acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 3 de abril de 2018

Colóquio Internacional promovido pelo DLLEM acontece neste mês de abril


Nos dias 19 à 20 de abril de 2018 será realizado na UFRN, no Auditório principal do Instituto ÁGORA, o Colóquio Internacional “Além do Nacional: o papel de Circulações, Traduções e Transformações na História da literatura e da cultura brasileira".

A abertura desse evento do DLLEM em parceria com o PPgeL (área Literatura comparada) da UFRN, contando com o apoio do PROAE, do CCHLA, da SRI, do Consulado da França no Recife e do PPGL-UFPB, se dará com uma conferência do Prof. Dr. Jean-Yves Mollier da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines/França, que faz um ciclo de conferências e palestras no Brasil com apoio da Embaixada da França. Ele foi em conjunto com Marcia Abréu (UNICAMP) um dos coordenadores do projeto temático internacional do Cnpq e FAPESP “Circulações transatlânticos dos impressos entre Brasil e França” (2012-2016), do qual a organizadora deste evento fez parte.

Nesse colóquio na UFRN vão se reunir a partir do dia 19 de abril, 14 horas, no Auditório principal do instituto ÁGORA, 15 especialistas, pesquisadores, e pós-graduandos convidados para discutir na base de conceitos da circulação transatlântica dos impressos e da metodologia de transferências culturais, entre outros, assuntos ligados às circulações, traduções e transformações de livros e textos literários no espaço transatlântico entre o Brasil e países da Europa durante os séculos XIX à XXI.

Falamos do papel da editora dos irmãos Garnier, da chegada e transformação do conto fantástico do autor do romantismo alemão E.T.A. Hoffmann, da circulação de jornais eróticos no Brasil do século XIX, do papel da imprensa jocosa portuguesa para a imprensa brasileira, de estratégias de tradução nos jornais ao longo do século XIX e do papel da literatura de viagem. Falamos igualmente das condições de circulação da literatura brasileira na Europa no século XXI, da tradução e transformação de poesia feminina brasileira contemporânea no espaço Brasil-Alemanha, de diálogos literários com a Espanha pelas revistas e dos caminhos das traduções de Milton Hatoum na França e Inglaterra. Haverá também 2 minicursos sobre o papel dos contos fantásticos de E.T.A. Hoffmann para autores brasileiros e sobre os caminhos da poesia feminina brasileira contemporânea travessando o Atlântico.


O publico alvo do evento são professores, alunos e interessados internos e externos da UFRN. São colegas e alunos das pós-graduações e das graduações do CCHLA, específicamente dos cursos do DLLEM, do DLET, da pos-graduação em Estudos da Linguagem (PPgel), da História, da Comunicação, da Educação e das Artes.

Com a vinda do Prof. Mollier teremos a oportunidade de integrar um especialista da área de comunicação e história e de criar um espaço interdisciplinar para debates entre ele, um bom número de especialistas da região nordeste, pós-graduandos que trabalham com temas ligados a essa área de pesquisa e o público ouvinte.

As palestras e os minicursos oferecem perspectivas atuais e interligações múltiplas entre a história da literatura e da cultura brasileira e o espaço transatlântico.

Inscrição:

A inscrição pelo Sigaa abriu ontem, dia 2 de abril, e vai até o dia 19.4., primeiro dia do evento. O caminho da inscrição esta descrito na primeira pagina do folder que se encontra no anexo desse email.
Assessoria de Comunicação
CCHLA/UFRN /(84) 3342-2243
Imagens do folder
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template