acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Práticas Integrativas contextualizam experiências acolhedoras no RN


Servidores e colaboradores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) vivenciaram uma experiência acolhedora na manhã da última sexta-feira (18), através de atividades de práticas integrativas, que está inserida na atenção básica, no contexto da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui a Portaria que atualiza novas práticas.

As atividades foram realizadas no auditório do Núcleo, em Natal, por meio de roda de relaxamento conduzido com aromoterapia e, posteriormente, escalda-pés, cuja ação contou com a parceria do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), da Secretaria de Saúde de Natal (SMS). A programação também foi recheada de um café da manhã e homenagens às mães que trabalham no NEMS/RN. 


Os trabalhos das práticas integrativas foram conduzidos pela diretora do CERPIC,  Liene Maria de Medeiros, especialista em saúde do  trabalhador e em educação ambiental. Ela avalia seu trabalho como atividade simples, porém com um peso positivo muito bom. “Esta é a proposta, de manter as práticas com este trabalho junto aos trabalhadores. É acolhedor e combate o absenteísmo, o desinteresse pelo trabalho”, pontua, e detalha que além de trabalhar o corpo dos participantes, com sessão de relaxamento, aromoterapia por meio de óleos essenciais e escalda-pés com água quente e sal grosso, o momento também incluiu a semana das mães, homenageando todas elas que trabalham no órgão.

Com atendimento de usuário do SUS, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC) está localizado na Rua Tuiuti, 173, bairro Petrópolis, próximo ao Mercado homônimo.

Para a Coordenação-Geral do NEMS/RN, as práticas integrativas devem ser inseridas no contexto da saúde do trabalhador para o fortalecimento do melhor desenvolvimento das atividades laborais do órgão. “As práticas integrativas estão inseridas na política adotada pelo Ministério da Saúde, através das quais o Núcleo está inserido neste contexto promovendo estas atividades com os trabalhadores”, ressalta o coordenador-geral, Francisco Júnior do Rêgo.

“Importante este novo serviço oferecido pelo SUS desde o ano passado, das práticas integrativas, porque considera o indivíduo como um ser completo em todos os aspectos, afirma a chefe da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF), Fabiana Figueiredo, que segundo ela, “é ótimo fazermos esse momento de integração, para que possamos nos unir mais, termos um trabalho proveitoso, além de prevenir doenças, previne o estresse do trabalho e estamos com este propósito de promover estas ações e a coordenação-geral do Núcleo é sensível neste aspecto e entende muito bem”.

A servidora Inalda Amaral participou das atividades e considera que o serviço é uma excelente oportunidade de integração. “Entendo que há necessidade de ter outros eventos como este, porque levanta a autoestima do servidor”, observa.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde

O campo das práticas integrativas e complementares contempla os sistemas médicos complexos e os recursos terapêuticos, também chamado de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Clique aqui para acessar página da PNPIC.
Fotos: ascom/ms/rn

©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template