acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sábado, 10 de janeiro de 2026

Luto no Seridó e RN com a perda da atriz Titina Medeiros

 Seridó de luto: Titina Medeiros morre em Natal vítima de câncer no pâncreas

O Seridó está de banzo. Triste. Melancólico. Choroso. Hoje não vinga um pé de planta no sertão. Morreu neste domingo (11), aos 48 anos, uma mulé cheia de charme que costumava levar a todo canto que ia um tiquinho da terra que lhe deu vida, amor e arte.  

Natural de Currais Novos e filha legitimamente adotada por Acari, a atriz Titina Medeiros partiu no final da manhã deste domingo (11), em Natal, por complicações decorrentes de um câncer no pâncreas.

Confira matéria completa aqui na Agência de Reportagem SAIBA MAIS

Imagem relacionada à publicação

Leia também: Titina Medeiros estreia na TV interpretando a vilã Socorro de "Cheias de charme"

A fama de acarienses e descendentes nas artes cênicas não é de agora, há sessenta anos a atriz Rejane Medeiros estreava nacionalmente nas telas dos cinemas e mais recente, o ator pernambucano Renato Góes, neto de família acariense foi um dos protagonistas da novela global Cordel Encantado. 

Vídeo: Assessorn.com compartilha este primeiro episódio da série "Simbora - Peixe Fora D'Águar" com Titina Medeiros, produção de 2022, com roteiro/direção Anna Paula Andrade e Anderson Almeida, com legenda, edição e finalização de Fernanda Mafé (minha filha):

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

"Bode Bé" o canal de vídeos animados que traz o universo da cultura nordestina para a primeira infância estreia nova temporada

 Nova temporada conta com 5 vídeos e o primeiro, "Pé de vento", é um vídeo praiano,  com a cara das férias de verão, com a ideia brincar na água e relaxar na praia, no vento e no mar

Idealizado pelos irmãos Rafael Barbosa e Juliana Linhares, o “Bode Bé” é um canal de vídeos animados que busca trazer a estética regional da cultura nordestina para musicalização infantil das crianças, especialmente na primeira infância. O projeto lança nova temporada nesta sexta-feira (09), no  seu canal no Youtube.

O Bode Bé traz vídeos musicais nos ritmos de axé, xote, forró, maracatu, xaxado e baião, com temas que vão desde as tradições culturais, até temas importantes como a vacinação, levando cultura e educação para os pequenos.

Os personagens que compõe as histórias são sete bichinhos apaixonados pela música nordestina que se uniram em uma família diversa e animada que canta e dança para crianças de todas as idades: o Bode Bé é o mais velho de todos, o grande sábio e conselheiro da turma, acolhe todos os amigos e é um cantor primoroso, dos mais importantes bichinhos do sertão; a Manduá é uma tamanduá sanfoneira, a mais doce e sonhadora, está sempre tocando músicas bonitas pro céu estrelado; a Tuta é a tatuzinha mais esperta e animada da turma, vive atrás de uma festa pra dançar e fazer suas apresentações e números teatrais; a Piba é a capivara zabumbeira, a mais atrapalhada e engraçada, está sempre confusa e fazendo os outros rirem; o Lango é o calango tocador de triângulo, estudioso e falante, fã das personalidades do sertão, está sempre contando um causo novo; o Papa é um preá que gosta da natureza e da espiritualidade, tem a voz mansa, é calmo e amante das coisas simples. É o cozinheiro da turma; e a Lina é a galinha de estimação da turma, comilona e adora pipoca.

A nova temporada conta com 5 vídeos. O primeiro, "Pé de vento", é um vídeo praiano,  com a cara das férias de verão, com a ideia brincar na água e relaxar na praia, no vento e no mar.

Rafael ressalta a importância do projeto para a educação musical das crianças: “O Brasil é muito plural, e a região Nordeste tem muita riqueza cultural. Nossas crianças merecem ter uma referência que fale como elas e seus pais, que cante em ritmos tradicionais, como o forró, baião, frevo, maracatu, axé, samba-reggae, e que possa ajudá-las no percurso de cada desenvolvimento individual, fortalecendo o orgulho que temos das nossas raízes e da nossa cultura.” 

Bode Bé – Temporada 2026

Estreia: Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026

Canal: https://www.youtube.com/c/BodeBé/

Siga: @bodebeoficial 

FICHA TÉCNICA – Temporada 2026

Vozes e composições: Barbosa e Juliana Linhares

Artes visuais e conceito: Miguel Carvalho

Produção musical e arranjos: Jubileu Filho e Beju Produções

Storyboard, Animatic e Animações: 2 Lights Studio

Por assessoria de imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Moderno centro empresarial será construído na Av. Roberto Freire em Natal

 Situado entre Capim Macio e Ponta Negra, projeto está orçado em quase R$ 34 milhões, com o aporte de 88% dos recursos da linha de financiamento do FNE Proatur 

Com a atividade turística em franca retomada, a área de Ponta Negra volta a ser alvo dos empreendedores. De olho no potencial da atividade, o grupo potiguar AES Incorporações Imobiliárias Ltda. recorreu ao Banco do Nordeste para investir num moderno centro empresarial na Av. Roberto Freire, no limite com o bairro de Capim Macio. O investimento previsto é de quase R$ 34 milhões, 88% financiados pelo BNB com recursos do FNE Proatur.

O empreendimento abrigará um mix de negócios, incluindo lojas âncoras, de confecções, variedades, setor de serviços, padaria, praça de alimentação e um restaurante de renome nacional no rooftop, a cobertura do prédio, com vista para o Parque das Dunas e Ponta Negra.  

A linha do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é voltada para o setor de turismo, oferecendo crédito com taxas e prazos mais atrativos para fortalecer a cadeia produtiva, gerar empregos e desenvolver o potencial turístico da região. Com 12,7 mil m² de área construída, o prédio terá nove pavimentos com espaço para 119 lojas e três subsolos de estacionamento, somando 135 vagas. 

O grupo familiar responsável pelo projeto tem ampla experiência no setor de locação de imóveis, mas o projeto da Roberto Freire é o primeiro no formato mall. Além do espaço comercial, o projeto propõe uma nova tendência de mercado voltada para wellness (busca ativa por um estilo de vida que equilibra saúde física, mental, emocional e espiritual), oferecendo unidades especializadas em fisioterapia, salões de beleza, SPA's, e outros do gênero.  

Com informações da assessoria de imprensa do BNB

Imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Humorista Diogo Almeida apresenta o show "Volta às Aulas", no Teatro Riachuelo

Em Natal, a apresentação será no dia 21 de fevereiro, no Teatro Riachuelo

Volta às Aulas é o show ideal para quem está querendo começar o ano rindo! No show inédito, Diogo Almeida, junto com a professora Marli e outros personagens, conta histórias sobre o universo pedagógico e promete transformar em muitas risadas o momento mais temido do calendário escolar: o fim das férias. 

Convide a quadrilha pedagógica e comece o ano rindo muito!

Show Diogo Almeida - Volta às aulas

Dia 21 de fevereiro, às 21h, no Teatro Riachuelo

Ingressos: Na bilheteria do Teatro ou no site uhuu.com

Com assessoria de imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

Batuque de Mulheres lança álbum autoral "Nossa Voz"

 O grupo Batuque de Mulheres lança, em todas as plataformas de streaming, o álbum Nossa Voz. Com 13 faixas autorais, o trabalho é uma potente celebração da força coletiva das mulheres e uma afirmação sonora de luta, liberdade e emancipação. Gravado no estúdio da Pólen Aceleradora, na Vila de Ponta Negra (Natal/RN), o álbum nasceu das aulas de Produção Musical e Composição do Programa de Desenvolvimento Musical do Batuque de Mulheres, conduzidas pelas produtoras musicais Camila Pedrassoli e Vitória de Santi.

Nossa Voz marca uma fase de amadurecimento artístico do Batuque de Mulheres do GAMI. Mais que um álbum, o projeto é um manifesto coletivo: quando as mulheres se juntam, há potência para transformar o mundo.

O projeto Batuque de Mulheres do GAMI - Etapa 2025 tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI - Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes. A produção é da Guria Produtora (@guriaprodutora) e da Pólen Aceleradora. Apoio do Festival Camomila.

Ficha técnica

Artista: Batuque de Mulheres

Álbum: Nossa Voz

Link: https://onerpm.link/243169330094

O álbum é resultado das aulas de composição e produção musical do Programa de Desenvolvimento Musical do Batuque de Mulheres do GAMI-RN - Turma 2025. As letras e intenções musicais foram compostas pelas alunas, as vozes e instrumentos gravados por elas. É o resultado de um trabalho musical coletivo.

Produção musical:  Camila Pedrassoli, Vitória de Santi e Batuque de Mulheres do GAMI-RN

Gravação: Camila Pedrassoli - Estúdio Pólen Aceleradora Musical (Natal/RN)

Edição, Mix e Master: Camila Pedrassoli e Vitória de Santi

Composições:

Candice Azevedo - Vem ganzá

Clarice Cordeiro - Autoras da própria história

Fátima Santos - Ei, não é não

Geisa Silva - Quebrando o Sistema

Janaina Capistrano - O Batuque me chamou

Larissa Carvalho - Força ancestral

Nara Carvalho - Coco da resistência

Nathália Diniz - Venha menina, mulher!

Thaura Marques - A arte de r(E)sistir

Vallença Dias - Nosso Batuque!

Vânia Pascoal - Batuque é de mulher

Vanusa Cavalcante - GAMI na batucada

Vanusia Medeiros - Seja Mulher

Percussões e Vozes: Integrantes do Batuque de Mulheres 2025

Candice Azevedo, Cecília Medeiros, Clarice Cordero, Fátima Santos, Fernanda Medeiros, Gaby Santos, Geisa Silva, Gerlana Souza, Isa Medeiros, Janaina Capistrano, Karina Oliveira, Larissa Carvalho, Luana Simplício, Luciara de Freitas, Maria Araújo, Maya Sabrina, Nara Carvalho, Natália Guimarães, Nathália Diniz, Rafaela Brito, Rayza Gomes, Thaura Marques, Vallença Dias, Vânia Pascoal, Vanusa Cavalcante, Vanusia Medeiros e Vanuzia Damasceno.

Capa: Colagem coletiva (Fernanda Medeiros, Isa Medeiros, Jasmim Barbosa, Karina Oliveira, Luciara de Freitas, Nara Carvalho, Natália Guimarães, Nathália Diniz, Rafaela Brito e Thaura Marques)

Finalização digital da capa: Luana Simplício

Redes sociais:

Instagram: @batuquedemulheres

YouTube: Batuque de Mulheres do GAMI

Por assessoria de imprensa

Imagem relacionada à divulgação

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_

domingo, 4 de janeiro de 2026

Caldeirão do Mion aterrissa no RN para mostrar as belezas da terrinha na tela da Rede Globo

 A temporada especial do programa começa neste Verão de 2026, a partir deste sábado (3) e nos próximos sábados do mês de janeiro, percorrendo o estado do litoral ao sertão, embarcando em uma viagem por pontos turísticos e histórias do Rio Grande do Norte com o ‘Caldeirão de Verão’, recebendo convidados especiais para curtir as atrações no destino que está entre os mais procurados na temporada de férias do Brasil.

Além da capital potiguar, o apresentador Marcos Mion e a equipe do programa viajam do litoral ao sertão para mostrar as belezas naturais e manifestações culturais da região, em matérias especiais que serão apresentadas durante o mês de janeiro. Em São Miguel do Gostoso, um palco diferente de tudo o que o programa já fez recebe as atrações musicais em um clima de luau para as tardes mais quentes e cheias de energia do ano.

Na estreia do primeiro sábado do Caldeirão de Verão 2026, Solange Almeida, Zaynara e Luan Pereira são os artistas convidados, além do economista Gil do Vigor ciceroneado pelo humorista Mução em uma experiência de aventura no “aerobunda”. Já o ator Juliano Cazarré acompanha Mion em uma visita ao Santuário de Santa Rita, no município de Santa Cruz. Com um monumento de 56 metros de altura da padroeira, o local abriga a maior estátua cristã do mundo e se tornou símbolo do turismo religioso no estado.

São muitas as atrações para os próximos programas durante o mês de janeiro, dentre as quais, o encontro do apresentador Mion com o cantor Dorgival Dantas na "Cidade do Forró", um projeto do cantor que valoriza o forró e a cultura sertaneja, remetendo a vilarejos nordestinos da década de 1940 e que se localiza em sua terra natal, o município de  Olho D'Água do Borges, região do Oeste potiguar.

É só ficar ligado nas tardes de sábados, a partir das 16h, se estiver no RN, na telinha da InterTV, afilada da Rede Globo no RN.

Com informações da tv globo

Imagem e vídeo reproduzidos do Instagram @marcosmion

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_




sábado, 3 de janeiro de 2026

Lançamento de prêmio de cinema reforça a circulação de filmes regionais e estabelece critérios que fortalecem o setor

 Banco do Nordeste oficializa Prêmio de Cinema e amplia apoio ao audiovisual regional

O Banco do Nordeste (BNB) lançou, na quarta-feira dia 10 de dezembro, o Prêmio Banco do Nordeste Cultural de Cinema. O anúncio ocorreu durante a cerimônia de encerramento do 20° Fest Aruanda, em João Pessoa, na Paraíba. A premiação será concedida dentro dos principais festivais de cinema da área de atuação da instituição financeira e reconhecerá as produções em curtas e longas de ficção nos estados onde esses eventos ocorrem.

O superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, e o gerente do Centro Corporativo de Cultura, Murilo Albuquerque, apresentaram ao público a iniciativa para o fortalecimento do audiovisual nos 11 estados atendidos pelo Banco, abrangendo a região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, área reconhecida institucionalmente como “Nordeste Expandido”. A ocasião também contou com a presença do superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do BNB, Irenaldo Rubens.

Para concorrer, as obras devem atender a critérios que valorizam a produção regional. Os filmes precisam ter, ao menos, sessenta por cento da equipe formada por profissionais locais, ser filmados no estado sede do festival e contar com produtora local ou majoritária. As obras premiadas integrarão um catálogo audiovisual dinâmico do Banco, composto por filmes que terão seus direitos de exibição contratados por tempo determinado.

A iniciativa reafirma a presença da instituição na promoção da cultura e apoia a trajetória de profissionais do audiovisual, fortalecendo redes criativas e contribuindo para ampliação de público. O Banco do Nordeste prevê que essas obras integrem o acervo ao longo do ciclo de parcerias, com bonificações destinadas a estimular novas produções e apoiar equipes locais.

Os festivais selecionados para integrar a iniciativa também seguem parâmetros definidos pela instituição. O BNB considera o potencial de internacionalização dos eventos, seu papel como polos centralizadores de circulação audiovisual e sua longevidade, priorizando festivais consolidados e com impacto reconhecido no ecossistema cultural nordestino.

Com informações e foto da assessoria de imprensa do Banco do Nordeste

©2026 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -  X/twitter @AssessoRN | Instagram:https://www.instagram.com/assessorn_
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template