acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Parque das Ciências expõe progresso e legado da humanidade


Ao longo de milhares de anos, o ser humano vem trilhando o caminho da adaptação em busca da sobrevivência. Na linha evolutiva, um dos aspectos que contribuíram para a perpetuação da espécie humana foi a procura pela melhoria da qualidade de vida, por meio da ciência e da tecnologia.

À medida que novas descobertas são realizadas ou aprofundamos nossos saberes, com a sistematização de métodos baseados na observação, a leitura do que já foi publicado sobre determinado tema, a experimentação e a análise de causas e efeitos, surgem novos conhecimentos que beneficiam a humanidade.

Aliada ao rigor das pesquisas científicas, a curiosidade e a vontade de aprender são a mola propulsora para o progresso da espécie humana, pois trazem resultados que podem a ser desfrutados nas nossas vidas em atividades rotineiras, como a escolha dos melhores alimentos para uma refeição, a compreensão de fatos do nosso cotidiano com base na história, o cálculo para o orçamento do mês, o uso de medicamentos para tratar doenças, as previsões climáticas, entre outros inúmeros exemplos.

Dessa forma, toda e qualquer pessoa precisa se apropriar do conhecimento científico para intervir no mundo sobre temas complexos ou simples, pois a ciência tem impacto direto na vida de todos. Nessa perspectiva, com foco na popularização da ciência e na desmistificação da imagem do cientista, que costuma ser visto como uma pessoa inalcançável, o Parque das Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece um espaço de educação e de divulgação científica, que tem o objetivo de despertar o interesse pelas ciências, cultura e tecnologia.

Mostrando que todos nós devemos ter um pouco de cientista e aproximando a academia da população, o parque é coordenado pela professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP), Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo. “O espaço nasceu com a intenção de ser um museu e já funciona há mais de 10 anos, desde o início no MCC-UFRN. Então, esse é um local de ensino não formal, com foco nas ciências como física, química e biologia”, explica a professora Magnólia.

Hoje o parque funciona como um programa de extensão, ligado ao Núcleo de Educação em Ciências da UFRN. O espaço conta com três salas, com exposições interativas e atividades diversas, além do ambiente externo com mesas para piquenique e amostras artísticas de animais extintos.

Além das oficinas para os visitantes do local, o programa oferta ainda capacitações para professores de ciências da rede pública. Os cursos são divulgados pelas redes sociais e em forma de convite enviado às Secretarias Públicas de Educação (municipal e estadual). Diversas temáticas já foram debatidas, como a sustentabilidade ou a respeito do ensino das ciências, com a exposição de experimentos a serem reaplicados nas salas de aulas sem a necessidade de muitos materiais ou de uma estrutura de laboratório.

Dessa forma, o público-alvo de visitação é amplo, já que o espaço recebe de crianças bem pequenas até adultos, como escolas infantis e professores em formação. Os visitantes são recebidos por monitores como João Mateus Pinto de Araújo, que trabalha há dois anos na sala de Biologia e considera a exposição dos crânios de hominídeos a atividade que chama mais atenção do público.

Nessa mostra, ocorre uma comparação entre as características dos crânios em cada época da evolução, do Paranthropus bosei ao Homo sapiens, relativas ao formato da cavidade ocular, dos ossos nasais ou do tamanho do cérebro. “No evolucionismo, nem sempre o mais forte permanece, mas segue a espécie que melhor se adapta. O ser humano é um exemplo porque está presente em boa parte do planeta até hoje, em termo de população”, explica João Mateus.

Um dos visitantes que se encantou com os crânios foi Rafael Oliveira, 8 anos, que inicia a 4ª série do Ensino Fundamental em 2019. Para o garoto, as disciplinas favoritas na escola são história, geografia e ciências, mas elas costumam ser abordadas de forma predominantemente teórica, na opinião dele. “As aulas são mais explicativas, então, fazer uma visita a um museu ou a um parque é muito mais legal porque é interativo e divertido”, opina.

Como passeio de família, Evelyn Barros levou a filha de 3 anos, Maria Júlia, para visitar o Museu Câmara Cascudo (MMC-UFRN). Ela conta que ficou surpresa ao saber que no local há também o Parque das Ciências. “Gostamos bastante e acho importante esse tipo de espaço, principalmente porque sentimos falta de mais lugares como esse na cidade”, explica.

Na equipe do Parque, há três docentes fixos e cerca de 15 monitores, além de alunos de pós-graduação e professores de diversas áreas que atuam temporariamente. Os monitores são alunos das graduações de Química, Física e Biologia, os quais são orientados a suscitar a curiosidade nos visitantes a fim de incentivar a participação.

Para 2019, a coordenadora do Parque das Ciências explicou que há o planejamento para implantar um jardim sensorial, com foco na inclusão de pessoas cegas. Portanto, o ambiente vai ofertar atividades na natureza onde será possível sentir cheiros, texturas e formas, por exemplo. Ainda segundo a professora, espaços desse tipo ainda são raros no Brasil.

Serviço

O Parque das Ciências da UFRN fica localizado no Museu Câmara Cascudo (MCC-UFRN), no bairro do Tirol, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outras informações do local podem ser acessadas no Facebook pelo link https://pt-br.facebook.com/parquedasciencias/, ou no perfil do Instagram @parquedascienciasufrn. [Williane Silva – ASCOM-Reitoria/UFRN]

Nas fotos, para Evelyn Barros, sua filha de 3 anos, Maria Júlia, ficou encantada com as artes que ilustram os animais extintos, localizados na áreas externa do Parque das Ciências da UFRN e na foto 2, o monitor João Mateus, aluno da graduação em Biologia da UFRN, apresenta “Leo”, a caveira-monitor, para o visitante Rafael Oliveira.
Foto: Cícero Oliveira

Fisioterapia e qualidade de vida


Cinthia Moreno
Fisioterapeuta – Casa Durval Paiva
CREFITO 83476-F

O termo qualidade de vida tem sido amplamente utilizado na literatura e também no nosso cotidiano. Escutamos com frequência que devemos, por exemplo, nos exercitar e mudar hábitos alimentares para desfrutarmos de uma melhor qualidade de vida. Mas a que esse termo se refere?

O conceito não inclui apenas fatores relacionados à saúde, como bem-estar físico, funcional, emocional e mental, mas também outros elementos como trabalho, família, amigos, e outras circunstâncias do cotidiano que também são importantes na vida de qualquer indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida reflete a percepção dos indivíduos de que suas necessidades estão sendo satisfeitas. Existem algumas ferramentas que podem avaliar e quantificar a qualidade de vida, levando em consideração alguns indicadores multifatoriais.

O câncer, mesmo nos sintomas iniciais, e o tratamento que muitas vezes é agressivo, podem comprometer o sistema musculoesquelético levando a encurtamentos musculares, diminuição da força muscular, contraturas, alterações posturais e alterações na coordenação motora e equilíbrio. Dependendo da condição clínica do paciente e da presença de dor, pode haver restrição ao leito o que vai comprometer o condicionamento físico. Todos esses fatores causam impacto na qualidade de vida.

O fisioterapeuta é um profissional fundamental em equipes multidisciplinares que tratam pacientes com câncer, pois já existem dados que comprovam que quando o paciente é acompanhado pelo fisioterapeuta desde o diagnóstico, as chances de sobrevida aumentam, assim como a qualidade de vida. As sequelas também podem ser minimizadas e até evitadas.

Isso não é diferente com crianças e adolescentes. Na Casa Durval Paiva, o objetivo do tratamento no setor de fisioterapia é promover a reabilitação do paciente e incentivá-lo a retomar suas atividades diárias de forma independente, o mais rápido possível, considerando sempre suas características individuais e limitações. O objetivo é também diminuir os efeitos colaterais e as complicações que podem surgir após uma cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Com exercícios terapêuticos e orientações para o dia a dia da criança e do adolescente podemos sim contribuir para uma melhor qualidade de vida, não só no aspecto físico, mas também emocional e social. Percebemos na prática que o tratamento de reabilitação promove segurança e confiança. O paciente tem melhora da autoestima e volta a brincar e se relacionar melhor com a família e amigos.
Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Imagem relacionada à divulgação

Fórum abre discussão sobre gravidez na adolescência


Sesap coloca em pauta a discussão sobre gravidez na adolescência

A Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu uma discussão sobre a prevenção da gravidez não intencional na adolescência. O debate aconteceu durante um Fórum realizado na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório da Sesap, com a presença dos técnicos da CPS, Unidades Regionais de Saúde Pública, além de representantes das secretarias estaduais de Justiça e Cidadania, Educação, profissionais de entidades das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Comitê de Mortalidade Materno Infantil, Coordenação Estadual da Infância e Juventude, e demais instituições envolvidas com a temática.

A coordenadora da CPS, Neuma Lúcia de Oliveira, explicou que a iniciativa do Fórum partiu da Lei Federal 13.798, de 3 de janeiro de 2019, a qual instituiu a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A Sesap elaborou uma nota técnica de orientação aos municípios com orientações sobre ações a serem executadas. “Precisamos reforçar a necessidade de se trabalhar as ações de forma contínua e permanente; queremos lembrar que o alerta para essa temática deve estar presente no cotidiano dos serviços, pois a gravidez é um tema entre tantos que envolvem os adolescentes, um público com muitas vulnerabilidades, daí a importância de mantermos as parceiras com outras instituições, trabalharmos com os movimentos sociais, inserindo o tema em outras áreas”. A nota técnica orienta a adoção de ações contínuas, como rodas de conversa com profissionais, oficinas com adolescentes e implementação da Caderneta de Saúde do Adolescente nas unidades de saúde.

A subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Márcia Lucas, reforçou a importância da integração das ações. “A gravidez na adolescência é um indicador importante de saúde, ocorre em várias situações, e a Sesap tem o cuidado de ter esse olhar intersetorial, com uma agenda de políticas articuladas”. A assistente social da Área Técnica da Saúde do Adolescente e do Jovem, Maria Aparecida da Silva, apresentou os dados e as ações desenvolvidas nesta área temática. Ao final do Fórum serão dados os encaminhamentos para uma agenda de ações. [Ascom/Sesap]
Foto relacionada à divulgação

Tecnologia assistiva e a busca da independência


Por Lady Kelly Farias da Silva
Terapeuta Ocupacional - Casa Durval Paiva
Crefito:14295-TO

Epidermólise Bolhosa (EB) é uma doença genética que possui a sua peculiaridade clínica variável e uma das características é a formação de bolhas na pele e mucosas. Estas podem ser espontâneas ou provocadas por algum trauma. Não se trata de uma doença contagiosa, mas existe nessa patologia o risco de infecções. Nesse caso, através de um olhar holístico de uma equipe multidisciplinar, é possível perceber o grande impacto que a doença pode causar na vida do paciente, devido a fatores que interferem nos mais variados aspectos, que perpassam pelos físicos, sociais e emocionais.

As inúmeras formações de bolhas com cicatrização progressiva durante a infância, geralmente leva a fusão dos dedos das mãos e dos pés (pseudosindactilia), trata-se da ligação entre os dedos, além de apresentar comprometimentos como contraturas articulares, afetando o cotovelo, as mãos e os joelhos, afetando consequentemente sua mobilidade, ocasionado atrofia muscular.   

A paciente A.B., diagnosticada com uma doença hematológica crônica, também é portadora de epidermólise bolhosa. Ela é assistida pela Casa Durval Paiva e, devido às problemáticas das patologias, recebe o acompanhamento de uma equipe com o objetivo de propiciar qualidade de vida, de acordo com as possibilidades da paciente, considerando sempre suas potencialidades.

As complicações psicomotoras são características da doença que estão diretamente associadas a incapacidade física com consequência psicológica, desta forma, é necessário dispor ao paciente e sua família um suporte e acolhimento humanizado, com especial atenção à promoção da aceitação da doença e prevenção da sobreproteção e isolamento do paciente.

Nesse contexto, o terapeuta ocupacional que faz parte da equipe multidisciplinar, presta a assistência à pessoa com epidermólise bolhosa e promove a prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes atingidos por quaisquer problemas ou doenças que afetam o seu cotidiano. Pelo fato de ter uma visão globalizada sobre o outro, busca proporcionar maior autonomia e independência nas atividades diárias, maior participação social e restruturação do seu dia a dia, para um desempenho ocupacional satisfatório.

Em se tratando da paciente A.B., a terapia ocupacional é importante na prevenção das contraturas progressivas, assim como, na junção dos dedos, que afeta consideravelmente suas funções, como: a escrita, o ato de pentear o cabelo, abotoar uma blusa, dar laço no cadarço e até escovar os dentes sem a ajuda de outras pessoas. De acordo com essa perspectiva, foi confeccionado uma tecnologia assistiva, que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais da pessoa com deficiência, para promover uma vida mais independente, inclusiva e permitir que a pessoa execute tarefas que antes não conseguia ou tinha dificuldade em realizar. Nesse caso, para a paciente A.B. foi desenvolvido um recurso para facilitar a escovação dos dentes, em seguida, a paciente passará pelo processo de treino do recurso, para que seja utilizado de forma adequada, para que este passe a ter a função desejada de forma independente.

Atualmente não há cura definitiva para a epidermólise bolhosa, o tratamento é o alívio dos sintomas, oferecendo o suporte necessário, considerando que os impactos na vida dessas pessoas são significativos, onde são afetados aspectos físicos, sociais e emocionais. Geralmente, os pacientes necessitam da assistência de terceiros para a realização das atividades diárias mais simples, sendo assim, o processo terapêutico é contínuo, a fim de alcançar a independência e a qualidade de vida necessária ao portador da doença, favorecendo o desenvolvimento psicomotor e estimulando-o nas atividades do cotidiano, visando a independência e ressignificando a vida.

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa
Imagem relacionada à divulgação

Rio Grande do Norte apresenta redução nos índices criminais em janeiro


No primeiro mês de 2019, o Rio Grande do Norte apresentou redução em uma série de índices criminais. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

As Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) tiveram uma redução em todo o Estado de 38,5%, passando de 200 para 123. Na capital potiguar, a queda foi ainda maior, de 39,1% (passou de 46 para 28), enquanto Mossoró viu a redução atingir 31,6% (de 19 para 13).

Em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), as diminuições também foram significativas, de 33,59% nos roubos e 19,9% nos furtos qualificados. Na Região Metropolitana, o roubo de veículos caiu 28,4%, de 649 para 465, enquanto o roubo a transporte coletivos passou de 44 para 39 (-11,4%). [Assessoria Imprensa Sesed]
Foto relacionada à divulgação

UFRN encerra dia 1º cadastramento nos campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza até esta sexta-feira, 1º de fevereiro, o cadastramento e matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. O último dia será voltado aos retardatários, que não compareceram nas datas e horários definidos anteriormente para atendimento de cada curso. O candidato deve se dirigir ao campus para o qual foi aprovado, com a documentação necessária requerida para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na instituição. O cadastramento acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Devem comparecer tanto os aprovados para o primeiro quanto para o segundo semestre, que podem realizar o cadastramento por procuração pública com firma reconhecida em cartório. A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressalta a importância de consultar o edital em www.sisu.ufrn.br para conferir os documentos que devem ser apresentados para a efetivação da matrícula.

Cadastramento Natal e Macaíba

O cadastramento dos convocados para os campi de Natal e Macaíba da UFRN encerra na segunda-feira, 4, quando serão atendidos os retardatários de todos os cursos. O atendimento acontece desde a última quarta-feira, 30, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) do campus central, em Natal. No primeiro dia de cadastramento foram matriculados 1.162 estudantes em dois campi da universidade, sendo 1.018 em Natal e 144 em Caicó.



A UFRN oferece 6.933 vagas para ingresso por meio do Sisu, com 4.649 para o primeiro semestre e 2.284 para o 2º semestre, distribuídas entre os 107 cursos ofertados pela instituição. Os candidatos que não foram convocados têm até o dia 4 de fevereiro para manifestar no site www.sisu.mec.gov.br o interesse em participar da lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes. [ASCOM – Reitoria/UFRN]

Cientista Joana D'Arc apresenta no RN palestra especial do mês da mulher

A história de superação passará por Fortaleza, Natal e Rio de Janeiro em março

No mês dedicado às mulheres, a cientista Joana D’Arc Félix de Sousa conta a sua história de vida e superação em três capitais brasileiras: Fortaleza, Natal e Rio de Janeiro. Mais informações sobre o serviço e datas ao final do texto.  Aos 53 anos, Joana já possui 103 prêmios por suas pesquisas, dentre eles o “Personalidade 2017” do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo Jornal O Globo, em 2018.

Filha de uma empregada doméstica e de um funcionário de curtume, em Franca, no interior de São Paulo, Joana enfrentou a fome, a falta de estrutura e o preconceito. Ainda pequena ela precisou enfrentar as dificuldades sozinha: quando seu único sapato do ano rasgou, no primário, os colegas viram o plástico que cobria o buraco na sola. Quieta, enfrentou as risadas. Na adolescência, ouviu da mãe de uma colega de turma que, por ser negra, deveria utilizar a entrada de serviço do prédio. Não chorou, mas foi embora.

Sua inteligência e dedicação mostraram resultados logo cedo. Aos 14 anos foi estudar Química na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Morou sozinha em um pensionato. No começo, a única refeição que tinha era o almoço na universidade. Desistir nunca foi uma opção para Joana. Ganhou asas e partiu para os Estados Unidos. Aos 25 anos, era PhD em Química pela Universidade Harvard. Desde 2004, faz pesquisa de ponta com alunos da Escola Agrícola de Franca, onde é professora e coordena o curso técnico de curtimento. Correu atrás de bolsas de iniciação científica para os estudantes e, com eles, registrou 15 patentes nacionais e internacionais.

Fortaleza - Teatro RioMar Fortaleza - 13 de março

Natal - Teatro Riachuelo - 25 de março

Rio de Janeiro - Teatro Bradesco Rio - 26 de março

Palestra Joana D’Arc -

Dia 25 de março, segunda-feira,  às 20h30.

Duração: 100min

Classificação: Livre


Teatro Riachuelo  (Avenida Bernardo Vieira, 3.775 – piso L3 do Shopping Midway Mall – Tirol)


Setor
Valor
Meia-Entrada
 Plateia A
R$90,00
R$45,00
 Plateia B
R$90,00
R$45,00
 Camarote
R$80,00
R$40,00
 Frisas
R$70,00
R$35,00
 Balcão Nobre
R$70,00
R$35,00
- 50% Unimed Natal Clientes plano e médicos cooperadores nos primeiros 350 ingressos no formato plateia (por espetáculo) ou 500 ingressos no formato pista (por espetáculo) Desconto válido apenas com a apresentação da carteira (UNIMED NATAL) e CPF. Desconto limitado a 1 (um) ingresso por CPF.

*Descontos não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;

** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo.

***A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Rio Grande do Norte:

- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br

- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.

- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.

- ACOMPANHANTES DE CADEIRANTES (quando necessário).

- DOADORES REGULARES DE SANGUE são considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue dos hospitais do município de Natal.

**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall - Av. Bernardo Vieira 3775 - piso L3 (terça a sábado, das 12h às 21h, domingo e feriado, das 14h às 20h)


Atendimento: falecom@uhuu.com

Assessoria de imprensa do Teatro Riachuelo Natal:
Luciana Oliveira – (84) 98728-0813 luciana@sollarcomunicacao.com.br
Imagem relacionada à divulgação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Prazo para adesão ao Simples Nacional se encerra nesta semana


Empresas têm até quinta-feira (31) para solicitarem inclusão

Os empresários que desejam optar pelo Simples Nacional têm até esta quinta-feira (31) para aderir ao sistema especial de tributação. A data também diz respeito às empresas que foram excluídas do sistema em 2018. “O prazo de quinta-feira é para todas as empresas, quem foi excluído e regularizou suas pendências poderá solicitar uma nova opção também dentro deste prazo”, destaca Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores.

O Simples Nacional traz importantes incentivos ao pequeno empresário ao oferecer facilidades como a unificação de impostos, a preferência no desempate de licitações e maior facilidade no atendimento da legislação. O sistema foi lançado em 2007 e abrange microempresas e empresas de pequeno e médio porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

“O maior benefício é a redução da carga tributária, porém é importante, antes de optar, realizar um estudo para saber se realmente ocorrerá a redução, pois existem alguns casos da tributação no Simples Nacional ficar maior”, aponta o especialista. Nesse caso, o empresário que se enquadra e deseja aderir ao Simples deve contar com uma assessoria contábil para avaliar as opções e dar início ao processo. [por assessoria de imprensa]

Crianças da Casa Durval Paiva visitam navio da Marinha nesta quarta


Aproveitando as férias escolares, quinze crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva irão participar nesta quarta, 30/01, das 15h às 16h, de um passeio terapia especial. A Marinha do Brasil irá oferecer um momento de lazer através de uma visita ao Navio-Patrulha “Macau”, na Base Naval de Natal.

O passeio terapia está inserido nas ações da Classe Domiciliar da Casa e tem por objetivo promover quinzenalmente o acesso à cultura e ao lazer numa articulação e interação com a realidade de vida e temas propostos em sala de aula, despertando um novo conhecimento de mundo e um momento fora da rotina de tratamento médico.

Subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval, o Navio-Patrulha “Macau” tem como principal tarefa patrulhar as Águas Jurisdicionais Brasileiras. Sua área de atuação compreende os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, englobando também os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, assim como a Reserva Biológica Atol das Rocas.

Casa de Apoio à Criança com câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Governo Federal expulsa mais de 600 servidores em 2018 por práticas ilícitas

Corrupção é o principal motivo das penalidades, com 423 aplicadas no ano passado, o que corresponde a 65% dos casos

O combate à impunidade no Poder Executivo Federal, uma das diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU), resultou, em 2018, na punição de 643 agentes públicos por atividades contrárias à Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores). Foram 516 demissões de funcionários efetivos; 89 cassações de aposentadorias; e 38 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Os dados fazem parte de relatório divulgado, nesta segunda-feira (28/1), pela Controladoria-Geral da União (CGU), que reúne detalhes sobre as penalidades expulsivas.

O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção, com 423 penalidades aplicadas, ou 65,8% do total. Já o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são fundamentos que vêm em seguida, com 161 casos (25%). As outras razões que mais afastaram servidores são proceder de forma desidiosa/negligência (21) e a participação em gerência ou administração de sociedade privada (6). Casos enquadrados como “Outros”, totalizaram 32 punições.

Entre os atos relacionados à corrupção estão:

Valimento do cargo para lograr proveito pessoal;
Recebimento de propina ou vantagens indevidas;
Utilização de recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;
Improbidade administrativa;
Lesão aos cofres públicos;
Dilapidação do patrimônio nacional.
Em 2018, o número de 643 punições, que reúnem penalidades expulsivas aplicadas por órgãos e autarquias, é o maior na comparação dos últimos 16 anos, desde o início da série histórica, consolidada pela CGU a partir de 2003. Em relação a 2017, quando foram aplicadas 506 expulsões, o aumento em 2018 foi de cerca de 27%. Os dados do levantamento não incluem os empregados de empresas estatais, a exemplo da Caixa, Correios e Petrobras.

Veja mais:



A maior quantidade de punições é consequência da melhoria dos processos e de uma maior capacidade de detecção de problemas, afirma o corregedor-geral da União, Gilberto Waller. “O enfrentamento à impunidade é uma das diretrizes prioritárias da Controladoria, e o aumento do número de expulsões é reflexo desse trabalho”, explica.

Mais de 7 mil expulsos

Entre 2003 e 2018, 7.358 servidores foram expulsos da administração pública federal. Desses, 6.112 foram demitidos; 638 tiveram a aposentadoria cassada; e 608 foram afastados de suas funções comissionadas. A quantidade de servidores estatutários civis ativos é de cerca de 585 mil, conforme dados constantes no Painel Estatístico de Pessoal.

As pastas com a maior quantidade de expulsões foram o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) – que até o final de 2018 absorvia o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); seguido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo então Ministério da Segurança Pública (MSP). Na comparação proporcional, o Ministério do Esporte (ME) obteve a média mais elevada com 39,09 expulsões por cada mil servidores, considerando os últimos cinco anos.

Os números do balanço ainda não refletem a nova estrutura da Administração Pública Federal (criação e fusão de ministérios e demais órgãos/entidades), a partir da Medida Provisória (MP) nº 870 - publicada no último dia 1º de janeiro.

Estados

Nos últimos 16 anos, as cinco unidades federativas com mais servidores federais punidos foram Rio de Janeiro (1.304), Distrito Federal (872), São Paulo (829), Minas Gerais (355) e Paraná (337). Em 2018, porém, foi a primeira vez que São Paulo registrou o maior número de penalidades, 113 contra 92 do Rio de Janeiro. (No RN, foram 110 punições desde 2003).

Já na comparação proporcional, o Amazonas é o Estado que registrou a maior média de servidores federais punidos, com 10,74 expulsões por cada mil servidores, seguido de São Paulo (9,57 por mil) e Maranhão (9,09 por mil), Mato Grosso (9,03 por mil) e Mato Grosso do Sul (8,28 por mil). Os números proporcionais se referem aos últimos cinco anos. (No RN: 3,12% – Confira aqui).

Prestação de Contas

O levantamento é realizado pela Corregedoria-Geral da União, área da CGU, que publica mensalmente os dados na Internet, de forma a prestar contas à sociedade sobre a atividade disciplinar exercida no âmbito das corregedorias do Executivo Federal. Outra forma de acessar e detalhar as informações é por meio do Painel de Corregedorias, lançado em 2018.

A CGU mantém ainda o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF), disponível no Portal da Transparência. A ferramenta permite consultar, de forma detalhada, a punição aplicada ao servidor, órgão de lotação, data da punição, a Unidade da Federação (UF) e fundamentos legais. A fonte das informações é o Diário Oficial da União.

Impedimentos

Os servidores apenados, nos termos da Lei Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos. A depender do tipo de infração cometida, também podem ficar impedidos de voltar a exercer cargo público. Em todos os casos, as condutas irregulares ficaram comprovadas após condução de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme determina a Lei nº 8.112/1990, que garantiu aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório. [Fonte: CGU]

Imagem relacionada à divulgação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN 

UFRN inicia cadastramento de alunos da primeira chamada do Sisu nesta quarta


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia nesta quarta-feira, 30, o cadastramento e matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão cadastrados nos dias 30, 31, 1º e 4 de fevereiro, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) do campus central, em Natal. Para os demais campi, o cadastramento ocorre nos dias 30, 31 e 1º no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó e entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro nos campi de Currais Novos e Santa Cruz, que recebem os aprovados nos respectivos locais.

O atendimento aos candidatos acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com divisão por datas e turnos específicos para cada curso da UFRN. Devem comparecer tanto os aprovados para o primeiro quanto para o segundo semestre, que podem realizar o cadastramento por procuração pública com firma reconhecida em cartório. A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressalta a importância de consultar o edital para conferir os dias de atendimento e os documentos requeridos para verificação de conformidade com as exigências para ingresso na instituição.

O cadastramento deste ano também terá bancas de validação dos candidatos classificados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, incluídas no Sisu pelo segundo ano consecutivo. Na UFRN, os aprovados nesse grupo deverão apresentar os termos, exames e laudos comprobatórios para análise da banca, formada por 15 profissionais das áreas educacional, psicossocial e de saúde, que emitirá um parecer final relativo à deficiência alegada. Caso o cadastramento seja realizado por meio de procurador, o candidato deverá submeter-se à avaliação da banca em data agendada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Os documentos necessários, horários de cadastramento e outras informações estão disponíveis em edital, que pode ser acessado no endereço  www.sisu.ufrn.br.

Lista de espera

A UFRN oferece 6.933 vagas para ingresso por meio do Sisu, sendo 4.649 para o primeiro semestre e 2.284 para o 2º semestre, distribuídas entre os 107 cursos ofertados pela instituição. Os candidatos que não foram convocados têm até o dia 4 de fevereiro para manifestar no site www.sisu.mec.gov.br o interesse em participar da lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes. Neste ano, o estudante selecionado na primeira chamada regular em uma de suas opções, independentemente de ter feito a matrícula, não pode participar da lista de espera.

2ª Chamada

O resultado da segunda chamada será divulgado em 11 de fevereiro, já o cadastramento e matrícula ocorrem de 14 a 18 de fevereiro em Natal, 14 a 16 em Caicó e nos dias 14 e 15 em Currais Novos e Santa Cruz. [ASCOM–Reitoria/UFRN]

Apelo para salvar os gols da TVU; Aconteceu torcida potiguar!

É PRECISO SALVAR AS IMAGENS DA HISTÓRIA DO RN!

Por Maurício Pandolphi - professor universitário

As recentes postagens aqui no FB*, do jornalista e amigo Rubens Lemos Filho, mostrando gols históricos do futebol potiguar nos anos 1980, nos tempos gloriosos do velho Castelão, geraram um debate sobre a necessidade de recuperarmos nossa memória visual.

Falo dos arquivos da TV Universitária, que foi por 15 anos a única emissora de televisão do estado, antes do surgimento dos canais comerciais, em 1987.

A UFRN teve a boa iniciativa de digitalizar a maior parte de seus arquivos de vídeos gravados depois de 1980, nos formatos U Matic e Betacam. É graças a isso que Rubinho pode hoje deleitar-nos com os gols de seu ABC.

Mas e as imagens anteriores, gravadas entre 1971 e 1980, ainda nos velhos vídeos de fitas Quadruplex de 2 polegadas ou em películas de 16 mm? Nada foi feito para digitalizar também esse material precioso.

Em 2013, quando dirigia a TV Assembleia consegui o apoio da presidência da Assembleia Legislativa para digitalizar os filmes de 16 mm da TVU. Propusemos um convênio à UFRN, sem custos para a universidade.

Só teriam que autorizar a TV Assembleia a usar as imagens, com citação de origem. Íamos recuperar umas 40 horas de imagens valiosíssimas e únicas, com a história do RN, incluindo esportes, cultura e política.

Numa fase posterior nossa intenção seria ajudar a Universidade a digitalizar os vídeos de 2 polegadas, que incluiam toda a produção das aulas do pioneiro Projeto SACI, o primeiro modelo de ensino fundamental à distância pela TV do MUNDO, que o RN teve o privilégio de sediar nos anos 1970.

Nunca recebemos a resposta da UFRN, por inércia burocrática ou má vontade política. Os filmes e fitas continuam lá, se deteriorando com o tempo, jogados num depósito qualquer.

Mas ainda há tempo de se recuperar esse material essencial. Basta a UFRN se dispor a fazer isso. Se ela disser sim, já é um bom começo.


*Apelo para salvar os "gols" da Televisão Universitária foi publicado na página do jornalista Vanilson Julião – Jornal da Grande Natal.

JBAnota O professor Maurício Pandolphi trabalhou por muitos anos na TVU, praticamente desde o início da fundação da emissora pioneira no RN. Os gols eram narrados pelo inconfundível José de Arimatéia, ou “Zé Ary”, dublê de jornalista e apresentador, com seu tradicional jargão na hora que a bola balançava as redes: “A.con.te.ceu, torcida potiguar”. E que também passavam nos gols da rodada de final de semana na TV Globo.
Imagem reproduzida da Internet
   ©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Emissão do Certificado Internacional de Vacinação agora é 100% digital

Agora ficou mais fácil para o cidadão obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), o famoso cartão amarelo emitido pela Anvisa. Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite totalmente digital. A digitalização foi feita em uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

Mais de cem países exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela. Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, não fazem questão da apresentação do certificado. Em outros casos, como Austrália, Bahamas e Tailândia, não é permitida a entrada sem o documento, inclusive para uma simples conexão do cidadão que estiver só de passagem. Blog da Saúde > clique aqui para saber mais.

Imagem relacionada à publicação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN 
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template