acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Fórum abre discussão sobre gravidez na adolescência


Sesap coloca em pauta a discussão sobre gravidez na adolescência

A Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promoveu uma discussão sobre a prevenção da gravidez não intencional na adolescência. O debate aconteceu durante um Fórum realizado na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório da Sesap, com a presença dos técnicos da CPS, Unidades Regionais de Saúde Pública, além de representantes das secretarias estaduais de Justiça e Cidadania, Educação, profissionais de entidades das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Comitê de Mortalidade Materno Infantil, Coordenação Estadual da Infância e Juventude, e demais instituições envolvidas com a temática.

A coordenadora da CPS, Neuma Lúcia de Oliveira, explicou que a iniciativa do Fórum partiu da Lei Federal 13.798, de 3 de janeiro de 2019, a qual instituiu a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A Sesap elaborou uma nota técnica de orientação aos municípios com orientações sobre ações a serem executadas. “Precisamos reforçar a necessidade de se trabalhar as ações de forma contínua e permanente; queremos lembrar que o alerta para essa temática deve estar presente no cotidiano dos serviços, pois a gravidez é um tema entre tantos que envolvem os adolescentes, um público com muitas vulnerabilidades, daí a importância de mantermos as parceiras com outras instituições, trabalharmos com os movimentos sociais, inserindo o tema em outras áreas”. A nota técnica orienta a adoção de ações contínuas, como rodas de conversa com profissionais, oficinas com adolescentes e implementação da Caderneta de Saúde do Adolescente nas unidades de saúde.

A subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Márcia Lucas, reforçou a importância da integração das ações. “A gravidez na adolescência é um indicador importante de saúde, ocorre em várias situações, e a Sesap tem o cuidado de ter esse olhar intersetorial, com uma agenda de políticas articuladas”. A assistente social da Área Técnica da Saúde do Adolescente e do Jovem, Maria Aparecida da Silva, apresentou os dados e as ações desenvolvidas nesta área temática. Ao final do Fórum serão dados os encaminhamentos para uma agenda de ações. [Ascom/Sesap]
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template