acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Memória, vitalidade e desenvolvimento delineiam projeto Olhos da Ribeira

O grupo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que elaborou o projeto vencedor do concurso UrbanLab Brasil apresentou, na manhã de sexta-feira, 15, os detalhes da proposta de intervenção no Bairro da Ribeira a membros do executivo municipal de Natal e a vereadores da cidade.

Denominado “Olhos da Ribeira” e realizado sob a orientação da professora Ruth Maria da Costa Ataíde, com o envolvimento dos estudantes Marcela Lorena Farkat Scheer, Dmetryus Targino Marques de Souza, Nicholas Saraiva Martino e Mariah Oliveira Holder da Silva, a proposta tem em seu aspecto principal a qualificação de espaços públicos e a valorização do patrimônio histórico, por meio da criação de um deck ao longo do Rio Potengi, a abertura de novas conexões do bairro com o rio e a restauração da área de mangue.

Responsável pela apresentação, o estudante Nicholas Saraiva Martino afirmou que gerar valor, renda e qualidade de vida, revitalizando a Ribeira, permeou toda a construção das ideias do projeto. “Realçamos a dinâmica humana do bairro, com soluções arquitetônicas, urbanísticas e administrativas, todas sustentáveis e inovadoras, baseadas em três eixos: memória, vitalidade e desenvolvimento”.

Com um cronograma de ações que se estende até 2025, o Olhos da Ribeira pretende subsidiar a construção ou reforma de 900 unidades habitacionais e comerciais, a geração de mil empregos com 5 mil pessoas diretamente beneficiadas. Para a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, a perspectiva com a qual o grupo trabalhou trouxe, como fruto, um projeto que “nós, da Universidade, consideramos como um dos orgulhos deste final de ano, um verdadeiro presente de Natal à nossa cidade, com espaços de convivência harmônicos, social, ambiental e economicamente falando”.

Nicholas Martino identificou ainda que o projeto pretende aumentar a cobertura vegetal do bairro, estabelecer zonas de isenção fiscal para, por exemplo, atividades pesqueiras, criar uma rota fluvial ligando à Zona Norte, com a reutilização da água pluvial e uma fiação elétrica subterrânea na Rua Chile. Ele acrescentou que o projeto coloca como essencial a participação do cidadão, viabilizada através da criação de uma plataforma colaborativa online, com um aplicativo móvel para sugestão e acompanhamento do investimento a ser realizado. Já o prefeito da cidade, Carlos Eduardo, destacou o orgulho de ter sido um grupo potiguar o vencedor do concurso e a emoção de sentir estar próxima uma intervenção na Ribeira que traga um novo panorama ao espaço.

O resultado do UrbanLab foi divulgado no final do mês de novembro em Washington-DC, nos Estados Unidos, sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizador do concurso, cuja seleção ocorreu em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Natal. Ao todo, o edital do concurso recebeu 40 propostas de 31 universidades oriundas de 16 cidades brasileiras. O grupo da UFRN concorreu, na fase final, com projetos da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP). Com a vitória, a equipe vai receber o valor de cinco mil dólares em dinheiro, certificados de reconhecimento e a participação em uma exposição temporária na sede do BID nos Estados Unidos.

BID UrbanLab
O BID UrbanLab é um concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. Seu objetivo é atuar como incubadora de talentos jovens em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades; fechar a lacuna entre os jovens e o mercado de trabalho; e promover um espaço participativo para a discussão dos paradigmas da disciplina.

Após o sucesso das duas primeiras edições internacionais do concurso – em 2015, no bairro de Curundú, Panamá e em 2016 na cidade de Santa Marta, Colômbia– uma terceira edição, em parceria com a Província de Mendoza, Argentina, está em curso em 2017. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas através do portal http://convocatorias.iadb.org/pt/urbanlab-brasil/inicio-urbanlab-brasil. [ASCOM – Reitoria/UFRN]
Fotos: Cícero Oliveira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template