Por Fernando Luiz*
No Brasil a cultura nunca recebeu a atenção devida por parte do poder público. E o artista popular, cujo trabalho muitas vezes não é tido como de importância cultural, ainda é o mais desrespeitado, principalmente por alguns políticos.
Em 1982, depois de residir no Rio de Janeiro por oito anos, voltei para Natal e fui trabalhar na rádio Trairy, hoje CBN.
Na época, além do meu emprego na rádio, eu cantava em boates e circos para reforçar a minha renda.
Naquele ano eleitoral durante a campanha política eu fiz um jingle para um deputado estadual candidato à reeleição. Na hora do pagamento pelo meu trabalho, a esposa do deputado quis pagar um valor inferior ao que havia sido acertado anteriormente. Não concordei e ela continuou insistindo. Como eu me mantinha irredutível, ela me fez uma “proposta”: “Olha, meu filho, o que você está cobrando é muito caro; é melhor você diminuir o preço, pois meu marido é muito influente e é muito bom ser amigo de um deputado. Um dia você pode precisar dele para conseguir um remédio, uma passagem e até mesmo se você entrar em alguma confusão ele pode lhe ajudar. Se você um dia for preso por algum motivo e precisar de um advogado, ele consegue um e dá um jeito de conseguir um habeas corpus para lhe soltar...”
Custei a acreditar no que estava ouvindo. Olhei-a nos olhos, e sem pronunciar uma palavra sequer, saí daquela casa. O deputado utilizou minha música na campanha, foi reeleito e eu tive que me virar para pagar o estúdio onde tinha gravado a música. Fiquei no prejuízo, perdi o dinheiro, mas não a dignidade.
Hoje, muita coisa mudou: surgiram as leis de incentivo e os artistas têm a oportunidade de, através delas, conseguir patrocínio para realizar seus projetos. Mas os artistas populares nem sempre têm acesso a essas leis, simplesmente porque não têm desenvoltura para lidar com a burocracia. E esses artistas ainda correm o risco de receber, de políticos inescrupulosos, oferta de remédios, passagens e habeas corpus como forma de pagamento pelo seu trabalho.
@fernandoluizcantor
*Fernando Luiz: Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta o programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8h30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário