Profissionais da área têm até dia 5 de maio para se inscreverem. Segunda turma começa no dia 7
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) prorrogou as inscrições para a segunda turma do curso de capacitação em Indústria 4.0 para gestores e profissionais do setor têxtil e de confecção. Os assuntos agora têm até o dia 5 de maio para se inscrever, por meio do link , e participar das atividades presenciais no IMD. Iniciativa da FIERN, em parceria com o Instituto, o curso visa capacitar profissionais e empreendedores potiguares para promover a integração de tecnologias digitais a processos produtivos e gerenciais. A segunda turma do curso conta com 40 vagas e terá início no dia 7 do próximo mês.
O presidente da COINCITEC, Djalma Júnior, ressaltou a importância da capacitação para a indústria têxtil e de confecção do Nordeste. "A adesão na primeira edição mostrou a demanda por qualificação em tecnologias da Indústria 4.0. Essa nova turma amplia ainda mais a oportunidade para que empresas e profissionais estejam preparados para os desafios da automação e automação dos processos produtivos", afirmou.
De acordo com ele, na função do sucesso da primeira turma, a continuidade do curso reforça o compromisso com a modernização e competitividade do setor. “O conceito da Indústria 4.0 é divulgado para que as pessoas entendam que qualquer mudança tecnológica pode avançar na indústria, beneficiando a produtividade e ganho de capital, de recursos”, destaca.
O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina é feito pela FIERN através de sua Comissão Temática de Inovação (COINCITEC). A iniciativa também conta com o apoio do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), no âmbito do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (NE 4.0), promovido em toda a região pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com apoio do Sebrae.
Prática de Abordagem
Com carga horária de 100 horas em aulas presenciais, a formação oferece uma abordagem prática e aplicada, voltada para a inovação, a automação e o uso estratégico de dados, contribuindo para o fortalecimento da competitividade da indústria nordestina.
“Esse curso é um passo estratégico para reposicionar o RN como um polo têxtil moderno, ágil e preparado para os desafios da economia digital”, destacou o professor e coordenador do programa no IMD, Anderson Cruz.
Ao longo da capacitação, os participantes irão desenvolver competências em áreas como, tecnologia e ferramentas digitais, Indústria 4.0, Internet das Coisas (loT), Big Data e Inteligência Artificial, além de estratégias de marketing digital, comunicação, análise de métricas e uso de ferramentas para gestão de projetos.
Essas tecnologias, quando bem utilizadas, possibilitam a redução de desperdícios e a otimização do uso de materiais-primas, evitando erros e aumentando a produtividade.
Para participar, é necessário ser gestor ou funcionário de uma empresa do setor têxtil e de confeções, ter disponibilidade para participar das aulas presenciais no IMD e apresentar a documentação solicitada durante o processo de inscrição.
Meta
O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina tem como meta avaliar 30 instituições nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de capacitar 100 profissionais do setor e implantar soluções da Indústria 4.0 em 15 empresas diferentes.
O programa propõe a ampliação e adoção de novas tecnologias por parte das indústrias da região, envolvendo diversos segmentos e capacitando mão de obra de alta qualificação, por meio de residência tecnológica.
E prevê ações estratégicas de médio prazo específicas para o desenvolvimento de metodologia de monitoramento do nível de maturidade da Indústria 4.0, suporte ao desenvolvimento de políticas públicas e implantação de residência em Cloud Computing (computação em nuvem), além da criação de Núcleos Estaduais de Indústria 4.0.
Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital/UFRN
☎ (84) 99229-6564 | 📧 ascom@imd.ufrn.br
Imagem relacionada à divulgação