acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


quarta-feira, 17 de abril de 2024

Superintendência recebe visita da equipe da Força Nacional do SUS que chega ao RN

  Equipe FN-SUS dará suporte à população diante a situação declarada de emergência em saúde pública na cidade de Ipanguaçu em consequência das fortes chuvas na região

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do Rio Grande do Norte (SEMS/RN) recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), a equipe de profissionais médicos e enfermeiros da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) que chegou hoje ao estado para dar suporte à população diante a situação declarada de emergência em saúde pública na cidade de Ipanguaçu, região do Vale do Açu, em virtude das consequências das chuvas intensas recentemente registradas no município.

“Mais uma vez, fica demonstrada a integração da esfera federal com o governo estadual no RN e a Superintendência do Ministério da Saúde no Estado, de modo colaborativo à SESAP/RN, não poupa esforços para promoção de todo apoio logístico e contribui com a expertise de sua gestão para que a população da cidade de Ipanguaçu enfrente com êxito os desafios impostos pelo desastre natural que aflige sua população”, afirma o superintendente Jalmir Simões.

Ainda segundo o superintendente, a partir de um relatório do município sobre a situação das famílias que estão em áreas isoladas ou abrigadas em escolas da cidade, o estado solicitou a presença dos técnicos do Ministério da Saúde. "Diante dessa situação, os técnicos vieram fazer o reconhecimento e entenderam a necessidade de enviar esse apoio da Força Nacional do SUS. A equipe é capacitada para esse tipo de situação", ressalta Jalmir Simões.

Desde a sua criação, a Força Nacional do SUS realizou mais de 53 missões de apoio a situações de desastres naturais (enchentes e deslizamentos), no apoio a gestão de grandes eventos, desassistência (apoio a reorganização da Rede de Atenção à Saúde) e atuação relacionada a tragédias com mais de 500 voluntários.

O programa de cooperação foi criado em novembro de 2011 e está voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta local.

Com informações e foto da Ascom do MS no RN

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Nova tecnologia tem potencial de melhorar a eficácia e a segurança de uma variedade de dispositivos médicos

Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, no dia primeiro de março, o depósito de pedido de patente de uma nova tecnologia que tem o potencial de melhorar significativamente a eficácia e a segurança de uma variedade de dispositivos médicos. Trata-se de um filamento termoplástico para impressão 3D, o qual combina características de termoexpansibilidade e biocompatibilidade, permitindo a produção de artigos biocompatíveis com porosidade controlada.

A biocompatibilidade deste material associada às propriedades obtidas após a impressão 3D, permite que seja utilizado como base para confecção de uma infinidade de recursos para área biomédica. As indicações vão a contar de dispositivos implantáveis com função estrutural ou regenerativa, como aplicações de uso transitório, por exemplo, tratamento de feridas.

A vasta aplicabilidade é justificada pela técnica de permitir o domínio de diversos parâmetros do material. Uma das inventoras envolvidas, a pesquisadora Caroline Dantas Vilar, professora do departamento de Engenharia Biomédica da UFRN, pontua que a porosidade é um exemplo, exercendo um papel determinante na migração, adesão e nutrição celular, garantindo uma boa regeneração tecidual do corpo humano.

Dentre as indicações para os filamentos biopoliméricos está a confecção de moldes usados na engenharia de tecidos para orientar o crescimento celular, chamados de scaffolds. Eles funcionam como a matriz extracelular, em que as células vão se aderir e iniciar a formação tissular, ou seja, a regeneração. As características físicas, químicas, mecânicas e morfológicas dessas estruturas determinarão as propriedades dos tecidos formados.

Na produção do filamento é adicionado um agente que impede a formação de poros durante o processo de mistura. Essa característica permite que, durante a modelagem na impressão 3D, ocorra a cinética de decomposição controlada, assegurando a porosidade adequada nos artigos. Assim, desenvolvem-se produtos com características únicas, pontua o pesquisador e discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Isaac de Santana Bezerra.

O professor do departamento de Engenharia de Materiais, Edson Noriyuki Ito, relata que essas pesquisas tiveram início durante o mestrado do discente Isaac Bezerra, contando com a colaboração do doutorando Henrique Rodrigues Milfont e dos professores Caroline Dantas Vilar e Felipe Pedro da Costa Gomes. Após esse período de estudo, foi possível chegar a essa tecnologia depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o título Filamento biopolimérico expansível aplicado na produção de artigos porosos e seu método de produção. O grupo de cientistas defende que o filamento criado apresenta não somente valor científico, mas também desperta interesse comercial, haja vista sua vasta aplicação na área médica, com maior valor agregado do mercado com esses biomateriais.

Em vídeo, pesquisador explicou alguns detalhes da invenção

Patentear

Antes de mais nada, ter a patente de um produto significa, para o INPI, ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, vender ou importar, sem o consentimento do seu titular, o produto objeto de patente ou produto obtido diretamente por meio do processo patenteado. O titular da patente poderá conceder licença de sua patente a terceiros, mediante remuneração ou não. Essas obrigações surgem já a partir do depósito do pedido de patente.

A UFRN atualmente detém mais de 650 ativos protegidos, entre patenteamentos e programas de computador. Diretor da Agência de Inovação (Agir) da UFRN, Jefferson Ferreira de Oliveira acrescenta que o desafio momentâneo da Universidade é desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual. “A ideia é orientar as ações de inovação na UFRN, facilitando a transferência dessas tecnologias para o setor produtivo. Não por acaso, o fortalecimento da equipe nos últimos anos e a própria Visão de Futuro no nosso PDI evidenciam que a Universidade identifica que a inovação é uma das nuances principais para esta década”, argumenta o gestor.

Ele explicou que as orientações e explicações a respeito dos aspectos para patentear uma determinada invenção são dadas na própria Agir, unidade localizada no prédio da Reitoria. Na UFRN, a Agência é a unidade responsável pela proteção e gestão dos ativos de propriedade intelectual, como patentes e programas de computador. Entre suas atribuições, também há a responsabilidade na transferência de tecnologia desses ativos e na organização dos ambientes promotores de inovação, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Wilson Galvão- Jornalista DRT-RN 1340/

Assessor de Comunicação AGIR/UFRN/84 99193627

Imagem relacionada à divulgação

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

terça-feira, 16 de abril de 2024

Visita de autoridades ao terreno do novo Hospital Metropolitano do RN

Hospital do SUS vai ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários de urgência com rapidez e ficará  localizado entre Natal e Parnamirim

Ministro Padilha anuncia os recursos
para o novo hospital
A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN) participou da visita ao terreno para a construção do novo Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte, que terá a finalidade de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários de urgência com rapidez e no momento oportuno, através da articulação e integração de todos os estabelecimentos de saúde do território potiguar.

Durante a visita ao terreno e apresentação do projeto do novo hospital, no sábado(6/4), o superintendente Jalmir Simões acompanhou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, juntamente com a governadora Fátima Bezerra e representantes do secretariado estadual e demais autoridades, em cujo hospital serão construídos mais de 350 leitos, sendo 279 leitos de internação, 40 leitos de UTI, 30 leitos de observação na urgência e 10 leitos para observação na hemodinâmica, compreendendo cinco linhas de cuidado.

Projeto do novo hospital/Ascom-Sesap

O hospital ficará entre os municípios de Natal e Parnamirim, em equipamento moderno, que se preocupa com a temática ambiental, ações de assistência e acesso. O valor estimado do investimento é de R$265 milhões para a construção do novo hospital, ampliando a capacidade de atendimento, atualmente centralizada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, aberto no início dos anos 1970, em Natal.

Com informações da Ascom do MS no RN

fotos relacionadas à divulgação 

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


sábado, 13 de abril de 2024

Presença das famílias Veras e Saldanha na política é tema de livro com lançamento nesta quinta (18) na Assembleia Legislativa do RN

Os escritores Galbi Saldanha e Fabiano Veras lançam, dia 18 de abril, o livro “Memorial Político dos Veras e Saldanhas”, em sessão de autógrafo que acontecerá às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do RN.

O livro relata a história política dos Veras e Saldanha, em uma análise detalhada dos mandatos exercidos por membros destas duas famílias, de 1874 até os dias atuais, como de governador, deputado estadual, deputado federal, intendente, prefeito e vereador.
A obra retrata os descendentes do Capitão Joaquim da Silva Saldanha e Francisca Joaquina Fernandes Maia (Chiquinha do Mulungu) e os procedentes de Cosma Rodrigues Veras, que se casou com o primo Luciano Martins Veras e, depois quando viúva, com Joaquim Felício de Almeida Castro.

As famílias Veras e Saldanha são oriundas do estado do Ceará. Aportaram no Rio Grande do Norte e Paraíba em torno de 1830, espalhando-se depois por outros estados da federação.  Galbi Saldanha e Fabiano Veras têm um olhar acurado também à descendência de Diogo Maia e Felícia Maia, irmãos de Francisca Joaquina Fernandes Maia (Chiquinha do Mulungu).

[Por João Bezerra de Medeiros |  84/99113/0012]

Imagens relacionadas à divulgação

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


terça-feira, 2 de abril de 2024

Instituto Histórico do RN celebra 122 anos da instituição em solenidade no Ministério Público do Trabalho

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) completa 122 anos no dia 29 de março. Em virtude do feriado no mesmo dia (Sexta-feira da Paixão), a comemoração acontece na quinta-feira, 4 de abril. A solenidade é promovida no auditório do Ministério Público do Trabalho, localizado no bairro de Lagoa Nova, em Natal. O evento é aberto para membros da instituição, colaboradores e convidados.

A cerimônia também concede outorga de título e posse de novos sócios da instituição, sendo sete sócios efetivos, dois beneméritos, dois correspondentes e uma honorária. Após a celebração, o músico potiguar Carlos Zens se apresenta para os convidados.

O IHGRN expressa gratidão ao Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte pela gentil cessão do espaço para a celebração do aniversário da Casa da Memória; também agradece ao flautista, compositor e educador Carlos Zens, que agracia a instituição com sua valiosa parceria.

Serviço

Solenidade de 122 anos do IHGRN

Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho - Rua Dr. Poty Nóbrega, 1941 - Lagoa Nova

Data: 4 de abril de 2024

Horário: 19h

Evento fechado para convidados

O Instituto - 122 anos

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completa 122 anos em 2024. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

Por Marcela Bulhões/Comissão de Comunicação

comunicacao@hgrn.org.br

Imagem: Maria Simões

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_



Instituto Metrópole Digital abre turma de Residência em TI com 14 vagas

A formação será realizada em parceria com TCE/RN. Bolsas para residentes serão de R$ 2 mil

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para uma nova turma do seu programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI), que será realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TEC-RN). ). São oferecidas 14 vagas para residentes, que recebem bolsas de estudos mensais no valor de R$ 2 mil.

Os planos aprovados irão atuar em atividades nas áreas de Desenvolvimento de Software, cujas tarefas serão executadas no formato híbrido. Os candidatos poderão realizar as inscrições entre os dias 1º e 21 de abril, através do formulário disponível no SIGAA/Gov.br . A Residência em TI constitui-se em uma pós-graduação lato sensu.
Regido pelo Edital nº 001/2024 , o processo seletivo exige do candidato diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) , ou ser estudante na condição de conclusão.

Uma vez aprovado, os novos residentes atuarão segundo uma carga horária semanal de 30h. Além das atividades práticas, que serão realizadas presencialmente, a formação inclui aulas teóricas, de forma remota, ministradas por professores da UFRN.
O processo de seleção consiste em cinco etapas: homologação das inscrições, prova de conhecimentos específicos, prova prática, heteroidentificação e resultado final. O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de maio, por meio do site do IMD , na seção de “Editais”. As atividades da pós-graduação estão previstas para começarem, na aula inaugural, no dia 3 de junho.

Por Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN
Imagem relacionada à divulgação


©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


sexta-feira, 22 de março de 2024

Seminário Carreira Única e Interfederativa no SUS é realizado no RN

O debate do evento é instrumento para a Conferência Nacional de Saúde onde se discute políticas públicas para o nosso País e contou com a presença de convidados, representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SEGTES/MS 

A agenda desta sexta-feira (22) começou com a participação da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN) no Seminário “Carreira Única e Interfederativa no SUS”, no auditório da Federação das Indústrias (FIERN), em Natal. 

O evento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN), através do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), tem como pauta a carreira dos servidores do SUS, que visa debater e buscar a implementação de uma carreira única para os profissionais da saúde.

O debate, na programação do evento, é instrumento para a Conferência Nacional de Saúde onde se discute políticas públicas para o nosso País e contou coma presença de convidados, inclusive, de representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SEGTES), do Ministério da Saúde. A mesa de abertura foi composta pelo superintendente da SEMS/RN, Jalmir Simões, que destacou em sua fala a importância do trabalho dos servidores que constrõem o Sistema Único de Saúde. “Não se pode discutir o SUS sem entender que, quem faz o SUS são os trabalhadores e trabalhadoras’’, ressaltou o superintendente.

A primeira mesa também contou com participação da secretária Estadual da Saúde, Lyane Ramalho; do superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco (SEMS/PE), Rosano Freire; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé; da subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), Ileana Neiva Mousinho; do secretário de Saúde de Natal, George Antunes; e da conselheira Nacional de Saúde e representante da Associação Brasileira de Enfermagem, Francisca Valda.

Na segunda mesa, foi a vez das apresentações dos representantes do Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães; o coordenador-geral de Regulação e Relações de Trabalho na Saúde, Benedito Augusto; e a coordenadora-geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde, Erica Cristina, todos da SGTES/MS, que trouxeram seus conhecimentos para serem compartilhados.   

Por Ascom/MS no RN

Fotos relacionadas à divulgação


©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_




segunda-feira, 11 de março de 2024

Nova IA avalia motos usadas com precisão maior do que a humana

 Startup vinculada ao Metrópole Parque prepara Inteligência Artificial para lojas e concessionárias

Uma startup associada à incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) criou uma Inteligência Artificial (IA) capaz de avaliar motos usadas com uma precisão 15% maior do que a de seres humanos. A tecnologia, que atualmente está em fase piloto, tem potencial para aumentar a produtividade e lucratividade do setor de motos seminovas.

A IA é de autoria da Pitom84 – startup potiguar que surgiu com uma missão específica: otimizar e facilitar a venda e revenda de motocicletas, visando cada vez mais a valorização do mercado brasileiro de motos seminovas, nicho que movimentou, em 2023, um total de 4,5 milhões de unidades vendidas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Até o momento, a nova tecnologia tem sido uma grande facilitadora para a melhoria das avaliações das motos, demanda comum e cotidiana por parte de revendedoras e concessionárias. “As empresas desse ramo precisam da figura do avaliador. A IA se somaria a esse trabalho, identificando facilmente as avarias e melhorando a eficiência e eficácia”, comenta Rodolfo Dantas, diretor executivo da Pitom84.

Na prática, a IA funciona como um aplicativo. O usuário, que pode ser um vendedor de concessionária, por exemplo, acessa a ferramenta, produz fotos e recebe laudos automáticos, que consideram características como a má conservação de peças, desgaste de pneus, arranhões, entre outros.

Com o laudo em mãos, cuja precisão chega a 85%, o avaliador pode rapidamente emitir um parecer sobre o valor final da motocicleta.

Piloto

Até o momento, a ferramenta de IA está em fase piloto, já tendo sido aplicada junto a algumas empresas do segmento. A ideia é que, nos próximos meses, o aplicativo seja lançado oficialmente e disponibilizado para mais instituições do setor de comércio de motos em todo o Brasil.

Segundo Dantas, a ferramenta é inédita nesse segmento. “Podemos dizer que se trata de uma inovação a nível mundial. Temos conversas com montadoras de grande porte e que afirmam não conhecer nenhuma empresa que preste o serviço que fazemos hoje”, comenta o CEO.

Todo o desenvolvimento tecnológico é fruto tanto da atuação dos sócios – time composto por Eduardo Marques e Pedro Serquiz, além de Rodolfo Dantas – assim como de investimentos e da pesquisa de dados de mercado, realizada ao longo de anos.

Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN/

Imagem relacionada à divulgação 

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_



segunda-feira, 4 de março de 2024

Quinta Cultural abre a temporada de eventos no IHGRN com palestra de Augusto Carlos Viveiros


O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN)  realiza a primeira edição do ano da sua Quinta Cultural, que ocorrerá na quinta-feira, dia 7 de março. Abrindo o calendário de eventos, a programação traz a palestra "Maria Madalena: santa ou pecadora?", ministrada pelo advogado Augusto Carlos Viveiros.

O palestrante há muitos anos dedica-se ao estudo sobre Maria Madalena e as polêmicas que pairam em torno de seu nome. Há correntes que defendem ter sido: a esposa de Jesus Cristo, uma discípula sua, a testemunha de sua ressurreição e até mesmo a 13ª apóstola.

Convidamos todos a comparecerem para assistir a palestra, que terá início às 17h no Salão Nobre do IHGRN. A exposição será precedida de uma apresentação do sócio José Bezerra Marinho Júnior.

Sobre o palestrante

Augusto Carlos Garcia de Viveiros é natural de Natal (RN) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como advogado, escritor e político. Sua carreira profissional inclui experiência como professor da UFRN, Procurador de Justiça, deputado federal pelo Rio Grande do Norte e diretor geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Serviço
Quinta Cultural - palestra "Maria Madalena: santa ou pecadora?"
Local: Salão Nobre do IHGRN - Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN
Data: 7 de março de 2024
Horário: 17h
Entrada gratuita

Marcela Bulhões/Comissão de Comunicação/comunicacao@ihgrn.org.br
Imagem relacionada à divulgação

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Espetáculo da Paixão de Cristo volta a ser encenado no Monte do Galo


Carnaúba dos Dantas retoma espetáculo da Paixão de Cristo no Monte do Galo

A encenação da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas-RN é uma das mais tradicionais do interior do Nordeste, com quase meio século de existência. O espetáculo, que acontece aos pés do Monte do Galo e atrai anualmente romeiros e turistas do sertão potiguar e estados vizinhos, tinha sido interrompido pela pandemia e está retomando agora em 2024, com a 46ª edição.

O cenário será montado na nova Praça dos Romeiros, agora reformada com o erguimento do Santuário de Nossa Senhora das Vitórias. “O espetáculo envolve cerca de 70 atores, entre crianças e adultos, com destaque para participantes que têm mais de trinta anos de atuação, mantendo viva uma tradição que vai se passando de pai para filho”, explica o diretor Jairo Dantas.

O projeto tem importância cultural, econômica e social para a comunidade, considerando que a confecção de figurino e cenário, além de gravação de áudio e outros serviços de produção envolvem a contratação de trabalhadores da cultura e prestadores de serviço da própria cidade. A chegada de romeiros impulsiona o comércio formal e informal, contribuindo para a geração de renda.

O novo pároco de Carnaúba dos Dantas, padre Ronney Galvão, anuncia como novidade que esse ano serão dois dias de espetáculo, 28 e 29 de março, quinta e sexta-feira da Semana Santa.

“A retomada do espetáculo da Paixão de Cristo no Monte do Galo não apenas fortalece os laços de fé entre os carnaubenses, mas também projeta a cidade como um importante destino para o turismo religioso, dentro do Geoparque Seridó. Que este retorno seja celebrado não apenas como um espetáculo teatral, mas como uma manifestação coletiva de fé, união e prosperidade para Carnaúba dos Dantas”, ressalta padre Ronney.

realização da Paixão de Cristo é da Associação de Desenvolvimento Cultural Dom José Adelino Dantas e da Paróquia de Carnaúba dos Dantas, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte, e apoio da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas e Geoparque Seridó.

Por Agência Referência/ soureferencia@gmail.com
Imagem relacionada à divulgação


©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

ONG Potiguar ReforAMAR entrega gratuitamente dois lares reformados com apoio do CAU/RN


A ONG ReforAMAR atua no enfrentamento da pobreza através da oferta gratuita de reformas em moradias dignas à famílias e entidades, em situação de vulnerabilidade social. Neste mês de fevereiro, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN), a ONG conseguiu transformar a realidade de mais duas famílias, na cidade de São Gonçalo do Amarante. 
A primeira família contemplada foi a do menino Matheuzinho, um adolescente de 14 anos que enfrentava diariamente desafios significativos decorrentes da paralisia cerebral e das barreiras de acessibilidade em sua residência. A mãe de Matheuzinho, Maria Graça, tinha dificuldades para entrar e sair da casa devido a obstáculos, como uma calçada elevada com uma rampa muito íngreme. 

O interior da residência também apresentava limitações, tornando complexo o uso da cadeira de rodas para transportá-lo. Com o objetivo de melhorar as condições de vida do jovem e proporcionar um ambiente mais adequado e acessível para suas necessidades, a ReforAMAR desenvolveu o projeto arquitetônico e executou a obra de melhorias na residência, que ganhou além da reforma do banheiro e da rampa de acesso, uma pintura completa da casa.

A segunda família contemplada foi a do Jorge, uma criança de 10 anos de idade, com síndrome de down, problemas respiratórios e na tireoide. O banheiro da casa foi construído inicialmente apenas no cimento, era completamente úmido, devido a infiltração que passava para outras paredes da casa e ficava com muito mofo e sujeira impregnada, e aos oito meses de vida Jorge desenvolveu pneumonia. Foi com muita dificuldade que a família conseguiu colocar cerâmicas de segunda mão e com defeitos no banheiro para não piorar o tratamento da criança. Com o tempo, a situação do banheiro piorou, o chão ficou oco, com risco de afundar e a parede do chuveiro ganhou uma rachadura profunda do teto ao piso. A mãe lamentava: "Eu não sei se um dia eu vou estar com Jorge aqui dentro e tudo vai desabar sobre a gente". 

Após visita técnica, desenvolvimento de projeto arquitetônico, mão na massa envolvendo profissionais, voluntários e empresas parceiras da ONG ReforAMAR, o banheiro de Jorge foi reformado, e a fachada da casa ganhou um novo semblante com a revitalização da pintura.

Karlucia Rodrigues/Assessora de Imprensa
Imagens relacionadas à divulgação

©2024 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_


Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template