Quem for viajar para o exterior deve ter uma série de cuidados com a bactéria E.Coli. A razão é que já existem quase dois mil casos de contaminação da bactéria na Europa e Estados Unidos. Diante deste fato, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda aos turistas no exterior evitar comer alimentos crus, sobretudos vegetais e produtos de origem animal.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a bactéria E.Coli já registrou 18 óbitos, principalmente na Alemanha. Até o momento não há registros de casos no Brasil.
Aos viajantes, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra que é fundamental manter hábitos diários de higiene. “Os viajantes devem ter cuidados simples como lavar as mãos, certificar se o alimento foi corretamente preparado e evitar comer alimentos na rua”.
Sintomas
Os principais sintomas que surgem nas pessoas infectadas são: fortes cólicas abdominais e diarreia com sangue. O Ministério da Saúde orienta aos profissionais de saúde que fiquem atentos a pacientes com histórico de viagem internacional, nos últimos 30 dias, principalmente à Alemanha, país onde surgiram os primeiros registros. [Confira matéria produzida pela Web Rádio Saúde]
Nenhum comentário:
Postar um comentário