Instagram:

sábado, 2 de abril de 2011

Técnicos do Banco do Nordeste conhecem projeto de revitalização da cultura do algodão no RN

Foto:divulgação
Dois dos coordenadores do projeto de revitalização da cultura do algodão em Assú (RN), Reci de Oliveira, representando a Prefeitura do Assú e Evilásio Dantas de Farias, da Emater, conversaram sobre o andamento do projeto, nesta quinta-feira, 31, com os técnicos do Banco do Nordeste, Acúrcio de Farias, Luciano Rabelo, Jackson Dantas e George Freitas.

Os técnicos do BNB fazem parte do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene/BNB). Eles estão fazendo um levantamento regional sobre a cultura do algodão, identificando as áreas plantadas, o comércio, áreas aptas a serem plantadas, projetos de revitalização da cultura, enfim, fazendo uma radiografia sócio-econômica da cultura na região. “Eles ficaram sabendo de nosso projeto de revitalização e vieram ver o andamento do mesmo e saber dos detalhes”, disse Reci de Oliveira.

Planejamento
Existe uma preocupação institucional do Banco do Nordeste com a revitalização sustentável da cultura do algodão. Os técnicos da instituição bancária disseram que pretendem fazer um apanhado global de modo que o banco possa planejar suas ações voltadas ao desenvolvimento dessa cultura.

O BNB possui recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) que podem ser empregado em novos projetos de revitalização, em diferentes regiões, assim como fomentar diretamente o agricultor com outras linhas de crédito.

“Os técnicos destacaram a importância de um projeto como o nosso de ter vários parceiros, cada um atuando em um campo diferente, mas que no final se complementam”, informou Reci de Oliveira. “Entre as instituições a Coaperval mereceu destaque, pela importância na hora de dar um valor agregado à produção, separando a pluma e a semente, assim como para agrupar a produção dos pequenos produtores e ter um melhor poder de barganha na hora da comercialização”, completou.

Apoio

Reci de Oliveira, que também é secretário Adjunto do Meio Ambiente, ressaltou a participação da Prefeitura do Assú no projeto de revitalização, lembrando que desde o início da administração do prefeito Ivan Júnior ele tem atuado muito no campo do desenvolvimento econômico com a intenção de gerar economias sustentáveis e a geração de emprego e renda. [Leonardo Sodré]

Nenhum comentário:

Postar um comentário