Muito concorrida a abertura na noite dessa quinta-feira (13), do 18º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que ocorre até sábado (15), no Pirâmide Natal Hotel & Convention, no RN. Na solenidade inaugural foram homenageados os jornalistas Arlindo Freire, 77 anos, presidente-fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Norte (Sindjorn), em 1979, e Rogério Cadengue, falecido em 1998, que foi o primeiro associado e também presidente da entidade sindical em sua nova estruturação ao final do regime de recessão e inicio da redemocratização do país nos idos dos anos 80. Cadengue foi representado por sua filha e também jornalista Ana Cadengue, que em suas palavras, por sinal um belo discurso, descreveu a trajetória de luta do pai numa época difícil do exercício da profissão e da liberdade de expressão.
Nesta 18ª edição do ENJAC o debate centraliza “A Liberdade de Expressão e Jornalismo em Assessoria de Imprensa”, em cuja abertura, após as homenagens, o presidente da Fenaj e da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc), Celso Schörder, e a secretária executiva da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e diretora do Departamento Relações Institucionais da Fenaj, Beth Costa, conduziram palestras sobre o tema, com abordagem, também, para o interesse público.
Jornalistas que ocupam cargos oficiais de assessores de imprensa e de mandatos políticos participaram da cerimônia de abertura: como representante da governadora Rosalba Ciarline, o jornalista Alexandre Mulatinho; da prefeita Micarla de Sousa, o jornalista Jean Valério; da Câmara Municipal, o presidente da Casa, jornalista Edivan Martins. O vice-governador Robinson Faria esteve no local prestigiando o evento, mas ausentou-se minutos antes por conta de outro compromisso no mesmo horário. Após as palestras foi oferecido um coquetel aos convidados e participantes, em um salão de festas do hotel.
O ENJAC, que acontece a cada dois anos, é uma co-realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Norte (SINDJORN). Cerca de 400 participantes, entre jornalistas e estudantes de comunicação, se inscreveram para o congresso em Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário