acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 11 de março de 2018

Mulheres tão capazes quanto...


Por Salete Pimenta Tavares*

“Ser mulher é uma arte reservada apenas para quem já nasceu mulher”.

Na revista “Mulheres do Brasil”, parte integrante da revista Cláudia, ed.558, edição especial e comemorativa ao dia 08 de março, “Dia Internacional da Mulher”, a então Diretora de Redação Márcia Neder, escreveu o seguinte: “Não dá para imaginar que o Brasil, um dia vai ser o melhor país do mundo, o tão falado país do futuro, sem confiar nas nossas mulheres. Elas são intenção e ação, coragem e tenacidade, audácia e destemor, criatividade e competência. Um otimismo indestrutível as move. Elas não tocam a vida simplesmente, mas têm uma missão”. Sim, as mulheres estão vivendo a vida intensamente e com a mesma intensidade estão mudando a face do Brasil, em todos os setores, dando exemplos de intelectualidade, maturidade e capacidade de trabalho, até então só atribuídas aos homens.

Exemplos disso podem-se mencionar: a maranhense Ana Tereza Rio Branco Silva, primeira mulher maquinista, dirigindo um trem de carga e passageiros da “Companhia Vale” (ex-Vale do Rio Doce); a paulistana Sara Lenharo, única mulher em todo o país a atuar no Setor de Microscopia Eletrônica do “Instituto Nacional de Criminalista” (2007); perita em desvendar crimes, é responsável pela análise de objetos que possam indicar suspeitos; a carioca Maylan Studart, que, depois de ganhar um cavalo do seu pai e assistir ao Grande Prêmio Brasil de 2004, começou a se interessar pela carreira e hoje já é uma joqueta conhecida no jóquei carioca; a paulistana Marta Lúcia Bognar, corajosa acrobata, conhecida como “bailarina das asas”, faz acrobacias no ar, sendo a estrela da equipe latino-americana de Wingwalking (andar nas asas). O avião em que ela se apresenta é pilotado pelo seu marido Pedrinho Melo.

Marta ressalta que não faz shows só para entretenimento, mas para levar a mensagem de que todos nós podemos ir muito longe, e que, no ar, só teme encontrar algum pássaro em seu caminho; a gaúcha Elisiane Brites, operadora da Hidrelétrica Itaipu, na época (2007), era a única mulher entre os 120 operadores da unidade geradora de energia da hidroelétrica instalada em Foz do Iguaçu, no Paraná; a paulistana Fernanda Parra, que reina absoluta na maior categoria do automobilismo nacional, na qual circula com elegância entre pilotos e motores barulhentos. Com certeza, seu interesse pelo automobilismo, deve-se ao fato de ter na infância convivido com pilotos e carros velozes, por causa do seu pai, Fernando Parra, ex-piloto e administrador de empresas nesse ramo.

Mas, com certeza um dos maiores exemplos de superação, força, coragem e capacidade de trabalho é o da piloto Jéssica Cox que, tendo nascido sem braços, devido uma enfermidade congênita, conseguiu, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, estudar, participar de várias atividades como a ginástica, o balé, etc., chegando a se graduar em Psicologia pela Universidade do Arizona. Com os pés ela escreve mais ou menos 25 palavras por minuto, se maquia e seca o cabelo normalmente, dirige automóvel e por último, é a primeira mulher piloto na história da aviação que pilota sem braços. Graças a sua confiança, perseverança, preparação e ambição, ela percorreu diversos caminhos para converter-se em quem é hoje. É dela essa frase: “O ser humano precisa ter momentos baixos na vida, para sentir ainda mais fortes os momentos emocionantes, e quanto maior for a dificuldade, maior será a glória”.

Podemos mencionar também as mulheres embaixadoras, que depois de muita luta conseguiram ingressar no Itamaraty e hoje o topo da carreira é ocupado por mais ou menos 14 embaixadoras que, lá fora, representam o Presidente da República no mundo inteiro. Nós mulheres podemos ter sempre essas características próprias: Mulher mãe, mulher esposa, mulher executiva, mulher motorista, mulher educadora, mulher internauta, mulher acadêmica, mulher dona de casa, mulher inteligente, mulher feliz, e tantas outras mulheres que, com sua coragem e determinação tornam-se heroínas, construindo dia a dia este grande país chamado Brasil.

Enfim, Mulher, sabemos que entre encantos e desencantos, a estrada é longa e não é fácil. Mas com persistência e a constante busca pelo “querer e fazer”, conseguiremos ser lembradas e homenageadas, não só no dia 08 de março, “Dia Internacional da Mulher”, mas em todos os outros dias do calendário anual.
Foto reproduzida da página
 do jornal zona sul

*Com publicação no Jornal Zona Sul
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template