lotada de béradeiro; Dares pra me ires, quantos qui eres?

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  

Sinforosa estava bem usada. O maltrato chegava aos olhos de todos, se bem que esse todo tinha o maior apreço e mesmo com dó não se limitava de nunca deixar de passar a mão, o que a deixava ainda mais sobrecarregada. Não porque o seu proprietário o quisesse, o fato é que a camioneta servia de transporte coletivo entre a cidade e o sítio, uma distância, em média, de 25 km, que nesse trecho percorrido o que não faltavam eram passageiros na beira do caminho a esperar uma carona amiga e social.

Pedro Salviano, implacável ao volante, não hesitava e antes que o passageiro desse o sinal de parar, dava início a brecar o automóvel que, embora caminhasse em marcha lenta, somente iria parar metros após o lugar desejado, forçando o caroneiro a correr até o canto da grade da carroceria e num impulso olímpico conseguir um lugar entre tantos que se acomodavam naquele carro em movimento.

Quantas mulheres grávidas perto de dar à luz, e Pedro Salviano era acordado na madrugada para ir levá-las até a maternidade, em Caicó. Mortos transportados sem caixão para serem enterrados na cidade, em urna da prefeitura. Um costume entre os sertanejos nesse trajeto: bebericar o defunto.

Quantas urgências; fosse uma dor de dente, feridos à bala, colapso ou passatempo, Sinforosa estava ali para transportá-los. Animais: galinhas, porcos, peixes, patos e perus, cabras e ovelhas, Sinforosa também era uma verdadeira Arca de Noé.

O veículo Chevrolet, modelo norte-americano, ano 1951, permaneceu em poder de seu proprietário por cerca de duas décadas, desde o início dos anos 1960 até a década seguinte. Foram anos de resistência aos encalces e trajetos do lugar, cercado de pedregulhos, buracos e lama na época do inverno.

Nas chuvas, Sinforosa ficava a mercê do tempo e do que poderia vir a acontecer. Até que o Açude Itans não sangrasse, o caminho a fazer pelo Rio Barra Nova, bem acima da vazante da Barra da Espingarda. Com o aumento do volume do rio e o açude já cheio, a única solução seria ir pelo “Alto do Quebra-cu”, uma estrada de curvas, pedras e serrotes, que passava pelo sangradouro e depois seguia pela parede do açude. O veículo subia e descia cruzando pontas de pedras e lajes, com solavancos e uma trepidação seqüenciada, tornando uma angústia e dolorosa situação para os passageiros sentados na carroceria.

Fechados os acessos com a sangria do Itans – inclusive pelo “Alto do Quebra-cu” –, o único jeito seria chegar à beira do rio na camioneta e atravessar por meio de canoas, já comercializado o transporte por pescadores do lugar. Do outro lado da margem, o grupo escolar da Barra da Espingarda e o trajeto a pé até chegar ao “Aleijado”, uma casinha na beira da BR 427, cuja calçada era abrigo da espera do ônibus e outros carros para chegar a Caicó.

Terminada a feira, o retorno e tudo se repetia até a morada, já noite. Foi então que aconteceu o inusitado, entre João Pereira da Pedra D’água e “Binô”, um canoeiro nas horas vagas. Como estava bem tarde, ninguém queria fazer o transporte de um lado a outro do rio. Foi sugerido a “Binô”, mas ele não concordou na tarefa salubre. Nesse ínterim, surge João Pereira e sem muita discussão pega o pobre canoeiro e o mergulha no rio, segurando sua cabeça até a altura do pescoço. Ao levantar-se, assustado, olhos arregalados e respirando com dificuldades, ouve de Pedro Salviano, já bem sentado na canoa, a perguntar se a água estava morna. Foi o suficiente para o mal-estar, se bem que o dublê de canoeiro não mais hesitara de transportar os feirantes com destino ao Umbuzeiro.

Nem só de tristeza vivia Sinforosa. Como outra qualquer, vivenciou momentos de pura alegria. Fossem em viagens de casamentos, batizados, festas de aniversários, forrós nos arredores, sempre estava lotada. O surpreendente em tudo isso ficava por conta do seu dono, que não cobrava um tostão sequer pelo custo da viagem. Fosse aonde fosse, com quem quer que fosse!

Entre tantos fatos ocorridos, mais outro surpreendente. Duas moças acabavam de chegar de São Paulo. Embora fossem do lugar, fazia um tempo que moravam na capital paulista e impunham um sotaque sulista na maneira de se expressar.

Na porta do grupo escolar da comunidade Açudinho, as duas sorridentes e elegantes moças levantam e movimentam o polegar esquerdo da mão num trejeito diferente de pedir carona, muito comum em centros urbanos. Sinforosa é, bruscamente, brecada pelo motorista.

- Dares pra me ires?– fuzilou num carregado sotaque baiano-paulista-italiano a feliz e agora sulista-urbana diante de uma camioneta lotada de béradeiro.

Pedro Salviano não titubeou.

Ô, cusdiacho! Sobe, a boleia tá cheia!

E Sinforosa segue viagem, sem constrangimentos, nem arrependimentos e sofrimentos. O Sul maravilha estava mais perto, a civilização já não era um desejo, o sonho de consumo parecia ser uma realidade. Sinforosa chega na cidade. As duas mocinhas, sem a timidez das donzelas, soletram ao descerem do carro.

Quantos qui eres?

Pedro Salviano as observa, abre um sorriso insinuante e responde:

Na-da!

E dá marcha a Sinforosa, resmungando aos lados.

Essas duas bestas não são as filhas de compadre João Antônio?


©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Dia Mundial da Água: Cargalheiras, Itans, o Sertão pede água!

Foto: Cláudio Abdon/Arquivo julho 2014

Crônica: Adelson Barreto, um dentista diferente

Por Eduardo Gosson (*)
[Do Cotidiano eu faço crônicas – IV]

No alto Oeste potiguar, precisamente fazendo as cidades  de Umarizal, Apodi, Itaú,  Martins e Portalegre viveu no século passado  ADELSSON BARRETO, meu sogro, que era dentista de profissão mas, tinha uma peculariedade: “se é governo, sou contra”. De estatura média para baixo  era casado com Maria Zeneide de Meneses e foi pai de oito filhos: (mulheres) Sandra, Suely, Sânzia e Edinha; (homens) Roberto, Abraão, Barreto e Paulo. De temperamento agitado era o oposto da esposa.

Na década de 50 foi Vereador na cidade de Itaú-RN  por um mandato. Iniciada as Campanhas políticas colocava os seus serviços profissionais  para os políticos de oposição. Aí começava as estórias maravilhosas que fazem parte do anedotário potiguar:

- Seu  ADELSON, aquela chapa que o senhor fez para mim não prestou ...
-Engano seu querida, a sua boca foi que entortou.

De outra vez uma eleitora reclamou dizendo que ele não tinha feito à prótese dela:
-Engano, minha filha. A sua chapa está dentro daquele saco que está em cima da mesa. Vá experimentando até você  encontrar a sua.

Alma de camponês nunca quis trocar o campo pela cidade. Achava, como o poeta português Cesário Verde, que  “Deus fez os campos, o diabo as cidades”.

Aos oitenta anos levou uma queda e veio para o hospital ITORN, em Natal. Nunca mais voltou para a sua UMARIZAL. Hoje repousa  debaixo de um  pé de cajueiro no cemitério de São Gonçalo do Amarante/RN.

Eu não sabia que doía tanto!

(*) é Poeta.

- Com post também na página de Luiz Gonzaga Cortez

sábado, 21 de março de 2015

Pesquisa resgata história do surf na capital do RN

Uma onda sem fim

Por Paulo Jorge Dumaresq*

Foto: divulgação
A história do surf natalense ganhará em breve as páginas de uma publicação. Arquivo vivo da matéria na cidade banhada pelo Oceano Atlântico, o surfista e promotor de eventos Henrique Oliveira, 49, pesquisou o assunto durante 10 anos. Foram muitas horas de conversas com amigos que fazem parte da história do esporte na capital. O livro “Surf - Uma onda sem fim” compreende o início do surf no mundo, depois no Brasil e, por fim, em Natal, da década de 1960 até os dias de hoje. “Faço parte da segunda geração do surf natalense e senti necessidade de contar a história desse esporte apaixonante”, ressalta. [clique para ler matéria]

*Com post na página online do Jornal Zona Sul

Diretório do PCdoB de Caicó se reúne para relembrar os 93 anos de fundação do partido

Evento em Caicó relembra 93 anos de fundação do PCdoB

foto: site rádio rural caicó
O diretório do PCdoB em Caicó se reuniu na tarde de hoje (21), no Plenário da Câmara Municipal, para relembrar os 93 anos da legenda fundada em 25 de março de 1922. A Executiva Estadual estava representada pelo presidente Antenor Roberto e o secretário estadual de Esporte, George Câmara.

“A história do partido se confunde com as lutas e conquistas do povo brasileiro. Em Caicó, o PCdoB sempre esteve ao lado dos trabalhadores do campo e da cidade”, destacou Joseilson Ferreira, presidente do diretório caicoense. [jornalismo rádio rural caicó]

Sábado de chuvas em Caicó e região

Chuvas banham Caicó e várias comunidades do Seridó

Foto: blog marcos dantas
Uma forte chuva banhou a cidade de Caicó e há informações que choveu em várias comunidades e cidades do Seridó. As chuvas registradas neste sábado (21) reanimaram as esperanças do sertanejo seridoense. Muitos ainda acreditam na consolidação do inverno e alguns agricultores já iniciaram o plantio.

A realidade é que a água abriu caminho sobre o solo rachado pelo tempo seco e trouxe de volta a esperança de fartura nas regiões mais castigadas pela estiagem. [por Marcos Dantas]

Previsão de poucas chuvas restante da estação

Em plena estação chuvosa para a região semiárida do Estado, as chuvas ocorridas até o momento mostram um comportamento abaixo do normal, e para o restante do período – março, abril e maio-, as chuvas deverão continuar a mostrar um comportamento variando de normal a abaixo do normal. A previsão é dos meteorologistas do Nordeste que estiveram reunidos ontem, em Recife, com a presença do gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot. [Site  Rádio Rural AM Caicó]

sexta-feira, 20 de março de 2015

IFRN divulga locais impróprios para banhos nas praias de Natal e região

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou o resultado da balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte.

CONFIRA, ABAIXO, O BOLETIM DE BALNEABILIDADE:

Depredação do prédio muda visita social do presídio de Parnamirim

Visita social da Penitenciária Estadual de Parnamirim é transferida para segunda-feira

Foto: imprensa.sesed/divulgação
Como forma de garantir a segurança dos familiares e dos apenados, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), em comum acordo com o Coordenador de Administração Penitenciária (Coape) e o diretor da unidade, Adailton Pessoa de Oliveira, transferiu para a próxima segunda-feira (23) a visita social que seria realizada neste sábado (21), na Penitenciária Estadual de Parnamirim Desembargador João Marinho da Silva (PEP).

Depredação

A decisão foi tomada depois da vistoria realizada durante esta sexta-feira (20), quando se verificou a situação de depredação do prédio, impossibilitando a realização da visita com a segurança necessária. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania informa ainda que a visita social nas demais unidades prisionais permanece inalterada, acontecendo normalmente. [Assessoria Sesed]

<imprensa.sesed@gmail.com>

UFRN abre inscrições para grupo de enfrentamento da timidez

CartazDivulgação
O projeto desenvolvido pela prof. Neuciane Gomes da Silva, do departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, tem como objetivo ajudar as pessoas a enfrentar suas dificuldades no âmbito da timidez excessiva.

Para tratar essas dificuldades o projeto propõe uma abordagem de psicoterapia em grupo. Os grupos de enfrentamento à timidez são estruturados de acordo com a perspectiva teórica cognitivo-comportamental. Os encontros dos grupos são semanais, com duração de três meses e ocorrem no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) da UFRN.

As entrevistas para participar podem ser realizadas durante todo o mês de março, comparecendo no SEPA da UFRN ou ligando para, 33422234 ou 32153603.

Assessoria de Comunicação
CCHLA/UFRN /3342-2243

quinta-feira, 19 de março de 2015

Agenda ambiental em Natal no mês de março



Agenda ambiental de 20 a 26 de março de 2015

Cartaz/Divulgação
Dia 20 – Às 9h, lançamento do filme “A Lei da Água”. O evento tem apoio do mandato do Dep. Mineiro, e acontece no campus Cidade Alta do IFRN. Entrada é gratuita.

Dia 21 e 22 - “Expedição Ciclística Nascente rio Potengi / Natal - Cerro Corá – RN” da Ong Baobá em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Cerro Corá, Ibama, Idema, OAB/RN, NatalCap, grupo de ciclistas da Equipe Verde e o Horto Pitimbu em prol da campanha do movimento “Salve os Mangues do Potengi”, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Dia 24 - Às 18hs, ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: como a gestão da água pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do RN? Na sede da OAB/RN, em celebração ao Dia Mundial da Água.

Dia 25 - Às 9hs, Audiência Pública – Arborização do calçamento da Copa do Mundo. Promotoria do Meio Ambiente com Dr. Márcio Diógenes – Av. Floriano Peixoto, 550, Natal/RN.

Dia 26 - Às 9hs, Audiência Pública sobre a criação do Parque Estadual Mangues do Potengi, no auditório da Procuradoria Geral do Estado – PGE/RN, Av. Afonso Pena, 1155, Tirol, Natal RN.

Haroldo Mota
haroldofmota@gmail.com

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template