acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


domingo, 30 de junho de 2019

Artigo retrata realidade do Hospital Infantil Varela Santiago

HOSPITAL SAMARITANO

Por Valério Mesquita*
mesquita.valerio@gmail.com

O Hospital Infantil foi criado em 1917, pelo Dr. Manoel Varela Santiago, com atendimento ambulatorial às crianças do Rio Grande do Norte, principalmente de baixo poder aquisitivo. Antes da sua morte, o dr. Silvio Lamartine assumiu a direção do hospital, permanecendo nessa função por mais de 30 anos. Nos últimos anos o “Varela Santiago” ganhou significativo impulso, diversificando e ampliando o seu atendimento, através de mais de vinte especialidades, assistindo uma média de oito a dez mil crianças por mês. As suas UTIs, encontram-se permanentemente lotadas. Sobrevive com a contribuição de algumas empresas, convênios com o governo do estado e com a ajuda financeira de pessoas que conhecem e acreditam na seriedade do trabalho desenvolvido pelo médico Paulo Xavier, seu atual diretor.

Trata-se do único hospital pediátrico do Rio Grande do Norte que atende exclusivamente através do programa SUS. Ou seja, o SUS é porta única para se ter acesso ao mesmo. Caso raro, que merece não só o aplauso do povo norte-riograndense, mas, de igual forma, a plena aprovação ao trabalho do grande profissional e magnífico ser humano  - Dr. Paulo Xavier – que ali tem transformado os seus dias, em exercício de doação e permanente lição de amor.

A saúde do Rio Grande do Norte vive uma quadra difícil de sua existência. O exemplo impactante é a situação do Walfredo Gurgel, mais conhecido como o “hospital dos mártires”, onde os doentes continuam jogados nos corredores. O Walfredo Gurgel não estaria sendo vítima da “ambulancioterapia” dos municípios interioranos? Por que não equipar e ampliar a estrutura de atendimento dos hospitais públicos da grande Natal para absorver essa clientela e livrar o Walfredo Gurgel desse fluxo de interminável agonia?

Cito o Walfredo Gurgel porque me parece que os problemas de saúde não estão sendo tratados com racionalidade e disciplina. Digo, melhor: falta uma política descentralizada e investimentos maciços na área da saúde. Como, um único hospital pediátrico que atende somente pelo SUS, da rede privada, consegue equalizar, sistematizar e manter a sua qualidade de atendimento, como vem procedendo o Varela Santiago? Acrescente-se aí um dado importante: a demanda de pacientes que recebe do interior e da capital é geometricamente crescente porquanto a população infantil desassistida tornou-se incalculável. Você conhece, por dentro, a ala das crianças que padecem de câncer? Eu vi e não pude controlar a emoção e um quase desespero.

Foi aí que me lembrei dos que moram em mansões e palacetes de luxo, que vivem uma vida de dissipações com gastos supérfluos achando que nunca adoecerão. Veio-me à cabeça um evento como o carnatal onde os promotores ganham rios de dinheiro e não se sensibilizam em ajudar a criança cancerosa. Antes, as damas da sociedade e dos clubes de serviço promoviam chás e festas em benefício do hospital infantil. Hoje, pagam caro a vaidade social para exibir as suas futilidades e esquecem os inocentes pacientes portadores de tumores malignos.

Por isso, louvo e aplaudo, o trabalho do Dr. Paulo Xavier e toda a sua equipe de auxiliares que mantêm acesa a chama votiva do ideal hipocrático de Manoel Varela Santiago e seu sucessor Silvio Lamartine. Não significa dizer, com efeito, que o Hospital Infantil é auto-suficiente e já dispensa ajudas. Absolutamente. O condão do meu reconhecimento tem o objetivo de registrar e agradecer as vidas salvas de milhares de crianças ao longo do tempo. E que a sociedade pode e deve ampliar esse apoio, esse auxilio, porque o Hospital Infantil Varela Santiago é um patrimônio de Natal e do Rio Grande do Norte. Meu Deus, o que seria das crianças pobres se ele não existisse!!

*Escritor. Texto publicado no site do IHGRN
Imagem reproduzida da página do IHGRN

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

sábado, 29 de junho de 2019

Seleção Brasileira é vacinada contra caxumba

Vacinação aconteceu após o jogo com o Paraguai. Todos foram imunizados após o jogador Richarlison ser diagnosticado com a caxumba

Após o jogo com o Paraguai, atletas, comissão técnica e demais membros da delegação brasileira de futebol masculino receberam a vacina tríplice viral que protege contra as doenças sarampo, caxumba, rubéola. A imunização foi adotada como medida de barreira vacinal após o jogador Richarlison ser afastado da última partida, quando foi diagnosticado com caxumba.

A doença é altamente contagiosa e a única forma de preveni-la é com a vacinação, aplicada gratuitamente no Sistema Único de Saúde. “É importante que todos estejam atentos a sua situação vacinal e quem não tiver com as vacinas em dia, procurem os serviços de saúde mais próximos para fazer a atualização da caderneta. Só assim a pessoa ficará protegida”, Carla Domingues, coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A proteção da caxumba é feita pelas vacinas Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A população de até 29 anos deverá ter duas doses da vacina, conforme indica o Calendário Nacional de Vacinação. [Blog da Saúde > Saiba mais]
Foto relacionada à publicação/
SMS/PMPA

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Por dentro do RN, a nova página virtual do jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti, o PTC

A homepage já está concluída* 


A novidade da internet e do jornalismo potiguar é a nova página do jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti, que os colegas de imprensa o chamam de PTC. O Blog Por dentro do RN está em fase de construção e apresenta um visual atrativo e funcional, no melhor estilo de interatividade profissional com o mundo digital.

A expectativa agora é saber quando a homepage estará concluída, inclusive para propostas de anúncios de publicidade nos espaços de conteúdos da página principal do blog, primando com o profissionalismo do veterano jornalista potiguar.

Paulo não me autorizou essa divulgação; a faço espontaneamente, de própria vontade.

Parabéns e sucesso, PTC!

Link de acesso: https://pordentrodorn.com.br

*Atualizados texto e foto, em 15/07/2019: A homepage já está concluída.
Imagem reproduzida da capa do blog
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Notas da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva


ALMOÇO COM PARCEIROS
A Casa Durval Paiva recebe mensalmente a visita de alguns parceiros da Instituição. Durante a visita, apresenta-se os projetos desenvolvidos, o espaço físico e a equipe de profissionais. Agradecemos o apoio e carinho! Confira as fotos: http://bit.ly/2INIAUV.

ELE VENCEU O CÂNCER!
A esperança da cura para os nossos pacientes é o que nos move diariamente a fazer cada vez mais e melhor. É uma alegria para a Casa Durval Paiva poder colecionar e compartilhar histórias de sucesso como esta. Confira a trajetória do ex-paciente Higor Daivilly. http://bit.ly/31WlEuh.

RABISCANDO TALENTOS
Por meio das aulas de desenho semanais, ministradas pelo artista Ricardo Tinoco, as crianças e os adolescentes da Casa Durval Paiva aprendem diversas técnicas de arte de forma terapêutica. A atividade proporciona a expressão dos sentimentos e ideias.

NOTA POTIGUAR
Você pode ajudar a Melhor ONG do Brasil escolhendo a Casa Durval Paiva como Instituição beneficiada pela Nota Potiguar! O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Tributação, irá premiar os participantes que se cadastrarem no aplicativo e exigirem CPF na Nota Fiscal. Para saber mais, clique aqui. http://bit.ly/2KGrtXb.

ALUGUE NOSSO AUDITÓRIO
Organize sua conferência, simpósio ou capacitação e faça do seu evento uma ação solidária alugando o auditório da Casa Durval Paiva, com capacidade para 80 pessoas, sistema audiovisual e hall para coffee break. Reservas e informações: (84) 4006-1600
Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Fotos relacionadas à divulgação

Cobertura Universal de Saúde mobiliza Cúpula do G20 no Japão

Líderes das principais economias do mundo reconhecem a importância do financiamento da cobertura universal da saúde nos países em desenvolvimento

A cobertura universal da saúde é a base para o crescimento econômico sustentável e inclusivo.  Esse é o entendimento compartilhado pelos líderes dos países-membros do G20, que, reunidos nesta sexta-feira (28), em Osaka, no Japão, também reconheceram a importância do financiamento nos países em desenvolvimento. Além disso, e em consonância com as medidas que já vêm sendo adotadas pelo governo brasileiro, o fortalecimento da Atenção Primária foi apontado como a fundamental para a cobertura universal da saúde e para a redução das desigualdades.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, integra a delegação brasileira da 14ª Cúpula do G20, dada a relevância do tema financiamento em saúde. Durante a participação na reunião conjunta entre ministros da Saúde e da Economia do G20, Mandetta afirmou que a cobertura universal da Saúde é uma questão central na agenda global. “O Brasil fomentou discussões na região das Américas para ampliar esse conceito, incluindo a perspectiva do acesso universal, que compreende a possibilidade de a população usar efetivamente serviços de saúde abrangentes, apropriados, oportunos e de qualidade, quando necessário”, destacou.

Sobre a importância da Atenção Primária para a saúde global, o ministro reforçou que essa é uma das principais metas do Brasil, que já vem trabalhando, desde o início desta gestão, em ações voltadas para essa área.“Reconhecemos a importância de aumentar a eficiência e o desempenho dos sistemas de saúde, alocando recursos para o nível de Atenção Primária, que precisa estar organizada em torno de pessoas e não de doenças. Essa é uma maneira eficiente e econômica de organizar um sistema de saúde”, afirmou o ministro Mandetta.

Entre ações já em execução no Brasil, estão o reforço do atendimento nas unidades de Saúde da Família e a ampliação das coberturas vacinais. Segundo Mandetta, o ressurgimento de doenças que podem ser prevenidas pela imunização é uma ameaça real para todos os países, independentemente de seu estágio econômico de desenvolvimento. “Todos devemos fortalecer nossos compromissos de ampliar as coberturas globais de vacinas”, finalizou. [Da Agência Saúde > Saiba mais]
Foto: Alan Santos/PR

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Gosto de Pão recebe título em sua área na edição 2019 do Top of Mind

Por Flávio Rezende

A rede de padarias Gosto de Pão, há 27 anos no mercado com quatro lojas, recebe mais um prêmio em sua área, desta feita o Top of Mind, nesta quarta, em evento no Centro de Convenções.

A Gosto de Pão vem recebendo há décadas as mais importantes premiações em seu setor, em promoções de renomados veículos de comunicação do Rio Grande do Norte.

A empresa foi representada na ocasião, pelo gerente da unidade Jaguarari, Mário Sérgio, que recebeu o prêmio das mãos do presidente do sistema Fecomércio Marcelo Queiroz.

A Gosto de Pão está situada em Natal, em quatro pontos estratégicos, tais quais a Roberto Freire, Jaguarari, Hermes da Fonseca e a Prudente de Morais e, vem sendo ao longo das últimas décadas, recordista de citações em seguidas edições de aferições de marcas e preferências, inclusive neste Top of Mind 2019 da revista Foco Nordeste.

A filosofia da Gosto de Pão está focada na fórmula de variedade, bons preços, qualidade, localização privilegiada, resultando em fidelidade do público, com incorporação permanente de mais opções, como self-service, kits temáticos em datas comemorativas, equipe bem treinada e qualificada, além de excelente atendimento e especialização constante de padeiros.

A exposição de produtos típicos, as refeições do café da manhã ao jantar, passando pelo almoço, presença da marca de maneira positiva entre a clientela desde o início das atividades, como também um estudo apurado dos costumes e das necessidades dos consumidores, constituem ainda pilares da Gosto de Pão ao longo de sua existência.

A permanência da rede de padarias Gosto de Pão no topo do Top of Mind 2019, reafirma a condução correta da maneira como as padarias são geridas, agregando ao DNA da cidade do Natal uma marca tão presente, forte e lembrada, como a da Gosto de Pão.
Foto: Canindé Soares
- A entrega do Troféu Top of Mind ocorreu ontem à noite (26), no Centro de Convenções de Natal, realizado anualmente pela Revista Foco Nordeste.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Especialistas falam sobre construção social do conceito de beleza e refutam teorias


Por Hebert Neri
Fotos:  Pixabay/MF Press Global

A obra “Por que pessoas mais bonitas têm mais filhas?” aponta os resultados da análise de 17 mil bebês nascidos na década de 1950. Para embasar o experimento, “peritos” teriam seguido critérios que avaliavam a beleza dos bebês. Após 45 anos, as pessoas que integraram o estudo foram novamente avaliadas e ficou constatado que aqueles que obedeciam aos critérios de beleza tinham mais filhas.

A psicologa Roselene Espírito Santo Wagner contesta as polêmicas afirmações do pesquisador japonês e psicólogo especializado em teoria da evolução Satoshi Kanasawa e alega que não há base científica em dizer que homens bonitos têm maiores chances de ter bebês do sexo feminino: “Isso para mim não tem base científica e é altamente polêmico e contestável. Assim, Kanasawa, que é especializado em teoria da evolução, concluiu que a beleza é hereditária. O pesquisador defendeu, ainda, que os pais considerados bonitos têm 36% mais chances de gerar pessoas do sexo feminino. Para mim isso não faz sentido, pois se a beleza é um conceito elástico e sem funcionalidade,  não serve basicamente para nada a não ser para “encher os olhos de quem vê. Como definir o belo?”.

O filósofo Fabiano de Abreu acredita que o padrão do que é belo é construído dentro de um preceito cognitivo e cultural: ”Há padrões de beleza universal dentro de um cognitivo que revela uma geometria figurada nos padrões culturais. Quem define o que é belo? A beleza como cognição: É a percepção de um todo. A Beleza estética, beleza no comportamento, beleza do ser inteligente para o mundo. Uma beleza que possa servir, ser usada em prol do outro. E essa geometria com base na cultura seria altamente elástica”, aponta.

Ainda segundo a psicóloga Roselene Espirito Santo Wagner, dentro do conceito socialmente estabelecido de beleza, os homens escolhem suas parceiras, enquanto em geral as mulheres procuram outras características: "os homens de fato escolhem mulheres muito a partir do que consideram beleza, porque eles são visuais, escópicos. Já as mulheres preferem homem fortes e saudáveis (para lhes darem filhos com as mesmas características) e inteligentes (porque mulheres são mais auditivas e invocantes, gostam de ouvir muito mais do que ver). Isso é explicados pela Psicologia Evolutiva e a Psicanálise utilizou e refinou isso. Freud dizia que homens são feitos para amar e mulheres para se sentirem amadas. Significa para a escolhida que este homem a acha linda, atraente, interessante, sedutora, frágil e precisando da proteção dele".

terça-feira, 25 de junho de 2019

Livro registra memórias de uma excursão realizada em 1960


Dois padres e seis seminaristas de Natal percorreram mais de nove mil quilômetros, por estradas de vários estados do Brasil, em uma Kombi

O diário de bordo de uma viagem, de cunho evangelizadora e cultural, realizada na década de 1960, foi transformado no livro intitulado “Karitós: viagem em terras do Brasil”, cujo lançamento acontece nesta quinta-feira, 27 de junho, às 17 horas, no Seminário de São Pedro, no bairro do Tirol, em Natal.

A viagem foi liderada pelo Padre Lucilo Alves Machado, então reitor do Seminário, acompanhado do Padre Pedro Moura (já falecido) e seis seminaristas. A meta era percorrer o trecho Natal – Belém – Brasília – Natal, com o objetivo de conhecer melhor o país. Ao todo, percorreram mais de 9.200 km, a bordo de uma kombi, durante 35 dias de viagem.

A publicação do livro faz parte da programação do centenário do Seminário de São Pedro, comemorados neste ano de 2019.

SERVIÇO
Lançamento do livro Karitós: viagem em terras do Brasil}
Data: 27 de junho, às 17 horas
Local: Seminário de São Pedro, na Av. Campos Sales, 850, Tirol, Natal

MAIS INFORMAÇÕES:
. Flávio Gameleira – organizador do livro – (84) 99421-8465
. Cacilda Medeiros – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 3615-2800 / 99968-6507
Pascom da Arquidiocese de Natal
Imagem da capa do livro

Programa Trilhas Potiguares tem inicio neste sábado em 25 municípios


Programa Trilhas Potiguares acontece de 29 de junho a 7 de julho em 25 municípios

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir deste sábado, 29, a 23ª edição do programa de extensão Trilhas Potiguares, que acontece até 7 de julho em 25 municípios do Rio Grande do Norte, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações. As equipes são compostas por 20 estudantes e dois coordenadores em cada localidade, onde serão executadas iniciativas de acordo com as demandas levantadas previamente pelas comunidades.

O Trilhas Potiguares 2019 aborda a temática “Desenvolvimento Sustentável” e tem as atividades balizadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os principais objetivos do programa está a identificação da realidade dos municípios para a execução de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, além da contribuição para o processo de qualificação social dos membros da comunidade acadêmica e da capacitação de lideranças locais para que se tornem agentes multiplicadores das ações desenvolvidas nas diversas áreas do Trilhas Potiguares. Em 2018, foram realizadas 743 ações e atendidas quase 30 mil pessoas de 20 cidades potiguares, por meio do trabalho de alunos, professores e técnico-administrativos da UFRN.

Confira a lista de cidades que receberão o Trilhas Potiguares 2019:

Caiçara do Norte
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Cruzeta
Florânia
Ielmo Marinho
Jandaíra
Japi
José da Penha
Lagoa Danta
Luiz Gomes
Marcelino Vieira
Maxaranguape
Messias Targino
Montanhas
Monte das Gameleiras
Passagem
Patu
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Vicente
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Viçosa
ASCOM Reitoria/UFRN

Conde do Forró agita varanda musical junina na zona norte


Encerrando os festejos juninos, o Partage Norte Shopping recebe a “Conde do Forró”, na próxima quinta-feira, dia 27, a partir das 19h, na Praça de Alimentação. A banda anunciará, em primeira mão, os detalhes da gravação do seu novo DVD “Cortesia”, em um pocket show especial e gratuito.

A Conde do Forró surgiu em Maceió (AL), em meados 2013, e tomou proporção profissional em Fortaleza (CE), a partir da ideia do compositor Gene Silvestre, que aceitou o convite para integrar e assumir os vocais da banda, trazendo consigo uma cara mais eclética e versátil.

Com sucessos como “Isso é Coração”, “Acidente de amor” e “Quem mandou me deixar”, a banda vive uma nova fase, com a entrada da cantora Jarli Almeida, natural da cidade de Pau dos Ferros RN. Esse sucesso do forró romântico promete muita música boa para o público presente.

Serviço:

Conde do Forró

Data: 27 de junho de 2019;

Horário: 19h às 22h;

Local: Praça de Alimentação do Partage Norte Shopping;

Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Telefone: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp)
Por assessoria de imprensa
Imagem relacionada à divulgação

Oficina Kids do Cascudo Bistrô nas férias escolares


Tem criança que tem afinidade com a cozinha desde cedo e se diverte ajudando pais, avós ou tios a preparar lanches, pratos e sobremesas. Foi pensando nesse público muito especial e em oferecer uma programação diferente nas férias escolares, que o chef Daniel Cavalcanti, do excelente Cascudo Bistrô, criou a Oficina Kids, destinada a crianças dos 4 aos 10 anos.

No evento, que terá duas edições, nos dias 3 e 4 de julho, das 14h30 as 16h, os pequenos irão aprender a preparar lanches simples e saborosos como pastel, salgadinho de queijo, mini pizza e brigadeiro.

O valor para participar da oficina gastronômica é de RS 60 e a criança deverá estar acompanhada de um responsável. As vagas são limitadas a 12 participantes por turma. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação

Colação de grau da primeira turma de Audiovisual da UFRN


No dia 24 de julho de 2019, o Departamento de Comunicação Social (Decom), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), irá formar a primeira turma do curso de Audiovisual, na solenidade de colação de grau que acontecerá às 19h, no ginásio da UFRN.

Por ser um momento histórico e especial para a Universidade e Alunos, seria interessante que os veículos de comunicação da cidade dessem visibilidade para o acontecimento.

Abaixo estão os nomes e contatos de duas fontes quem podem contribuir com o material de interesse do veículo:

Álvaro Miranda: mirandaa167@gmail.com
Maxsuel Praxedes: maxsuelpraxedes@gmail.com
Por Audiovisual UFRN

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Campanha nacional contra a gripe bate meta de 90% de cobertura

Até ontem, segunda-feira (24), 18 estados e o DF conseguiram vacinar 90% do público-alvo. Ou seja, mais de 53,5 milhões de pessoas dos grupos prioritários buscaram os postos de saúde. Na região Nordeste, o RN ficou na 3ª posição, com 96,20%, atrás de Pernambuco (99,33) e Alagoas (98,08).

O Brasil atingiu 90% de cobertura na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Isso significa que mais de 53,5 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procuraram os postos de vacinação. Também receberam a dose contra a gripe outras 5,6 milhões de pessoas que não fazem parte do público-alvo da campanha. No total, o Ministério da Saúde distribuiu 59,5 milhões de doses para todo o país. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.

Desde o dia 03 de junho, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios a estenderem a vacinação para toda a população até quando durarem os estoques da vacina nos postos de saúde. A medida tem como objetivo evitar o desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo.

Apesar de atingir a meta nacional, nem todos os grupos conseguiram alcançar os 90% de cobertura: crianças (82,8%), gestantes (81,8%), pessoas com comorbidades (86,3%), profissionais das forças de segurança e salvamento (48,5%) e população privada de liberdade (74,8%) ficaram com a vacinação abaixo do ideal. Isso significa que mais de 2,6 milhões de crianças e 3,8 milhões de gestantes deixaram de se vacinar.

Os grupos que atingiram a meta foram os trabalhadores de saúde (90%), puérperas (103,4%), indígenas (95,2%), idosos (98,2%), professores (104,4%) e funcionários do sistema prisional (124,2%). Na avaliação dos estados, oito não conseguiram atingir os 90% de cobertura no público geral: Acre (86,7%), Bahia (86%), Rio de Janeiro (86,9%), São Paulo (84,7%), Paraná (86,9%), Santa Catarina (86,8%), Rio Grande do Sul (86,5%) e Mato Grosso do Sul (89,8%).

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. [Saiba mais com a tabela por cada unidade da federação]

- Acesse aqui a página temática do MS especializada em gripe
Imagem relacionada à publicação/
Erasmo Salomão/ascom-ms

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoR

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Livro Karitós resgata diário de viagem de um grupo de seminaristas em solo brasileiro


Na tarde desta quinta-feira (27), às 17h, o lançamento do livro “Karitós - viagem em terras do Brasil”, que vai acontecer no Seminário de São Pedro, em Natal. A publicação é o resgate de um diário de viagem de um grupo de seminaristas, entre eles, Lucas Batista, dentro de uma Kombi, por várias capitais e estados do pais, nos idos da década de sessenta.  

A renda da venda do livro será revertida para o Seminário de São Pedro, que este ano comemora seu centenário.

Monsenhor Lucas

Na manhã desse domingo (23), véspera de São João, o Monsenhor Lucas Batista recebeu os parabéns pelo seu aniversario durante a missa que ele celebra na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Morro Branco, e na ocasião revelou sua idade de 76 anos e que no ano que vem se aposenta. Ainda, segundo disse, o diário da viagem estava perdido e foi resgatado, surgindo o livro.

Certamente, uma boa história para estes 100 anos do seminário e da própria igreja católica no RN!
Imagens relacionadas à divulgação
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Cadastramento para doadores de medula nesta terça na zona norte da capital


Partage Norte Shopping promove cadastro para doadores de medula

Em apoio ao Hemocentro do Rio Grande do Norte, o Partage Norte Shopping vai realizar um cadastramento de doadores de medula óssea, nesta terça-feira (25), das 10h às 17h, no 1º piso, ao lado da Stalker. O cadastro do maior número possível de pessoas é preciso, porque a probabilidade de encontrar um doador compatível é de 1 para 100 mil, segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço e anemias graves (adquiridas ou congênitas).

PARA SE TORNAR UM DOADOR:

Ø  Ter entre 18 e 55 anos;

Ø  Estar bem de saúde;

Ø  Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

Ø  Apresentar um documento oficial com foto;

O doador deverá preencher um formulário com os dados pessoais, que precisam estar atualizados. Após o cadastro, será coletada uma amostra de sangue de 4 ml para o teste de tipagem, que verifica a compatibilidade do doador.

SERVIÇO:

Cadastro para doadores de medula

Local: 1º piso, ao lado da Stalker;

Horário: 10h às 17h

Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi

Telefone: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp)

Redes Sociais: @partagenatal

Por assessoria de imprensa
Imagem relacionada à divulgação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template